Sátira ocorreu durante desfile de Os Irresponsáveis, nesta quarta-feira (Foto: Ed Machado/Folha de Pernambuco)
A direção estadual do PT de Pernambuco divulgou uma nota, na tarde desta quinta-feira (11), na qual repudia o fato de dirigentes do bloco “Os Irresponsáveis” ter colocado o ex-presidente Lula (PT) em uma jaula, durante o desfile da agremiação, na última quarta-feira (10). De acordo com o partido, “essa é uma atitude política odiosa que fere a democracia e o estado de direito, além de atacar gratuitamente os direitos fundamentais de um cidadão”.
Na nota, o PT afirma que o ex-presidente é “motivo de orgulho para os brasileiros e para os pernambucanos, não apenas para os petistas” e que a “irreverência, a alegria e a liberdade de expressão, que são características próprias do nosso querido carnaval, não podem ser utilizadas como meio para achincalhar a imagem pública do melhor presidente do Brasil e o melhor para Pernambuco”.
Confira, abaixo, a nota na íntegra:
NOTA PÚBLICA
A direção estadual do PT vem repudiar, com profunda indignação, a agressão descabida praticada por dirigentes do bloco carnavalesco OS IRRESPONSÁVEIS, ao exibir em seu desfile um integrante fantasiado do Presidente LULA, enjaulado como um animal ou como um criminoso. E, pior ainda, ao divulgar amplamente a sua agressão gratuita.
A irreverência, a alegria e a liberdade de expressão, que são características próprias do nosso querido carnaval, não podem ser utilizadas como meio para achincalhar a imagem pública do melhor Presidente do Brasil e o melhor para Pernambuco, sem que nenhuma ação esteja tramitando contra ele. Essa é uma atitude política odiosa que fere a democracia e o estado de direito, além de atacar gratuitamente os direitos fundamentais de um cidadão.
Não foi apenas Lula o ofendido, mas todos os pernambucanos que, conterrâneos dele, reconhecem que foi o presidente da história brasileira que mais mudanças e transformações proporcionou para o nosso Estado e para o seu povo sofrido e injustiçado.
Lamentamos, também, a evidente manipulação promovida por adversários que viabilizaram a acusação praticada e a sua divulgação, adotando a mentira como prática política e revelando uma doentia incompatibilidade para o exercício respeitoso das divergências.
Luís Inácio LULA da Silva é motivo de orgulho para os brasileiros e para os pernambucanos, não apenas para os petistas. É honesto e o povo confia nele, porque aprendeu a admirar a sua trajetória e a sua obra política invulgares. LULA MERECE RESPEITO!!
Recife, 11 de fevereiro de 2016
COMISSÃO EXECUTIVA ESTADUAL