domingo, 1 de abril de 2018

Fiéis lotou a Igreja Matriz de São Sebastião em Itaquitinga para celebrar o Sábado de Aleluia

Foto Pascom/Blog do Oge
Postado por Jeozivaldo Cesar

Sábado de Aleluia,  para os cristãos brasileiros, um dia de silêncio, de esperança e de contemplação. São relembrados os sofrimentos de Jesus Cristo, sua morte e sepultamento. A celebração da Ressurreição começa no sábado à noite na Vigília Pascal.

Neste mesmo Sábado Santo, o silêncio e a escuridão dão lugar à música e à luz durante a noite. A Vigília Pascal é a vigília da noite em que se celebra a ressurreição de Cristo, na noite de sábado para domingo. A vigília começa por volta das 21 ou 22 horas, algumas vezes, com um grande fogo, luz do Ressuscitado, compartilhado por todos.
Durante esta celebração, os católicos renovam seus votos batismais e muitos batismos são celebrados e, particularmente, batismos de adultos.




O curso da celebração da Vigília Pascal tem lugar em 4 etapas:
– O ritual da luz;
– O ritual de expressão, que lembra as pessoas da história sagrada desde a criação até a ressurreição de Cristo;
– O ritual do batismo, que renova a ação gerador do batismo;
– Uma missa resumindo os últimos três rituais.
No início da celebração, os fiéis se reúnem em silêncio do lado de fora da igreja, em torno de um grande fogo aceso. O sacerdote que preside a celebração, acompanhado de coroinhas portadores do círio pascal, chega antes que o fogo e resume em poucas palavras o significado do ritual: a Igreja chama seus fiéis espalhados por todo o mundo para se reunirem para celebrar o Cristo ressuscitado que é a luz do mundo.












Nenhum comentário:

Postagem em destaque

Jovem é preso em flagrante por matar padrasto a facadas e decepar as mãos da vítima Segundo a Polícia Civil, rapaz de 18 anos afirmou em depoimento que cometeu o crime porque o padrasto tinha agredido a mãe dele.

  Postado por Oge Por g1 PE 29/02/2024 19h04    Atualizado  há 16 horas Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) de Pernambuco — F...