terça-feira, 15 de maio de 2018

SANTA CRUZ Santa Cruz quebra jejum de gols, vira o placar em dois minutos e vence o Globo pela Série C


Tricolor perdia até os 36 do 2º tempo quando iniciou reação em Ceará-Mirim

Rodrigo Baltar/Santa Cruz
O Santa Cruz mostrou uma virtude importante no jogo da noite desta segunda-feira: a reação. Superior ao adversário durante praticamente toda a partida, saiu atrás no placar em um momento crucial da partida, aos 28 minutos do segundo tempo. Poderia ter se abatido, jogado a toalha após uma sequência de chances desperdiçadas até sofrer o gol. Não foi assim. Mesmo jogando fora de casa, no estádio Manoel Barretto, em Ceará-Mirim, o Tricolor conseguiu colocar a bola no chão e, em dois minutos, surpreendeu o adversário com uma virada meteórica, mas, diga-se de passagem, merecida. Foi a primeira vitória do técnico Paulo César Gusmão à frente do time.

Os gols da vitória coral foram marcados por Robinho, de pênalti, e Charles, aos 36 e 37 minutos do segundo tempo. A equipe potiguar marcou com Romarinho. Com a vitória, o Tricolor quebrou um jejum de aproximadamente 360 minutos sem marcar gols. E, consequentemente, uma sequência de três jogos sem vitórias. Agora com nove pontos, o time voltou ao G4 da Série C, na terceira posição. A equipe coral agora volta a campo no próximo sábado, quando irá receber o Botafogo-PB, no Arruda. 

O jogo

Emoção, emoção mesmo, o primeiro tempo entre Globo e Santa Cruz não teve. Tecnicamente pobre, o jogo iniciou lento. Com seguidos erros de passes e faltas em excesso, a partida se desenhou desde os instantes iniciais como daquelas difícil de acompanhar. O primeiro chute a gol só veio aos 13 minutos. Foi os perto do gol que o Tricolor chegou. Henrique Ávila recebeu bom lançamento de Robert e bateu cruzado, com força, para boa defesa de Welligton. Aos 21, a equipe coral chegou a iniciar uma curta blitz, que terminou com nova finalização de Ávila, nas mãos do goleiro. Embora apresentando suas limitações, o Santa Cruz esteve levemente superior na maior parte da etapa.

Mais recuado, o Globo visivelmente apostava nos contra-ataques. E foi em um raro momento de lucidez, que o time encaixou um com perigo. Aos 27, Galiardo subiu pela direita e cruzou. Negueba tentou bicicleta, furou, e na sobra Max chutou muito fraco. Boa chance desperdiçada. Em meio ao apatismo do jogo, uma expulsão inesperada. O técnico PC Gusmão reclamou de um lance fortuito e acabou sendo retirado da beira do gramado. Ele não viu mais de perto Tiago Machowski defender o chute de Reinaldo, aos 35, e Charles cobrar falta com perigo, aos 43. O intervalo veio sem gols.

Segundo tempo

Na etapa final, o Santa Cruz voltou com uma postura mais ofensiva. Sentindo o adversário fragilizado, muito retraído na defesa, passou a ficar mais à vontade no jogo. E passou a dominar o Globo. Trocando passes com facilidade, a equipe coral foi envolvendo os potiguares. E colecionando chances desperdiçadas. Aos 10 e aos 15, com Robinho, que cresceu no segundo tempo. Aos 11, com Geovani, que obrigou Welligton a fazer grande defesa. Aos 20, a melhor chance do jogo. Ávila arriscou de fora da área, a bola desviou em Victor Souza e foi na trave, já com o goleiro fora de ação.

Quando o gol tricolor parecia maduro, o castigo veio aos 28 minutos. Em um esporádico contra-ataque, o Globo foi mortal. Após cruzamento, a defesa falhou e Vítor não conseguiu cortar a bola, que sobrou limpa para Romarinho finalizar na saída de Machowski. Apesar do gol, o Tricolor não se abateu. Seguiu martelando. E chegou ao empate. Aos 35, Vitor invadiu a área e cruzou. A bola bateu no braço de Jarmeson no carrinho. Pênalti bem convertido por Robinho. No embalo do gol, a virada. Um minuto depois, Charles pegou uma bola mal cortada pela defesa potiguar e bateu de primeira, de fora da área, sem chance para Welligton: 2 a 1. Estava sacramentada a vitória coral.

Ficha do jogo

Globo-RN 1
Welligton; Geovane, Victor Souza, Jamerson e Diego (Renatinho Carioca); Galiardo (Erick), Reinaldo, Jean Natal e Negueba (Alex Sandro); Romarinho e Max. Técnico: Fernando Tonet.

Santa Cruz 2
Tiago Machoswki; Vítor, Sandoval e Augusto Silva e Henrique Ávila; Charles, Carlinhos Paraíba e Geovani (Johnny); Arthur Rezende (Maicon Assis), Robinho e Robert (Halef Pitbull). Técnico: Paulo César Gusmão.

Local: Manoel Barretto, em Ceará-Mirim-RN.
Árbitro: Wanderson Alves de Sousa (MG).
Assistentes: Felipe Alan Costa de Oliveira e Magno Arantes Lira (ambos de MG). 
Gols: Romarinho (28’ do 2ºT) (G); Robinho (36’ do 2ºT) e Charles (37’ do 2ºT) (S). 
Cartões amarelos: Galiardo, Max, Geovane (G); Vítor, Augusto Silva, Geovani, Henrique Ávila (S). 

Nenhum comentário:

Postagem em destaque

Jovem é preso em flagrante por matar padrasto a facadas e decepar as mãos da vítima Segundo a Polícia Civil, rapaz de 18 anos afirmou em depoimento que cometeu o crime porque o padrasto tinha agredido a mãe dele.

  Postado por Oge Por g1 PE 29/02/2024 19h04    Atualizado  há 16 horas Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) de Pernambuco — F...