quinta-feira, 1 de dezembro de 2016

DETRAN-PE lança projeto educativo voltado aos jovens e adolescentes


Postado por: Jeozivaldo Cesar


“Esse é um projeto especial voltado a uma nova geração, para mostrar aos futuros condutores como se portar no trânsito. Queremos preparar vocês para serem motoristas, pedestres e ciclistas conscientes e corretos”. Com essas palavras, Charles Ribeiro, diretor presidente do Departamento Estadual de Trânsito de Pernambuco – DETRAN-PE, abriu nesta terça-feira, 29, na Escola Pública de Trânsito – EPT, o Projeto Jovem Cidadão.

A ação é voltada aos alunos do ensino fundamental de escolas públicas e privadas do Recife e Região Metropolitana, entre 14 e 16 anos, disponibilizando aos visitantes vivências práticas e pedagógicas nas dependências do Órgão. Entre as atividades estão: visita ao pátio de exames práticos; palestra sobre ética e segurança; momento de reflexão, vivências sobre o efeito da associação do álcool e direção (utilizando óculos simuladores), vivência em simulador de direção e momento de leitura na biblioteca da EPT. 

O projeto tem o objetivo de atender até três mil estudantes por ano, em grupos de 24 alunos, que são transportados em um ônibus adaptado e decorado até a sede do DETRAN-PE. Neste ano, apenas escolas convidadas estarão participando do projeto e em 2017, será possível que as instituições se cadastrem pelo site do Órgão, oferecendo toda a infraestrutura necessária para garantir a vinda e o retorno para a realização das visitas.


Neste primeiro dia de funcionamento participaram do Projeto os alunos da Escola Municipal Luiz Lua Gonzaga, de Jaboatão dos Guararapes, que recebeu das mãos do diretor presidente Charles Ribeiro um certificado de parceria pela participação nas atividades. “Estou muito agradecida pela oportunidade e sem dúvida, isso irá mudar a visão desses meninos sobre o trânsito”, enfatizou a gestora da unidade, Joseanne Emília. 

A estudante Shirley Roberta, 16, que fez uso do simulador de direção veicular, destacou a oportunidade como uma excelente forma de conhecer a sobre a responsabilidade de conduzir um carro, mostrando os cuidados e obrigações dos motoristas. “Aprendi ainda que devemos sempre atravessar na faixa e que álcool e direção não combinam. Se por acaso um parente meu beber e resolver dirigir depois disso irei com certeza dar uma advertência”, enfatizou.  








 
Jô Lima - DRT/PE 1443
Assessora de Imprensa
e Publicidade Institucional 

Postagem em destaque

Jovem é preso em flagrante por matar padrasto a facadas e decepar as mãos da vítima Segundo a Polícia Civil, rapaz de 18 anos afirmou em depoimento que cometeu o crime porque o padrasto tinha agredido a mãe dele.

  Postado por Oge Por g1 PE 29/02/2024 19h04    Atualizado  há 16 horas Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) de Pernambuco — F...