quarta-feira, 25 de janeiro de 2017

Presidente da Câmara de Vereadores de Itaquitinga participou do IV Seminario para os novos gestores municipais realizado nesta terça-feira (24) no auditório do TCE.



Postado por Jeozivaldo Cesar

Foto extraída do Facebook

Presidente da Câmara de Vereadores José Felipe e seu Assessor Roque João dos Santos, participaram de uma palestra no TCE-PE, nesta terça -feira(24), a  palestra serviu para melhorar seus conhecimentos na questão orçamentarias e mais Orçamentário Municipal” ao longo da qual ele abordou, didaticamente, aspectos relativos ao PPA (Plano Plurianual), LDO (Lei de Diretrizes Orçamentárias), LOA (Lei Orçamentária Anual) e LRF (Lei de Responsabilidade Fiscal). Segundo presidente da Câmara não só durante sua gestão à frente da presidência, procurará se aprofundar no conhecimento dessas leis para que possam, no exercício de suas atribuições,  trabalhar de forma mais eficaz e efetiva em beneficio da população. Afirmou.

O auditor das contas públicas João Eudes Bezerra Filho foi o primeiro palestrante do IV seminário para os novos gestores municipais realizado nesta terça-feira (24) no auditório do TCE. O tema de sua palestra foi “Processo Orçamentário Municipal” ao longo da qual ele abordou, didaticamente, aspectos relativos ao PPA (Plano Plurianual), LDO (Lei de Diretrizes Orçamentárias), LOA (Lei Orçamentária Anual) e LRF (Lei de Responsabilidade Fiscal).
Ele iniciou sua p alestra fazendo um histórico da legislação pátria que trata do orçamento público, englobando a Lei Federal nº 4.320/64, o Decreto Lei nº 200/1967, a Constituição Federal de 1988 e a Lei de Responsabilidade Fiscal (Lei Complementar nº 101/2000).
Em seguida, detalhou como se aplica esse conjunto de normas na elaboração do orçamento público, abordando também as hipóteses de sua alteração por meio de créditos suplementares (reforço de dotações insuficientemente dotadas), créditos especiais (inserção de dotações novas, não especificadas no orçamento) e créditos extraordinários (para despesas imprevisíveis e urgentes como calamidade pública, guerra e comoção interna).
No encerramento, o auditor sugeriu aos presidentes de Câmaras que procurem se aprofundar no conhecimento dessas leis para que possam, no exercício de suas atribuições,  trabalhar de forma mais eficaz e efetiva em beneficio da população.

Gerência de Jornalismo (GEJO), 24/01/2017

Postagem em destaque

Jovem é preso em flagrante por matar padrasto a facadas e decepar as mãos da vítima Segundo a Polícia Civil, rapaz de 18 anos afirmou em depoimento que cometeu o crime porque o padrasto tinha agredido a mãe dele.

  Postado por Oge Por g1 PE 29/02/2024 19h04    Atualizado  há 16 horas Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) de Pernambuco — F...