quarta-feira, 16 de março de 2016

Novo edital de licitação de Itaquitinga seguirá para o TCE nesta semana


Procuradoria ainda não sabe quando obra do presídio será concluída. 
Governo rompeu a PPP com consórcio que paralisou a construção em 2012.


Postado por: Jeozivaldo Cesar
Do G1 PE
Procurador-geral de Pernambuco, Antônio César Caúla (Foto: Bruno Marinho/G1)Para procurador-geral de Pernambuco, Antônio César Caúla, empresas não tinham capacidade econômico-financeira para concluir obras do Complexo Prisional de Itaquitinga (Foto: Bruno Marinho/G1)
O edital de licitação para retomar as obras do Complexo Prisional de Itaquitinga, na Zona da Mata Norte de Pernambuco, que estão paralisadas desde 2012, será encaminhado para o Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco (TCE-PE) ainda nesta semana. Após ser elaborado e aprovado pela Procuradoria Geral do Estado (PGE), o documento seguirá para conhecimento do Conselho do TCE-PE, a última etapa antes de ser publicado para que as empresas possam concorrer para a realização das obras físicas.
O contrato de Parceria Público-Privada (PPP) com a Sociedade de Propósito Específico (SPE) Reintegra Brasil S.A., formada pelas empresas Advance e Socializa, responsáveis pela execução das obras e da operação do centro por 30 anos, foi rompido pelo governo do estado nesta quarta-feira (16), com a publicação do decreto de caducidade do contrato no Diário Oficial de Pernambuco.
O procurador-geral do Estado, Antônio César Caúla Reis, explica o que motivou o governo  a romper a PPP. "Realizamos um estudo técnico que verificou o abandono das obras, a incapacidade econômico-financeira de conclusão pelo consórcio e desconformidades técnicas com o projeto inicial, o que caracteriza descumprimento do contrato e possibilita o seu rompimento", ressalta.
A possibilidade de o consórcio recorrer à Justiça do rompimento do contrato de PPP não preocupa o Governo do Estado. "O procedimento de caducidade observou com muita cautela os requisitos da legislação específica. Foi feito um levantamento muito cuidadoso das condições das obras e das desconformidades em relação ao projeto inicial de modo que, se o consórcio recorrer a juiz, o Estado está muito tranquilo em relação ao procedimento que foi observado", afirma Antônio César Caúla.
Com o rompimento da PPP, será priorizada a construção da primeira das cinco unidades do complexo prisional que já tiveram a construção iniciada. A Unidade de Regime Semiaberto 1 (URSA 1) ganhará mais 400 vagas, aumentando de  600 para 1.000. O custo estimado para a conclusão desse setor do complexo, que tem 60% de trabalhos concluídos, é de aproximadamente R$ 16 milhões.
Segundo o procurador-geral do Estado, não necessariamente será feita uma nova PPP. "O Estado fará uma licitação simples para conclusão do primeiro pavilhão e a questão da administração da unidade será definida em um momento posterior", conta Antônio César Caúla.
Complexo de Itaquitinga (Foto: Bancada de Oposição Alepe/Divulgação)Complexo de Itaquitinga, na Mata Norte de Pernambuco (Foto: Bancada de Oposição Alepe/Divulgação)
De acordo com o procurador-geral do Estado, não há um prazo para a conclusão do primeiro pavilhão. "O edital deve ser lançado automaticamente e não deve ser uma obra demorada, pois deverão ser feitas adaptações e correções das inconformidades verificadas no estudo", complementa.
Para Antônio César Caúla, não há qualquer relação entre esse rompimento da PPP do presídio de Itaquitinga com a rescisão do contrato de concessão da Arena Pernambuco, administrada pela Arena Pernambuco Negócios e Participações, consórcio liderado pela Odebrecht, feita pelo governo no dia 4 de março. "São situações muito diferentes. No caso de Itaquitinga, a obra não chegou a ser concluída. Já no caso da PPP da Arena Pernambuco, a questão é da viabilidade financeira da exploração do equipamento, que já foi construído e entregue", argumenta o procurador-geral.
Outro lado
De acordo com o sócio-diretor da Advance, Eduardo Fialho, a empresa nunca faliu. Segundo ele, foi o governo do estado que não cumpriu com o acordado nos contratos, além de ter sido o responsável pela introdução da empresa sucessora, a DAG. "Não é que a parceria não deu certo. Nós começamos a fazer parte da obra. O governo tinha um compromisso com a infraestrutura - água, energia e estradas - e não cumpriu, mas nós seguimos com a obra mesmo assim", explicou.
Fialho acrescentou que conseguiu a verba necessária para tocar a obra, mas o governo não voltou atrás. "Ao final de 2012, eu consegui um financiamento no Banco do Nordeste (BNB) no valor de R$ 60 milhões e o estado de Pernambuco não anuiu. Em 2013, nossa situação finaceira era avaliada como A-, ou seja, sólida", questionou. Os representantes da Socializa Empreendimentos e Serviços de Manutenção Ltda., outra empresa do antigo consórcio alijado do processo, ainda não foram localizados.
 Entenda o caso
O governo publicou o decreto  de caducidade do contrato da PPP a partir da constatação de inadimplências e infrações contratuais por parte da Sociedade de Propósito Específico (SPE) Reintegra Brasil S.A., formada pelas empresas Advance Construções e Socializa Empreendimentos.
Desde a paralisação das obras, o governo afirma ter cumprido a tarefa e acompanhado o processo para amenizar os impactos gerados. O estado adotou a medida de intervenção nas obras de Itaquitinga, nomeando como Interventor o Chefe do Gabinete de Projetos Estratégicos, Renato Thièbaut.
A intervenção conferiu à Administração poderes de gestão e de ocupação provisória do imóvel, vistorias e avaliações técnicas da obra e segurança do complexo. Relatório de diagnóstico feito após as vistorias evidenciou o estado de abandono da obra devido à longa paralisação dos serviços, assim como a má execução de alguns itens, o que justificou a intervenção e a abertura de processo de caducidade.

O ex-presidente Lula bateu o martelo nesta terça-feira e decidiu aceitar o convite feito pela presidente Dilma Rousseff para integrar o mais alto escalão do governo federal.

Postado po; Jeozivaldo Cesar
O ministério que o petista vai assumir, porém, ainda não está definido.
Lula é cotado para a Secretaria de Governo, hoje comandada por Ricardo Berzoini, ou para substituir Jaques Wagner na Casa Civil - pastas hoje nas mãos de petistas, o que evita conflito com aliados da base para abrigar Lula.
A decisão, no entanto, foi tomada antes da divulgação, por VEJA, de novas revelações feitas pelo senador Delcídio do Amaral em acordo de delação premiada.
Delcídio joga o ministro Aloizio Mercadante (Educação) no centro das investigações e também complica Lula, o que pode acabar mudando a composição feita anteriormente.
"Isso já é fato consumado. A delação talvez apenas force o governo a reavaliar a distribuição das pastas", afirma um parlamentar.
Virtual candidato a 2018, o ex-presidente quer assumir um ministério não de olho em suas pretensões eleitorais ou em busca de ajudar o país no momento de mais profunda crise.
Lula, quer, na verdade, ganhar sobrevida nas investigações da Operação Lava Jato: com foro privilegiado, seu caso sai das mãos do juiz Sérgio Moro e passa a ser analisado pelo Supremo Tribunal Federal (STF).
(Marcela Mattos, de Brasília)

SELEÇÃO BRASILEIRA PODERÁ USAR CALÇÃO AMARELO NOS PRÓXIMOS TORNEIOS

Após 62 anos usando as mesmas cores em seus uniformes, a Seleção Brasileira pode estar prestes a implementar uma mudança. De acordo como blog "Manto FC", do Globoesporte.com, a Nike deve anunciar na próxima quinta-feira (17) que o uniforme B da equipe passará a ser composto por camisa azul e calção amarelo - até então, os calções eram brancos.

Postagem em destaque

Jovem é preso em flagrante por matar padrasto a facadas e decepar as mãos da vítima Segundo a Polícia Civil, rapaz de 18 anos afirmou em depoimento que cometeu o crime porque o padrasto tinha agredido a mãe dele.

  Postado por Oge Por g1 PE 29/02/2024 19h04    Atualizado  há 16 horas Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) de Pernambuco — F...