quinta-feira, 31 de dezembro de 2020

Ano letivo de 2021 começa no dia 3 de fevereiro na Rede Estadual

 EDUCAÇÃO

Postado por Jeozivaldo Cesar

Através da Instrução Normativa 11/2020, publicada no Diário Oficial desta quarta-feira (30), o Governo de Pernambuco estabeleceu o dia 3 de fevereiro de 2021 como início do letivo. O primeiro semestre tem encerramento previsto para o dia 5 de julho, com retorno para o segundo, no dia 22 do mesmo mês. O fim das atividades está marcado para 21/12.

 

O documento publicado no Diário Oficial desta quarta-feira também estabelece os procedimentos de ensino e as diretrizes administrativas e pedagógicas para o próximo ano letivo, como a organização do calendário escolar, respeitando algumas datas fixadas pelo documento, a fim de garantir o mínimo de 200 dias letivos e carga horária anual prevista para os diferentes níveis e modalidades de ensino.

 

O ano letivo de 2021 será dividido em quatro bimestres, tendo o término do primeiro semestre letivo em 5 de julho, enquanto o segundo semestre deve terminar no dia 21 de dezembro.

segunda-feira, 7 de dezembro de 2020

Doria sobre vacina: 'todo e qualquer brasileiro que pedir, vai receber'

 COVID-19

Postado por Jeozivaldo Cesar

Publicado em: 07/12/2020 17:20 Atualizado em: 07/12/2020 17:35

 (Foto: NELSON ALMEIDA / AFP)
Foto: NELSON ALMEIDA / AFP



Durante coletiva de divulgação do plano de vacinação contra a Covid-19 de São Paulo, o governador João Doria (PSDB) afirmou que não irá negar vacina a nenhum brasileiro que procurar os postos de saúde de SP para receber a CoronaVac.

"Todo e qualquer brasileiro que estiver em solo do estado e pedir a vacina, vai receber gratuitamente. Não precisará comprovar residência em São Paulo. Fazemos parte do Brasil, respeitamos todos os brasileiros e aqui vacinaremos todos que precisarem ser vacinados", afirmou Doria.

Os interesses, no entanto, precisarão respeitar uma ordem de prioridade, a mesma estabelecida pelo Programa Nacional de Imunização (PNI) para as futuras aplicações contra a covid. A campanha, separada em fases, está planejada para começar em 25 de janeiro de 2021 com aplicações em profissionais de saúde, indígenas e pessoas com mais de 60 anos.

Os três grupos representam um total de nove milhões de pessoas em SP. Serão nove semanas de primeira fase, com cada pessoa recebendo duas doses da CoronaVac, vacina chinesa com parceria do Instituto Butantan.

Cronograma
Em 25 de janeiro, começam a receber a primeira dose os profissionais de saúde e indígenas. Em seguida, a prioridade de vacinação é para idosos com 75 anos ou mais, marcada para 8 de fevereiro. Pessoas entre 70 e 74 anos recebem a primeira dose em 15 de fevereiro; de 65 a 69 anos, 22 de fevereiro; e de 60 a 64, em 1º de março. As segundas doses estão marcadas para ocorrerem 21 dias após a aplicação da primeira.

A vacina será de graça e disponibilizada pelo sistema público de São Paulo. Também serão distribuídas, inicialmente, quatro milhões de doses a outros estados que tiverem interesse. "Já temos oito estados que solicitaram a vacina CoronaVac ao Instituto Butantan. Alguns governadores vieram até aqui, pessoalmente, tratar deste assunto conosco", disse Doria, citando o novo prefeito eleito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes (DEM), e o de Curitiba, Rafael Greca (DEM).

Rede privada
A rede privada de saúde também poderá contribuir com a campanha, mas longe dos interesses comerciais, como ressaltou o coordenador-executivo do comitê de contingência da covid-19 de São Paulo, João Gabbardo. "Clínicas privadas que quiserem participar, poderão, mas de forma gratuita, não será para fazer atendimento dos seus clientes. Não existe possibilidade da utilização dessa vacina, nesse momento, de forma particular ou que haja qualquer tipo de cobrança. Até porque se entrarmos com solicitação de uso emergencial, essa é uma das condições: a gratuidade na disponibilização".

Apesar das organizações locais e tratativas diretas com outros estados, a grande pressão do governo de SP continua sendo pela incorporação da CoronaVac ao PNI. O secretário de saúde, Jean Gorinchteyn, reitera, no entanto, que não há nenhuma formalização até o momento. “O que nós temos são tratativas que vieram acontecendo, sem nenhum aceno formal de que haverá ou não aquisição dessas vacinas para inserção no programa nacional. Nós temos pressa e essa pressa está relacionada a vidas. Desta maneira, não tem coerência alguma termos a vacina produzida aqui, sabendo que é segura e eficaz, e termos, ao mesmo tempo, mortes acontecendo. Precisamos vacinar”.

Reunião
No sábado (5/12), houve uma reunião entre todos os secretários estaduais da saúde, com apoio dos secretários municipais para tratar sobre o assunto. Segundo Gorinchteyn, o entendimento é que, além de incluir todas as vacinas promissoras, o governo federal deve adiantar o calendário de imunização.

"É consenso entre todos os gestores públicos que aguardar é um risco para nossa população. É aumentar a mortalidade, sobrecarregar o sistema. Não podemos permitir que isso aconteça. Mesmo com a aquisição da CoronaVac pelo governo federal, precisamos reformular datas. Isso vai salvar o nosso país".

A disponibilização da CoronaVac depende de aval da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Ainda não há liberação para o uso emergencial, nem a apresentação do dossiê completo por parte da desenvolvedora a fim de pleitear o registro. Segundo o Instituto Butantan, o encaminhamento completo do material deve ser feito até 15 de dezembro.

PE volta a proibir eventos e shows e impede realização de festas de Natal e Réveillon

 Postado por Jeozivaldo Cesar

Por: Anamaria Nascimento

DPE
Secretários fizeram pronunciamento sobre o tema nesta segunda-feira.  (Foto: Pedro Menezes/SEI/Divulgação)
Secretários fizeram pronunciamento sobre o tema nesta segunda-feira. (Foto: Pedro Menezes/SEI/Divulgação)

Pernambuco retrocedeu no Plano de Convivência das Atividades Econômicas com a Covid-19. Um decreto estadual que será publicado nesta terça-feira (8) proíbe shows e festas, com ou sem cobrança de ingresso e independente do número de participantes, em todo o estado. Casamentos, formaturas e eventos sociais similares podem continuar acontecendo, desde que os protocolos vigentes sejam cumpridos. Shows e festas de Natal e Réveillon estão proibidos em Pernambuco, incluindo os realizados em espaços públicos ou privados, como condomínios; clubes; hotéis e afins. O decreto entra em vigor amanhã, a partir da publicação no Diário Oficial.

O secretário estadual de Desenvolvimento Econômico, Bruno Schwambach, ressaltou que fiscalizações foram intensificadas e foi verificado que o protocolo vigente no estado estava sendo descumprido. No último final de semana, o Procon Pernambuco, em ação conjunta com a Polícia Militar, Bombeiros e Brigada Ambiental, vistoriou 16 estabelecimentos. Sete locais foram interditados ou notificados.

"Estamos tomando essas medidas por precaução. Volto a reforçar que, se a gente cumprir os protocolos, a gente consegue ter o plano de convivência sendo realizado, dando a oportunidade de as pessoas saírem de casa para trabalhar. O que não pode é descumprir as regras e foi isso o que aconteceu em outros países da Europa, nos Estados Unidos e na América Latina. Já os países asiáticos tiveram um maior rigor no cumprimento dos protocolos", pontuou.

Schwambach destacou que o diálogo com os setores produtivos do estado vai continuar. "Queremos reforçar essa mensagem para que as medidas sejam cumpridas, pois vimos um certo relaxamento no cumprimento dos protocolos. Teremos um diálogo mais próximo para que a gente reforce essas ações e que a gente não precise tomar medidas ainda mais drásticas de restrições. Essas são as primeiras medidas que estamos tomando, especialmente porque percebemos um descumprimento total na realização de shows e festas. Em relação aos outros setores, por enquanto vão continuar da forma e com a capacidade que estão programadas, mas vamos conversar para exigir o cumprimento dos protocolos", enfatizou.

Segundo o secretário, chama a atenção do estado o fato de a máscara não estar sendo usada ou exigida em estabelecimentos do setor de alimentação. "Em alguns segmentos de alimentação, percebemos o não uso do protocolo de servir as pessoas apenas quando estiverem sentadas. Vale ressaltar que vai continuar o serviço de alimentação funcionando, mas a gente pede que os protocolos sejam obedecidos para que as atividades continuem funcionando", destacou.

Dados da Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) embasaram a decisão do estado em relação aos eventos. O secretário de Saúde de Pernambuco, André Longo, afirmou que a semana epidemiológica 49 - de 29 de novembro a 5 de dezembro - terminou com alta de casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (Srag) e nas solicitações de leitos de UTI no estado. Houve aumento de 5,6% nos casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave, suspeitos para a Covid-19. A taxa de ocupação dos leitos de UTI em Pernambuco está em 87%.

"Essa é a terceira semana seguida de alta nos indicadores. Saímos, então, de um quadro de oscilações para uma tendência clara de crescimento de casos. Esse fato leva hoje o Comitê de Enfrentamento a deflagrar novas medidas em nosso plano de convivência para evitar o aumento de contágio e, consequentemente, de novos casos e mortes. Intensificamos a fiscalização no último fim de semana e constatamos o descumprimento dos protocolos em alguns bares, restaurantes e clubes, que promoviam festas e shows", afirmou.

Longo ressaltou que a fiscalização será intensificada a partir desta segunda-feira (7) para coibir o descumprimento dos protocolos e também para conscientizar a população. "Se continuarmos a ver a recorrência do descumprimento de protocolos, ações mais severas poderão ser adotadas nesses setores de lazer e entretenimento nos próximos dias e semanas. As medidas que estamos anunciando hoje são de prudência para que possamos frear contaminações, diminuir o contágio e, assim, evitar ações mais drásticas, bem como novos casos e mortes. É uma ação de preservação da vida", pontuou.

"A situação é dramática"

A presidente da Associação Brasileira de Empresas de Eventos de Pernambuco (Abeoc-PE), Tatiana Marques, disse que o setor de eventos do estado não esperava a decisão anunciada hoje pelo governo de Pernambuco. "A situação é dramática. Nos grupos de WhatsApp com profissionais do setor, a indignação é geral entre os colegas. Ficamos sabendo dessa proibição junto com a população, pois não havíamos sido comunicados previamente", disse.

Tatiana contou ainda que profissionais que trabalham com eventos no estado choraram após o pronunciamento feito no Palácio do Campo das Princesas. "O nosso setor já apanhou muito. Foi o que mais desempregou. Vi pessoas que tiraram de onde não tinham para estudar, fazer planejamento para o Natal e Fim de Ano e, agora, estão desamparados, sem saber o que fazer", comentou.

De acordo com a presidente da Abeoc-PE, o setor não é contrário às medidas de contenção do novo coronavírus, mas discorda da forma como o governo de Pernambuco conduziu a medida. "O diálogo com o setor de eventos e entretenimento existia, mas, desta vez, fomos pegos de surpresa. Vamos procurar o estado e a nova gestão da Prefeitura do Recife para saber o que podemos fazer agora. Também queremos saber por que essa decisão só aconteceu após as eleições e depois de comemorações com aglomerações promovidas pelos próprios políticos", afirmou.

Já o produtor de shows Augusto Acioli disse que procura pensar nas dificuldades que as autoridades têm para tomar as decisões. "São muitos trabalhadores proibidos de exercer suas funções. Muita gente passando dificuldade nesses nove meses sem trabalhar. Espero que essas pessoas possam ser amparadas de alguma forma. No mais, continuo rezando para que esse pesadelo acabe logo", comentou.


Resposta

O secretário Bruno Schwambach respondeu que o diálogo com os setores tem acontecido desde março. "Uma coisa é dialogar e outra é aceitar os pleitos do setor. Os indicadores mostram que isso não é possível. Há uma discordância dos protocolos por parte das pessoas que fazem eventos", disse. Em relação ao momento em que o pronunciamento foi feito ele falou que a decisão foi pautada por uma análise de dados feita constantemente. "Temos uma metodologia de acompanhamento, que é por semanas epidemiológicas. Com muita transparência, sempre mostramos os dados. Estávamos com alternância nos números. Agora, porém, foi a terceira semana seguida que aumentou a quantidade de Srag. No meio disso, teve uma eleição, mas o número não subiu três semanas seguidas em outros momentos. A eleição foi ruim do ponto de vista das cenas que foram vistas, mas só agora juntou três semanas (de aumento)", afirmou.

Histórico


O setor de eventos começou a retomar as atividades em Pernambuco, de forma gradual, no dia 7 de setembro, quando foi autorizada a realização de eventos corporativos com limite máximo para 100 pessoas ou 30% da capacidade dos estabelecimentos, no horário entre 6h e 22h. Em outubro, o estado autorizou a realização de eventos corporativos e institucionais com até 50% da capacidade do ambiente e no máximo 300 pessoas. O passo seguinte, a partir da etapa 11 do plano de flexibilização das atividades econômicas, seria a liberação de eventos com capacidade de até 1,5 mil pessoas.

Os comentários abaixo não representam a opinião do BLOG; a responsabilidade é do autor da mensagem.

quarta-feira, 2 de dezembro de 2020

No Brasil, vacina vai primeiro para os profissionais da saúde e os idosos

Postado por Jeozivaldo Cesar



A pasta informou ainda que a perspectiva é começar a vacinação contra a doença em março de 2021

Idosos com 75 anos ou mais, profissionais de saúde e indígenas serão os primeiros a ser vacinados contra a covid-19 no País, segundo cronograma apresentado na terça-feira, 1º de dezembro, pelo Ministério da Saúde em reunião com um comitê de especialistas.

No encontro, a pasta informou ainda que a perspectiva é começar a vacinação contra a doença em março de 2021 e finalizar a campanha só em dezembro, quando há previsão de oferta de doses suficientes para imunizar a população-alvo. Não há previsão de vacinar toda a população no ano que vem, conforme a apresentação da pasta.

Segundo o órgão, a campanha seria realizada em quatro fases principais. Na 1.ª, com previsão de início para março, seriam vacinados cerca de 14 milhões de pessoas.

Além dos idosos com 75 anos ou mais, indígenas e profissionais de saúde, serão imunizados nessa primeira fase também idosos acima de 60 anos que estejam em instituições de longa permanência.

Para essa fase, a pasta estima a necessidade de 29,4 milhões de doses, considerando duas para cada pessoa e mais 5% de perda estimada. A estimativa é que a primeira fase dure cinco semanas.

Na segunda fase, serão vacinados todos os brasileiros com mais de 60 anos, que serão escalonados dos mais velhos para os mais jovens.

O primeiro grupo da segunda fase serão idosos entre 70 e 74 anos, seguidos pelas faixas etárias de 65 a 69 anos e 60 a 64. Serão cerca de 21 milhões de vacinados nesse grupo.

Na terceira fase da campanha, serão imunizadas pessoas maiores de 18 anos com as seguintes comorbidades: diabete, hipertensão arterial, doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC), doença renal, doenças cardiovasculares e cerebrovasculares, transplantados de órgãos sólidos, pacientes com anemia falciforme, câncer (com diagnóstico nos últimos cinco anos) e obesidade grave (IMC acima de 40). A estimativa para essa fase é vacinar 12,6 milhões de pessoas.

Por fim, na quarta fase da campanha, receberão a proteção trabalhadores de áreas consideradas essenciais: professores do nível básico ao superior, profissionais de segurança e salvamento, funcionários do sistema prisional, além da população carcerária.

Os grupos somam cerca de 4 milhões de pessoas. Para as quatro fases, o ministério estima imunizar cerca de 51 milhões de brasileiros.

Não há definição ainda de como será a vacinação do restante da população.

Segundo especialistas presentes na reunião, o ministério ainda considera como principal imunizante a ser oferecido no SUS a vacina desenvolvida pela Universidade de Oxford e pela farmacêutica AstraZeneca, mas não descartou a compra de outros produtos.

A vacina da AstraZeneca, porém, pode ter seu registro atrasado após falhas nos estudos.

Em nota divulgada após a reunião, o ministério afirmou que o Brasil já possui garantidas 142,9 milhões de doses de vacinas contra a covid-19 por meio dos acordos entre a Fiocruz e a AstraZeneca (100,4 milhões) e a Covax Facility (42,5 milhões), iniciativa da Organização Mundial da Saúde (OMS).

Preliminar

A pasta destacou ainda que "o planejamento de população vacinada e fases é preliminar e pode sofrer alterações, a depender de novos acordos de aquisição de vacinas com outras farmacêuticas, após regulamentação pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa)".

Participaram da reunião mais de 70 especialistas tanto do ministério, Estados e municípios quanto de sociedades científicas. O plano final de imunização contra a covid-19 deverá ser finalizado nas próximas semanas. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Neymar faz dois e lidera vitória do PSG sobre o United na Champions

 Postado por Jeozivaldo Cesar

Em Old Trafford, os brasileiros foram os grandes protagonistas do duelo em Manchester, para o bem e para o mal.



SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - O Paris Saint-Germain (FRA) foi à Inglaterra e conquistou uma importante vitória nesta quarta (2). Com dois gols de Neymar e um de Marquinhos, os parisienses venceram o Manchester United (ING) por 3 a 1, em Old Trafford, e agora só dependem de si para garantir uma classificação ao mata-mata da Champions League.

O triunfo fora de casa levou os franceses à segunda colocação do Grupo H, com 9 pontos, mesma pontuação do United, o líder, e do RB Leipzig (ALE), terceiro colocado. Porém, a equipe do técnico Thomas Tuchel leva vantagem sobre os alemães nos critérios de desempate.

Um empate com o Istambul Basaksehir na rodada final da fase de grupos será suficiente para levar o PSG, vice-campeão da última Champions, às oitavas de final do torneio europeu. O duelo acontece na próxima terça-feira (8).

Em Old Trafford, os brasileiros foram os grandes protagonistas do duelo em Manchester, para o bem e para o mal.


Neymar abriu o placar logo no início de jogo, aos 6 minutos, aproveitando chute desviado de Mbappé para marcar seu segundo gol nesta Champions. Porém, o atacante Marcus Rashford empatou a partida ainda na etapa inicial.

O empate em 1 a 1 classificaria o Manchester United e complicaria a vida do Paris Saint-Germain, que já não dependeria apenas das próprias forças para avançar para a próxima fase.

Marquinhos, contudo, tinha outros planos. Aos 24 minutos, o zagueiro do PSG e da seleção brasileira anotou como um típico centroavante, aproveitando assistência de Diallo para dominar na pequena área e bater na saída de De Gea.

Um minuto depois do segundo gol francês, o também brasileiro Fred, volante do United, recebeu o segundo cartão amarelo e deixou os ingleses com um a menos.

Já nos acréscimos, Rafinha invadiu a área e tocou para Neymar, que só empurrou para marcar o terceiro e fechar a vitória do PSG.

Na última rodada, o Manchester United visitará o RB Leipzig na Alemanha. Empate classifica a equipe inglesa, que também leva vantagem sobre os alemães nos critérios de desempate - nesse caso, o confronto direto, já que goleou o Leipzig por 5 a 0 no primeiro encontro entre eles nesta Champions.

Também nesta quarta-feira, a Champions League assistiu a uma novidade. No duelo entre Juventus (ITA) e Dinamo de Kiev (UCR), pela primeira vez uma mulher apitou uma partida do torneio europeu masculino.

A francesa Stéphanie Frappart foi a responsável por arbitrar o jogo em Turim, que terminou com vitória por 3 a 0 dos italianos. Chiesa, Cristiano Ronaldo e Morata anotaram os gols do triunfo.
Juventus e Barcelona (ESP), que venceu o Feréncvaros (HUN), também por 3 a 0, já estavam classificados no Grupo G.


Outro confronto entre equipes já classificadas no Grupo E terminou em goleada nesta quarta. O Chelsea (ING) foi à Espanha e bateu o Sevilla (ESP) por 4 a 0, com atuação de gala do atacante francês Olivier Giroud, que marcou todos os gols do clube londrino.


Quem ainda não havia garantido uma vaga no mata-mata e confirmou a classificação foi o Borussia Dortmund (ALE), que empatou com a Lazio (ITA) em 1 a 1, na cidade de Roma, e assegurou lugar nas oitavas de final.

VEJA AS EQUIPES JÁ CLASSIFICADAS PARA AS OITAVAS
Grupo A
Bayern de Munique
Grupo C
Manchester City
Porto
Grupo D
Liverpool
Grupo E
Chelsea
Sevilla
Grupo F
Borussia Dortmund
Grupo G
Barcelona
Juventus


Fátima Bernardes está com câncer de útero e vai se afastar da TV GLOBO para fazer cirurgia

 Postado por Jeozivaldo Cesar

Fátima Bernardes revelou nesta quarta-feira (2) que está com câncer de útero. A jornalista, que atualmente apresente programa nas manhãs da Rede Globo, segunda maior emissora do mundo, disse que descobriu a doença após exames de rotina.

Segundo Fátima, o câncer está em estágio inicial. A apresentadora precisará se afastar durante alguns dias da TV GLOBO para fazer a cirurgia.

Operação fiscaliza transporte irregular de cana-de-açúcar na Zona da Mata de Pernambuco

 

 

Uma fiscalização com foco no transporte irregular de cana-de-açúcar foi realizada entre os dias 23 a 30 de novembro pela Polícia Rodoviária Federal (PRF), nas BRs 101 e 408, na Zona da Mata Norte e Sul de Pernambuco. Intitulada de Messis II, a iniciativa teve como objetivo promover a segurança viária e coibir irregularidades nesse tipo de transporte.

A operação ocorreu nos municípios de Paudalho e Carpina, na Mata Norte, além de Palmares, Ribeirão, Ipojuca, Escada e Água Preta, na Mata Sul. Nesses munícipios, foram fiscalizados 79 pessoas e 73 veículos, sendo emitidas 324 autuações por diversas infrações. Destacam-se o transporte de cana-de-açúcar nas partes externas dos veículos e derramando sobre a pista, parachoques e faixas refletivas em desacordo com as resoluções do Conselho Nacional de Trânsito (Contran).

A fiscalização também recolheu seis veículos de carga irregulares e 49 Certificados de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLVs). As equipes ainda realizaram o transbordo de 10,5 toneladas de mercadorias em excesso e recolheram sete animais que estavam soltos nas rodovias.

Quatro suspeitos de assalto são detidos com arma e carro roubado em Gravatá

 Veículo capotou durante a tentativa de fuga; um quinto suspeito atirou nos policiais, foi alvejado e faleceu

Um grupo formado por quatro suspeitos de realizar assaltos a carga, com idades entre 21 a 39 anos, foi detido na noite de terça-feira (01), na BR 232, em Gravatá, no Agreste de Pernambuco. Uma arma, uma caminhonete e um carro roubado foram apreendidos pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) e pela 5ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM).

A PRF recebeu informações de que um carro e uma caminhonete estavam circulando em atitude suspeita pela rodovia e pediram o apoio da PM, para realizar a abordagem aos veículos. A caminhonete foi abordada no Km 65 e dois homens foram detidos.

O carro tentou fugir da abordagem da PM e capotou cerca de 5 Km depois. Havia três ocupantes no veículo, um dos passageiros desembarcou e atirou nos policiais, que revidaram a injusta agressão e o atingiram.

O homem foi socorrido para o Hospital de Gravatá, mas não resistiu aos ferimentos e faleceu. Ele tinha 50 anos. Outro passageiro que estava no carro machucou o braço no acidente e também foi socorrido, sem risco de morte.

Um dos ocupantes do carro admitiu que o grupo estava procurando um caminhão para assaltar e que o motorista da caminhonete era o líder da quadrilha. Eles foram encaminhados à delegacia de Polícia Civil de Vitória de Santo Antão, que irá investigar o caso.

Ator da Globo é entubado em UTI após contrair coronavírus

 

Postado por Jeozivaldo Cesar

Precisou ser entubado em hospital do Rio de Janeiro o ator Eduardo Galvão (foto), 58 anos. O artista está sendo acompanhado em UTI da capital carioca.

Segundo familiares, apesar de entubado, o ator tem rins funcionando bem e pressão arterial estabilizada.  Eduardo Galvão já fez várias novelas da TV GLOBO, a exemplo de A viagem, O Clone e Paraíso Tropical. O mais recente trabalho foi na novela BOM SUCESSO.

Genival Lacerda está internado na UTI em estado grave após contrair Covid

 Postado por Jeozivaldo Cesar

Segundo João Lacerda, filho do artista, o estado de saúde do pai é grave, e ele respira com a ajuda de aparelhos


SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - 


O cantor Genival Lacerda, 89, recebeu diagnóstico positivo para a Covid-19 e está internado na UTI de um hospital do Recife. Segundo João Lacerda, filho do artista, o estado de saúde do pai é grave, e ele respira com a ajuda de aparelhos.

No Instagram, ele pediu orações e afirmou que levou o pai ao hospital na sexta (27), quando ele teve um pico de glicose, que logo foi normalizado.

Nesta segunda (30), no entanto, Genival Lacerda voltou a passar mal. "Percebi que ele não estava bem, então, levei novamente para o hospital. Imediatamente verificaram que ele estava com dificuldade em respirar e logo foi para o balão de oxigênio. O resultado do exame testou positivo para a Covid, e o pulmão está comprometido! Peço a todos que orem por ele, para que ele vença essa doença, porque nenhum problema é maior que Deus", escreveu.

Em maio, Genival Lacerda sofreu um AVC (Acidente Vascular Cerebral) e ficou internado por três dias. O cantor tem mais de 60 anos de carreira. Dentre seus principais sucessos estão "Severina Xique Xique", "De quem é esse jegue?" e "Radinho de Pilha".

Além de Lacerda, outros artistas contraíram a Covid-19 nos últimos dias, como Flávia Alessandra, Marieta Severo e o DJ Alok. A atriz Nicette Bruno, 87, também recebeu diagnóstico para o novo coronavírus e está internada em tratamento para a doença. 

Itambé recebe II Evento de Negócios da Agricultura Familiar da Mata Norte

 

Postado por Jeozivaldo Cesar


Em sua 2ª edição o Evento de Negócios da Agricultura Familiar movimenta a economia local nos próximos dias 03 e 04 de dezembro.

A feira acontecerá no Pátio de Eventos da cidade de Itambé e vai reunir estandes de outros municípios, para expor os empreendimentos e as manifestações culturais e artísticas. A programação acontece ao longo do dia, no horário das  08hs as 20hs.

Destaque para expor os empreendimentos e as manifestações culturais e artísticas dos municípios.

De acordo com os organizadores o evento terá feira de produtos orgânicos, praça de alimentação, venda de artesanato e atrações culturais. A entrada é gratuita.

A primeira edição do evento aconteceu na cidade de Aliança e a expectativa dos organizadores é ampliar o resultado este ano.

O evento é realizado pela Center Agro e conta com o apoio do SEBRAE, AD Diper e Prefeitura Municipal.

O II Evento de Negócios da Agricultura Familiar da Mata Norte está seguindo todos os cuidados preventivos para o combate ao novo coronavírus. Os participantes estarão fazendo uso de máscaras de proteção.


Postagem em destaque

Homem que sequestrou idosa e pediu resgate de R$ 140 mil em Alagoas é preso no Recife

  POLÍCIA Prisão do sequestrador aconteceu no aeroporto da capital pernambucana Por  Portal Folha de Pernambuco 22/08/24 às 11H55 atualizado...