terça-feira, 22 de julho de 2014

Estelionatário de PE é preso em Maceió acusado de aplicar golpes milionários

 

(Foto: Reprodução)
O acusado tem apenas 30 anos, mas uma capacidade de ludibriar que foi capaz de lhe render milhões de dólares, nos últimos anos, segundo afirma a polícia. Álvaro Veira de Melo Cativo, estelionatário, procurado por aplicar golpes milionários ao se passar por empresário do ramo de mineração, foi preso em flagrante em uma cafeteria, localizada em um shopping da parte baixa de Maceió, no momento em que tentava aplicar mais um golpe, desta vez no valor de 2 milhões de dólares.
Segundo o delegado Nivaldo Aleixo, titular do 9º DP,  Álvaro - pernambucano de Recife - é conhecido da polícia alagoana. Há algum tempo está sendo investigado por aplicar um golpe, também de dois milhões de dólares, em um comerciante do bairro do Jacintinho. Para esclarecer a forma como atuava, o delegado informou que ele se apresentava como presidente da Mineradora Minerium, sediada em Recife (PE). O produto que oferecia era a Tantalita, usada pelas empresas de produtos eletrônicos para fabricação de visores de celular, entre outros.
O estelionatário vendia cotas dessa mineradora pelos mais diversos valores, a fim de que se tornassem “sócios” no negócio. O delegado não entrou em detalhes, mas ressaltou que a história era tão convincente que conseguiu aplicar um prejuízo de 26 milhões de dólares em uma empresa americana e outros 7 milhões em uma empresa chinesa.
Nesta tarde Álvaro pretendia aplicar o mesmo golpe em uma mulher identificada como Gabriela Moraes Pasqualini. Ela conta que haviam conversado sobre o investimento e que marcaram o encontro no café para definir de que forma seria assinado o contrato. Segundo Gabriela, o combinado seria investir os dois milhões de dólares para obter uma renda mensal de 700 mil dólares.
A descendente de italianos afirma que nunca desconfiou do acusado, que se conhecem há muito tempo e até a família do golpista já lhe foi apresentada. No entanto, a vítima disse que seu contador e advogado estavam desconfiados da lisura do empresário e o investigaram paralelamente. Eles teriam descoberto que Álvaro tem passagem pela polícia de Recife por estelionato, mas só teriam revelado hoje.

A prisão


Uma denúncia anônima chegou à polícia nesta segunda-feira, 21, dando conta que o golpista estaria pronto para fazer mais uma vítima. O denunciante contou horário e local do encontro, o que facilitou a Oplit a chegar ao local e efetuar a prisão em flagrante.
Não houve resistência. Álvaro e dois seguranças, ambos policiais militares, foram presos. Ao delegado, relataram que foram contratados para dar suporte ao falso empresário, que veio a Maceió buscar uma grande quantia em dinheiro. Até que provem que não possuem ligações com o crime, ficarão presos e suas armas apreendidas.
Após a prisão, os advogados de Gabriela entregaram à polícia documentos que comprovariam os golpes aplicados pelo estelionatário a diversas empresas.
O delegado Nivaldo Aleixo informou que mais detalhes poderão ser repassados à imprensa tão logo ele consiga analisar todos os documentos apreendidos. Diante dos inquéritos instaurados contra o acusado, em Maceió e Recife, o delegado afirmou que já nesta terça-feira, 22, deverá ser decretada sua prisão preventiva.


Nenhum comentário:

Postagem em destaque

Jovem é preso em flagrante por matar padrasto a facadas e decepar as mãos da vítima Segundo a Polícia Civil, rapaz de 18 anos afirmou em depoimento que cometeu o crime porque o padrasto tinha agredido a mãe dele.

  Postado por Oge Por g1 PE 29/02/2024 19h04    Atualizado  há 16 horas Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) de Pernambuco — F...