sexta-feira, 16 de junho de 2017

Representantes de 17 municípios da Mata Norte discutem sobre BPC na Escola


O próximo encontro regionalizado com gestores municipais da assistência social, educação e saúde será no dia 28 de junho, em Caruaru. Vão participar 29 municípios: 13 da região da Zona da Mata Centro (Vitória de Santo Antão e arredores) e 16 do Agreste Centro-Norte. Foto: Pedro Luiz​
A Secretaria de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude (SDSCJ), sob a gestão do secretário Roberto Franca, por meio da Executiva de Assistência Social (SEASS),  reuniu, na manhã desta quarta-feira (14), secretários municipais de assistência social, saúde e educação de 17 municípios da Zona da Mata Norte, para a reunião descentralizada do Programa Benefício de Prestação Continuada (BPC) na Escola. Este programa tem por objetivo garantir o acesso e a permanência na escola de crianças e adolescentes com deficiência, de 0 a 18 anos, inscritos no Benefício de Prestação Continuada da Assistência Social – BPC, que conta com a participação da União, dos Estados e dos Municípios.
O evento, ocorrido no auditório da Secretaria Estadual de Educação, no bairro da Várzea (Recife), teve o objetivo de discutir as ações planejadas e executadas para o acesso e a permanência dos beneficiários do programa de Benefício de Prestação Continuada (BPC) na Escola Pública, seguindo as diretrizes do Governo Paulo Câmara​. Foi o momento, também, de conhecer as barreiras existentes e as soluções adotadas para que os beneficiários cheguem até a escola.
De acordo com a gerente de Proteção Social Básica da Secretaria Executiva de Assistência Social e titular do Grupo Gestor do BCP na Escola em Pernambuco, Sâmia Guedes, o papel do Estado é acompanhar os municípios e orientá-los no sentido de diminuir a distância entre o programa e os beneficiários e mantê-los incluídos.
Do Grupo Gestor do BCP na Escola fazem parte, além da SDSCJ/SEASS, representantes da Superintendência Estadual de Apoio à Pessoa com Deficiência (Sead-PE), do INSS e das secretarias estaduais de Educação (Seduc), Saúde (SES) e Justiça e Direitos Humanos (SJDH). “O nosso trabalho, enquanto gestores, é buscar, junto com os municípios, o nível máximo de atendimento aos beneficiários do BCP”, completou Sâmia Guedes.
O próximo encontro regionalizado com gestores municipais da assistência social, educação e saúde para tratar do BCP na Escola está programado para o dia 28 de junho, no município de Caruaru. Vão participar 29 municípios: 13 da região da Zona da Mata Centro (Vitória de Santo Antão e arredores) e 16 do Agreste Centro-Norte.
Os encontros com gestores dos municípios do Sertão ocorrerão no segundo semestre, em datas que serão divulgadas pela SDSCJ e SEASS. No dia 30 de maio passado, o encontro aconteceu no Centro de Convenções (Olinda) e reuniu gestores do 14 municípios da Região Metropolitana do Recife.
Os municípios que participaram do evento desta quarta-feira (14) foram Macaparana, Camutanga, Ferreiros, Itambé, Goiana, Condado, Itaquitinga, Aliança, Tracunhaém, Nazaré da Mata, Paudalho, Lagoa do Carro, Carpina, Buenos Aires, Vicência, Timbaúba e São Vicente Ferrer.

São João ameaçado em 26 cidades de Pernambuco


Prefeituras ainda não regularizaram medidas de segurança para locais de festas, que podem ser interditados pelos bombeiros.
A mais nordestina das festas pode não acontecer em 26 municípios de Pernambuco por questões burocráticas. São cidades cujas prefeituras ainda não regularizaram os procedimentos de segurança obrigatórios para a realização dos eventos de São João, como os relativos a controle de barracas de fogos de artifício e saídas de emergência em pontos cercados com grande aglomeração de pessoas.
Segundo o Corpo de Bombeiros, que fiscaliza a atividade, os locais podem ser interditados temporariamente. A medida, porém, não afeta o Recife, Caruaru e Petrolina, onde os festejos já tiveram início. Os três municípios, além de outros cinco, são os únicos em situação regular entre 40 onde os bombeiros reforçarão o efetivo neste mês.
Apesar do número de itens exigidos para a liberação das festas por um grupo de trabalho que reúne vários órgãos de fiscalização, o procedimento é comum em qualquer outro evento ao ar livre e, na visão da Secretaria de Defesa Social (SDS), que abordou o assunto em entrevista coletiva, ontem, já poderia ter sido agilizado pelas prefeituras. “É uma festa que tem estruturas metálicas, elétricas e fogos. Isso precisa ser documentado para que possamos vistoriar. Temos um pessoal de plantão à espera das demandas”, disse o comandante do Corpo de Bombeiros, coronel Manoel Cunha.
A corporação citou como exemplos de cidades com pendências Carpina, Limoeiro e Arcoverde. Nessa última, os eventos oficiais terão início neste sábado. Em Limoeiro, o pontapé será na véspera de São João. “Mas ainda dá tempo de essa situação ser regularizada antes. Basta que as prefeituras entrem no site do Corpo de Bombeiros e vejam toda a documentação necessária. Destaco que não queremos impedir a festa de ninguém. O que queremos é que seja segura, com projetos de incêndio e de evacuação de pessoas. Mas, se isso não chegar aos bombeiros da forma que tem que chegar, vamos interditar os locais de shows temporariamente até que haja a regularização”, afirmou Cunha.
O Corpo de Bombeiros destacou, contudo, que a lista de cidades que a corporação considera para as fiscalizações nesta época do ano foi feita com base nos locais que, historicamente, sediam festejos juninos, o que não significa que todos vão promover os eventos em 2017. Palmares, na Mata Sul, por exemplo, está na lista das 40, mas foi afetada pelas fortes chuvas do fim de maio e recebeu, junto com outros 27 municípios que decretaram situação de emergência, uma recomendação do Ministério Público Estadual para não gastar nada com o São João. Nesse caso, as prefeituras não têm razão de procurar os bombeiros para as vistorias.
Efetivo
Até o próximo dia 30, haverá 2.653 jornadas de trabalho de bombeiros nos polos de festa de todo o Estado, o que é chamado, tecnicamente, de lançamento. Só na Região Metropolitana do Recife, serão 72 lançamentos entre 23 e 25 de junho. O maior número está concentrado em Caruaru, com 1.197 empregos de profissionais desde 3 de junho até o próximo dia 29.
Folha PE

Primeira TV educativa do Brasil, a TVU Recife agora é digital


A TVU Recife, canal 11, é a emissora educativa mais antiga do Brasil. Inaugurada no dia 22 de novembro de 1968, faz parte do Núcleo de TV e Rádios Universitárias (NTVRU), órgão suplementar da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), composto pela TVU Recife (1968), pela rádio Universitária FM (1979) e pela rádio Universitária AM (1963).
Iniciou sua produção com mais de 20 programas; hoje, transmite a programação da TV Brasil, além dos programas locais Opinião Pernambuco, Realidades – Direitos Humanos e Cidadania, Sessão de Cinema Pernambucano, Na Direção Delas e 2 na Música, e os interprogramas: Agenda Pública e TVU no Campus. A TVU Recife, desde sua criação, definiu uma linha de programação que busca associar informação, cultura, lazer e educação. Ao longo dos anos, esse modelo foi repensado, mas manteve o caráter da programação voltada para a discussão da comunicação pública. Desde 2013, o slogan da emissora é “Nossa TV Pública”.
Com a criação do Comitê de Conteúdo do NTVRU, em dezembro de 2014, as práticas da comunicação pública no Brasil são cada vez mais fortalecidas, com a participação de representantes da sociedade civil nas decisões de conteúdo.
A emissora também é espaço para a prática profissional de estudantes de Cinema e Audiovisual, Design, Jornalismo, Publicidade e Propaganda, e Rádio, TV e Internet da UFPE, com um programa de bolsas orientado pelo próprio NTVRU.
A TVU Recife pode ser sintonizada na Região Metropolitana do Recife, no canal 11, e também em streaming online. Também na internet, a TVU tem um canal no YouTube e uma fanpage no Facebook.

Postagem em destaque

Jovem é preso em flagrante por matar padrasto a facadas e decepar as mãos da vítima Segundo a Polícia Civil, rapaz de 18 anos afirmou em depoimento que cometeu o crime porque o padrasto tinha agredido a mãe dele.

  Postado por Oge Por g1 PE 29/02/2024 19h04    Atualizado  há 16 horas Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) de Pernambuco — F...