sábado, 28 de janeiro de 2017

Itaquitinga tem "Cultura e História" contada através da poesia

Postado por Jeozivaldo cesar

"Em tom de brincadeira dois irmãos lembra quando subia e descia ladeira
e dizia da pedra um dia vai virá fronteira, sem guerra, só com uma assinatura
de um governador chamado de Paulo Guerra, e assim ganhando um presente
lapidado de uma "Rocha" de Areias virou Pedra que ninguém quebra".


Negreiro Neto-Poeta Itaquitinguense
Imagem/Arquivo do Blog


Itá e Kinga


 Itá é duro rochedo Que pra tudo se destina E quando bem aguçado Corta de grossa a fina. Kinga melaço doce Candura de menina A Irmã Companheira Encanto de alma feminina.

 O corte de cana Vida, trabalho e sina. Fortes e valentes Cumprem o que o destino determina. A Missa, Futebol e Forró. As coisas que os anima Mas se provocados Nego vai pra lazarina. 

Como muito carisma Vivem em plena união Logo todos cometam 
Que belo exemplo de irmão. Pelos arredores e região Muito comentário se formulou A Popularidade dos irmãos Feito vendaval se espalhou. Políticos sem prestígios Uma oportunidade vislumbrou Enviando relatos dos fatos Ao gabinete do Governador.

 Sabido e aproveitador Logo uma comissão
 Com boas e más intenções O dito cujo nomeou. O povoado que nem nome tinha Foi feito umas contas Com poucas e muitas mentirinhas Agregando povoados que lhe circunvizinha.

 Foi criado um Decreto Homenageando os irmãos Itá e Kinga No dia 20 de dezembro do 1963 Fundando o Município de Itaquitinga. 

Negreiro Neto - Poeta

QUER SABER DESSE E DE OUTROS
ACESSE:

2 comentários:

Negreiros Neto disse...

Obrigado pela divulgação de nosso trabalho. Parabéns meu amigo.

Negreiros Neto disse...

Meu amigo devido sua publicidade os comentários e acessos no portal foram e estão cendo maravilhosos. Peço aos amigos da terrinha que no final do comentário indique Itaquitinga. Obrigado!

Postagem em destaque

Jovem é preso em flagrante por matar padrasto a facadas e decepar as mãos da vítima Segundo a Polícia Civil, rapaz de 18 anos afirmou em depoimento que cometeu o crime porque o padrasto tinha agredido a mãe dele.

  Postado por Oge Por g1 PE 29/02/2024 19h04    Atualizado  há 16 horas Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) de Pernambuco — F...