quinta-feira, 11 de agosto de 2016

Sindicato diz que todos os servidores do Detran aderiram à paralisação

Postado por Jeozivaldo Cesar


Os servidores querem que o Governo do Estado volte atrás na alteração que foi feita nos termos sobre o plano de saúde da categoria.


Rádio Jornal
Foto: Clarissa Siqueira/Rádio Jornal
Dezenas de pessoas que procuraram os serviços do Detran nesta quinta-feira (11), no bairro da Iputinga, Zona Oeste do Recife, encontraram os portões fechados. Isso porque os servidores do órgão decidiram cruzar os braços nesta quinta e sexta-feira. Na próxima segunda-feira (15), a categoria realiza uma assembleia na sede do Detran, para decidir os rumos da paralisação.
Os servidores querem que o Governo do Estado volte atrás na alteração que foi feita nos termos sobre o plano de saúde da categoria. A intenção é que seja mantido o atual plano de saúde, escolhido por esse mesmo termo em 2014, que especifica a quantidade mínima de 400 médicos e quatro hospitais no Grande Recife conveniados ao plano. Agora, o novo termo proposto pelo Estado exige 300 médicos e apenas um hospital.
Confira mais informações no Flash de Clarissa Siqueira:
De acordo com o sindicato, 100% da categoria está paralisada, e os outros 117 postos em Pernambuco também estão com as portas fechadas. Por meio de nota, a assessoria de imprensa do Detran informou que, caso seja decretada a paralisação dos serviços, será necessário que os usuários agendados para atendimento refaçam o procedimento através do site www.detran.pe.gov.br e pelo telefone (81) 3453-1514.

Jogar Pokémon Go no trabalho pode dar demissão por justa causa


Razões mais comuns são perda de produtividade e insubordinação. Game usa realidade aumentada e GPS para caçar monstrinhos.
Postado por: Jeozivaldo Cesar
A febre do jogo Pokémon Go tem invadido as ruas do país, mas quem não resiste à captura desses monstros da realidade virtual durante o horário de trabalho deve repensar a prática, pois isso pode custar a vaga de emprego.
O Pokémon Go usa realidade aumentada e GPS para levar os monstrinhos da Nintendo para o mundo real. Com a função GPS, os jogadores são avisados quando estão próximos à localização de algum monstrinho. O app então processa uma imagem virtual dos pokémons sobre o sinal obtido via câmera fotográfica dos aparelhos.
“Muitas empresas estão se queixando de funcionários que estão perdendo produtividade, pois estão usando o aplicativo durante o expediente, seja em escritórios, ambientes de fábrica ou até mesmo na rua, para aqueles que trabalham em funções externas. Esses trabalhadores podem ser punidos e, inclusive, demitidos por justa causa. Isso porque a própria CLT prevê que a queda do desempenho do empregado poderá gerar esse tipo de demissão”, explica Rafael Colônia, especialista em direito do trabalho, do escritório Aith Advocacia.
Renato Falchet, especialista em direito eletrônico do mesmo escritório, esclarece que a empresa pode restringir o uso de aparelho celular dentro do ambiente de trabalho, seja por normas da própria empresa ou por acordos coletivos de trabalho. “Nos dois casos, se o empregado que ignorar a proibição da empresa poderá tomar advertência e até mesmo ser demitido por justa causa, em virtude de sua insubordinação”, alerta.
Por isso, o Jurídico Certo, site que oferece apoio jurídico, alerta que o empregado deve estar atento aos regulamentos da empresa, bem como ao que está determinado em acordos coletivos dos quais a empresa em trabalha faz parte.
Veja abaixo e tira dúvidas sobre o assunto:
Por que o funcionário pode ser demitido por justa causa caso a empresa o encontre jogando Pokémon Go? O que diz a CLT?
“No artigo 482 da CLT estão discriminados os motivos que podem culminar em demissão por justa causa. Entre os itens discriminados no artigo, a utilização do Pokémon Go em horário de expediente pode se enquadrar em desídia no desempenho das respectivas funções (baixa produção), violação de segredo da empresa e ato de indisciplina e insubordinação”, informa o site Jurídico Certo.
Entretanto, para ocorrer a indisciplina ou insubordinação é importante que a empresa deixe expressamente claro os seus regulamentos internos sobre a utilização ou não de aparelhos celulares durante o expediente para que possa configurar uma justa causa para a demissão.
De acordo com o Jurídico Certo, deve-se prestar muita atenção ao vazamento dos segredos profissionais que pode ocorrer, por exemplo, com as informações repassadas através dos mapas do jogo. Podem caracterizar vazamento de segredos da empresa, por exemplo, informações sobre a área interna da empresa.
Quais as justificativas mais comuns aceitas pela Justiça?
Segundo Colônia e Falchet, a Justiça do Trabalho tem entendimento consolidado quanto às consequências da utilização de aparelhos eletrônicos no local de trabalho, seja por insubordinação, seja pela redução de segurança no ambiente de trabalho, o que poderá ser aplicado em casos de uso do aplicativo do Pokémon Go.
“No Brasil, o Marco Civil da Internet não traz qualquer restrição à aplicativos do tipo, inclusive defende a liberdade na rede e permite que os usuários usufruam do aplicativo da forma que melhor entenderem, desde que não desrespeitem outras leis”, diz Falchet.
A empresa pode proibir a utilização do aparelho celular durante o expediente?
Segundo o Jurídico Certo, o empregador pode limitar a utilização do celular durante o trabalho e, consequentemente, o jogo Pokémon Go.
A empresa pode mandar embora somente por causa da perda de produtividade, por exemplo, ou pode simplesmente demitir se vir o funcionário usando o aplicativo no local de trabalho?
Segundo Colônia, o empregado poderá ser demitido por justa causa nas duas hipóteses. A demissão por perda de produtividade deve ser vinculada a algo corriqueiro, que acontece paulatinamente, não necessariamente por conta apenas do uso do aplicativo, mas também por outros motivos não relacionados ao trabalho. Ela está disposta no artigo 482, alínea “e” da CLT.
“Já na hipótese de ser demitido apenas ao ser visto jogando Pokémon Go é necessário que exista uma expressa proibição interna da empresa ou uma proibição elaborada pelo sindicato da categoria em parceria com o sindicato patronal, o que chamamos de Acordo Coletivo de Trabalho ou Convenção Coletiva de Trabalho. Caso exista tal proibição e o funcionário desacate, se caracteriza ato de insubordinação, acarretando na justa causa nos termos do artigo 482, alínea “h”, da CLT”, explica.
O empregador pode propor de dar uma pausa para que os funcionários possam jogar sem comprometer o rendimento no trabalho?
Segundo Colônia, em regra, o horário de pausa já existe, seria o intervalo para refeição e descanso, previsto no artigo 71 da CLT, e tem duração entre uma e duas horas. Caso o empregador queira que esse intervalo seja em tempo superior a duas horas, deverá existir algum acordo escrito ou convenção coletiva de trabalho que autorize. Mas ele ressalta que esse descanso não será computado no horário de trabalho.
De acordo com o Jurídico Certo, pode ocorrer a utilização normal do aparelho celular e, consequentemente, a busca por alguns monstros nos horários de intervalo. Porém, é essencial considerar a área de permissão para o fluxo de funcionários nos horários de intervalo, sem que possa ocorrer qualquer advertência. Já em horários de efetivo serviço, a insubordinação pode culminar em uma demissão por justa causa.
A empresa não pode dar advertências para o funcionário para que ele possa ser alertado antes de ser mandado embora?
Colônia afirma que a empresa pode dar a advertência. “Via de regra, quando o empregado descumpre a ordem expressa do empregador, ou ocorre perda de produtividade, ele deverá ser advertido da conduta e, após a terceira advertência, poderá ter seu contrato de trabalho rescindido por justa causa. A demissão é uma punição bastante grave e que, salvo raras exceções, não pode ser aplicada como primeira penalidade”, explica.
Pode-se dizer que essa regra é a mesma aplicada no caso de uso do WhatsApp ou outras redes sociais como Facebook ou Twitter durante o trabalho?
“Sim, qualquer aparelho eletrônico ou objeto que desvie atenção do trabalho poderá gerar a mesma punição, desde que tenha sido expressamente proibido pela empresa ou esteja acarretando na perda de produtividade do empregado. Inclusive, existem decisões da Justiça do Trabalho que chancelaram demissões por justa causa de funcionários que estavam assistindo a jogos da Copa do Mundo durante a jornada de trabalho”, diz Colônia.
 

Ladrões arrombam delegacia em Carpina e levam drogas


Dez bandidos entraram pelo telhado e invadiram sala onde fica o cartório. O crime expôs a precariedade do equipamento de segurança da cidade.
Postado por: Jeozivaldo Cesar
Na madrugada desta quinta-feira (11), bandidos arrombaram a Delegacia de Carpina, e levaram um celular e drogas que estavam guardados como provas de crimes no armário de um dos cartórios. Além de assustar a comunidade, o crime expôs a situação precária do equipamento de segurança pública.
O prédio invadido está condenado pelo setor de engenharia da Polícia Civil. Tem uma grande rachadura no telhado, provocada pela queda de uma árvore. Por isso, foi preciso solicitar uma unidade móvel. Assim, um ônibus fica estacionado na frente da sede para permitir registros de boletins de ocorrência.
De acordo com a Associação de Delegados de Polícia de Pernambuco (Adeppe), a invasão ao prédio mostra a situação complicada na cidade. Dez bandidos entraram na delegacia pelo telhado. Depois, forçaram a porta de alumínio e entraram no cartório. O delegado titular de Carpina, Diego Pinheiro, acredita que os ladrões levaram uma pequena quantidade de crack e maconha.
Diante do caso, Adeppe vai exigir a responsabilização criminal pela situação precária da Delegacia de Carpina. "Indignação é a palavra que vem à cabeça dos delegados de polícia, não temos mais o que dizer", resume o presidente da associação, Francisco Rodrigues.
Depois dessa ocorrência, afirma o delegado Diego Pinheiro, todo o material da delegacia será trancado em uma sala no interior do imóvel. Por isso, o atendimento será interrompido até que a verba para o incremento na segurança seja repassada pelo estado.
Drama
O delegado Diego Pinheiro ressaltou que a situação da unidade já foi motivo de alerta enviado à cúpula da Polícia Civil. “Como houve arrombamentos anteriores nessas salas, eu solicitei verbas para aumentar a segurança dos documentos e equipamentos. Não saiu o dinheiro e aconteceu outro arrombamento", denunciou.
O policial acrescenta que a equipe tem feito o possível para manter o atendimento. “Eu já paguei com meu dinheiro porta e lâmpada para as salas. É para colocar em funcionamento a unidade e para tentar receber melhor a população. Mas o pior de tudo isso é que não podemos trabalhar dessa maneira", afirmou.
O policial revela que atua, hoje, com nove pessoas na delegacia. Na rua, efetivamente, são três homens. E para fazer tudo. Eles trabalham na captura de suspeitos, fazem custódia de presos e atenderam a requisições do Ministério Público e da Justiça.
Em relação aos equipamentos, ele também alerta para a precariedade: “Temos três viaturas. Elas até que não estão na pior situação para circular pela cidade. Mas para viajar, outro dia, tive que pedir um carro para a delegacia seccional da cidade”, declarou.
 
Mais Fotos:






Fonte: G1

Incêndio atinge Centro de Convivência do Idoso, em Goiana


Corpo de Bombeiros foi acionado para apagar as chamas por volta das 7h30 desta quinta. Não houve feridos
Postado por: Jeozivaldo cesar
Um incêndio atingiu, na manhã desta quinta-feira (11), o Centro de Convivência do Idoso, em Goiana, na Mata Norte. O Corpo de Bombeiros foi acionado, por volta das 7h30, para apagar as chamas.
Segundo a corporação, o incêndio atingiu a área de convivência, destruindo cadeiras, TV, mesas e atingindo parte do telhado. O fogo, no entanto, não se alastrou para outras áreas do centro.
Ao todo, foram encaminhadas duas viaturas ao local. A corporação também realizou o rescaldo para evitar nova ignição do fogo. Apesar das chamas, não houve feridos.
 


Fonte: Folha PE

Timbaúba sedia 1º Festival de Negócios da Mata Norte de Pernambuco


O Sebrae em Pernambuco promove, em Timbaúba, o 1º Festival de Negócios da Mata Norte. O evento deseja criar oportunidades para geração de novos negócios, apresentar tendências de mercado na região e gerar visibilidade aos empresários participantes dentro de seus respectivos segmentos. O encontro acontece entre os dias 18 e 20 de agosto, das 9h às 22h (exceto no primeiro dia, com abertura às 19h), na Praça Centenário, Centro.



“Nosso objetivo é dinamizar a economia da região da Mata Norte pernambucana através da geração de negócios e do fortalecimento das compras privadas e públicas. Pretendemos levantar o capital de giro dos pequenos negócios com vendas diretas e à vista. Aos consumidores, eles terão a oportunidade de conhecer as potencialidades do território e os produtos e serviços locais”, esclareceu a analista da Unidade Mata Norte do Sebrae em Pernambuco, Josiana Ferreira.
O município foi escolhido por ser uma das principais potências da região. A cidade possui 1692 empresas. O objetivo do Sebrae é estimular a população para que esses números cresçam ainda mais.
“A cidade é uma das maiores da região, com aproximadamente 60 mil habitantes. Timbaúba está em expansão, com grande número de empreendimentos. Então queremos estimular ainda mais os negócios e fomentar a economia”, reforçou Josiana.

O evento começa na quinta (18), às 19h, com a abertura oficial e a palestra magna “Planejando a cidade do futuro”, além de apresentações culturais. Nos dias seguintes (19 e 20), ocorrem o desfile de moda, rodada de negócios, oficinas, minicursos e seminários relacionados ao empreendedorismo, desenvolvimento territorial e cooperação, associativismo, importância do capital de giro, entre outros.
As inscrições são 1kg de alimento não perecível, que devem ser entregues no stand do Sebrae no local do evento.

Serviço

1º Festival de Negócios da Mata Norte

Data: 18 a 20 de agosto;

Horário: das 19h às 22h, no dia 18;

Das 9h às 22h, nos dias 19 e 20;

Local: Praça Centenário, Centro, Timbaúba;

Inscrições: 1kg de alimento não perecível.

Paulo Câmara renova frota da Polícia Militar de Pernambuco


Postado por: Jeozivaldo Cesar

As 100 novas viaturas entregues à Polícia Militar de Pernambuco, nesta quinta-feira (11/08), pelo governador Paulo Câmara vão fortalecer o operacional da corporação. Desse total, 55 vão substituir unidades táticas, que já completaram dois anos de uso e 45 serão incorporadas ao Programa Patrulha do Bairro. Os veículos, todos do modelo Spin 1.8, da Chevrolet, serão utilizados no combate à violência em 30 bairros da Capital e três municípios da Região Metropolitana do Recife (RMR). Na presença de militares e auxiliares da sua administração, em um ato no Palácio do Campos das Princesas, Paulo destacou a importância da frota para a segurança pública.

“Essa entrega de carros vai proporcionar mais agilidade ao trabalho da Polícia Militar. Eu quero enfatizar o meu compromisso, até o final do ano, de melhorar as condições de trabalho desses agentes e, em 2017, aumentar o efetivo da corporação, a partir do concurso que está em andamento. E, desta forma, a gente dar respostas mais rápidas às ocorrências policiais, correspondendo aos anseios da população”, pontuou.

Paulo informou também que viaturas serão substituídas nos batalhões no Interior do Estado. “O recompletamento da frota das polícias vai atingir todo o Estado. A RMR vai ser inicialmente contemplada pelo contingente da população. Essa é a necessidade imediata. Mas a estratégia do Governo prevê a renovação dos veículos do Interior”, assegurou Câmara. O governador destacou ainda que o trabalho desenvolvido pelas equipes de segurança conta com a confiança dos pernambucanos. “A confiança do povo nos credencia para continuar esse trabalho. Muita coisa ainda tem que melhorar, e nós vamos continuar atuando para ter melhores resultados”, afirmou o chefe do Executivo.

O Estado vai entregar até novembro mais 856 novas viaturas, de forma gradual, de acordo com o contrato de locação dos veículos, que prevê a troca a cada dois anos – totalizando mil novas unidades. Este ano, o investimento estimado é de R$ 64,7 milhões. Desde 2014, o Governo tem investido na estruturação da frota da PM com investimento médio de R$ 60 milhões anuais.
Antes da implantação desse sistema de locação, a instituição mantinha carros próprios que chegavam a ter 10 anos de uso.

Em junho, o Governo de Pernambuco já havia entregue 44 viaturas, sendo 29 Patrulhas do Bairro e 15 em substituição às unidades táticas. A medida dialoga com os esforços da atual gestão, como a realização de concursos das Polícias Militar, Civil e Científica, e a promoção de agentes das diversas instituições de segurança do Estado, para consolidar uma cultura de paz em Pernambuco.

O secretário de Defesa Social, Alessandro Carvalho, destacou também outros investimentos do Governo na segurança pública. “Além dos concursos, até o fim do ano, vamos adquirir três mil baterias para os rádios, munições não letais e novos armamentos para as nossas Polícias”, listou. O auxiliar do governador ainda pontuou a seleção para oficiais da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros. “São 300 vagas para a PM e 90 para o Bombeiro”, lembrou.

As novas viaturas estão equipadas com rádios digitais e GPS, fazendo uma ponte entre o batalhão de origem do soldado que está na rua e o Centro Integrado de Operações da Defesa Social (CIODS). De acordo com o comandante-geral da PM, o coronel Carlos D’Albuquerque Maranhão, a renovação da frota oferece segurança para os que trabalham e para a população.

“Diante desses investimentos já apresentados, a segurança pública tem sido prioridade na atual gestão. Dentro desse contexto, só nos resta renovar o compromisso com a população”, completou o coronel, dizendo ainda que a chegada das novas viaturas vai ampliar o patrulhamento nos bairros.

Também participaram desta entrega o chefe da Polícia Civil, Antônio Barros; a gerente geral da Polícia Científica, Sandra Santos; o comandante-geral do Corpo de Bombeiros, o coronel Manoel Cunha; o chefe da Casa Militar de Pernambuco, o coronel Eduardo Pereira; o secretário executivo de Defesa Social, Alexandre Alencar; o secretário executivo de Gestão por Resultados da Seplag, Anderson Alencar; o secretário executivo da secretário Executivo de Gestão Integrada da SDS, Enéas Olímpio; e o prefeito de Moreno, Adilson Filho.


Do: Macaparana Hoje

Delegacia foi arrombada em Carpina Pernambuco

Postado por: Jeozivaldo cesar

A Delegacia da cidade do Carpina, na Mata Norte de Pernambuco, foi arrombada na noite desta quarta-feira 10/08/2016, por bandidos que, provavelmente, levaram um celular e drogas que estavam apreendidas no Cartório da unidade.

Há quase dois meses a Delegacia de Carpina espera por reformas, que estão sendo feitas a passos de tartaruga.
O local onde funciona a polícia judiciária de Pernambuco no município é uma casa alugada. No final de junho, uma árvore caiu sobre o imóvel que foi parcialmente destruído.

Segundo o delegado titular no município, Diego Pinheiro de Souza, o setor de Engenharia da Polícia Civil atestou que o imóvel não tem condições de comportar a delegacia e que uma provável reforma iria demandar muito gasto.

Ele não entende porque a SDS continua investimento no imóvel. “Por causa disso, estamos funcionando em três salas exteriores ao prédio, de forma precária. Eu tive que comprar lâmpadas, comprar uma porta e estava esperando verbas da polícia para gradear essas portas, que ficam na parte exterior do prédio.
Como houve arrombamentos anteriores nessas salas, eu solicitei as verbas para aumentar a segurança dos documentos e equipamentos. Não saiu a verba e aconteceu outro arrombamento”, denunciou.

Depois dessa ocorrência, todo o material da delegacia será trancado em uma sala no interior do imóvel e o atendimento será interrompido até que a verba para o incremento na segurança chegue.

Segundo policiais da cidade, A SDS (Secretaria de Defesa Social) enviou um ônibus (unidade móvel) da Polícia para a cidade, mas este não comporta o trabalho de lavratura de Boletins de Ocorrência, fazendo com que a população faça filas para receber atendimento da Polícia Civil.

A Adeppe (Associação de Delegados de Polícia de Pernambuco) apurou que os bandidos atentaram contra a delegacia pelo telhado, para depois forçarem a porta de alumínio e entrar no cartório. O Instituto de Criminalística vai fazer a perícia do local.

A Adeppe vai exigir a responsabilização criminal pela situação precária da Delegacia de Carpina. “Indignação é a palavra que vem à cabeça dos delegados de polícia, não temos mais o que dizer”, resume Francisco Rodrigues, presidente da Adeppe.

Vídeo: Professor e aluna são flagrados fazendo sexo em sala de aula


Mais um escândalo envolvendo professor e aluna vem à tona. Um vídeo que começou a circular pela internet mostra um professor e uma aluna fazendo sexo dentro da sala de aula de uma universidade na China.


De acordo com o “Hora 7”, do R7, as imagens foram gravadas por outro aluno que estava escondido sem que o casal percebesse enquanto mantinham relações sexuais em cima da mesa.


Segundo a mídia local, a aluna é maior de idade e o professor estar sendo investigado. Ele recebeu uma suspensão depois que o vídeo chegou ao conhecimento da direção da universidade.


Fonte: portaldoholanda e Hora7

Mãe e filho se apaixonam e lutam na Justiça para manter relacionamento. Vídeo!

Postado por Jeozivaldo cesar

Monica deu à luz aos 16 anos e colocou seu filho para adoção. Muitos anos depois, no entanto, eles acabaram se reencontrando e foi amor à primeira vista.

Apaixonados, Monicas Mares, de 36 anos, e seu filho Caleb Peterson, de 19, estão gerando revolta no Novo México, nos Estados Unidos. Isso porque o casal luta na Justiça para conseguir manter o relacionamento.

De acordo com as informações do Daily Mail, Monica deu à luz aos 16 anos e colocou seu filho para adoção. Muitos anos depois, no entanto, eles acabaram se reencontrando e foi amor à primeira vista.
“Nós demos as mãos e acabamos nos beijando.

 E o beijo levou a outras coisas”, disse a mulher em entrevista ao tabloide britânico. “Parece que eu conheci alguém novo em minha vida e sinto que estou apaixonada por ele”, acrescentou. Ela afirma, contudo, que nada teria acontecido se Caleb não tivesse sido adotado.

E o afeto entre eles é tão grande que o ex-marido de Monica, e pai de dois de seus nove filhos, Dayton Chavez, aprova o namoro. “Eu os apoio. Gostaria que o governo parasse de se meter na vida deles e deixasse eles viverem suas vidas normalmente”, comentou.

Mãe e filho alegam que sofrem de uma condição rara chamada atração sexual genética, e que por isso a relação deveria ser considerada legal.

Acusados de incesto, Monica e Caleb podem ser condenados a um ano e meio de prisão e multados em US$ 5 mil (cerca de R$ 15,7 mil)

Veja o vídeo abaixo:

Mãe e filho se apaixonam e lutam na Justiça... por diariodosertao

Fonte: Rede TV

Vídeo: Morador de Aliança morre em um grave acidente entre Vicência e Nazaré da Mata


Na tarde desta quarta-feira 10/08/2016 um grave acidente aconteceu na BR-408 próximo ao Engenho Terra Nova, sentido as cidades de Vicência, e Nazaré da Mata, na Mata Norte de Pernambuco.

Segundo as informações, o acidente envolveu um carro da cidade da Aliança, que era conduzido por um motorista embriagado, o mesmo perdeu o controle do veículo e invadiu a pista contrária batendo em um caminhão, o passageiro do veículo conhecido como, Manoel Ednaldo da Silva morreu no local, já o condutor do veículo que estava embriagado, foi conduzido a delegacia de plantão.


Veja o vídeo abaixo: