segunda-feira, 7 de março de 2016

Reeducandos atearam fogo em colchões em unidade da Funase em Caruaru


Ação dos socioeducandos foi flagrada por câmeras de videomonitoramento. Ninguém ficou ferido.
Postado por: Jeozivaldo Cesar
Corpo de Bombeiros e equipes da PM estiveram no local para conter a ação dos socioeducandos (Foto: Reprodução/ TV Asa Branca)
Corpo de Bombeiros e equipes da PM estiveram no local para conter a ação dos socioeducandos (Foto: Reprodução/ TV Asa Branca)
O domingo (6) terminou com um motim na Fundação de Atendimento Socioeducativo (Funase) de Caruaru, no Agreste do Estado. Adolescentes reeducandos atearam fogo em colchões em um início de rebelião, mas foram contidos por policiais militares.
O Corpo de Bombeiros foi acionado para conter as chamas, e uma equipe do Grupo de Ações Táticas Itinerante (Gati) esteve no local para conter os ânimos dos garotos. A ação foi registrada pelas câmeras de monitoramento da unidade.
 


Fonte: Folha PE

40 anos da UVP


No dia 16 deste mês o deputado estadual Aluisio Lessa (PSB) estará realizando sessão solene em homenagem aos 40 anos da União dos Vereadores de Pernambuco (UVP). O evento será no Salão Nobre da Assembleia, às 18h. Atualmente é presidida pelo Vereador Josinaldo Barbosa (PTB), do município de Timbaúba, que foi eleito em março de 2015, durante o Congresso Estadual de Vereadores realizado em Triunfo, Sertão de Pernambuco. 
A “Casa do Vereador”, situada no bairro da Madalena, no Recife, hoje conta com uma estrutura completa para atender aos Vereadores. Nela estão disponíveis serviços de escritórios, hospedagem para os Vereadores das Câmaras afiliadas que se deslocam do interior para o Recife, as assessorias jurídica e de comunicação, e espaço para reuniões, eventos e cursos de capacitação.
 


Fonte: Assessoria de Comunicação

Homem abandona sobrinha de 3 anos em moto roubada para não ser preso


Homem conduzia o veículo com mais três pessoas e fugiu porque a moto tinha registro de furto/roubo
Postado por: Jeozivaldo Cesar
Após receber dos policiais a ordem de parada, o motociclista acelerou Foto: Divulgação/PRF-PE
Após receber dos policiais a ordem de parada, o motociclista acelerou Foto: Divulgação/PRF-PE
Um motociclista abandonou a sobrinha de apenas 3 anos na BR-428, em Petrolina, no Sertão de Pernambuco, para não ser preso pela Polícia Federal na noite desse domingo (6). O homem conduzia o veículo com mais três pessoas e fugiu porque a moto tinha registro de furto/roubo.
A ação aconteceu enquanto agentes do Policiamento Tático da Polícia Rodoviária Federal (PRF) realizavam uma fiscalização na via. Após receber dos policiais a ordem de parada, o motociclista acelerou, parando em seguida para que a irmão, com 30 anos, e o sobrinho de 14 anos descessem da moto. 
Ele seguiu fugindo, mas abandonou o veículo e a criança, para se esconder em um matagal. 
A motocicleta e a família do condutor foram encaminhados para a Delegacia de Polícia Civil em Petrolina. Nenhum dos ocupantes do veículo se feriu.
 


Fonte: JC Online

Homem foi atropelado na BR-408 em Paudalho


A vítima foi socorrida de helicóptero
Postado por: Jeozivaldo Cesar
Foto: Beto/Portal da Cidade
Foto: Beto/Portal da Cidade
Paudalho   - Na tarde desta segunda-feira (07), um homem foi atropelado por uma moto na BR 408, Km 71, nas proximidades do viaduto da Vila Santa Monica, sentido Carpina.
Segundo informações de populares a vítima havia consumido bebida alcoólicas e ao tentar atravessar a rodovia, foi atingido pelo motociclista.
Devido à gravidade do acidente, a vítima José Elias Erimateia da Silva, 36 anos, popularmente conhecido por “Teinha”, foi socorrido de helicóptero.
O condutor da motocicleta Gilson Ferraz, aparentemente 40 anos, residente na cidade do Recife, também sofreu várias escoriações e foi socorrido pelo SAMU.
Ambos foram conduzidos para o Hospital da Restauração no Recife.
O acidente foi registrado por PMs de Paudalho, que fizeram o isolamento do local e acionaram as equipes de emergências.

Bombeiro confessa ter assassinado doméstica após discussão amorosa

José Itamar dos Santos afirmou que tinha um caso com Karina há sete anos.

Em meio a discussão sobre relacionamento, sargento deu três tiros na vítima.

Do G1 PE
Postado por: Jeozivaldo Cesar

Após 40 dias de investigação, a Polícia Civil concluiu que o bombeiro militar José Itamar dos Santos, 48 anos, assassinou a doméstica Karina Francisca Santos Silva, de 26 anos, encontrada morta na última sexta-feira (4). Segundo a polícia, o bombeiro era patrão da vítima, confessou o crime e alegou que mantinha um envolvimento amoroso com a vítima há sete anos. Karina trabalhava na casa do suspeito há quase nove anos. O caso foi tratado, inicialmente, como desaparecimento.
Em depoimento, Itamar alegou que a doméstica estava, há algum tempo, exigindo que ele abandonasse a família para ficar com ela. No dia do crime, ela teria pedido uma carona até o trabalho - algo que ocorria com frequência, segundo o acusado. Eles iriam comprar carne antes, mas resolveram mudar de ideia para conversar sobre o relacionamento. Às 8h40, Karina acompanhou, no banco traseiro do carro, o homem até o bairro de Chão de Estrelas, na Zona Norte do Recife.
No local, a conversa teria tomado outras proporções e os ânimos teria ficado exaltados. Ele sacou sua arma e efetuou três disparos contra a região do peito da vítima, porém só dois deles a atingiram. Ele a matou às 9h. Em seguida, o bombeiro militar circulou com o corpo de Karina por três horas até a enterrar às margens da BR-232, entre os municípios de Jaboatão dos Guararapes e Moreno, no Grande Recife."A discussão também seria porque ele teria notado uma certa indiferença dela quanto ao relacionamento que eles tinham. Esses fatos teriam gerado uma discussão e no calor da discussão ele teria sacado a arma e atirado contra ela", informou o delgado Mauro Cabral, do DHPP, responsável pelo caso. O policial não divulgou imagens do acusado, alegando estar cumprindo "normas internas" da corporação.
Durante esse intervalo de tempo, ele comprou uma pá em um armazém de construção no bairro do Arruda, Zona Norte da capital pernambucana. "Ainda não informações se ele teria contado com a ajuda de alguém. Quanto à premeditação, ele diz que não premeditou e que teria surgido essa discussão", acrescentou o delegado, ao dizer que foram ouvidas 20 pessoas até se chegar no suspeito.
Coletiva da Polícia Civil sobre doméstica assassinada no Recife (Foto: Thays Estarque/G1)Coletiva da Polícia Civil sobre doméstica assassinada no Recife (Foto: Thays Estarque/G1)
Após o crime, ele viajou para Vitória de Santo Antão, onde ficou hospedado por um dia. O que, segundo Mauro Cabral, fugia da rotina do suspeito. O bombeiro militar chegou a ser convidado a cooperar com a investigação, mas alegou que estava de serviço no dia. Desconfiada, a polícia descobriu que, na verdade, ele estava de folga na ocasião.
Por aparecer nas filmagens das câmeras da rua onde Karina fazia o percurso de casa até o trabalho, polícia chegou até o suspeito pelo carro. Foi preciso três depoimentos até o homem confessar o crime. O local do corpo foi indicado pelo suspeito. Devido ao alto estado de decomposição, a identificação da vítima teve que ser feita atrás de análise de DNA.
"O cadáver foi encontrado na sexta-feira (4) em avançado estado de putrefação. As outras perícias estão relacionadas à arma, com a balística, a perícia no veículo, a perícia também de DNA em algumas roupas encontradas no porta-malas do carro, além de perícias de informática no celular do suspeito", explicou a gerente geral de Polícia Científica, Sandra Santos.
O carro e um celular foram apreendidos com o suspeito. Sobre a arma do crime, a polícia preferiu não repassar mais detalhes até a conclusão do inquérito. O delegado Mauro Cabral tem até 30 dias para analisar o restante das provas e solicitar o pedido de prisão preventiva. O homem responderá por ocultação de cadáver e poderá responder por homicídio ao fim das investigações. O bombeiro militar está preso no Centro de Reeducação (Creed)
.

Naná Vasconcelos recebe alta da UTI e vai para o quarto do hospital


Músico pernambucano está no 10º andar do Hospital Unimed III, no Recife.
Segundo boletim médico, estado de saúde do artista é 'grave, porém estável'.

Do G1 PE

  • Postado por: Jeozivaldo Cesar 

Naná Vasconcelos participa de show de encerramento da 34ª Oficina de Música de Curitiba nesta quarta-feira (27), no Teatro Guaíra (Foto: Divulgação / Fundação Cultural de Curitiba)Naná Vasconcelos estava internado na UTI de hospital no Recife desde o dia 5 de fevereiro (Foto: Divulgação / Fundação Cultural de Curitiba)
O músico Naná Vasconcelos, de 71 anos, recebeu alta da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) no final da manhã desta segunda-feira (7). O percussionista foi transferido para um quarto no 10º andar do Hospital Unimed III, no Recife, onde estava internado na UTI desde o sábado (5) por complicações de um câncer de pulmão descoberto no ano passado.

De acordo com boletim médico divulgado no início da noite desta segunda (7), o estado de saúde de Naná Vasconcelos "permanece grave, porém é estável". O músico, que está hospitalizado desde 29 de fevereiro, devido a complicações da progressão do seu câncer de pulmão, apresenta infecção respiratória e arritmia cardíaca, além de uma progressão do tumor.

A família de Naná pediu para amigos e fãs realizarem uma corrente de orações pela recuperação dele. Segundo a esposa do músico, Patrícia Vasconcelos, no ano passado o artista passou mais de 20 dias no mesmo hospital, após descobrir a doença. No dia 28 de fevereiro deste ano, o percussionista passou mal após um show realizado em Salvador, na Bahia, com o violoncelista Lui Coimbra. Ao retornar ao Recife, foi internado.

No ano passado, Naná também passou mal antes de um show, mas seguiu com a agenda. Na capital pernambucana, após uma bateria de exames, foi constatado o câncer. "Pegou todos de surpresa porque ele havia feito um raio-x do pulmão no ano passado e uma revisão geral há dois meses e nada foi encontrado. Foi tudo muito rápido, um susto”, declarou a esposa à época.

Apesar da doença, Naná participou da abertura do Carnaval 2016 do Recife no Marco Zero este ano na companhia de seus 400 batuqueiros. O percussionista dividiu o palco com o Clube Carnavalesco Misto Pão Duro, grupo centenário homenageado no carnaval do Recife, com o Maracatu Nação Porto Rico, também homenageado, e com Lenine e com a cantora Sara Tavares, de Cabo Verde

.

TCE investiga abandono das obras da Copa em Pernambuco

Tribunal de Contas do Estado também apura se houve superfaturamento.

Dois anos depois, viadutos, paradas do BRT e terminais não estão prontos.


Postado por: Jeozivaldo Cesar
Do G1 PE

Para receber a Copa do Mundo de 2014, o Recife passaria por reformas em variadas áreas. Na mobilidade, por exemplo, os planos vinham desde cortar a Região Metropolitana por grandes corredores exclusivos para Bus Rapid Transit (BRT), até viabilizar a navegação pelo Rio Capibaribe. Quase dois anos depois, o Tribunal de Contas do Estado (TCE) investiga o superfaturamento das obras, o desperdício do dinheiro público e o abandono do serviço. [Veja vídeo acima]
A conselheira do TCE Teresa Duere acredita que o legado deixado pela Copa foi de problemas. "Eu acho que a Copa deixou um legado de muitos problemas e temos que enfrentá-los. Deixou um pouco de desânimo da população em relação ao que foi vendido como mobilidade, não é? O Tribunal tenta buscar de toda forma que o cidadão tenha menos dano e que consiga o estado, através do governador Paulo Câmara e da sua equipe, terminar algumas obras que são fundamentais", afirmou a conselheira.
Orçados em mais de R$ 150 milhões, os corredores Norte e Sul ainda não estão prontos dois anos depois - mais de R$ 50 milhões já foram pagos pelas obras. O corredor da BR-101, que ia ligar os terminais Leste/Oeste e Norte/Sul, nem saiu do papel. O dinheiro foi depositado na conta do estado, mas os engenheiros depois descobriram que um gasoduto passa pelo meio da rodovia e o trabalho não poderia ser feito.
Já os BRTs passaram a operar na capital pernambucana. Apesar do projeto ter ficado quase pronto, as vias de trânsito rápido nem sempre tem pista exclusiva, o que prejudica alguns trajetos. Em alguns trechos, as paradas sequer ficaram prontas, o que impossibilita que o veículo pare para pegar passageiros. O Terminais Integrado de Abreu e Lima está quase pronto, mas segue abandonado. Os dois terminais da Avenida Caxangá também não foram concluídos.
Próximo à Arena Pernambuco, em São Lourenço da Mata, um viaduto projetado para ser usado durante os jogos da copa sequer ficou pronto. De acordo com o engenheiro do TCE Caio Melo, mesmo sem ter sido finalizada a obra já possui problemas. "Já tem partes comprometidas da estrutura que vão ter que ser reforçadas ou substituidas", garantiu. O gasto no viaduto foi de R$ 47 milhões. A previsão inicial era de R$ 9 milhões, mas, mesmo gastando cinco vezes este valor, a obra não foi finalizada.
Em nota, o governo afirma que abriu licitação para concluir a obra do viaduto, mas não deu prazo. Sobre os terminais que não funcionam, o governo de Pernambuco promete que o de Abreu e Lima estará funcionando a partir do mês que vem, enquanto para os terminais da Avenida Caxangá, foi contratada uma empresa para fazer o levantamento do remanescente das obras inacabadas no corredor. A previsão é de que o edital de licitação para continuidade da obra seja lançado até maio, segundo a Secretaria de Cidades.
Sobre o aumento do preço do viaduto, o governo explicou em nota que o valor de R$ 9 milhões era referente ao projeto inicial da obra, que foi modificado. De acordo com a nota, a mudança foi para "minimizar o impacto que as desapropriações gerariam no cronograma das obras, possivelmente inviabilizando a conclusão dentro do prazo para o mundial de futebol. A mudança do percurso reduziu o número de imóveis a serem desapropriados, mas gerou a necessidade de construção de um viaduto V2 com tamanho maior que o previsto inicialmente". O governo apontou ainda que o processo licitatório está em curso para terminar a obra.
Desapropriação para obras
Muitas pessoas tiveram que deixar suas casas para que fossem concretizados projetos de mobilidade. O comerciante Jorge Rosendo foi um dos moradores que teve que deixar sua casa. No lugar, ao invés de um ponto de embarque e desembarque de veículos especiais, uma garagem improvisada de uma companhia de ônibus. "Dá um desânimo de viver, um aperto no coração, uma raiva. Se tivesse sido por escolha nossa, não teríamos saído daqui. Morei com as minha irmã, com meus pais, meu pais faleceram todos aqui. Meu trabalho nasceu daqui", disse, entristecido o comerciante.
O imóvel dele foi avaliado pelo estado por R$ 237 mil. Jorge conta que só recebeu R$ 160 mil até então. A conta do legado que não ainda não ficou pronto, de acordo com a conselheira do TCE Teresa Duere vai ser paga pelo povo. "O que nós temos que fazer é apontar responsabilidades dentro de um julgamento, diminuir o dano à população que é quem tem menos culpa de tudo isso", finalizou Teresa
.

Postagem em destaque

Jovem é preso em flagrante por matar padrasto a facadas e decepar as mãos da vítima Segundo a Polícia Civil, rapaz de 18 anos afirmou em depoimento que cometeu o crime porque o padrasto tinha agredido a mãe dele.

  Postado por Oge Por g1 PE 29/02/2024 19h04    Atualizado  há 16 horas Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) de Pernambuco — F...