terça-feira, 15 de agosto de 2017

Carpina recebe Programa É Meu Direito


25


No próximo sábado (19), das 8hs às 12hs, equipes da Secretaria Executiva de Direitos Humanos do Estado (SEDH), em parceria com a Prefeitura de Carpina, estarão realizando o Programa É Meu Direito. Serão ofertados serviços gratuitos de emissão da segunda via da carteira de identidade e mudança de nome, segunda via de registros de nascimento, casamento ou óbito e emissão de segunda via do comprovante de cadastramento no CPF. As ações acontecerão no Colégio Joaquim Olavo, na Av. Getúlio Vargas, bairro de São José, Carpina.
A Secretaria de Saúde e Secretaria de Desenvolvimento Social de Carpina também estarão presentes oferecendo diversos serviços como orientações referente CadUnico, emissão de carteiro do idoso, orientação social, emissão do ID jovem, palestras sobre violência contra mulher, emissão de cartão do SUS, aplicação de vacinas (gripe, hepatite e tétano), prevenção, teste de glicose e aferição de pressão.
Para emissão da segunda via da identidade é necessário a apresentação do original e cópia da certidão de nascimento ou casamento e duas fotografias 3X4. Com referência a segunda via das certidões, o interessado deverá fornecer dados como cartório em que foi registrado, número do registro, folha e livro. Para emissão da segunda via do comprovante de cadastramento no CPF é necessária, além da informação do número de inscrição, a apresentação do título de eleitor. O projeto conta ainda com a participação de profissionais da área jurídica e psicossocial da SEDH.

Adolescente esfaqueada no rosto pelo ex- namorado em Buenos Aires

crime violencia

Uma adolescente de 17 anos, foi atingida pelo ex- namorado com um golpe de faca peixeira no rosto, no último domingo (13), no município de Buenos Aires.
A vítima, não teve a identidade revelada, recebeu atendimento médico no hospital local e foi liberada em seguida. Segundo informações policiais o crime foi praticado por Jobson Sebastião da Silva, 22 anos, que por não conseguir reatar o namoro agrediu a adolescente.
O caso será investigado pela delegacia de polícia local.

Ministério da cultura realizará na próxima sexta (18) oficina em Carpina

Ministério da cultura realizará na próxima sexta (18) oficina em Carpina

O Ministério da Cultura (MinC) promove, na próxima sexta-feira (18), oficinas para orientar candidatos a se inscreverem no Prêmio Culturas Populares Leandro Gomes de Barros. O encontro, gratuito e aberto ao público, será realizado em Carpina, das 9h às 14h, no Largo da Igreja de São Sebastião. A oficina será realizada dentro da I Feira Literária de Cultural do Carpina que estará acontecendo no período de 16 a 19 de agosto.  As vagas são limitadas e a inscrições devem ser feitas on-line. Também serão realizados encontros em Juazeiro do Norte (CE), no Crato (CE) e em Teresina (PI).O Prêmio Culturas Populares Leandro Gomes de Barros irá premiar 500 iniciativas em todo o País que fortaleçam as expressões culturais populares brasileiras, retomando práticas em processo de esquecimento e que difundam as expressões populares para além dos limites de suas comunidades de origem. Exemplos dessas iniciativas são o Cordel, a Quadrilha, o Maracatu, o Jongo, o Cortejo de Afoxé, o Bumba-Meu-Boi e o Boi de Mamão, entre outros. Só não estão incluídas Culturas Indígenas, Culturas Ciganas, Hip Hop e Capoeira, por já serem objeto de editais específicos lançados pelo MinC.Este é o primeiro edital de cultura popular lançado pelo Ministério da Cultura desde 2012 e o maior em número de premiações. Os candidatos poderão se inscrever para participar do edital até 28 de agosto, on-line ou por via postal. Entre os critérios avaliados para obter a premiação estão: contribuição sociocultural que o projeto proporcionou às comunidades; melhoria da qualidade de vida das comunidades a partir de suas práticas culturais; e impacto social e contribuição para a preservação da memória e para a manutenção das atividades dos grupos, entre outros.
Com informações da assessoria de Imprensa da Prefeitura do Carpina

Homem e adolescente são detidos por roubo em Tracunhaém

GRE Mata Centro Vitória recebe cursos de formação para os Gestores de Educação


GRE Vitoria Educ PE
O Governo de Pernambuco, por meio da parceria entre as secretarias de Administração (SAD), representada pelo Centro de Formação dos Servidores Públicos de Pernambuco (Cefospe), e Secretaria de Educação (SEE), iniciou na semana passada a Trilha de Aprendizagem para os Gestores de Educação de Pernambuco da Gerência Regional de Educação (GRE) da Mata Centro, localizada no município de Vitória de Santo Antão.
De acordo com a diretora do Cefospe, Analúcia Cabral, a realização dos cursos in company facilita a mobilização dos gestores para o município de Vitória, sem precisar vir à capital. “Quando a GRE Mata Centro nos procurou ficamos muito felizes em contribuir, de alguma forma, para melhoria da educação no Estado, que já ocupa posição de destaque no cenário nacional. Pensamos numa trilha de capacitação que contemplasse as competências identificadas como prioritárias pela regional de Educação. É mais uma forma de valorizar e habilitar nossos profissionais em educação para os novos desafios que se apresentam a cada dia”, disparou Analúcia, lembrando que a iniciativa contou com o incentivo e o apoio do Secretário de Administração, Milton Coelho.
Durante a abertura a gestora geral da GRE Mata Centro, Ana Xavier, ressaltou a importância dos cursos do Cefospe. “São cursos maravilhosos e de ótima qualidade. Para nós é um privilégio receber o Cefospe aqui para realizar essa ação tão essencial para a educação do Estado. Estamos felizes, pois conseguimos reunir gestores educacionais de Barra de Guabiraba; Bezerros; Bonito; Camocim de São Félix; Palmares; Chã de Alegria; Chã Grande; Escada; Glória do Goitá; entre outros, num só polo. Está sendo um momento muito enriquecedor para todos, de muita interação e troca de saberes”, listou Ana Xavier.
Versando sobre a motivação humana e seus processos na organização pública, o curso de “Liderança Motivacional na Administração Pública”, primeiro da trilha, e ministrado pelo Instrutor do Cefospe, João Batista, foi moldado especialmente para os gestores em educação. Segundo João, o desafio do curso é relacionar o conceito de liderança motivacional e sua aplicabilidade no ambiente organizacional. “Abordamos a importância da motivação, seus aspectos sociais e teorias envolvendo os autores Herzberg e Douglas MacGregor, despertando o comprometimento desses servidores, com destaque para o lado humano nas organizações” enfatizou o instrutor.
Para a gestora da Escola de Referência em Ensino Médio Cleto Campêlo de Gravatá, Orlene Nascimento, a trilha de capacitação é importante. “Irá acrescentar demais a minha carreira. Estamos sempre necessitando de conhecimento; reciclagem. São ações como esta que impulsionam a educação do Estado. Vou levar os aprendizados adquiridos aqui para toda a vida”, comemorou Orlene.
A ideia da trilha é expandir esse trabalho e realizar um programa de formação continuada, com mais cursos, para os gestores dos 13 municípios integrantes da nossa Gerência Regional. Ao todo serão três cursos ministrados em agosto, setembro e outubro respectivamente. São eles: Liderança Motivacional na Administração Pública; Relações Interpessoais e Planejamento Estratégico.
do Portal GovPE

Polícia prende terceiro suspeito de envolvimento em assassinato de jovem durante assalto em Goiana

Por G1 PE


Vítima, Edvaldo Neto tinha 21 anos e morreu ao ser baleado dentro do carro que dirigia (Foto: Reprodução/WhatsApp)Vítima, Edvaldo Neto tinha 21 anos e morreu ao ser baleado dentro do carro que dirigia (Foto: Reprodução/WhatsApp)
Vítima, Edvaldo Neto tinha 21 anos e morreu ao ser baleado dentro do carro que dirigia (Foto: Reprodução/WhatsApp)
A Polícia Civil prendeu o terceiro suspeito, de 20 anos, de envolvimento na morte do jovem Edvaldo José Valença da Silveira Neto, de 21 anos, em Goiana, na Mata Norte do estado. A prisão ocorreu na segunda-feira (14), mas só foi divulgada pela corporação na manhã desta terça-feira (15). Policiais seguem em diligências em busca de outros dois suspeitos de terem participado do crime.
O homem foi preso por policiais militares na noite da segunda. De acordo com o delegado Thiago Uchôa, ele estava escondido em Itamaracá, no Grande Recife. O suspeito teria confessado o crime para a polícia.
“A arma que vitimou Edvaldo era dele. Ele alugou a arma para a ação e ia pegar o pagamento após o assalto. Ele e o adolescente, que já foi detido também, deixaram os dois responsáveis por abordar o estudante no local do crime e saíram. Eles iam voltar para buscar os dois, mas como tudo deu errado não voltaram e abandonaram o carro na cidade. Se tudo tivesse dado certo o carro usado na ação seria deixado em Igarassu”, contou.
Corporação informou que o suspeito tem antecedentes criminais por atos infracionais semelhantes ao crime de roubo, tráfico de drogas e violência doméstica. Ele também foi preso por tráfico de drogas no estado da Paraíba.
Outros dois suspeitos já foram identificados. O de 19 anos abordou o estudante ao lado do homem que efetuou o disparo e matou Edvaldo. O de 31 anos alugou o carro usado no crime e receberia o veículo roubado.
Ainda segundo Thiago Uchôa, a ordem para o crime partiu de dentro do presídio de Igarassu, no Grande Recife. Os bandidos estavam em busca de um veículo para ser usado em troca de drogas. “É uma quadrilha grande. Já havíamos prendido boa parte dela por outros crimes”. (Veja vídeo abaixo)
Adolescente é apreendido suspeito de envolvimento na morte de jovem em Goiana
O mandante é um criminoso "bastante atuante na região", de acordo com Thiago Uchôa. A tentativa de assalto aconteceu por volta das 12h30, na Rua Marechal Deodoro da Fonseca, no Centro da cidade. O jovem estava dirigindo no momento da abordagem. Ele bateu em um poste após ser baleado.
A ação foi realizada por três homens que estavam em um carro. Dois desceram do veículo. Edvaldo, conhecido em Goiana como Netinho, ainda tentou escapar e acelerou o carro. A vítima foi atingida na cabeça. Os suspeitos conseguiram fugir depois de atirar.
Poucas horas após o crime, as polícias Civil e Militar prenderam o suspeito de efetuar o disparo que matou Ednaldo. Ele foi detido na mesma cidade e teria confessado a participação na tentativa de assalto. Ele já tinha sido preso em maio de 2012, por roubo. Em janeiro de 2014, entrou no regime semiaberto. Fugiu em maio de 2014 da Penitenciária Agroindustrial São João (PAISJ), em Itamaracá, no Grande Recife.
Ele voltou a ser preso em agosto de 2014, por porte ilegal de arma, e estava em liberdade condicional desde o dia 17 de março deste ano. O segundo suspeito a ser detido foi um adolescente, de 17 anos. Ele teria sido o responsável por dirigir o veículo utilizado na ação.

Pacientes denunciam problemas estruturais no Hospital dos Servidores do Estado de PE


Por Bianka Carvalho, TV Globo
 

Pacientes reclamam de problemas estruturais do Hospital dos Servidores do Estado

Paredes com infiltração e mofo, buracos no forro do teto, ventilador cheio de poeira e acompanhantes de pacientes dormindo em pedaços de espuma no chão são algumas denúncias feitas sobre a estrutura do Hospital dos Servidores do Estado (HSE), localizado na Zona Norte do Recife. As imagens enviadas para o WhatsApp da TV Globo foram feitas pelo parente de um idoso que foi submetido a uma cirurgia na unidade de saúde. (Veja vídeo acima)
A equipe de reportagem não teve a entrada autorizada pelo hospital. A unidade atende somente pessoas que contribuem com o plano de saúde no estado. O HSE é responsável por 4.500 pronto-atendimentos, 1.600 atendimentos ambulatoriais, 100 mil exames e 400 cirurgias por mês.
Na enfermaria localizada no terceiro andar do hospital, um ventilador cheio de poeira é a única forma de aliviar o calor dos pacientes internados no setor. Em outro andar, é possível ver telas de proteção das janelas rasgadas. Do lado de fora, há muitos pombos, o que sinaliza um perigo à saúde.
O aspecto do banheiro também não é bom. Box quebrado e sujeira. O sabão líquido é armazenado em uma garrafa de água. Não tem barras de apoio nas paredes, item que facilitaria a vida de quem está em recuperação. Em determinado momento da gravação, a acompanhante de um dos pacientes aparece tendo apenas um pedaço de espuma no chão para descansar.
A denúncia, no entanto, não menciona nada de ruim sobre o tratamento dado pelas equipes médicas e auxiliares. A reclamação aborda os problemas estruturais do local. A Defensoria Pública do Estado foi acionada pelos pacientes.
De acordo com o Instituto de Recursos Humanos do Estado (IRH), responsável por administrar a unidade de saúde, em 2015 foi iniciada uma obra com previsão de término em dois nesses. Porém, falta reformar e climatizar 16 leitos. Até o momento, a reforma se deu em 84 leitos. Em nota, o IRH alega que tem tentado resolver os problemas, mas que não podem interromper o funcionamento do hospital.

Postagem em destaque

Jovem é preso em flagrante por matar padrasto a facadas e decepar as mãos da vítima Segundo a Polícia Civil, rapaz de 18 anos afirmou em depoimento que cometeu o crime porque o padrasto tinha agredido a mãe dele.

  Postado por Oge Por g1 PE 29/02/2024 19h04    Atualizado  há 16 horas Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) de Pernambuco — F...