terça-feira, 15 de agosto de 2017

Pacientes denunciam problemas estruturais no Hospital dos Servidores do Estado de PE


Por Bianka Carvalho, TV Globo
 

Pacientes reclamam de problemas estruturais do Hospital dos Servidores do Estado

Paredes com infiltração e mofo, buracos no forro do teto, ventilador cheio de poeira e acompanhantes de pacientes dormindo em pedaços de espuma no chão são algumas denúncias feitas sobre a estrutura do Hospital dos Servidores do Estado (HSE), localizado na Zona Norte do Recife. As imagens enviadas para o WhatsApp da TV Globo foram feitas pelo parente de um idoso que foi submetido a uma cirurgia na unidade de saúde. (Veja vídeo acima)
A equipe de reportagem não teve a entrada autorizada pelo hospital. A unidade atende somente pessoas que contribuem com o plano de saúde no estado. O HSE é responsável por 4.500 pronto-atendimentos, 1.600 atendimentos ambulatoriais, 100 mil exames e 400 cirurgias por mês.
Na enfermaria localizada no terceiro andar do hospital, um ventilador cheio de poeira é a única forma de aliviar o calor dos pacientes internados no setor. Em outro andar, é possível ver telas de proteção das janelas rasgadas. Do lado de fora, há muitos pombos, o que sinaliza um perigo à saúde.
O aspecto do banheiro também não é bom. Box quebrado e sujeira. O sabão líquido é armazenado em uma garrafa de água. Não tem barras de apoio nas paredes, item que facilitaria a vida de quem está em recuperação. Em determinado momento da gravação, a acompanhante de um dos pacientes aparece tendo apenas um pedaço de espuma no chão para descansar.
A denúncia, no entanto, não menciona nada de ruim sobre o tratamento dado pelas equipes médicas e auxiliares. A reclamação aborda os problemas estruturais do local. A Defensoria Pública do Estado foi acionada pelos pacientes.
De acordo com o Instituto de Recursos Humanos do Estado (IRH), responsável por administrar a unidade de saúde, em 2015 foi iniciada uma obra com previsão de término em dois nesses. Porém, falta reformar e climatizar 16 leitos. Até o momento, a reforma se deu em 84 leitos. Em nota, o IRH alega que tem tentado resolver os problemas, mas que não podem interromper o funcionamento do hospital.

Nenhum comentário:

Postagem em destaque

Jovem é preso em flagrante por matar padrasto a facadas e decepar as mãos da vítima Segundo a Polícia Civil, rapaz de 18 anos afirmou em depoimento que cometeu o crime porque o padrasto tinha agredido a mãe dele.

  Postado por Oge Por g1 PE 29/02/2024 19h04    Atualizado  há 16 horas Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) de Pernambuco — F...