domingo, 31 de janeiro de 2016

ITAQUITINGA MST Gurijó, se reuni com a coordenação regional para tratar da jornada de lutas para 2016

Escrito por Jeozivaldo Cesar
Imagens enviadas através do WHATSAPP


Na manhã desse domingo(31), a coordenação do MST-PE, através do seu representante o coordenador regional do movimento o senhor Afonso,  se reuniu com os assentados e atendendo ao convite o vereador do município de Itaquitinga o Sr. George Gonçalves(PT), acompanhou os trabalhos atentamente a questão da agricultura familiar das terras que fica em Gurijó numa área de 280 hectares, divididos em 50 lotes, as famílias aguardam já ha 8 anos para uma solução definitiva por parte do governo com o titulo de posse dos lotes.
Com a distribuição dos lotes, as famílias não apenas ganharia o acesso a terra, mas representa principalmente um lugar para viver e trabalhar com dignidade, de terem a sua própria moradia, de produzirem alimentos saudáveis, sem agrotóxicos, de gerar renda e melhores condições de vida, de terem acesso a uma educação do campo, planejada de acordo com as especificidades dos povos do campo.




Zika: risco de pandemia

Opas projeta 4 milhões de pessoas infectadas no Mundo neste ano pelo vírus, sendo 1,5 milhão (37,5%) no Brasil

 
Renata Coutinho, da Folha de Pernambuco
Arquivo FolhaPE
Hoje, 23 países das Américas já confirmam casos autóctones (adquiridos no local)
Pandemia. Na velocidade e volume que o zika vírus vem avançando, a estimativa da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas), braço da OMS, é que 4 milhões de casos da infecção sejam registrados neste ano, sendo 1,5 milhão ( 37,5%) deles no Brasil. A projeção é baseada no número de infectados por dengue, doença transmitida pelo mesmo vetor (Aedes aegypti), em 2015. A situação atual pode ser ainda mais grave, diante do número de pessoas acometidas pelo zika durante curto espaço de tempo - o primeiro caso no Brasil foi registrado na Bahia, em abril do ano passado. Para se ter ideia da gravidade, a dengue levou dez anos para ser considerada uma epidemia no País.

A estimativa do avanço mundial do zika foi divulgada ontem pelo diretor de Doenças Transmissíveis e Análise de Situação de Saúde da Opas, Marcos Espinal, em sessão da OMS sobre o vírus. Segundo Espinal, o zika deve chegar a todos os países onde há a presença do Aedes, a maioria deles nas américas, África e Ásia. “O zika vai onde o mosquito estiver”, afirmou, durante encontro, em Genebra. Nos países europeus e nos EUA, por exemplo, os casos registrados foram importados - as pessoas foram contaminadas ao viajar para áreas endêmicas. Nesta quinta-feira (28), o Estado de Nova Iorque notificou sete casos, três deles na Capital. Todos os doentes estiveram em países que enfrentam epidemia do Aedes.

Hoje, 23 países das Américas já confirmam casos autóctones (adquiridos no local). Por isso não tinha imunidade”, disse. Ao mostrar os países onde há transmissão de dengue, o diretor afirmou: “Esse é o mesmo mapa da zika”. O diretor destacou que não há como comparar o caso atual com o ebola. “O zika precisa de um vetor. Se controlá-lo é possível controlar a doença”, disse.


Alerta

Primeiro a atestar a circulação do novo vírus no Estado, o médico Carlos Brito, que é infectologista e consultor do Ministério da Saúde para arbovíroses (dengue, chikungunya e zika), alerta que a dispersão do vírus é elevada. Por isso, o zika tomou essa proporção em apenas um ano. “A taxa de ataque é o número de pessoas acometidas em um curto espaço de tempo. Acredita-se que a do zika é cerca de 30% da população geral em uma epidemia de três a seis meses”.

Outro ponto desfavorável, destacou, é uma possível mutação do vírus. Para ele, provavelmente a cepa asiática sofreu alteração ao chegar ao Brasil, ficando mais potente. Também preocupa, alertou, a falta de um estudo de imunopatogênese que possa apontar se só se pega zika uma vez e fica protegido da infecção.
Arte FolhaPE
Grávidas
Grávidas devem evitar os focos de folia neste Carnaval. A recomendação é da coordenadora do programa estadual Mãe Coruja, Tânia Andrade Lima. Ela acredita que o momento é delicado para as gestantes. Por isso a atenção e os cuidados devem ser redobrados. Pernambuco tem até agora notificados 1.373 casos suspeitos de microcefalia, sendo desses 138 confirmados e outros 110 descartados.

“Não podemos proibir, mas estamos às portas de um Carnaval diferente, com uma tríplice epidemia, já que enfrentamos a dengue, o zika e a chikungunya. Onde tem mosquito e muita gente para ele picar, a chance de adoecimento aumenta”, alertou. A indicação da coordenadora do Mãe Coruja é que a gestante que gosta da folia prefira festas em família em casa ou cidades que tenham baixa infestação pelo mosquito. Ela destacou que apesar de o risco ser maior no primeiro semestre da gravidez, todas as mulheres, independentemente do tempo gestacional, devem se proteger. O Mãe Coruja acompanhou 24,9 mil grávidas no ano passado. Dos 13,9 mil bebês nascidos no programa, no ano passado, 159 foram considerados suspeitos de microcefalia. Desses 128 ainda são suspeitos e 32 foram confirmados.

Reunião
A presidente Dilma Rousseff se reunirá hoje, por videoconferência, com os governadores dos estados mais afetados pelo zika (que está associado à microcefalia em bebês cujas mães tiveram a doença), dengue e chikungunya. A reunião será comandada da Sala Nacional de Coordenação e Controle do Plano de Enfrentamento à Microcefalia.

Na primeira reunião com os membros do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social, a presidente pediu mobilização de todos para o combate ao Aedes. E voltou a reforçar que o Governo está disponibilizando todos os recursos necessários para eliminar o mosquito no Brasil, com a mobilização das Forças Armadas. Uma ampla campanha publicitária, com inserções em rádio e TV e distribuição de cartazes e panfletos, informando a população sobre a importância de acabar com os focos do inseto, deverá ser aprovada pelo Palácio do Planalto. O MEC planeja ações de esclarecimento e prevenção em escolas públicas.

Três pessoas feridas em acidente na ponte de acesso ao Classic Hall continuam internadas

Ao todo, 30 pessoas foram atendidas no posto de saúde da casa de show onde ocorria o Baile Municipal do Recife

 Do FolhaPE, com informações da assessoria
Cortesia/WhatsApp
Pacientes apresentam fratura no calcanhar e falange de dedo
Continuam internadas as três pessoas feridas durante o rompimento da ponte do Classic Hall, no último sábado (31), quando ocorria o Baile Municipal do Recife. De acordo com um comunicado enviado neste domingo (31) pela Prefeitura do Recife, os pacientes apresentam quadros de fratura no calcanhar e falange de dedo e não correm qualquer risco de morrer. Eles estão sendo acompanhados pela Secretaria de Saúde do Recife.

Na nota, a Prefeitura informa que respondeu rapidamente ao acidente. "Uma equipe do SAMU, 60 guardas municipais e 16 bombeiros civis, que estavam de plantão no local, prestaram atendimento imediato no momento do incidente. Outras nove ambulâncias do SAMU e o Corpo de Bombeiros foram acionados e prestaram socorros às vítimas", diz.
O documento informa ainda que, ao todo, 30 pessoas foram atendidas no posto de saúde do Classic Hall, 17 foram transferidas pelo SAMU e Corpo de Bombeiros para unidades de saúde públicas e particulares. Destas, 14 já receberam alta.
"A Prefeitura do Recife lamenta o acidente ocorrido no Classic Hall, renomada casa de shows contratada para a realização do 52º Baile Municipal do Recife, festa beneficente realizada pela gestão municipal e que reuniu cerca de 10 mil pessoas", conclui o comunicado.

Pernambucana é a nova vocalista da banda XCalypso

image
Após a saída de Thábata Mendes, a banda XCalypso terá três vocalistas. Parte da nova formação já começa a atuar neste domingo (31) em show na cidade de Senador José Porfírio, no Pará. No palco, ao lado do guitarrista Ximbinha, estarão a cantora pernambucana Leya Emanuelly e o cantor paraense Gêh Rodriguez. O nome da terceira integrante será divulgado nos próximos dias.
A confirmação do fim da parceria entre Thábata e Ximbinha, além das novidades da XCalypso foram anunciadas em nota oficial da banda, no sábado (30). Segundo a assessoria do guitarrista paraense, a separação foi motivada por “divergências conceituais em torno do projeto”.
“Ambos acreditam que esta foi a melhor decisão, que não prejudicará contratantes e revela o respeito aos novos fãs que a XCalypso vem conquistando desde sua primeira apresentação no dia 3 de janeiro, quando reuniu um público de mais de 100 mil pessoas no aniversário da cidade de Ananindeua, no Pará”, informou a nota.
Novidades – Backing vocal da XCalypso há pouco tempo, Leya Emanuelly tem 23 anos e também se dedica a uma carreira solo no estilo sertanejo. Ela é natural de Serra Talhada, em Pernambuco. Gêh Rodriguez trabalha em um projeto paralelo com Ximbinha é tem trabalho no estilo sertanejo na noite da capital paraense.
No início da noite de sábado, Thábata Mendes agradeceu aos fãs e se despediu da XCalypso em postagem no Facebook. “Indiscutivelmente, os grandes responsáveis pelo sucesso e reconhecimento de um artistasão seus fãs. Por isso, quero externar todo o meu respeito e gratidão para com os fãs da banda XCalypso!”, disse a cantora, sem informar detalhes do futuro da carreira.
“Foi sem dúvida um grande presente de Deus viver esse momento e sentir o privilégio desse reconhecimento. Desejo sucesso à XCalypso a partir de agora, com sua nova formação. E que Deus nos conduza”, prosseguiu Thábata, sem citar os motivos que levaram à sua saída da banda, que teria ocorrido por causa de desentendimentos com Ximbinha.
Leia já

Acusados de vários arrastões em São Vicente Férrer foram presos


image
Por volta das 22h do dia 29/01/16, este efetivo foi informado que estava ocorrendo vários assaltos na cidade que nos deslocamos até o local,
lanchonete do itos o qual nos cedeu seu veículo uma vez que a GT encontrava-se baixada, que saímos em diligências e encontramos os imputados que reagiram atirando no policiamento o qual revidou a injusta agressão onde os elementos vieram a cair da moto,que no momento da abordagem foi encontrado com os mesmos 01 teve cal 32 com 06 munições,sendo 04 deflagradas é um simulacro de pt;03 celulares; aquantia de R$ 90,00
image
que após a prisão dos meliantes vieram várias vítimas que reconheceram os imputados como autores dos crimes e o material produto de roubo, que diante dos fatos todos os envolvidos foram encaminhados a Dpc de plantão de limoeiro e posteriormente autuado e encaminhados ao presídio de limoeiro e apresentado ao MP(menor)
image
image
Imputado 1 Dailson Fernando Morais, 19 anos ex presidiário
Imputado 2 R.R.S.F de 16 anos, ex interno Cenipe

NOVA DIRETORIA DO SINDICATO DOS TRABALHADORES RURAIS DE ITAQUITINGA, TOMA POSSE NESTE SÁBADO 30 DE JANEIRO DE 2016 PARA MAIS 4 ANOS

Escrito por Jeozivaldo Cesar
Foto: Ogeradio@1
Na tarde de sábado (30), por volta das 15h, ocorreu nas dependências da quadra da entidade, cerimônia de posse da nova diretoria e do conselho fiscal do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Itaquitinga-PE, Cerca de 200 pessoas participou do ato e contou com a presença do vice - presidente da Fetape –Paulo Roberto, que conduziu a posse. Além disso, esteve prestigiando a cerimônia o prefeito Pablo Moraes e o vice Manoel Ramos o vereador Aderito Jaime, religiosos e sidicalistas de cidades vizinhas como Nazré da Mata, Buenos Aires, Araçoiaba, Paudalho, Vicencia, Aliança, Condado Goaina, Tracunhaem e São Lourenço da Mata.

Sergio Francisco de Sousa (presidente do sindicato), em seu discurso, falou da luta pelo processo de modernização da agricultura, das vitórias conquistada pelo trabalhador da responsabilidade da Diretoria dos direitos dos trabalhadores 
Após o Presidente da FETAPE empossar os eleitos, as autoridades se pronunciaram. O Presidente Sergio foi reconduzido ao cargo para mais quatro anos, agradeceu a presença de todos, e na seqüência . Após a cerimônia de posse foi servido um coquetel aos presentes.


Vídeo  de discurso de posse



Postagem em destaque

Jovem é preso em flagrante por matar padrasto a facadas e decepar as mãos da vítima Segundo a Polícia Civil, rapaz de 18 anos afirmou em depoimento que cometeu o crime porque o padrasto tinha agredido a mãe dele.

  Postado por Oge Por g1 PE 29/02/2024 19h04    Atualizado  há 16 horas Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) de Pernambuco — F...