terça-feira, 2 de agosto de 2016

TRE-PE condena vereadora Aline Mariano por propaganda irregular


Pré-candidata à Câmara do Recife pelo PMDB foi multada em R$ 5 mil.
Juíza ordenou retirada da internet de postagens sobre pré-candidatura dela.

Do G1 PE 
Posrado por Jeozivaldo Cesar
A vereadora Aline Mariano, pré-candidata à Câmara Municipal do Recife pelo Partido do Movimento Democrático Brasileiro (PMDB), foi condenada pelo Tribunal Regional  Eleitoral dePernambuco (TRE-PE) a pagar uma multa de R$ 5 mil por ter feito propaganda irregular na internet, o que é proibido pela Lei Eleitoral. De acordo com a juíza Maria Auri, a vereadora fez propaganda paga na rede social Facebook, por meio da opção 'publicação patrocinada'.

 
O uso desse tipo de publicação levou o Ministério Público Eleitoral a acusar Aline Mariano de ter extrapolado os limites permitidos na fase de pré-campanha. Por isso, a juíza determinou que a vereadora retire da internet qualquer postagem que faça referência, implícita ou explicitamente, à pré-candidatura dela à Câmara Municipal do Recife.

Segundo o TRE-PE, Aline Mariano não informou quem custeou a veiculação do anúncio 'patrocinado' e limitou sua defesa a afirmar que a postagem que deu origem à condenação não pode ser considerada propaganda eleitoral. O Tribunal concluiu, então, que foi a própria pré-candidata que arcou com tal custo.

Porém, "em relação à pré-campanha eleitoral, todos os atos a ela relativos que envolvam custos serão realizados pelo partido político [...] Isso porque somente pode ser aberta a conta de campanha do candidato após o requerimento de registro da sua candidatura", informou o TRE-PE. O G1 entrou em contato com a assessoria de imprensa de Aline Mariano, que afirmou que a vereadora vai se pronunciar por meio de nota, mas, até o horário de publicação da matéria, o documento não foi recebido pela equipe de reportagem.
 

Nenhum comentário:

Postagem em destaque

Jovem é preso em flagrante por matar padrasto a facadas e decepar as mãos da vítima Segundo a Polícia Civil, rapaz de 18 anos afirmou em depoimento que cometeu o crime porque o padrasto tinha agredido a mãe dele.

  Postado por Oge Por g1 PE 29/02/2024 19h04    Atualizado  há 16 horas Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) de Pernambuco — F...