quarta-feira, 29 de maio de 2019

A Banda Quinteto Violado será a principal atração do 5º Forró da Paróquia de Itaquitinga-PE 2019

Postado por Jeozivaldo Cesar
Foto: Egidio Moura


 Este ano a Banda Quinteto Violado, será uma das atrações do 5º Forró da Paróquia de Itaquitinga, que já faz parte do calendário do período junino da cidade, com início às 22hs, do dia 8 de junho de 2019, no clube municipal além do Quinteto Violado teremos a Banda Forró Sanfona e a participação do Bruno Sanfoneiro.
A festa é considerada a “Abertura do São João” já que estamos no mês junino a maior festa para os nordestinos que adora dançar um forró pegado, segundo os organizadores restam poucos ingressos e mesas.

Cais do Sertão recebe a quadrilha Chá de Zabumba no último ensaio do projeto Anavantu

Postado por Jeozivaldo Cesar



Iniciativa leva quadrilhas juninas da Região Metropolitana do Recife e do Agreste para ensaios abertos no vão livre do museu aos sábados e domingos

A segunda edição do projeto Anavantu seguiu a todo vapor nos meses de abril e maio, promovendo ensaios de quadrilhas juninas da Região Metropolitana do Recife na área externa do Cais do Sertão. Para o último ensaio de 2019, o hall externo do museu será palco para a apresentação da quadrilha Chá de Zabumba, de Prazeres, Região Metropolitana do Recife. O ensaio acontece neste domingo (2), a partir das 14h, com programação gratuita para todos os públicos.

Idealizado pelo Cais do Sertão, equipamento mantido pela Secretaria de Turismo e Lazer de Pernambuco, o evento tem parceria firmada com a empresa de transporte MobiBrasil e a Federação de Quadrilhas Juninas e Similares de Pernambuco - Fequajupe. O calendário de ensaios do programa privilegiou  este ano sete equipes: Quadrilha Matutinho Dançante (Ibura); Quadrilha Balão de Prata (São Lourenço); Quadrilha Chapéu de Palha (Água Fria); Quadrilha Lumiar (Pina); Quadrilha Arrocha o Nó (Cohab/ Recife); Quadrilha Raízes do Nordeste (Paranatama); e Quadrilha Chá de Zabumba (Prazeres).

A iniciativa é responsável por movimentar a classe artística: em 2018, o Anavantu no Cais do Sertão reuniu 700 profissionais, especialmente quadrilheiros, todos envolvidos com dança, direção, produção, e ainda os familiares dos integrantes e moradores das comunidades dos grupos juninos. Os dados da edição atual serão finalizados após o encerramento.

“A segunda edição do Anavantu foi um sucesso. Assim como na estreia do projeto, os ensaios movimentaram consideravelmente a nossa classe artística. Este ano, durante a sua volta, reforçou a nossa responsabilidade com a nossa cultura. O Anavantu é uma forma de oferecer sempre um ensaio aberto ao público para que turistas e pernambucanos possam já ir entrando no clima de São João”, comenta o secretário de Turismo e Lazer de Pernambuco, Rodrigo Novaes.

Além de promover os ensaios, o projeto Anavantu inclui uma mediação educativa com os quadrilheiros. Eles aprendem sobre o museu e a vida no Sertão e visitam o acervo do centro cultural.

Cronograma de ensaios:
02/06 - Quadrilha Chá de Zabumba (Prazeres)

SERVIÇO:
A partir das 14h, no Centro Cultural Cais do Sertão (Rua Armazém 10, Av. Alfredo Lisboa, s/n - Recife, PE, 50030-150). Aberto ao público

---
SECRETARIA DE TURISMO E LAZER DE PERNAMBUCO 
EMPRESA DE TURISMO DE PERNAMBUCO (EMPETUR)
CENTRO CULTURAL CAIS DO SERTÃO
ARENA DE PERNAMBUCO


ASSESSORIA DE IMPRENSA 

JANAÍNA LIMA, ANA LUÍZA ACCIOLY,  LUIZ APOLINÁRIO e VINÍCIUS BARROS
Assessores de Comunicação
+55 (81) 3182.835
+55 (81) 3182.8397

GUGA MATOS e FRANCISCO ANDRADE

terça-feira, 28 de maio de 2019

Internado, caso de Agnaldo Timóteo é grave e cantor não apresenta recuperação

Postado por Jeozivaldo Cesar

Agnaldo Timóteo está internado no hospital após sofrer um princípio de AVC. O músico está recebendo cuidados médicos no Hospital Geral Roberto Santos em Salvador, na Bahia. Nesta terça-feira, dia 28, foi divulgado novo boletim médico:
O Hospital Geral Roberto Santos (HGRS) comunica que o estado de saúde do cantor Agnaldo Timóteo se agravou nas últimas seis horas. No presente momento, o mesmo está respirando sob ajuda de aparelhos e encontra-se instável. A qualquer instante, a diretoria médica da instituição poderá liberar atualizações do quadro clínico do paciente. Familiares solicitam que todos os fãs mantenham vibrações positivas. Agnaldo Timóteo já foi admitido na unidade com perfil, naturalmente, de alto risco, tendo em vista sua idade - 82 anos - e as doenças associadas.
Além disso, o ESTRELANDO entrou em contato com filho de Agnaldo, Márcio Timóteo, que informou o seguinte:
[O caso dele] é grave e ele não apresenta recuperação. 

Secretaria de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude anuncia a realização da Conferência Estadual de Políticas Públicas de Juventude


Postado por Jeozivaldo Cesar




Durante a posse dos novos membros do Conselho Estadual de Políticas Públicas de Juventude, Governo de Pernambuco reforça medidas para fortalecimento de organizações coletivas


Nesta terça-feira (28/05), o Conselho Estadual de Políticas Públicas de Juventude (CEPPJ) realizou a posse dos novos conselheiros para o biênio 2019-2021, no Auditório Padre Lebret, no edifício do ProRural, na Boa Vista. Na ocasião, foram eleitos 28 novos membros titulares, sendo 14 da sociedade civil e o restante representantes do governo, indicados por cada secretaria ligada ao Conselho de Juventude. Após a posse, ocorreu a primeira reunião do novo Conselho para a escolha da mesa diretora, em que a indicação da sociedade civil para presidência foi Maurílio Nogueira, representante do FOJUPE, além de Antônio Mendes para vice-presidência e João Victor, como secretário executivo.

“Essa posse acontece num momento de grande importância, em que a democracia está ameaçada e precisamos reforçar o diálogo da sociedade civil com o governo. É um ato simbólico de resistência pela realidade que passa o Brasil”, afirmou o vice-presidente do CEPPJ, Antônio  Mendes. O Governo de Pernambuco, através da Secretaria de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude, anunciou a realização da Conferência Estadual de Políticas para Juventude, que foi informada na ocasião. “Queremos confirmar que no segundo semestre iremos realizar a 4ª Conferência Estadual de Políticas Públicas de Juventude, apesar do cancelamento do encontro nacional. É um compromisso que o governador Paulo Câmara garantiu”, explica o secretário Sileno Guedes.

Outra medida adotada pelo governo Paulo Câmara para fortalecer os Conselhos foi a escolha de uma sede própria para cerca de oito conselhos, que ficarão todos localizados numa mesma casa.  Segundo o secretário-executivo de Políticas para a Criança e Juventude, Félix Aureliano, a representatividade do CEPPJ se deve ao fato de ter sido o primeiro Conselho com caráter deliberativo do Brasil e ter se tornado  referência nacional. O colegiado ajudou a realizar duas Conferências Estaduais e a criar o Primeiro Plano Estadual de Políticas de Juventude do Brasil. “Entre os desafios a serem enfrentados está a criação de novo Plano Estadual e, claro, o fortalecimento do Conselho e da juventude”, disse Félix Aureliano.

CEPPJ - Foi instituído em 2008, através da Lei estadual 13.607/2008 e com alterações no texto pela Lei 15.510/2015. É um órgão autônomo, colegiado de caráter consultivo e deliberativo da Política Estadual de Juventude. O CEPPJ trabalha para ampliar a cooperação mútua e o estabelecimento de estratégias comuns para a execução das Políticas Públicas de Juventude na articulação com os outros órgãos e entidades da administração pública estadual e municipal.

O CEPPJ é constituído de vinte e oito membros titulares, e respectivos suplentes, observada a seguinte composição:
I – 14 (quatorze) representantes do Poder Público Estadual, sendo um de cada um dos seguintes órgãos, indicados pelo seu respectivo titular: a) Secretaria de Justiça e Direitos Humanos; b) Secretaria de Defesa Social; c) Secretaria de Saúde; d) Secretaria de Educação e Esportes; e) Secretaria de Planejamento e Gestão; f) Secretaria de Mulher; g) Secretaria Turismo e Lazer; h) Secretaria Trabalho, Qualificação e Emprego; i) Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação; j) Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade; k) Secretaria de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude; l) Secretaria de Desenvolvimento Agrário; m) Secretaria de Cultura; n) Casa Civil.

II – 14 (quatorze) representantes da sociedade civil, sendo os recém eleitos: a) 10 (dez) representantes dos Movimentos, Associações, Entidades, Fóruns e Redes da Juventude, que atuam na defesa e promoção dos direitos da juventude com abrangência de atuação em todo o Estado de Pernambuco: MNU, SERTA, FETAPE, JSB-PE, FOJUPE, CIEE-PE, D.A. IDENTIDADE, DCE UFRPE e UEP; b) 04 (quatro) representantes com abrangência de atuação específica nas Macro Regiões de Desenvolvimento, respectivamente, da Região Metropolitana do Recife, da Zona da Mata, do Agreste e do Sertão: VISÃO MUNDIAL, IPJ, CJMA E SINPRO, sendo um titular e um suplente por entidade.

-- 
ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO 

Jumariana Oliveira 
(81) 98947-3773 / 3183-3014

Isabela Pontes 
(81) 99908-6248 

Mariana Clarissa
(81) 98683-9078

“Caminhos de Pernambuco” chega à Mata Norte

Postado por Jeozivaldo Cesar



Iniciativa, lançada dia 20 deste mês pelo governador Paulo Câmara, prevê a reestruturação de 5,5 mil quilômetros da malha viária estadual até 2022. O investimento total é de R$ 505 milhões. 
Começaram, na tarde desta segunda-feira (27), as intervenções de requalificação da PE-090, uma das principais rodovias que ligam a Mata Norte ao Agreste do Estado, conforme previsto no Programa “Caminhos de Pernambuco”. Uma equipe do Departamento de Estradas de Rodagem (DER) iniciou os trabalhos de capinação e limpeza dos dispositivos de drenagem a partir do trecho do perímetro urbano de Carpina, com extensão de quatro quilômetros. A iniciativa do Governo de Pernambuco vai melhorar as condições de trafegabilidade da rodovia e mobilidade da população, com reforço da segurança e mais conforto para seus usuários.
Nesta primeira etapa, serão contemplados 12 quilômetros da PE-090, no trecho que liga Carpina à cidade de Lagoa do Carro. Além dos serviços em andamento, as ações incluem, ainda, os trabalhos de recuperação do pavimento, beneficiando diretamente os mais de 100 mil moradores dos dois municípios. A conclusão do trabalho está prevista para a segunda quinzena de junho.
Nas próximas etapas, serão contemplados mais 83,7 quilômetros, do trecho que vai de Lagoa do Carro, na Mata Norte, até Vertentes, no Agreste, passando pelos municípios de Limoeiro, Bom Jardim, Surubim e Santa Maria do Cambucá, contemplando mais 280 mil habitantes desses municípios interligados pela PE-090.
Caminhos de Pernambuco – Uma das principais iniciativas dessa segunda gestão Paulo Câmara, o Programa de reestruturação da malha viária estadual foi lançado no dia 20 deste mês a partir da BR-232, entre Recife e Caruaru, e está sendo coordenado pela Secretaria de Infraestrutura e Recursos Hídricos, por meio do DER. Estão previstos a realização dos serviços de capinação, desobstrução dos dispositivos de drenagem, recuperação do pavimento e sinalização.
A meta é finalizar as ações em cerca de 2 mil quilômetros de vias já no primeiro ano de atuação. Até o próximo dia 17 de junho, todas as regiões do Estado, atendidas pelos oito distritos rodoviários do DER, serão contempladas pelas ações das 24 frentes de trabalho, que envolverão, anualmente, 1.248 profissionais e 638 equipamentos pesados, a exemplo de retroescavadeiras, tratores de esteiras e motoniveladoras, entre outros.


Atenciosamente,


Lise Suassuna
Gestora de Comunicação
99952 9922

Tony Sandro
Apoio à Imprensa

Assessoria de Comunicação do DER-PE
 


                 81 | 3181-4236  98494-0396
                    imprensaderpe@gmail.com

sábado, 25 de maio de 2019

Família de policial morto por pistola defeituosa será indenizada



A família do profissional também receberá uma pensão

A Justiça em Santa Catarina condenou uma empresa de armamentos a indenizar, em R$ 200 mil, a família de um policial militar que morreu em serviço por um a defeito em sua arma, uma pistola. A empresa deverá ainda pagar pensões para a filha do PM - até seus 25 anos - e para os pais do policial, em caráter vitalício ou até a data em que o militar completaria 65 anos.
A decisão foi dada pelo juiz Luís Francisco Delpizzo Miranda, da 1.ª Vara da Fazenda Pública de Florianópolis. Cabe recurso.
O caso corre em sigilo, informou a assessoria de imprensa do Tribunal de Justiça de Santa Catarina.
Segundo o processo, quando o fato ocorreu, o PM fazia uma 'abordagem de rotina' em São José, município próximo de Florianópolis com cerca de 240 mil habitantes.
O PM se inclinou 'para pegar no chão a pochete do suspeito' e a pistola 'se soltou do colete a prova de balas'. Quando caiu no chão, a arma disparou, alvejando o rosto do militar.
O policial morreu na hora. Os autos do processo indicam que a arma estava travada.
A família do policial apresentou à Justiça um pedido de indenização por danos morais e materiais contra a empresa e contra o Estado de Santa Catarina.
Na decisão, o magistrado afirmou que as provas indicam a responsabilidade da empresa de armamentos, 'porque foi justamente a falha na pistola que ocasionou a morte do policial'.
Luís Francisco Delpizzo Miranda destacou que no histórico da empresa há diversas ocorrências que mencionam a mesma falha no armamento.
O juiz considerou que não houve responsabilidade do Estado no ocorrido, uma vez que fez licitação para aquisição do armamento e disponibilizou treinamento aos agentes.

segunda-feira, 13 de maio de 2019

Frente Parlamentar discute enfraquecimento das políticas de Assistência Social

Postado por Jeozivaldo Cesar
Imagem e Texto via Email ao Blog


Somente em Pernambuco, 22 mil trabalhadores e quase dois milhões de famílias poderão sentir o reflexo. Governo Federal aponta déficit de R$ 2,3 bilhões para a área

Os impactos do desmonte das políticas sociais no País foram abordados durante a primeira audiência pública da Frente Parlamentar em Defesa do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), realizada na Assembleia Legislativa. Somente em Pernambuco, cerca de 22 mil trabalhadores que executam diretamente ações da área e quase dois milhões de famílias podem sentir o reflexo desse enfraquecimento dos últimos anos. Números apresentados pelo Governo Federal apontam que ainda falta R$ 1 bilhão para completar o orçamento de 2019, além de R$ 1,3 bilhão de débitos dos anos de 2017 e 2018.
Representando a Secretaria de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude, o secretário Sileno Guedes reforçou a importância da Frente Parlamentar e a discussão do fortalecimento do SUAS no âmbito de Pernambuco. “O governador Paulo Câmara vem se posicionando de forma firme e reafirmando seu compromisso com o SUAS. Vale lembrar que, apesar do direcionamento contrário do Governo Federal, aqui manteremos a realização da Conferência Estadual e o apoio aos Conselhos de uma forma geral. Ele reconhece essas instituições como um instrumento e participação do controle social, e essa é uma diretriz que vamos levar adiante através da Secretaria de Desenvolvimento Social”, pontuou o gestor.  
A audiência reuniu na mesa os deputados estaduais Isaltino Nascimento (PSB), Roberta Arraes (PP) e Diogo Moraes (PSB), o deputado federal Danilo Cabral (PSB), o vice-prefeito do Recife, Luciano Siqueira, o secretário-executivo Joelson Rodrigues, a presidente do Colegiado Estadual de Gestores Municipais de Assistência Social (Coegemas), Penélope Cruz, a presidente do Conselho Estadual de Assistência Social (Ceas), Lourdes Viana, e a ex-ministra de Desenvolvimento Social e Combate à Fome, a assistente social Márcia Lopes.
Em um relato histórico sobre a construção de ferramentas de estruturação da política da assistência, a ex-ministra Márcia Lopes frisou a importância de analisar os indicadores regionais para construir ações estratégicas personalizadas para cada localidade. “A assistência social não é política de caridade e precisamos reconhecê-la como necessária para grande parte da população. Por isso, é importante sair do nosso lugar, conhecer as pessoas que precisam e usam os dados para criar estratégias de atuação e integrar outras políticas, já que nenhuma política se constrói ou anda sozinha”, afirmou Márcia.
Em pronunciamento, Isaltino Nascimento destacou que a Frente Parlamentar é um espaço para fortalecer a assistência social, informar a população e mostrar a relevância do Suas. “Para isso vamos realizar ações descentralizadas em várias regiões do Estado para mobilizar a sociedade e os gestores municipais. Nos próximos dias, iremos para audiências públicas nas Câmaras Municipais de Carpina, Palmares e Caruaru, e nossa meta é ir também para Serra Talhada, Ouricuri e Garanhuns”, afirmou. Relator do colegiado, o deputado Diogo Moraes destacou que o corte do Suas ameaça todo o país. “O sistema foi implantado a partir de 2004, com orçamento inicial de R$ 8 bilhões e chegou a R$ 84 bilhões em 2016. As consequências dos cortes na assistência social e da crise econômica para a população só são vistas com intensidade nos municípios e esse debate não pode deixar de ser feito”, afirmou. 
-- 
ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO 

Jumariana Oliveira 
(81) 98947-3773 / 3183-3014

Isabela Pontes 
(81) 99908-6248 

Mariana Clarissa
(81) 98683-9078

Postagem em destaque

Homem que sequestrou idosa e pediu resgate de R$ 140 mil em Alagoas é preso no Recife

  POLÍCIA Prisão do sequestrador aconteceu no aeroporto da capital pernambucana Por  Portal Folha de Pernambuco 22/08/24 às 11H55 atualizado...