quinta-feira, 6 de julho de 2017

CNH vencida passa a ser aceita como documento oficial




Novidade começou a valer no último dia 29.

A carteira de habilitação vencida agora vale como documento de identificação oficial. A novidade começou a valer no último dia 29, quando o Conselho Nacional de Trânsito (Contran) encaminhou um ofício comunicando a mudança a dirigentes dos órgãos e entidades da administração pública federal, estadual e municipal.

Segundo o conselho, a data de validade da carteira de habilitação refere-se apenas ao prazo de vigência do exame de aptidão física e mental, e seu vencimento não representa nenhuma mudança no que se refere aos dados pessoais do motorista.

Essa não é a única novidade envolvendo carteiras de habilitação nas últimas semanas. No dia 22 de junho, a CCJ (Comissão de Constituição e Justiça) da Câmara aprovou o fim das multas ao motorista que não estiver com a carteira de habilitação ou a licença do veículo no momento da abordagem. O projeto, porém, ainda deve passar pelo Senado.


Fonte Motiva Gente

Morre cabo da PM que reagiu a assalto em centro espírita em Piedade


Alexandro Alves de Melo atirou contra bandidos em tentativa de assalto durante palestra no local

Policial militar que reagiu à ação dos bandidos morreu na UTI do HR / Foto: Felipe Ribeiro / JC Imagem
Policial militar que reagiu à ação dos bandidos morreu na UTI do HR
Foto: Felipe Ribeiro / JC Imagem
JC Online

Faleceu na madrugada desta quinta-feira (6) o cabo da Polícia Militar que atirou contra assaltantes no Grupo Espírita Amor ao Próximo (GEAP), em Piedade, Jaboatão dos Guararapes. Alexandro Alves de Melo era frequentador do centro espírita onde aconteceu o crime. De acordo com o Posto Policial do Hospital da Restauração, Alexandro estava na UTI e por volta da 01h30 não resistiu ao ferimento. Ele foi atingido com um tiro na cabeça.


Crime

Na noite desta quarta (5), um grupo de sete homens realizou uma ação criminosa no GEAP. Dois deles estavam misturados ao público da palestra quando anunciaram o assalto. Os suspeitos pediram para todos os homens tirarem as camisas. Foi aí que Alexandro reagiu, matando dois deles: Felipe Lima Ferreira da Silva, 18 anos, e Kleiton Florentino de Lima. Luiziana de Barros Correia Nunes, de 57 anos, também morreu em decorrência do tiroteio. Jeferson Gonçalo da Silva, um dos suspeitos de participar da tentativa de assalto, está internado em observação, na emergência do Hospital Getúlio Vargas, no bairro do Cordeiro, Zona Oeste do Recife. Ele foi baleado nas costas. Já Daniel de Souza Brum, 30 anos, está na unidade de trauma do Hospital da Restauração (HR), no bairro do Derby. Ele passou por exames, está estável e não tem indicação de cirurgia.

Justiça impugna vitória do Sport sobre o Salgueiro na final do Pernambucano


Resultado do jogo está suspenso até que o julgamento tenha uma decisão final

Partida que deu ao Sport o 41º título estadual de sua história está impugnada / JC Imagem
Partida que deu ao Sport o 41º título estadual de sua história está impugnada
JC Imagem
Luana Ponsoni
esportes@jc.com.br
Em resposta à ação movida pelo goleiro Luciano, do Salgueiro, o presidente em exercício do Tribunal de Justiça Desportiva, Vitor Freitas Andrade Vieira, intimou a Federação Pernambucana de Futebol (FPF) a não homologar o resultado da final do Campeonato Pernambucano 2017. O jogo da volta, realizado no Cornélio de Braros, no Sertão do Estado, foi vencido por 1x0 pelo Sport, placar que deixou o título na Ilha do Retiro. De acordo com o despacho do magistrado, a partida está impugnada até que uma decisão final seja tomada.


O Sport também foi intimado e vai ter dois dias para se manifestar. Passado esse prazo, se o Leão não se pronunciar, caberá à Procuradoria se manifestar ao pleno do TJD. 

AÇÃO

A ação de Luciano foi motivada por um gol do Carcará anulado antes de o Sport balançar as redes com Éverton Felipe. O tento do Carcará foi invalidado depois que o árbitro da partida, Wilton Pereira, e o árbitro de vídeo, Péricles Bassols, entenderam que a bola saiu na cobrança de escanteio que originou o gol. A iniciativa gerou muita polêmica e trouxe revolta aos sertanejos. 

JUSTIÇA FEDERAL ADIA JULGAMENTO DE AÇÃO QUE APURA FRAUDES EM LICITAÇÕES DO PREFEITO BOTAFOGO

Luciana Santos: Ministério da Saúde quer matar Hemobrás de Goiana por inanição

A bancada de Pernambuco reuniu-se para discutir a situação da Hemobrás, diante da proposta do governo de construir outra fábrica de produção de hemoderivados em Maringá (PR)
A bancada de Pernambuco reuniu-se na manhã desta quarta-feira (5), para discutir a situação da Hemobrás, diante da proposta do governo de construir outra fábrica de produção de hemoderivados em Maringá (PR). A deputada Luciana Santos (PCdoB), participou da reunião e opinou que é imprescindível defender a Empresa e garantir sua permanência e pleno funcionamento das suas atividades em Pernambuco.
“O Brasil, à época de criação da Hemobrás, importava cerca de 30 bilhões em farmoquímicos, em função de que não tínhamos tecnologia para produzir. Se tomou a decisão de criar uma empresa pública para começar a suprir essa demanda. Essa produção de hemoderivados atual representa apenas 1 bilhão, mas é estratégica numa linha de deter conhecimento e todo mundo sabe o quanto isso é importante”, explicou a parlamentar.
hemobras-arq-divulgacaoLuciana acompanhou a instalação da empresa desde sua fundação e foi uma das defensoras da instalação em Goiana, como forma de diversificar a matriz econômica da região e de garantir emprego e renda para o local. Diante da proposta do Ministério da Saúde, Luciana se posicionou frontalmente contrária.
“A proposta não é de transferir a fábrica — explicou —, a proposta é abrir outra fábrica para produzir recombinantes, que é a mais estratégica para manutenção da Hemobrás. A Hemobrás de Goiana continuaria produzindo outros tipos de derivados, o que na prática iria esvaziar a unidade de Goiana. Seria matar por inanição a fábrica de Goiana”, denunciou a deputada.
“Esta é uma manobra: o ministro vai dizer que não quer acabar, vai dizer que está ampliando. Mas é uma pegadinha, porque quando você coloca a produção em outra cidade você simplesmente matou a produção que tem aqui. A gente precisa defender o investimento que já foi feito. Essa proposta é uma coisa insana, sem nenhuma justificativa para acontecer”, concluiu.
Reunião com ministro
No fim do dia os parlamentares pernambucanos foram recebidos pelo ministro da Saúde, Ricardo Barros, para conversar sobre a questão. O ministro foi indagado sobre as razões para esvaziar um investimento em curso para começar outro, do zero, com os mesmos objetivos.
A deputada Luciana enfatizou que o papel do Estado não pode ser focado exclusivamente na questão do lucro, mas precisa se pautar pela superação das desigualdades regionais e na geração de emprego, renda e qualificação. Ela constatou que com a criação da Hemobrás Pernambuco conseguiu formar e atrair recursos humanos e teve bom desempenho. “Em Pernambuco temos competências para desenvolver a tecnologia de produção desse tipo de medicamento, além de ter uma boa cultura de doação de sangue, do voluntariado. Nesse debate acho que ficou claro que estamos tratando da jóia da coroa, estamos tratando do fator VIII recombinante, que é o que há de mais viável para o sentido de ser da própria Hemobrás”, disse ao ministro.
“Um componente para a decisão lá atrás foi exatamente a capacidade pernambucana de desenvolver a tecnologia daquilo que é o sentido de ser do negócio [ a produção do fator VIII]. Não há sentido em abrir mão dessa produção. Com essa proposta queremos acentuar o cenário de desigualdade regional que tínhamos em nosso País. Não há sentido em tomar medidas para eternizar esse cenário!”, protestou Luciana.
Da assessoria

A Tigre deve gerar mais de 300 empregos na cidade de Escada

A Tigre, que desde 2009 está instalada em Escada, será a empresa que vai contratar o maior número de pessoas: ao todo serão 346 novas vagas. Foto: Alcione Ferreira/Arquivo
A Tigre, que desde 2009 está instalada em Escada, será a empresa que vai contratar o maior número de pessoas: ao todo serão 346 novas vagas. Foto: Alcione Ferreira/Arquivo
Até 2019, mercado pernambucano deve abrir 930 novas vagas de trabalho. As vagas estão vinculadas a 29 projetos de incetivos fiscais a empresas que têm interesse de se implantar ou ampliar a operação no Estado
Por Sávio Gabriel – Diario de Pernambuco
O mercado de trabalho pernambucano receberá um incremento de 930 novas vagas nos próximos dois anos. O número foi divulgado na manhã desta quinta-feira (06), durante 98ª reunião do Conselho Estadual de Políticas Industrial, Comercial e de Serviços (Condic). No encontro, foram aprovados 29 projetos de concessão de incentivos fiscais para empresas interessadas em se implantar no Estado ou ampliar as atividades já existentes. A aprovação dos projetos deve gerar vagas em 19 municípios, sendo 15 na Região Metropolitana e 14 no interior.
A maior parte das vagas será destinada ao interior: serão 792 postos criados. A Região Metropolitana vai absorver 138 vagas. Somados, os investimentos em implantação e ampliação representam um aporte de R$ 69,1 milhões na economia pernambucana. “Cada empresa tem seu prazo específico. A construção de uma fábrica, por exemplo, não passa de dois anos. (A geração de empregos) varia de cada caso, mas dois anos seria um limite”, disse o presidente da Agência de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco (AD Diper), Leonardo Cerquinho.
Dos 29 projetos aprovados, 17 são de indústrias, oito de importadoras e quatro de centrais de distribuição.
A empresa que deve empregar o maior número de pessoas é a Tigre, que está investindo R$ 16,8 milhões na ampliação da fábrica no município de Escada, na Zona da Mata Sul: serão 346 vagas geradas. Em seguida, vem a indústria de laticínio Leta, que vai empregar 115 pessoas após a implantação de sua fábrica em Brejão, no Agreste. A terceira maior empregadora será a D’Campo Comércio e Fabricação de Produtos Domissanitários, que vai ampliar a fábrica sediada em Paudalho. A empresa, que atua na área de higiene e limpeza, deve abrir 86 novas vagas.
Os municípios contemplados pelos projetos serão: Goiana, Glória do Goitá, São Bento do Una, Paudalho, Jaboatão dos Guararapes, Recife, Gravatá, Garanhuns, Brejão, Tabira, Petrolina, Caruaru, Paulista, Paranatama, Escada, Vitória de Santo Antão, Ipojuca, Olinda e Cabo de Santo Agostinho.
Apesar do número significativo, houve uma redução nos investimentos e na geração de empregos, quando comparada à última reunião do Condic, ocorrida em abril. Na ocasião, foram aprovados 42 projetos, que somavam investimentos de R$ 201,2 milhões e com uma previsão de gerar 1030 empregos.

Apac alerta para chuva forte no Grande Recife, Zona da Mata e Agreste


Previsão indica chuva moderada e ocasionalmente forte nesta quinta-feira (6) e chuva forte nesta sexta (7)

Apac emitiu alerta de chuva na manhã desta quinta (6) / Foto: Rafael Souza/Rádio Jornal

Apac emitiu alerta de chuva na manhã desta quinta (6)
Foto: Rafael Souza/Rádio Jornal
JC Online

A Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac) emitiu um alerta indicando chuva com intensidade moderada e ocasionalmente forte nesta quinta-feira (6) e chuva forte na sexta-feira (7). As áreas mais atingidas devem ser Região Metropolitana do Recife (RMR), Zona da Mata e Agreste. 


Inmet também alerta para chuva

De acordo com o meteorologista Ednaldo Correia do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), em entrevista à Rádio Jornal, a chuva no Recife deve persistir até o sábado (8). "Os modelos estão indicando chuva mais frequente no Recife entre hoje e o sábado. Domingo (9) e segunda-feira (10) essa chuva diminui. Esse mês de julho é o mais chuvoso no Recife", explicou.
Ainda segundo o meteorologista, os fortes ventos registrados na terça (4) e quarta-feira (5) devem perder a intensidade.

Postagem em destaque

Jovem é preso em flagrante por matar padrasto a facadas e decepar as mãos da vítima Segundo a Polícia Civil, rapaz de 18 anos afirmou em depoimento que cometeu o crime porque o padrasto tinha agredido a mãe dele.

  Postado por Oge Por g1 PE 29/02/2024 19h04    Atualizado  há 16 horas Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) de Pernambuco — F...