quinta-feira, 14 de abril de 2016

CARPINA: Explosão por vazamento de gás deixa três pessoas feridas


Acidente aconteceu na última terça-feira. Feridos apresentaram queimaduras de segundo grau
Três pessoas ficaram feridas após uma explosão gerada por um vazamento em um botijão de gás. O caso aconteceu na última terça-feira (13), em uma residência na rua José Rubens Feitosa, em Bairro Novo, no município de Carpina.
As vítimas, Maria de Lourdes da Silva, de 56 anos, Gercino Paulino dos Santos, de 65 anos, e Alessandro Izidorio da Silva, de 32 anos, apresentaram queimaduras de segundo grau em mais de 60% do corpo. As três pessoas foram levadas ao Hospital da Restauração, no bairro do Derby, na área Central do Recife.
Bombeiros
Segundo o tenente coronel Edson Marconni, do Corpo de Bombeiros, as orientações para evitar o vazamento de gás são:
- relógio, registro e mangueira devem estar dentro do prazo de validade e aprovados pelo Inmetro;
- mangueira deve ser trançada, transparente e com tarja amarela, além da presença de selo;
- a instalação do botijão deve ser feita de forma manual, dispensando o uso de ferramentas e outros materiais;
- a mangueira deve ser fixada no regulador com braçadeiras apropriadas;
- nunca passe a mangueira por trás do fogão, pois o calor do forno pode danificá-la;
- após a instalação, verifique se há vazamento em todas as conexões, usando apenas espuma de sabão. Se houver vazamento, a espuma de sabão irá borbulhar;
- se houver vazamento, repita a operação de instalação;
- se o vazamento continuar, leve o botijão para local bem ventilado, abra as portas e janelas e entre em contato com a empresa responsável pelo botijão ou Corpo de Bombeiros, por meio do 193;
- a orientação é que, durante um vazamento, não se deve ligar ou desligar qualquer equipamento.
 


Fonte: Folha PE

Em assalto, adolescente é estuprada e pai da vítima mata criminoso


Caso aconteceu na noite da última terça-feira, na zona rural de Riacho das Almas, no Agreste
Uma adolescente de 16 anos foi estuprada, durante um assalto, na noite da última terça-feira (12), no Sítio Lagoa Nova, na zona rural de Riacho das Almas, no Agreste. Segundo a polícia, após cometer o crime, Cícero Amaro da Silva, conhecido como Gabão, de 44 anos, foi assassinado a facadas pelo pai da vítima.
O homem teria anunciado o assalto perto da casa da adolescente. O pai da menina, que estava com ela no momento do crime, entregou R$ 200 ao assaltante. Insatisfeito, o criminoso invadiu a casa e fez a família refém. Durante a investida, Gabão estuprou a adolescente.
Revoltado com a cena, o pai entrou em luta corporal com o criminoso, que foi morto com vários golpes de faca peixeira. Em seguida, o pai da adolescente fugiu. A família, no entanto, informou à polícia que o homem vai se apresentar na delegacia.
O delegado Erick Lessa esteve no local do crime e informou que o pai agiu em legítima defesa. A adolescente e a mãe dela prestaram depoimento. A menina foi encaminhada ao Instituto Médico Legal (IML) de Caruaru para realizar o exame de corpo de delito. O corpo do assaltante também foi encaminhado ao IML.
 


Fonte: Folha PE

Servidores do INSS param por 24 horas nesta quinta


Servidores do INSS irão paralisar as atividades por 24 horas, a partir desta quinta-feira (14), nas Agências da Previdência Social. Com as atividades paralisadas, apenas os segurados agendados serão atendidos. Já os que procurarem as agências sem hora marcada, não. 
A decisão faz parte do ato dos trabalhadores do Sindsprev/PE, marcado para o mesmo dia, a partir das 9h, na Praça da Independência, no Centro do Recife. A manifestação foi decidida, na última sexta-feira (8), durante assembleia da categoria.
De acordo com o Sindsprev/PE, a manifestação é contra os ataques aos direitos dos servidores por parte do Governo Federal com a apresentação do PLP 257/2016. Esse dia nacional de lutas será marcado por atividades em todas as capitais brasileiras. Em Brasília, a manifestação está prevista para as 9h, no Anexo III da Câmara dos Deputados.
O PLP institui o choque de gestão no país e ameaça uma série de direitos trabalhistas e salariais dos servidores nas três esferas da Federação: municipal, estadual e federal. Adota uma série de medidas como suspensão do concurso público, congelamento de salário e o estímulo à demissão voluntária no funcionalismo.
 


Fonte: Folha PE

E-mail sobre débitos com IPVA é falso, alerta Detran


Reprodução/Internet
Reprodução/Internet
Um e-mail, em nome do Detran, sobre a existência de débitos relativos ao Imposto Sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) 2016 é falso, alerta o órgão. A mensagem afirma que os débitos não foram quitados na data de vencimento e que o destinatário do e-mail estaria sujeito a ter seu nome incluído no cadastro da Dívida Ativa.
Na verdade, o e-mail trata-se de um fishing - roubo de dados pessoais como senhas para transações. O Detran orienta os usuários a não abrirem anexo ou nenhum tipo de link. O órgão esclarece ainda que só faz comunicados através de correspondências nominais endereçadas à residência dos usuários por meio dos Correios.


Fonte: Folha PE

SAÚDE NO CAMPO: Projeto de Residência da UPE recebe premiação do Ministério da Saúde‏

“A comunidade é mais forte quando conhece a história de seus antepassados e tem conhecimento de seus direitos.”
Seu Antônio Ferreira.


 
Em 2015, a Universidade de Pernambuco implantou, em Garanhuns e Caruaru, a Residência Multiprofissional em Saúde da Família com Ênfase em Atenção à Saúde da População do Campo, e esta semana já estará recebe a segunda turma. A residência acontece em parceria com as Prefeituras Municipais, através das Secretarias de Saúde, e entidades sociais, a exemplo do MST - Movimento dos Sem Terra, e representações de Comunidades Quilombolas, e conta também com o apoio da Escola de Saúde Pública de Pernambuco (ESPPE).

O projeto foi analisado pelo Ministério da Saúde, e alcançou o primeiro lugar no Nordeste, no Prêmio InovaSUS – Gestão da Educação na Saúde. A premiação identifica, valoriza e premia experiências inovadoras implementadas pelos governos estaduais, municipais e do Distrito Federal; consórcios públicos e fundações públicas, no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS).

Em Garanhuns, a residência acolheu a primeira turma na Unidade de Saúde da Família, na comunidade do Estivas, atingindo as demais comunidades quilombolas e outras áreas rurais, dispondo dos seguintes residentes: Enfermeiro, farmacêutico, assistente social, psicólogo, fisioterapeuta, nutricionista, veterinário, educador físico e terapeuta ocupacional. 


Nesta quarta-feira (13), novas turmas ingressam na residência, tanto em Garanhuns como em Caruaru, segundo a coordenadora, profª Wanessa Gomes: "A importância do projeto é única no país, pela qualificação profissional na Saúde do Campo".

O próprio Reitor da Universidade de Pernambuco, Pedro Falcão, registrou a premiação: "Trata-se de um reconhecimento ao trabalho de extensão realizado pela UPE. Estamos democratizando o acesso à educação e à saúde, quando levamos residentes e futuros profissionais para perto de populações como as rurais e quilombolas. Aproveitamos para parabenizar todos os envolvidos, nossos quadros da Universidade e as instituições parceiras, como as Secretarias de Saúde dos municípios envolvidos, os Movimentos Sociais e outros órgãos do estado que apoiam esta iniciativa." - Finaliza o reitor.

As residências duram dois anos, e fazem parte da formação dos estudantes, nos últimos anos de curso.


Mais informações:
UPE CAMPUS GARANHUNS: 
Fone: (87) 3761-8210
Endereço: Rua Cap. Pedro Rodrigues, 105 – São José, Garanhuns/PE CEP: 55294-902

Seplag entrega Mapa Estratégico da Perpart





 A Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag) entregou a estratégia para 2016/2019 da Pernambuco Participações e Investimentos S/A (Perpart) com a apresentação, nesta quarta-feira (13), do Mapa Estratégico do órgão. O evento aconteceu na sede da Perpart, no bairro do Cordeiro, e contou com a participação do secretário executivo de Desenvolvimento do Modelo e Gestão, Maurício Cruz, e do diretor-presidente da empresa, Marcelo Barros. 

Durante a solenidade, Maurício Cruz realizou uma detalhada explanação sobre todas as etapas do processo. Ele fez questão de ressaltar que o trabalho foi realizado de forma conjunta com a Perpart. “Construímos juntos. A participação da Seplag foi com o aporte de metodologia e como um ‘animador da festa’. O trabalho maior foi da própria Perpart. A bola agora está com vocês”, afirmou Maurício.   

Marcelo Barros recebeu o Mapa Estratégico das mãos de Maurício. “Com comprometimento de todos que fazem a Perpart, nós vamos conseguir colocar em prática o que está previsto na estratégia. Agradeço o empenho de todos da Seplag e da Perpart, que elaboraram o Mapa e com disposição e empenho vamos continuar a missão da empresa”, disse. 

Para desenvolver o Mapa Estratégico, algumas etapas foram cumpridas. No primeiro momento, em outubro de 2015, foram realizadas entrevistas prospectivas para se conhecer a realidade da Perpart. Na sequência, houve oficinas, aplicação de questionários online e a realização da Análise de Swot, o que originou na definição da identidade organizacional e o diagnóstico organizacional da empresa. O resultado foi validado e aprovado por Marcelo Barros.


Ao fim da primeira etapa, os gestores deram início à elaboração dos objetivos e das iniciativas estratégicas. Também coube à Seplag, organizar os indicadores de processo da Perpart. “Eles já tinham uma cultura de planejamento e, portanto, já trabalhavam com indicadores. Nós fizemos a revisão destes indicadores, mantivemos alguns e agregamos novos. Também criamos uma nova sistemática de monitoramento e avaliação”, afirmou Maíra Fischer, gerente de Desenvolvimento do Modelo de Gestão da Seplag.

O Mapa Estratégico da Perpart foi montado a partir desses trabalhos preliminares. Ele contém três perspectivas: pessoas e recursos humanos, processos internos e resultados. Todos os objetivos organizacionais se dividiram entre estas três perspectivas, alinhado sempre ao Mapa da estratégia do Governo do Estado. Já a nova sistemática de monitoramento e avaliação da Perpart é uma ferramenta personalizada que vai otimizar os processos de monitoramento da empresa.

O planejamento estratégico na Perpart faz parte de um projeto maior da Seplag que está sendo desenvolvido em 13 órgãos e secretarias do Governo. A Secretaria de Administração, o Consórcio Grande Recife, a própria Seplag, a Fundação de Aposentadorias e Pensões dos Servidores do Estado de Pernambuco (Funape) e o Complexo Industrial e Portuários de Suape são alguns dos exemplos onde o processo  está em andamento.    

Foto: Douglas Fagner

Postagem em destaque

Jovem é preso em flagrante por matar padrasto a facadas e decepar as mãos da vítima Segundo a Polícia Civil, rapaz de 18 anos afirmou em depoimento que cometeu o crime porque o padrasto tinha agredido a mãe dele.

  Postado por Oge Por g1 PE 29/02/2024 19h04    Atualizado  há 16 horas Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) de Pernambuco — F...