terça-feira, 3 de maio de 2016

Ônibus do Grande Recife começam a ser equipados com wi-fi


Linha Apipucos/RioMar foi a primeira a receber os testes com 4G. 
Segundo carro da linha irá oferecer o serviço a partir da terça-feira (3).

Do G1 PE

Ônibus circulam normalmente na manhã desta quarta (5) (Foto: Pedro Lins / TV Globo)Previsão do Grande Recife é de instalar internet sem fio em toda a frota até o fim de 2016
(Foto: Pedro Lins / TV Globo)
Após testes realizados desde janeiro, os ônibus que circulam na capital pernambucana passarão a ter internet sem fio disponível para os passageiros. O serviço, implantado pelo Grande Recife Consórcio de Transporte, dá conta inicialmente de um carro da recém-criada Apipucos/RioMar, mas a partir da terça-feira (3) será instalado em outro veículo da mesma linha. A expectativa é de instalar os equipamentos em todos os ônibus da frota até o fim de 2016.
A previsão do Consórcio é de que até o fim desta semana os seis veículos da linha estejam equipados com wi-fi. “Escolhemos a Apipucos/RioMar para fazer os testes iniciais porque ela foi criada há pouco tempo e tem um fluxo menor de pessoas”, relata Fernando Guedes, diretor de Tecnologia da Informação do Consórcio. Segundo dados da empresa, 800 pessoas fazem uso diário do coletivo. Ainda segundo o Consórcio, a medida tem o objetivo de dar mais comodidade aos passageiros.

De acordo com Guedes, o serviço será restrito apenas aos usuários que embarcarem no transporte. “Fora do ônibus, as pessoas não irão conseguir ter acesso à internet”, explica. “A configuração também é feita para o uso simultâneo de 60 pessoas e, por isso, o serviço não vai permitir o download de imagens ou filmes”, relata o diretor de TI do Consórcio. Entretanto, o uso de redes sociais estará liberado dentro dos coletivos.

Após a fase de testes, o Grande Recife Consórcio irá fazer uma licitação para escolher a empresa que vai oferecer a internet 4G. Ainda segundo a instituição, a internet não implica acréscimo no valor pago pelos dos passageiros e o serviço será custeado por meio de permuta – ao fornecer a internet sem fio, a operadora escolhida terá direito a propagandas expostas nos coletivos.

Ainda de acordo com o Grande Recife, não há previsão de qual será a próxima linha a receber testes do serviço.

Postagem em destaque

Jovem é preso em flagrante por matar padrasto a facadas e decepar as mãos da vítima Segundo a Polícia Civil, rapaz de 18 anos afirmou em depoimento que cometeu o crime porque o padrasto tinha agredido a mãe dele.

  Postado por Oge Por g1 PE 29/02/2024 19h04    Atualizado  há 16 horas Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) de Pernambuco — F...