sexta-feira, 12 de agosto de 2016

Preso o terceiro integrante de bando que usou coletes e distintivos para roubar fazenda em Pedras de Fogo

Postado por Jeozivaldo Cesar

A Polícia Civil da Paraíba, por meio do trabalho da equipe da Delegacia de Pedras de Fogo, juntamente com a equipe de policiais civis de Recife (PE), deu cumprimento nesta quinta-feira (11) a mandado de prisão preventiva em desfavor de Roberto Carlos dos Santos, 29 anos, suspeito de integrar uma quadrilha responsável por um roubo a uma fazenda, ocorrido dia 14 de julho, na cidade paraibana.

Segundo as polícias dos dois estados, Manoel Fabrício José Macedo, 21, e Dylan Renato Marques, 25, também integrantes do grupo criminoso, foram presos no dia 28 de julho. “Na ação criminosa, os suspeitos usaram colete e distintivo policial para abordar empregados da propriedade e roubar cinco armas de fogo, televisores, joias e uma caixa com quatro armas desmontadas e danificadas. Todas as armas já haviam sido recuperadas”, explicou a delegada Rubenita Regis, titular da Delegacia de Pedras de Fogo.

Aneilton Castro, titular da Seccional de Alhandra, que abrange todo o litoral Sul do Estado, ainda destacou que as polícias da Paraíba e Pernambuco têm trabalhado de forma integrada, para preservar a segurança na região de divisa, assim como executar operações para prender suspeitos de crimes ocorridos naquela área.


Portal do Litoral

Polícia Civil de Pernambuco faz mais uma operação na manhã desta sexta-feira


A SECRETARIA DE DEFESA SOCIAL*, através da *POLÍCIA CIVIL DE PERNAMBUCO*, no âmbito do *Pacto pela Vida*, deflagrou na manhã desta sexta-feira (12/08) a Operação *"SPECTRUMS"*, sendo a 20ª Operação de Repressão Qualificada de 2016, decorrente de investigação realizada pela  44ª Circunscrição de Goiana, 11ª DESEC da Diretoria Integrada do Interior 1- DINTER 1, e sob a presidência do Delegado Circunscricional de Goiana, Thiago Uchoa. A operação contou ainda com a assessoria do Núcleo de Inteligência da PCPE (NI 11ª DESEC).

A operação tem por objetivo desarticular uma associação criminosa, voltada para a prática de desvio de dinheiro público através de fraude em folha de pagamento de servidores nos anos de 2009 a 2012 na prefeitura do município de Goiana/PE,  dando cumprimento a 08 (oito) mandados de prisão temporária e 06 (seis) mandados de busca e apreensão nas cidades de Goiana/PE e João Pessoa/PB.

Na operação foram empregados 50 (cinquenta) Policiais Civis, entre Delegados, Agentes, Comissários e  Escrivães, e 12 (doze) policiais civis da Paraíba.

A ação é supervisionada pela Chefia da Polícia Civil de Pernambuco e coordenada pela Diretoria  Integrada do Interior 1 - DINTER 1.

Os presos e os materiais apreendidos serão  encaminhados para a sede do GOE - Grupo de Operações Especiais, sita na Rua Odete Monteiro, s/n - Cordeiro – Recife/PE, local onde será divulgado o balanço parcial da Operação *"SPECTRUMS"*, às 07:30 hrs, pelo Delegado Sérgio Moura, Gestor de Controle Operacional da DINTER 1.

Os detalhes da investigação que culminaram na operação *"SPECTRUMS"*, serão divulgados no 15/08/16 (segunda-feira), às 10hs no 4º andar da sede Operacional da Polícia Civil, em Recife.

Carro capota e deixa ao menos um ferido na Zona Sul do Recife


Acidente aconteceu em cruzamento da Rua Félix de Brito e Melo.
Segundo testemunhas, dois carros colidiram e um deles capotou.

Do G1 PE

Postado por Jeozivaldo Cesar
Carro capotou no bairro de Boa Viagem, na Zona Sul do Recife, na noite desta quinta-feira (11) (Foto: Reprodução/WhatsApp)Carro capotou no bairro de Boa Viagem, na Zona Sul do Recife, na noite desta quinta-feira (11)
(Foto: Reprodução/WhatsApp)
Um carro capotou em um acidente no cruzamento da Rua Félix de Brito e Melo com a Rua General Edson Amâncio Ramalho, próximo a subida do viaduto da Via Mangue, no bairro de Boa Viagem, Zona Sul do Recife, na noite desta quinta-feira (11). Segundo o Corpo de Bombeiros, ao menos uma criança foi socorrida no local.
Dois carros teriam se envolvido na ocorrência, segundo testemunhas. Os bombeiros informaram que uma criança, que aparenta ter em torno de 9 anos, foi socorrida para o Hospital da Restauração, no bairro do Derby, região central da capital, mas foi informado o estado de saúde. OG1 tentou, mas não conseguiu contato com a unidade de saúde.
A Companhia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife (CTTU) enviou uma equipe para o local. Um dos dois carros teria avançado o sinal, mas ainda não se sabe qual deles - vai caber à perícia determinar. O trecho da via em que aconteceu o acidente ficou interditado durante à noite, para perícia do Instituo de Criminalísitca (IC).

Bandidos fazem ações contra bancos em 3 cidades na mesma madrugada

Postado Por Jeozivaldo Cesar

Investidas ocorreram em Condado e em Ribeirão, no interior, e em Olinda. 
Ladrões deram tiros, usaram explosivos e jogaram grampos nas ruas.

Do G1 PE


Assalto ao Bancoi do Brasil de Condado (Foto: Reprodução de WhatsApp)Assalto ao Banco do Brasil de Condado, que ficoui destruído (Foto: Gerlany Izabely/Reprodução de WhatsApp)
Mais uma madrugada explosões, tiros e pânico para moradores de cidades pernambucanas. Bandidos realizaram três investidas contra agências bancárias, nesta sexta-feira (12), no interior do estado. Foram duas ações em  Ribeirão, na Zona da Mata Sul, e uma em Condado, na Zona da Mata  Norte. Em Bairro Novo, em Olinda, no Grande Recife, houve a tentativa de arrombamento a um prédio de uma instituição financeira.
Em Condado, os dez ladrões agiram com muita violência. Eles chegaram ao banco por volta das 3h30.  Usaram muitos explosivos e danificaram  completamente a agência do Banco do Brasil, a única da cidade. Testemunhas relataram que os criminosos também dispararam vários tiros.
“Foram pelo menos 20 minutos de muito barulho”, afirmou uma vizinha. Na fuga, saíram efetuando disparos no meio da cidade. Quem mora perto do banco, teve prejuízo material. Com o impacto dos explosivos, paredes e muros de residências foram comprometidos e alguns chegaram a cair.
A investida contra o Banco do Brasil de Condado foi a quarta ocorrência nos últimos anos. Das outras vezes, informaram os moradores, os bandidos arrombavam caixas eletrônicos. Desta vez, no  entanto, eles acreditam que os bandidos queriam levar o dinheiro do cofre.
Em Ribeirão, os criminosos explodiram caixas eletrônicos do Santander. Também tentaram arrombar uma agência do Bradesco. Como em ações semelhantes registradas no estado, nos últimos meses, jogaram grampos de metal nas ruas e estradas para tentar impedir ou retardar a chegada da polícia.
No Santander, houve destruição do prédio. Em junho, a mesma agência tinha sido alvo dos ladrões. No Bradesco, apenas a porta foi forçada.
Grande Recife
Em Olinda, os policiais do 1º batalhão foram acionados para uma ocorrência no Banco Itaú. Por volta das 4h30, bandidos tentaram arrombar a agência. No local, segundo relatos de m oradores, havia muita fumaça.
Responsabilidade
Diante da ondade de assaltos a instituiuções financeiras do estado, o  secretário de Defesa Social, Alessando Carvalho, apresentou, esta semana, uma receita para combater o crime: é preciso dividir a responsabilidade com os envolvidos no assunto. Para ele, os bancos também devem investir em novos equipamentos e em segurança para inibir a ação de bandidos.
O secretário acredita que as instituições financeiras deveriam reforçar as estratégias de prevenção. Carvalho cita, como exemplo, sistemas capazes de incinerar as cédulas em caso de danos ao cofre e aos terminais de autoatendimento.
Também ressalta que existe uma máquina de fumaça que dificulta a entrada de assaltantes em agências depois de arrombamento das portas e quando são atingidos os sensores de segurança.
Alessandro ressalta que essa possibilidade de aumento de investimentos em segurança física é remota. Para ele, os bancos estão mais preocupados com a segurança virtual, ambiente da maioria das transações bancárias da atualidade.
"Eles informam ter investido bilhões de dólares, nos últimos anos, em segurança. Mas isso em sistemas de criptografia e de bloqueio de bandidos que atuam nos computadores. Os bancos fazem uma conta de quanto perdem com esses assaltos e quanto deveriam investir em segurança física e terminam evitando esses custos", observou. O secretário acrescenta que as normas que regem o sistema de segurança bancária são antigas. "A lei é de 1983", lembra.
  •  
Banco do Brasil de Bom Jardim foi alvo de explosão (Foto: Lúcio Mauro Cabral/ WhatsApp)Banco do Brasil de Bom Jardim foi alvo de explosão (Foto: Lúcio Mauro Cabral/WhatsApp)
Em Pernambuco, houve uma tentativa de aperfeiçoar oa vigilância nas instituições financeiras, em 2015. Uma norma foi criada para permitir o acesso do poder público às imagens de circuito de câmeras de vigilância da rede bancária e das casas lotéricas. Isso ocorreria em caso de invasão das agências.
A Secretaria de Defesa Social (SDS) poderia acionar um dispositivo e passaria a ter dados em tempo real, no intervalo entre o registro e afinalização da ocorrência. No entanto, a Lei 15.687/15 deixou de ser aplicada por força de uma liminar da Justiça, que deu ganho da causa a entidades representativas dos bancos.
Parceria
Carvalho também ressaltou a necessidade de aprofundar ainda mais as parcerias com as polícias Federal e de outros estados. Lembrou que uma força-tarefa já está atuando com êxito em Pernambuco.
Nos últimos dias, três quadrilhas foram presas. Uma delas, por exemplo, acabou detida na noite de terça-feira (9), em Bom Jardim, no Agreste, quando se preparava para explodir caixas eletrônicos de um banco em Surubim, na mesma região.
O titular da SDS afirma que pelo menos três quadrilhas estão atuando em Pernambuco. Alguns casos aconteceram perto de Alagoas. A onda mais grave de crimes, no entanto, ocorreu nas cidades que têm limite com a Paraíba. Entre os dias 5 de julho e 5 de agosto, foram oito ocorrências na mesma região.  "Estamos investindo no trabalho de inteligências, que é fundamental em operações como essas", declarou.
Explicações
Diante da crise dos assaltos e explosões, a Federação Brasileira de Bancos (Febraban) informou que as instituições têm cooperado com a polícia e Justiça. Também disse que houve investimentos na contratação de vigilantes e na compra de materiais de segurança.
Outro recurso citado pela federação é a diminuição da quantidade de cédulas e moedas nas agências. Por isso, os bancos têm incentivado o uso da tecnologia, de aplicfativos e da internet para a realização de transações, pagamentos e transferências.
Levantamento feito com 17 instituições financeiras, entre elas os principais bancos de varejo do País, mostra que, em 2015, foram registrados 393 assaltos e tentativas de assaltos no Brasil. Esse número indica estabilidade em relação a 2014, quando foram registrados 385 ocorrências (+2%). É bem inferior ao registrado em 2000, quando houve 1.903 assaltos e tentativas de assaltos.
Banco do Brasil que foi alvo de explosão de cofre em Machados, no Agreste (Foto: Reprodução de WhatsApp)Banco do Brasil que foi alvo de explosão de cofre em Machados, no Agreste (Foto: Reprodução/TV Globo)
Histórico
O último grande ataque aconteceu no dia 5 de agosto, no município de Machados, no Agreste. Durante cerca de 20 minutos dentro do banco, os assaltantes deixaram de lado os caixas eletrônicos, alvos mais comuns, e explodiram o cofre da agência, levando todo o dinheiro. Depois da ação, os homens ainda efetuaram disparos e jogaram grampos nas ruas próximas para tentar impedir a perseguição policial.
Além desse, outros municípios pernambucanos foram vítimas de ataques recentes. João Alfredo, Feira Nova, Macaparana, Buenos AiresOrobóPassiraCumaru, Bom Jardim e Lagoa do Carro também tiveram casos semelhantes de assaltos. Algumas das agências estão em reforma, mas outras sequer apresentam previsão para normalizar os atendimentos.

Em todos os casos, a ação dos assaltantes parece obedecer a um padrão: fortemente armados, os suspeitos invadem a agência bancária, explodem os caixas eletrônicos e fogem sem dificuldades, levando o dinheiro e deixando a sensação de medo entre os moradores.  “E tinha policial na delegacia? Tem não. Tinha nenhum”, reclama a estudante Josefa Mendes, moradora de Machados.
Drama

Para quem vive nessas cidades, a saída é sair do município para procurar terminais bancários disponíveis. “A gente tem que ir para as cidades vizinhas para fazer saques, ou procurar as lojas que aceitam débito automático”, reclama a dona de casa Maria de Fátima Barbosa.
De acordo com o delegado Paulo Berenguer, responsável pela força-tarefa que investiga as ações criminosas contra bancos no interior do estado, há uma espécie de “convênio criminoso”. “São pessoas que vêm de outros estados e se reúnem com gente daqui de Pernambuco. Eles conhecem as estradas e fornecem a logística, então isso resulta na atuação dessas organizações”, explica.
Enquanto os bandidos se capitalizam a cada assalto, adquirindo armas e atuando de forma mais complexa, as cidades do interior carecem cada vez mais de policiamento. Em Macaparana, por exemplo, é como se cada um dos policiais militares tivesse que ser responsável por 4.500 moradores. O número é bem inferior ao recomendado pela Organização das Nações Unidas (ONU), que sugere ideal o mínimo de um policial para cada 450 habitantes.

Postagem em destaque

Jovem é preso em flagrante por matar padrasto a facadas e decepar as mãos da vítima Segundo a Polícia Civil, rapaz de 18 anos afirmou em depoimento que cometeu o crime porque o padrasto tinha agredido a mãe dele.

  Postado por Oge Por g1 PE 29/02/2024 19h04    Atualizado  há 16 horas Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) de Pernambuco — F...