sexta-feira, 16 de junho de 2017

Representantes de 17 municípios da Mata Norte discutem sobre BPC na Escola


O próximo encontro regionalizado com gestores municipais da assistência social, educação e saúde será no dia 28 de junho, em Caruaru. Vão participar 29 municípios: 13 da região da Zona da Mata Centro (Vitória de Santo Antão e arredores) e 16 do Agreste Centro-Norte. Foto: Pedro Luiz​
A Secretaria de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude (SDSCJ), sob a gestão do secretário Roberto Franca, por meio da Executiva de Assistência Social (SEASS),  reuniu, na manhã desta quarta-feira (14), secretários municipais de assistência social, saúde e educação de 17 municípios da Zona da Mata Norte, para a reunião descentralizada do Programa Benefício de Prestação Continuada (BPC) na Escola. Este programa tem por objetivo garantir o acesso e a permanência na escola de crianças e adolescentes com deficiência, de 0 a 18 anos, inscritos no Benefício de Prestação Continuada da Assistência Social – BPC, que conta com a participação da União, dos Estados e dos Municípios.
O evento, ocorrido no auditório da Secretaria Estadual de Educação, no bairro da Várzea (Recife), teve o objetivo de discutir as ações planejadas e executadas para o acesso e a permanência dos beneficiários do programa de Benefício de Prestação Continuada (BPC) na Escola Pública, seguindo as diretrizes do Governo Paulo Câmara​. Foi o momento, também, de conhecer as barreiras existentes e as soluções adotadas para que os beneficiários cheguem até a escola.
De acordo com a gerente de Proteção Social Básica da Secretaria Executiva de Assistência Social e titular do Grupo Gestor do BCP na Escola em Pernambuco, Sâmia Guedes, o papel do Estado é acompanhar os municípios e orientá-los no sentido de diminuir a distância entre o programa e os beneficiários e mantê-los incluídos.
Do Grupo Gestor do BCP na Escola fazem parte, além da SDSCJ/SEASS, representantes da Superintendência Estadual de Apoio à Pessoa com Deficiência (Sead-PE), do INSS e das secretarias estaduais de Educação (Seduc), Saúde (SES) e Justiça e Direitos Humanos (SJDH). “O nosso trabalho, enquanto gestores, é buscar, junto com os municípios, o nível máximo de atendimento aos beneficiários do BCP”, completou Sâmia Guedes.
O próximo encontro regionalizado com gestores municipais da assistência social, educação e saúde para tratar do BCP na Escola está programado para o dia 28 de junho, no município de Caruaru. Vão participar 29 municípios: 13 da região da Zona da Mata Centro (Vitória de Santo Antão e arredores) e 16 do Agreste Centro-Norte.
Os encontros com gestores dos municípios do Sertão ocorrerão no segundo semestre, em datas que serão divulgadas pela SDSCJ e SEASS. No dia 30 de maio passado, o encontro aconteceu no Centro de Convenções (Olinda) e reuniu gestores do 14 municípios da Região Metropolitana do Recife.
Os municípios que participaram do evento desta quarta-feira (14) foram Macaparana, Camutanga, Ferreiros, Itambé, Goiana, Condado, Itaquitinga, Aliança, Tracunhaém, Nazaré da Mata, Paudalho, Lagoa do Carro, Carpina, Buenos Aires, Vicência, Timbaúba e São Vicente Ferrer.

Nenhum comentário:

Postagem em destaque

Jovem é preso em flagrante por matar padrasto a facadas e decepar as mãos da vítima Segundo a Polícia Civil, rapaz de 18 anos afirmou em depoimento que cometeu o crime porque o padrasto tinha agredido a mãe dele.

  Postado por Oge Por g1 PE 29/02/2024 19h04    Atualizado  há 16 horas Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) de Pernambuco — F...