terça-feira, 3 de maio de 2016

Ônibus do Grande Recife começam a ser equipados com wi-fi


Linha Apipucos/RioMar foi a primeira a receber os testes com 4G. 
Segundo carro da linha irá oferecer o serviço a partir da terça-feira (3).

Do G1 PE

Ônibus circulam normalmente na manhã desta quarta (5) (Foto: Pedro Lins / TV Globo)Previsão do Grande Recife é de instalar internet sem fio em toda a frota até o fim de 2016
(Foto: Pedro Lins / TV Globo)
Após testes realizados desde janeiro, os ônibus que circulam na capital pernambucana passarão a ter internet sem fio disponível para os passageiros. O serviço, implantado pelo Grande Recife Consórcio de Transporte, dá conta inicialmente de um carro da recém-criada Apipucos/RioMar, mas a partir da terça-feira (3) será instalado em outro veículo da mesma linha. A expectativa é de instalar os equipamentos em todos os ônibus da frota até o fim de 2016.
A previsão do Consórcio é de que até o fim desta semana os seis veículos da linha estejam equipados com wi-fi. “Escolhemos a Apipucos/RioMar para fazer os testes iniciais porque ela foi criada há pouco tempo e tem um fluxo menor de pessoas”, relata Fernando Guedes, diretor de Tecnologia da Informação do Consórcio. Segundo dados da empresa, 800 pessoas fazem uso diário do coletivo. Ainda segundo o Consórcio, a medida tem o objetivo de dar mais comodidade aos passageiros.

De acordo com Guedes, o serviço será restrito apenas aos usuários que embarcarem no transporte. “Fora do ônibus, as pessoas não irão conseguir ter acesso à internet”, explica. “A configuração também é feita para o uso simultâneo de 60 pessoas e, por isso, o serviço não vai permitir o download de imagens ou filmes”, relata o diretor de TI do Consórcio. Entretanto, o uso de redes sociais estará liberado dentro dos coletivos.

Após a fase de testes, o Grande Recife Consórcio irá fazer uma licitação para escolher a empresa que vai oferecer a internet 4G. Ainda segundo a instituição, a internet não implica acréscimo no valor pago pelos dos passageiros e o serviço será custeado por meio de permuta – ao fornecer a internet sem fio, a operadora escolhida terá direito a propagandas expostas nos coletivos.

Ainda de acordo com o Grande Recife, não há previsão de qual será a próxima linha a receber testes do serviço.

segunda-feira, 2 de maio de 2016

O que o WhatsApp diz sobre o bloqueio no Brasil

São Paulo – WhatsApp está bloqueado pela Justiça em todo o território nacional, por 72 horas. A empresa se pronunciou sobre o acontecimento repudiando a decisão do juiz Marcel Maia Montalvão, da Comarca de Lagarto, eSergipe
WhatsApp: app deve ficar fora do ar por três dias© Victor Caputo/EXAME.com WhatsApp: app deve ficar fora do ar por três dias
"Depois de cooperar com toda a extensão da nossa capacidade com os tribunais brasileiros, estamos desapontados que um juiz de Sergipe decidiu mais uma vez ordenar o bloqueio de WhatsApp no Brasil", informou a companhia, por e-mail, nesta tarde. 
"Esta decisão pune mais de 100 milhões de brasileiros que dependem do nosso serviço para se comunicar, administrar os seus negócios e muito mais, para nos forçar a entregar informações que afirmamos repetidamente que nós não temos." 
O WhatsApp argumenta que as mensagens dos usuários não ficam armazenadas em seus servidores. Elas apenas transitam por eles enquanto vão de um smartphone para outro, de maneira que somente os usuários têm os próprios históricos de conversas. 
O processo que bloqueia o app é o mesmo que quase levou à prisão de Diego Dzodan, vice-presidente do Facebook

Postagem em destaque

Homem que sequestrou idosa e pediu resgate de R$ 140 mil em Alagoas é preso no Recife

  POLÍCIA Prisão do sequestrador aconteceu no aeroporto da capital pernambucana Por  Portal Folha de Pernambuco 22/08/24 às 11H55 atualizado...