quarta-feira, 16 de novembro de 2016

China executa aldeão que mobilizou a Internet contra a pena de morte

Jia Jingyuan pedia clemência para seu irmão Jia Jinglong.© N. MERCHANT Jia Jingyuan pedia clemência para seu irmão Jia Jinglong.


    O caso de Jia havia gerado um intenso debate nas redes sociais na China, país que mais aplica a pena de morte no mundo. Muitos habitantes se identificavam com o seu caso: as expropriações sem indenização adequada nem recursos legais apropriados são uma das causas mais comuns de protesto neste país, onde o processo de urbanização se desenvolve a passo forçado.
    No último momento, um grupo de dez especialistas assinou uma carta dirigida ao presidente do Supremo, Zhou Qiang, pedindo uma anistia ou ao menos uma redução na pena aplicada a Jia. “Acreditamos que a revisão do caso no Supremo não cumpriu os princípios necessários para se aplicar a pena de morte de acordo com o que prevê o direito chinês e que o processo de revisão não protegeu suficientemente o direito de apelação do acusado e seus advogados”, denunciavam eles, horas de a sentença ter sido executada.
    Jia estava prestes a se casar quando a prefeitura de seu vilarejo, Beigaoying, deu ordem para a expropriação dos terrenos onde sua casa se encontrava, assim como para a demolição dela. Depois de dois anos de uma batalha judicial e da ruptura com sua noiva, o jovem decidiu fazer justiça com as próprias mãos e matou o prefeito, He Jianhua, com uma pistola de pregos adaptada.
    Os especialistas alegavam circunstâncias atenuantes. Jia se entregou às autoridades, reagira depois de ter sido vítima de violência e não causou danos a pessoas inocentes. Alguns veículos de comunicação oficias trataram o caso com simpatia em relação ao réu.
    A mobilização não deu resultado. Segundo texto divulgado pela agência de notícias estatal Xinhua, Jia foi executado depois de ter um último encontro com seus familiares, “como determina a lei”.
    Afirma-se que a onda de simpatia em relação a ele poderia ter sido até mesmo contraproducente. Um editorial publicado pelo Diário do Povo, órgão do Partido Comunista da China, afirma que os profissionais de Direito que se pronunciaram em favor de Jia podem ter ido longe demais em suas tentativas de galvanizar as atenções da opinião pública. “Uma corrente de opinião pública não baseada na realidade sem dúvida solapa a credibilidade do judiciário e prejudica a autoridade dos tribunais, podendo, inclusive, levar a consequências ainda piores”, assinala o texto.
    O comentário lembra a campanha de prisões de advogados defensores dos direitos humanos realizada pelo governo no ano passado. Os esforços feitos para obter o apoio da opinião pública para suas causas foram um dos argumentos utilizados contra esses profissionais, vários dos quais ainda estão detidos, sem data prevista para julgamento.

    “Neste caso, o Governo parece ter ficado bastante preocupado com a pressão dos profissionais da área jurídica na Internet”, aponta o pesquisador sobre a China da Anistia Internacional William Nee, em Hong Kong. Segundo Nee, o fato de a vítima assassinada ter sido o prefeito do vilarejo também teve um peso no caso, e o Governo pode ter decido não levar em conta as circunstâncias atenuantes para não estimular ataques contra funcionários públicos em situações semelhantes no futuro.

    Polícia: Homem desaparecido é encontrado em estado de putrefação na zona rural de Goiana

    Postado por: Jeozivaldo Cesar

    ATENÇÃO! HAVERÁ A SEGUIR IMAGENS DO LOCAL DA OCORRÊNCIA.
    SÃO CENAS FORTES E NÃO DEVEM SER VISTAS E NEM COMPARTILHADAS POR MENORES E PESSOAS SENSÍVEIS
    Um homem desaparecido desde o último domingo (06) do município de Goiana, na Mata Norte de Pernambuco, foi encontrado morto - já em estado de putrefação - na zona rural de Goiana, na Mata Norte de Pernambuco, na manhã desta sexta-feira (11).

    Segundo informações da polícia, o corpo de Severino da Cruz Gomes, de 35 anos, foi encontrado por transeuntes.

    O corpo da vítima foi encaminhado ao Instituto Médico Legal (IML), no Recife.

    A 16ª Delegacia de Homicídios de Goiana investiga o caso.

    Fonte: Blog do Anderson Pereira

    ATENÇÃO! HAVERÁ A SEGUIR IMAGENS DO LOCAL DA OCORRÊNCIA.
    SÃO CENAS FORTES E NÃO DEVEM SER VISTAS E NEM COMPARTILHADAS POR MENORES E PESSOAS SENSÍVEIS



    Postagem em destaque

    Jovem é preso em flagrante por matar padrasto a facadas e decepar as mãos da vítima Segundo a Polícia Civil, rapaz de 18 anos afirmou em depoimento que cometeu o crime porque o padrasto tinha agredido a mãe dele.

      Postado por Oge Por g1 PE 29/02/2024 19h04    Atualizado  há 16 horas Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) de Pernambuco — F...