quarta-feira, 29 de junho de 2016

Procissões e missas marcam homenagens a São Pedro


Um dos eventos mais tradicionais será em Brasília Teimosa, na Zona Sul.
Também estão marcados shows de forró no Pátio de São Pedro, no Centro.

Do G1 PE

Barcos fazem homenagem a São Pedro em Brasília Teimosa (Foto: Katherine Coutinho/G1)Barcos fazem homenagem a São Pedro em Brasília Teimosa (Foto: Katherine Coutinho/G1)
Um dia de fé, devoção e muito forró no Recife e Região Metropolitana. Nesta quarta-feira (29),  serão feitas as homenagens a São Pedro, o último dos santos juninos a ser reverenciado. O principal ponto da programação religiosa é a procissão de pescadores marcada para Brasília teimosa, na Zona Sul da capital pernambucana. Os festejos profanos serão realizados em vários arraiais, com muita festa no Pátio de São Pedro, no Centro.
Em Brasília Teimosa,  a programação começa a partir das 14h. A procissão dos pescadores da Colônia Z-1  percorrerá as principais vias da comunidade. Eles vão agradecer ao santo as conquistas do último ano e pedirão saúde e fartura para os próximos meses.
A celebração, realizada há mais de 50 anos na comunidade, arrasta uma multidão. O andor com a imagem parte do cais em um barco, em direção à Boca da Barra, no Porto do Recife, acompanhada por outras embarcações.
Santanna e Dona Glorinha são homenageados do São João do Recife (Foto: Marcos Pastich/PCR)Santanna e Dona Glorinha são homenageados 
(Foto: Marcos Pastich/PCR)
À noite, a partir das 18h, terá início a parte profana da festa em Brasília Teimosa. Haverá shows no arraial montado à beira-mar. As atrações são As Sereias Teimosas, a Quadrilha Junina Lumiar, a homenageada do Ciclo Junino - Dona Glorinha do Coco, o grupo  Vôte! O que é Isso?, Michelle Monteiro. Para fechar a noite, o outro homenageado do festejo, Santanna.

No Pátio de São Pedro, no bairro de São José, a festa também terá várias atrações. A programação começa às 19h com Edmilson do Pífano, seguido de Santanna, D. Glorinha do Coco, Petrúcio Amorim e encerrando com o sertanejo Flávio Leandro. A entrada é gratuita.
Também está prevista uam solenidade na Ilha do Maruim, em Olinda, no Grande Recife. Às 11h, a comunidade promove uma procissão. A partir das 13h, os pescadores da área participam de uma missa.
Tradição
Pedro, de acordo com a tradição da Igreja Católica, é apóstolo mais velho de Jesus. Foi pescador e, segundo o evangelho, o primeiro papa, por sobre quem o Salvador “edificou” sua Igreja. Tornou-se padroeiro dos que pescam e a ele são dedicadas procissões marítimas.
Programação
Pátio de São Pedro
19h - Edmílson do Pífano
20h - Santanna, o Cantador
21h10 - D. Glorinha do Coco
22h20 - Petrúcio Amorim
23h40 - Flavio Leandro

Brasilia Teimosa
18H - Sereias Teimosas
18h30 - Quadrilha Junina Lumiar
19h - D. Glorinha do Coco
20h - Vôte! O que é isso?
21h20 - Michelle Monteiro
22h40 - Santanna, o Cantado
r

Deputada Simone Santana sofre acidente na PE-60, na Mata Sul


Hilux da deputada colidiu com um corsa em Barreiros e chegou a capotar.
Parlamentar só teve ferimentos leves, mas há feridos graves no outro carro.

Postado por Jeozivaldo Cesar

Deputada Simone Santana sofre acidente em Barreiros, na Mata Sul (Foto: Divulgação/Whatsapp)Colisão ocorreu por volta das 7h entre um corsa e a Hilux da parlamentar (Foto: Divulgação/Whatsapp)

A deputada estadual Simone Santana (PSB) sofreu um acidente na manhã desta quarta-feira (29) na PE-60, em Barreiros, na Mata Sul de Pernambuco. A parlamentar se dirigia ao município de São José da Coroa Grande, no Litoral Sul, quando o carro em que viajava foi atingido por outro veículo e capotou. Outras quatro pessoas estavam no veículo com a parlamentar. Apesar da violência da colisão, os ocupantes tiveram apenas ferimentos leves. No outro veículo, onde estavam quatro pessoas, três encontram-se em estado grave, incluindo uma criança de sete anos.
Segundo informações do gabinete de Simone Santana, a deputada viajava em uma Hilux com sua equipe para participar da procissão dedicada a São Pedro. Por volta das 7h, quando se aproximaram do trevo de Água Preta, na mesma região, houve uma colisão com um Celta vermelho. Ainda não há detalhes sobre as circunstâncias do acidente.
Deputada Estadual Simone Santana, de Pernambuco (Foto: Rinaldo Marques/Alepe)Deputada Simone Santana durante sessão
ordinária na Alepe (Foto: Rinaldo Marques/Alepe)
No carro da deputada estavam a jornalista Natália Pereira (assessora de imprensa de Simone), Fabiana Nóbrega (chefe de gabinete), Leandro Mendonça (fotógrafo) e Ednaldo Protázio (motorista). Todos eles tiveram escoriações por conta da batida e foram levados pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência ao Hospital de Barreiros.
A chefe de gabinete teve uma lesão na perna, mas também sem gravidade. Após o atendimento, todos receberam alta. A equipe da deputada deverá retornar ao Recife ainda nesta manhã.
No Celta estavam quatro ocupantes. O motorista, de idade ainda não informada, teve um trauma na cervical. Sua esposa e o filho de sete anos tiveram traumatisco crânio-encefálico. Todos foram estabilizados, segundo informações do setor de emergência do Hospital Municipal de Barreiros e aguardam transferência para o Hospital da Restauração (HR), no Recife. A quarta pessoa do veículo, uma senhora de idade também não informada teve escoriações e passa bem.
Celta que se envolveu em acidente na PE-60 com o carro da deputada Simone Santana (Foto: Divulgação/Whatsapp)Celta que se envolveu em acidente na PE-60 com o carro da deputada Simone Santana em Barreiros, na Mata Sul de Pernambuco (Foto: Divulgação/Whatsapp)
Primeiro mandato
Presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher, a deputada estadual Simone Santana é também titular do colegiado de Saúde e Assistência Social e suplente nas Comissões de Constituição, Legislação e Justiça e de Desenvolvimento Econômico e Turismo. A parlamentar cumpre seu primeiro mandato na Assembleia Legislativa do Estado de Pernambuco.
Graduada em Medicina pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e especializada em Pediatria e Medicina do Trabalho, Simone é funcionária pública federal concursada desde 1998. Exerceu a função de médica concursada na prefeitura de Olinda (1988-93), no Banco do Nordeste (1989-99) e na Secretaria Estadual de Saúde. Em sua carreira política, esteve à frente da Secretaria de Saúde e do Departamento de Bem-Estar do Ipojuca. Ela é casada com o prefeito de Ipojuca, Carlos Santana.

Bombeiros combatem incêndio em veículo na BR-408


Postado por: Jeozivaldo Cesar
Foto ilustrativa
Foto ilustrativa
Por volta das 16h desta terça-feira (28), os Bombeiros foram acionados para atuar num incêndio em veículo na BR 408, no bairro de Tiúma, em São Lourenço da Mata. 
Um veículo (Fiat Strada) incendiou, após condutor perder o controle da direção e capotar na via. Populares retiraram as vítimas (duas mulheres e o condutor, com ferimentos leves) que foram conduzidas para a Unidade de Pronto Atendimento de São Lourenço da Mata. A equipe de Bombeiros da Viatura de Combate a Incêndio se deslocou imediatamente para o local controlando os focos de incêndio. 
 Fonte: CBMPE

Estabelecimento comercial é alvo de bandidos na manhã desta terça (28) em Carpina

Ante de começar o expediente a loja que fica localizada no centro da cidade foi assaltada por dois indivíduos.
Segundo informações os criminosos chegaram ao estabelecimento em um veículo e rederam dois funcionários que aguardavam para iniciar a jornada. No momento em que a pessoa responsável foi abrir as portas foi rendida pelos elementos.
Vários produtos foram levados pelos bandidos. Os responsáveis não souberam estimar o valor do prejuízo.   
Como a delegacia de Carpina está interditada pela queda de uma árvore e o município não tem outro prédio para instalar a unidade policial a ocorrência deve ser registrada em uma das delegacias da região.


Fonte: Blog Voz de Pernambuco

Estado é um dos mais violentos para a comunidade LGBT, dizem entidades


Ato em homenagem ao Dia Internacional do Orgulho LGBT cobrou a volta do Centro Estadual de Combate a Homofobia

 Maria Luyza Souza, da Folha de Pernambuco
Flávio Japa/Folha de Pernambuco
Ainda segundo o órgão, só neste ano, cerca de 132 mortes foram registradas no Brasil
Em pauta a luta pela igualdade, respeito e combate à discriminação homofóbica e transfóbica. O dia Internacional do Orgulho LGBT, celebrado nesta terça-feira (28) no Recife, alavancou a resistência de um movimento que encontra na dedicação à causa a esperança de dias melhores. Dezenas de pessoas participaram do evento. Representantes do Fórum LGBT de Pernambuco aproveitaram a ocasião para lembrar que o Estado está no ranking dos lugares que mais praticam violência contra o grupo.
Ainda segundo o órgão, só neste ano, cerca de 132 mortes foram registradas no Brasil. No ano passado, 15 mortes foram notificadas no Estado. Neste ano, nenhum levantamento ainda foi feito, segundo eles. Além da luta contra a violência, os participantes pediram a volta do Centro Estadual de Combate a Homofobia (CECH). Fechado no inicio deste mês, o órgão, que é vinculado a Secretaria Executiva de Justiça e Direitos Humanos, dá assistência ao grupo LGBT e realiza o levantamento de violência contra o grupo no Estado.
Em nota, a Secretaria de Justiça e Direitos Humanos informou que as atividades do Centro Estadual de Combate a Homofobia, e o Centro Estadual de Prevenção às Vítimas de Violência, CEAV, não serão encerradas. Ainda de acordo com a instituição, o centro foi fechado devido a uma mudança no modelo de contratação de pessoal para os programas. “A contratação para os dois serviços era realizada por meio de processo licitatório. No entanto a Secretaria Executiva adotará, agora, a contratação via processo de Seleção Simplificada”, diz a nota.
A Coordenadora do Fórum LGBT de Pernambuco, Rivânia Rodrigues, destacou a importância da luta . “Pagamos nossos impostos e queremos nossos direitos. Estamos tristes porque perdemos o centro de Combate a Homofobia, um organismo que nos representava. A violência LGBT vem crescendo muito e o Estado não tem uma lei que criminalize a homofobia, é preciso que esses nossos direitos deixem de ser violados”, explicou.
O presidente da Comissão de Direitos Humanos da Alepe, Edilson Silva, alertou para a importância da celebração do dia do orgulho LGBT. “É um dia de apoio, de reflexão, e de afirmação de que essa luta é civilizatória por direitos e defesa da humanidade. Todas as fobias que incidem sobre a população LGBT são cotidianas e silenciosas, mas são extremamente barulhentas e marcantes para quem sofre essa violência”, contou.

Postagem em destaque

Jovem é preso em flagrante por matar padrasto a facadas e decepar as mãos da vítima Segundo a Polícia Civil, rapaz de 18 anos afirmou em depoimento que cometeu o crime porque o padrasto tinha agredido a mãe dele.

  Postado por Oge Por g1 PE 29/02/2024 19h04    Atualizado  há 16 horas Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) de Pernambuco — F...