segunda-feira, 11 de julho de 2016

Presos abatem gatos para churrasco no interior de penitenciária em Pernambuco

Detentos da Penitenciária Barreto Campelo, em Itamaracá, na Região Metropolitana do Recife (RMR), abateram gatos para realizar um churrasco no interior da unidade prisional no último domingo (10). O evento aconteceu no mesmo fim de semana em que um detento foi morto dentro do presídio.


(Foto: João Carvalho/Sindasp)

De acordo com o Sindicato dos Agentes de Segurança Penitenciária de Pernambuco (Sindasp-PE), a ação aconteceu em um dia de visita, em um local inacessível aos agentes penitenciários. Os corpos dos gatos foram pendurados numa área externa do pavilhão dos presos, com o auxílio de fios.

Por meio de nota, a Secretaria Executiva de Ressocialização de Pernambuco (Seres) informou que o detento responsável pela ação foi identificado e levado à Delegacia de Itamaracá para providências cabíveis. Através de fotos divulgadas pelo Sindasp, no entanto, é possível ver as peles dos animais retiradas e uma série de detentos acompanhando o abate dos felinos.

(Foto: João Carvalho/Sindasp)

O presidente do Sindasp, João Carvalho, acredita que os gatos foram jogados por cima do muro já que, das nove guaritas do presídio, apenas três estariam ativadas. Na nota, a Seres não informa como os gatos chegaram à unidade prisional. A pasta também não indica se será tomada alguma medida para evitar a reincidência do fato.

G1-PE

Menina de 12 anos morre após ter pescoço cortado por garrafa no Sertão de Pernambuco

Uma adolescente de 12 anos morreu, neste domingo (10), após ser atingida com um golpe no rosto e no pescoço. Segundo a mãe da menina, corte foi provocado por uma garrafa de vidro. O crime ocorreu no Sítio Sombrio, Zona Rural de Bodocó, no Sertão de Pernambuco.



Em depoimento a polícia, a mãe da adolescente disse que ela e a filha estavam vendendo lanches em uma festa, quando ocorreu um tumulto e as duas se aproximaram para ver o ocorrido. Quando chegaram mais perto a adolescente foi atingida por uma garrafa de vidro no rosto, cortando o pescoço.


A menina chegou a ser socorrida para o Hospital de Ipubi, mais já chegou sem vida. O Boletim de Ocorrência foi registrado na Delegacia de Polícia Civil local.

Paróquias de Carpina vivenciam Semana Missionária de 9 à 17 de Julho

Paróquias de Carpina vivenciam Semana Missionária de 9 à 17 de Julho
Imagem: Blog Voz de Pernambuco-Carpina-PE

Postado por: ,Jeozivaldo Cesar

Entre os dias 9 à 17 de Julho, as paróquias de São José, Santo Antônio e Sagrado Coração de Jesus, ambas da cidade de Carpina, vivenciam a Semana Missionária. Os 250 enviados vindos de todas as comunidades ligadas à Diocese de Nazaré da Mata, chegaram à cidade no último sábado (9) e foram divididos nas três paróquias, onde farão visitas nas casas, participarão de missas e irão atuar em vários setores das igrejas.
Para o Padre José Roberto, responsável pelo Missionário da Diocese de Nazaré, o momento é muito importante para as comunidades que irão receber os apostolados. “Será um momento muito rico de fé e verdadeira experiência com Deus”, completou.
Ainda de acordo com o padre, cada local tem sua realidade, onde os enviados atuarão se adequando a cada casa e família visitada, levando a palavra, refletindo e meditando com as pessoas.
Uma missa às 16h do próximo domingo (16), na Matriz de São José, marcará o encerramento da Semana Missionária em Carpina.

Ex-presidente Lula participará de reunião da FETAPE em Carpina

Ex-presidente Lula participará de reunião da FETAPE em Carpina


O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva participará do primeiro dia de reunião do conselho deliberativo da FETAPE em Carpina. Lula deve participar nesta terça (12), que é o primeiro dia de encontro que deverá contar com cerca de 600 dirigentes sindicais de três regiões do estado. Esta será a segunda reunião do ano da FETAPE e será realizada no Centro Social Euclides Nascimento em Capina.
A reunião deve durar dois dias (12 e 13) e Lula participará apenas do primeiro dia.

Jovens de Vitória acertam compra de moto pela internet e acabam assaltados no Recife



noticia201261118845plantao
A compra foi acertada pela internet após a divulgação de anúncio pelo aplicativo OLX. 
Fazer compras pela internet tem se tornado cada vez mais comum. E os golpes aplicados aos clientes também. Desta vez, dois jovens moradores da Vitória de Santo Antão, que fica na Zona da Mata Sul do Estado, a 47 quilômetros do Recife, acabaram assaltados. Os rapazes se interessaram por uma moto que estava sendo oferecida no aplicativo de compra e venda OLX e marcaram um encontro com o suposto dono do veículo.
Ao chegar em uma praça da Rua Leandro Barreto, no bairro de Jardim São Paulo, Zona Oeste do Recife, eles encontraram dois homens armados. Os assaltantes levaram R$ 6.600 em dinheiro, que seria usado para comprar a moto supostamente negociada pela internet. Os suspeitos também levaram os  celulares das vítimas, relógios e documentos.

Rádio Jorna
l

Morre o quarto suspeito de integrar quadrilha que assaltou banco em Buenos Aires


Ele ficou ferido durante perseguição policial na cidade. Um jovem de 18 anos foi preso; ainda existe um integrante foragido.
Postado por: Jeozivaldo Cesar
Foto: Renato Ramos/TV Globo
Foto: Renato Ramos/TV Globo
Mais um suspeito morreu após tentativa de assalto à agência do Banco do Brasil da cidade de Buenos Aires, na madrugada desta segunda-feira (11). Ele tinha ficado ferido durante confronto com a polícia, na rodovia PE-59, e chegou a ser levado ao Hospital da Restauração, no Recife, mas não resistiu aos ferimentos. Outros três morreram no local. Também foi preso um jovem de 18 anos. Ainda há um foragido.

Fonte: G1

Esta segunda é o último dia para participar da lista de espera do ProUni


A lista será usada pelas instituições de ensino para ocupar as bolsas que não foram preenchidas nas etapas anteriores
Postado por: Jeozivaldo Cesar

A relação dos candidatos participantes da lista de espera será divulgada no dia 14 de julho / Foto: Arquivo/ Abr
A relação dos candidatos participantes da lista de espera será divulgada no dia 14 de julho
Foto: Arquivo/ Abr
ABr

Esta segunda-feira (11) é o último dia para os estudantes que não foram pré-selecionados para as bolsas do Programa Universidade para Todos (ProUni) aderirem à lista de espera.  A lista será usada pelas instituições de ensino para ocupar as bolsas que não foram preenchidas nas etapas anteriores.


Pode participar da lista de espera, exclusivamente para o curso correspondente à primeira opção, o candidato que não foi pré-selecionado nas chamadas regulares e os pré-selecionados na segunda opção de curso, reprovados por não formação de turma.
Para o curso correspondente à segunda opção, pode participar da lista de espera apenas o candidato que não foi pré-selecionado nas chamadas regulares, na hipótese de não ter ocorrido formação de turma na primeira opção; os que não foram pré-selecionados nas chamadas regulares, na hipótese de não haver bolsas disponíveis na primeira opção; e os pré-selecionados na primeira opção de curso, reprovados por não formação de turma.
A relação dos candidatos participantes da lista de espera será divulgada no dia 14 de julho. Os estudantes incluídos na lista deverão comparecer aos estabelecimentos de ensino, nos dias 18 e 19 de julho, e entregar a documentação que comprova as informações prestadas na inscrição.
Pelo ProUni, os estudantes podem concorrer a bolsas de estudo parciais e integrais em instituições particulares de educação superior, com base na nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).
Para a edição do segundo semestre de 2016 foram oferecidas 125.442 bolsas. Do total, 68.350 são parciais (50% da mensalidade) e 57.092, integrais. O sistema recebeu 1.215.768 inscrições de 627.978 participantes. Cada candidato pôde se 

Mais de 32 milhões de pessoas já trocaram de telefone sem mudar o número


Os clientes dos serviços de telefonia fixa e móvel no Brasil já realizaram 32,6 milhões de trocas de operadora com a manutenção do número do telefone desde que o serviço de portabilidade numérica começou a funcionar no país, em 2008. A maioria das transferências (63%) foi entre operadoras de telefonia móvel e 37% entre números fixos.
No primeiro semestre deste ano foram registrados 2,18 milhões de portabilidades numéricas, de acordo com o relatório da Associação Brasileira de Recursos em Telecomunicações (ABR Telecom), entidade administradora da portabilidade numérica no Brasil.
O serviço de portabilidade numérica começou a ser oferecido em setembro de 2008, e implantado de forma gradativa no país. Ele permite que o número de identificação dos telefones fixos e móveis sejam mantidos após a troca de operadora.
Quem quiser trocar de prestadora e manter o número do telefone deve se dirigir à operadora para a qual quer migrar e pedir uma nova habilitação, mantendo o número atual. O processo de portabilidade deve ser concluído em, no máximo, três dias úteis depois da solicitação do consumidor. Caso o usuário mude de ideia e decida permanecer na operadora que lhe prestava o serviço, terá dois dias úteis, após a solicitação de transferência, para suspender o processo de migração em andamento.
Para solicitar a transferência de operadora, o cliente deve informar dados pessoais como nome, endereço e documento, além de comprovar a titularidade da linha. A portabilidade só poderá ser feita dentro do mesmo serviço (móvel para móvel ou fixo para fixo) e na área de abrangência do mesmo DDD.
 


Fonte: Agência Brasil

Bandidos armados rendem motorista e assaltam torcedores na BR-101


Abordagem aconteceu próximo a divisa de Escada e Ribeirão, na Mata Sul.
Grupo de 40 pessoas voltava para Maceió e foi levado para canavial.

Do G1 PE

Arena Pernambuco (Foto: Márcio Chagas/G1)Torcedores do CRB tinham assistido à partida na Arena Pernambuco (Foto: Márcio Chagas/G1)
Um ônibus com aproximadamente 40 torcedores do CRB foi alvo da ação de bandidos na BR-101, próximo à divisa dos municípios de Escada e Ribeirão, na Zona da Mata Sul de Pernambuco, na noite de sábado (9). De acordo com a polícia, quatro homens armados e encapuzados participaram da ação. Testemunhas relataram que bandidos os ameçavam de morte.
Os torcedores assistiram à partida entre Náutico e CRB, na Arena Pernambuco, em São Lourenço da Mata, Região Metropolitana do Recife, e voltavam para Maceió, segundo a polícia. “Os criminosos estavam em um Fiat Strada e abordaram o ônibus com três tiros. O motorista parou o veículo no acostamento. Três deles entraram no ônibus e mandaram o motorista seguir o carro, que entrou em um canavial”, explica o delegado David Medeiros, que registrou a ocorrência.
Um dos torcedores, que preferiu não se identificar, que os homens estavam vestidos com coletes a prova de balas e balaclavas. “Eles atiraram para cima e entraram na frente do ônibus. Depois, eles nos levaram para um canavial e fizeram os passageiros descerem”, explicou, contando ainda que as vítimas foram colocados em fila e passaram por revista. “Durante todo o tempo eles nos ameaçavam de morte, ordenando que ficássemos quietos”, relatou.

As investigações devem ficar a cargo da Delegacia de
 Ribeirão. Após prestarem depoimento, os torcedores foram liberados e seguiram viagem. Ainda não há informações sobre o paradeiro dos suspeitos.Foram levados dinheiro, celulares, equipamentos eletrônicos, pertences pessoais dos torcedores, além do pneu estepe do ônibus. O que chamou a atenção das vítimas, de acordo com o delegado, é que os criminosos tinham muita habilidade com as armas que portavam. “Isso pode nos ajudar a identificar os bandidos”, acredita o delegado.
Outros crimes
Em maio deste ano, um ônibus da banda Cavaleiros do Forró foi assaltado próximo ao localonde ocorreu a ação contra os torcedores do CRB. A ação foi semelhante: quatro homens armados fecharam o ônibus e renderam o motorista, levando o veículo para um canavial, onde os criminosos roubaram celulares, equipamentos musicais e objetos pessoais dos integrantes da banda.
Em dezembro de 2014, o ônibus da banda potiguar foi assaltado no quilômetro 300 da BR-232 em Sertânia, no Sertão de Pernambuco. De acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), na ocasião, testemunhas informaram que três pessoas armadas teriam praticado o crime. Nessa ocorrência, uma quantia em dinheiro foi levada pelos criminosos.

Confira as opções de transporte e ingresso para a Fenearte, em Olinda


Ingressos são vendidos em pontos descentralizados pela primeira vez.
Outra novidade é o traslado saindo do shopping RioMar.

Do G1 PE

Para evitar filas no Centro de Convenções, em olinda, a Fenearte oferece a venda descentralizada de ingressos pela primeira vez (Foto: Daniela Nader/Divulgação)Para evitar filas no Centro de Convenções, em olinda, a Fenearte oferece a venda descentralizada de ingressos pela primeira vez (Foto: Daniela Nader/Divulgação)
A Feira Nacional de Negócios do Artesanato (Fenearte) começa nesta quinta-feira (7) e segue até o dia 17 de julho com expositores de 60 países, entre eles Peru, Colômbia e Espanha, além dos artesãos de Pernambuco. Para facilitar a visita dos fãs de artesanato, a Fenearte oferece alguns serviços novos de transporte e venda de ingressos.
Durante a semana, a feira funciona das 14h às 22h, e nos finais de semana, das 10h às 22h. Os ingressos custam R$ 10 e R$ 5 (meia), de segunda a quinta; e R$ 12 e R$ 6 (meia) nas sextas, sábados e domingo. Eles são vendidos, pela primeira vez, em locais descentralizados para reduzir o tempo de espera na fila de quem deixar para comprar no Centro de Convenções.
Confira os pontos de venda:
- Centro de Artesanato de Pernambuco, na Avenida Alfredo Lisboa (Marco Zero), área central doRecife
- Shopping RioMar, na loja da Fenearte no piso L1 e no ponto de venda dentro da loja Riachuelo
- Shopping Recife, na Zona Sul do Recife, no ponto de venda na 5ª etapa
- Shopping  Tacaruna, em Olinda
- Shopping Boa Vista, no Centro do Recife, no ponto de venda da loja Riachuelo
Expectativa é que a Fenearte atraia público de 300 mil pessoas (Foto: Daniela Nader/Divulgação)Expectativa é que a Fenearte atraia público de 300 mil pessoas (Foto: Daniela Nader/Divulgação)
Transporte
A feira oferece o serviço de vans gratuitas a cada 15 minutos saindo do Shopping Tacaruna, emOlinda, com destino ao Centro de Convenções. Horários de funcionamento: das 14h às 22h30, nos dias de semana, e das 10h às 22h30, nos finais de semana. Preço: gratuito.

Há também uma nova opção para quem estiver na Zona Sul do Recife, que é o Expresso Fenearte, saindo shopping RioMar. O embarque dos passageiros será feito na Saída B do centro de compras, com intervalo de 30 minutos entre cada viagem, a depender da demanda. O serviço funciona das 13h às 23h, de segunda à sexta, e das 9h às 23h, nos finais de semanas.
O valor do ingresso fica por R$ 10 para cada passageiro, com direito à viagem de ida e volta, e são vendidos na loja da Fenearte no shopping RioMar, localizada no piso L1, ao lado da loja Kalunga.

Já para quem for de carro, a entrada para o estacionamento do Centro de Convenções será feito somente pela Avenida Agamenon Magalhães, enquanto a saída dos carros ficará na Avenida professor Andrade Bezerra, uma continuação da Estrada de Belém. No total, serão disponibilizadas 3.700 vagas para carros – 200 vagas a mais que no ano passado. O valor do estacionamento para carros de passeio é de R$ 6, das 7h à meia-noite, com diárias no valor de R$ 15.
Fenearte oferece wi-fi gratuita para os visitantes e feirantes (Foto: Daniela Nader/Divulgação)Fenearte oferece wi-fi gratuita para os visitantes e feirantes (Foto: Daniela Nader/Divulgação)
Acessibilidade
Visitantes com deficiência física ou dificuldades de mobilidade poderão utilizar cadeiras de rodas oferecidas pela organização do evento. Também serão realizadas visitas guiadas gratuitas com áudio-descrição e com intérpretes de libras para grupos de até 30 pessoas. A visita guiada terá duração de três horas por dia. Confira os dias e horários:
- Sexta-feira (8), das 14h às 17h
- Sábado (9), das 10h às 13h
- Domingo (10), das 10h às 13h
- Segunda (11), das 14h às 17h
Acesso à internet
O pavilhão do Centro de Convenções estará equipado com sinal de wi-fi durante todo o evento. O visitante não precisa de senha.

Colisão deixa três pessoas feridas e dois cavalos mortos em Olinda


Acidente ocorreu às 6h30 deste domingo na altura do Espaço Ciência.
De acordo com Corpo de Bombeiros, carroça estava na contramão.

Do G1 PE

Carro ficou destruido após acidente nas proximidades do Espaço Ciência, na divisa de Olinda e Recife (Foto: Marlon Costa/Pernambuco Press)Carro ficou destruido após acidente na divisa de Olinda e Recife (Foto: Marlon Costa/Pernambuco Press)
Um acidente envolvendo um carro de passeio e uma carroça deixou três pessoas feridas e dois cavalos mortos. A colisão ocorreu às 6h30 deste domingo (10), na altura do Espaço Ciência, na Avenida Olinda, próximo à divisa com o Recife. Um dos cavalos morreu no momento da batida e outro agonizou por quase três horas e meia até ser sacrificado.
Acidente entre carroça e cavalo, nas proximidades do Espaço Ciência, na divisa de Olinda e Recife (Foto: Marlon Costa/Pernambuco Press)Um dos cavalos agonizou por quase três horas
e meia até ser sacrificado
(Foto: Marlon Costa/Pernambuco Press)
De acordo com o Corpo de Bombeiros, dois homens -- ambos com 30 anos de idade -- que estavam na carroça, vinham no sentido oposto da via. O carro não teria conseguido frear a tempo e bateu de frente com a carroça. O carro foi parar dentro de um matagal e teve perda total.
Com o impacto, um dos cavalos não resistiu e morreu no momento do acidente. O outro precisou ser sacrificado após fraturar as duas patas dianteiras. Ele agonizou por quase três horas e meia até ser sacrificado por meio de eutanásia, segundo testemunhas.

Um dos ocupantes da carroça teve uma fratura exposta no braço direito e foi encaminhado para o Hospital Miguel Arraes, em Paulista, no Grande Recife. O outro teve fratura exposta no braço esquerdo e na perna direita, sendo levado para o Hospital da Restauração, no bairro do Derby, região central do capital. Apesar de não apresentar sérios machucados, o condutor do veículo, de 28 anos, também foi encaminhado para o Hospital da Restauração.

Três bandidos morrem e um fica ferido após arrombamento em banco

Confronto com PMs aconteceu em Buenos Aires, na Zona da Mata Norte.
Bando levou o dinheiro e tentou escapar. Na fuga, houve a troca de tiros.

Do G1 PE

Três bandidos morreram e um ficou ferido, na madrugada desta segunda-feira (11), em um confronto com policiais militares, em Buenos Aires, na Mata Norte de Pernambuco.  De acordo com  o  2º Batalhão da PM, os ladrões tinham acabado de explodir caixas eletrônicos do Banco do Brasil, no Centro da cidade, quando houve o conflito. A Polícia Civil está seguindo para o local.
A ação criminosa aconteceu por volta das 3h. Os bandidos chegaram a abrir os caixas da agência e fugiram. Houve intensa troca de tiros e os PMs conseguiram recuperar o dinheiro levado. Ainda não foi informado para qual hospital o suspeito ferido foi levado.
A onda de arrombamentos a terminais eletrônicos no estado vem apavorando moradores do interior.  Cada vez  mais, as quadrilhas agem com mais ousadia e violência, como nos últimos dois casos, em Feira Nova, no Agreste, e Sirinhaém, no Litoral Sul. Este ano, no entanto,  a polícia  ainda não havia registrado um confronto desse porte e com tantas mortes. 
  •  
Caixas foram alvo de explosivos em Feira Nova, neste sábado (8) (Foto: 6ºCIPM)Caixas foram alvo de explosivos em Feira Nova, no sábado (9) (Foto: 6ºCIPM)
Casos recentes
A ação criminosa em Feira Nova, na madrugada de sábado (9),  foi marcada pela violência. Bandidos  explodiram dois caixas eletrônicos, mas ainda não foi confirmado se conseguiram levar algum dinheiro. De acordo com a Polícia Militar, os ladrões estavam armados com fuzis e metralhadoras.
A ação aconteceu pouco antes das 4h. Segundo a polícia, aproximadamente dez homens estavam num ponto estratégico no Centro da cidade e metralharam o carro da Polícia Militar, quando a equipe estava saindo para outra ocorrência. Os tiros atingiram a lataria e pneus do veículo, mas nenhum policial ficou ferido.

A explosão deixou moradores assustados. Os bandidos conseguiram fugir e ainda não há informações sobre o paradeiro. Segundo testemunhas, a agência ficou destruída depois da explosão.

Reincidência
Procurado pelo G1, o Banco do Brasil confirmou a ocorrência, mas informou que não poderia passar detalhes. Policiais do Departamento de Repressão aos Crimes Patrimoniais (Depatri) foram encaminhados ao local.
Os arrombamentos a bancos no estado tem se tornado frequentes. Dados da Secretaria de Defesa Social (SDS) revelam que o número de assaltos cresceu 31% nos três primeiros meses de 2016, em relação ao mesmo período de 2015.
Na madrugada de quinta-feira (7), de 20 bandidos invadiram duas agências bancárias e explodiram os caixas eletrônicos, no Centro de Sirinhaém, no Litoral Sul de Pernambuco. Antes da ação, ameaçaram pacientes de um hospital,  que estavam se preparando para viajar para realização de  consultas no Recife. Depois, jogaram grampos nas ruas e estradas e efetuaram vários disparos. Eles chegaram até a atirar em prédios da polícia, como a delegacia, e em residências.
Bandidos também arrombaram um caixa eletrônico da Caixa Econômica Federal instalado no Ginásio Jota Raposo, em Igarassu, no Grande Recife. O crime aconteceu na madrugada no último sábado (2). Segundo informações de testemunhas, um guarda municipal ficou amarrado durante a ação dos bandidos. Em 27 de junho, bandidos arrombaram um caixa eletrônico na agência do Banco do Brasil, no Centro da cidade de Ribeirão, na Zona da Mata Sul de Pernambuco. O crime ocorreu por volta das 3h.
Um grupo de cerca de 20 homens arrombou duas agências bancárias em Camocim de São Félix, Agreste de Pernambuco, na quarta (1º). No dia 17 de maio, terminais de autoatendimento em agências bancárias do Cabo de Santo Agostinho, no Grande Recife, em Jatobá, no Sertão pernambucano, foram também arrombados por bandidos. Em abril deste ano, ladrões explodiram caixas eletrônicos da Caixa Econômica Federal em Gaibu e em um supermercado de Pontezinha, na mesma cidade.
No início de abril, moradores de Macaparana e São Vicente Férrer viveram madrugada de terror. No dia 6, bandidos fortemente armados explodiram uma agência bancária em Macaparana e efetuaram muitos disparos de arma de grosso calibre em São Vicente Férrer.

Postagem em destaque

Jovem é preso em flagrante por matar padrasto a facadas e decepar as mãos da vítima Segundo a Polícia Civil, rapaz de 18 anos afirmou em depoimento que cometeu o crime porque o padrasto tinha agredido a mãe dele.

  Postado por Oge Por g1 PE 29/02/2024 19h04    Atualizado  há 16 horas Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) de Pernambuco — F...