segunda-feira, 18 de abril de 2016

Vacinação contra o H1N1 começa nesta segunda

Profissionais de saúde serão os primeiros a serem imunizados. A partir do dia 25, é a vez de crianças e idosos


- Da Folha de Pernambuco
Leo Motta/Folha de Pernambuco
Até agora, Pernambuco recebeu do Ministério da Saúde um total de 538.160 doses da vacina contra a doença
Começa, a partir desta segunda (18), a vacinação contra a gripe H1N1 no Estado. Primeiramente, serão imunizados os profissionais de saúde. No dia 25, é a vez dos grupos prioritários. De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde, a expectativa é que mais de dois milhões de pernambucanos sejam vacinados. Em Pernambuco, já há dez casos confirmados de influenza H1N1.
A vacinação contra a H1N1 começa hoje em Pernambuco. A primeira etapa, quando serão imunizados os profissionais de saúde, irá até o dia 22. Já a partir do dia 25, será iniciada a pré-campanha para o grupo de grande risco, que são crianças de 6 meses a menores de 5 anos, gestantes, idosos, povos indígenas, população privada de liberdade e funcionários do sistema prisional, além de adolescentes e jovens entre 12 e 21 anos sob medida socioeducativas, pessoas portadoras de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais. Até o momento, o Estado recebeu do Ministério da Saúde (MS) 538.160 doses da vacina.
A expectativa da campanha é imunizar, no mínimo, 80% desse público total contra três vírus da influenza: A H1N1, A H3N2 e B. Até a segunda semana de maio, o ministério informou que irá encaminhar as doses para imunizar mais de dois milhões de pernambucanos inclusos nos grupos prioritários.Segundo a coordenadora do Programa Estadual de Imunização da Secretaria Estadual de Saúde, Ana Catarina de Melo, a proteção da vacina contra a influenza dura cerca de um ano, por isso a necessidade da população inclusa nos grupos prioritários participar das campanhas anuais. Ela ainda lembra que crianças que tomarem a vacina pela primeira vez devem receber uma 2º dose 30 dias após a 1º.

A imunização é contraindicada para indivíduos com alergia grave ao ovo ou a qualquer outro componente da fórmula ou aqueles que apresentaram história de reação anafilática em dose anterior da vacina. Em caso de doenças agudas febris moderadas ou graves, é recomendado adiar a vacinação até a resolução do quadro. De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde, a vacinação contra a influenza pode reduzir entre 32% a 45% o número de hospitalizações por pneumonias e de 39% a 75% a mortalidade global. Ela ainda pode reduzir em 40% os casos de síndrome gripal.
Boletim
Até o 2 de abril foram notificados 154 casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), com dez confirmações de influenza A H1N1, sendo cinco no Recife, um em Olinda, um São Lourenço da Mata, um Caruaru, no Agreste, e um Abreu e Lima. No mesmo período de 2015 foram notificados 223 casos de SRAG. Não houve confirmação para H1N1.

Nenhum comentário:

Postagem em destaque

Jovem é preso em flagrante por matar padrasto a facadas e decepar as mãos da vítima Segundo a Polícia Civil, rapaz de 18 anos afirmou em depoimento que cometeu o crime porque o padrasto tinha agredido a mãe dele.

  Postado por Oge Por g1 PE 29/02/2024 19h04    Atualizado  há 16 horas Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) de Pernambuco — F...