quarta-feira, 29 de junho de 2016

Procissões e missas marcam homenagens a São Pedro


Um dos eventos mais tradicionais será em Brasília Teimosa, na Zona Sul.
Também estão marcados shows de forró no Pátio de São Pedro, no Centro.

Do G1 PE

Barcos fazem homenagem a São Pedro em Brasília Teimosa (Foto: Katherine Coutinho/G1)Barcos fazem homenagem a São Pedro em Brasília Teimosa (Foto: Katherine Coutinho/G1)
Um dia de fé, devoção e muito forró no Recife e Região Metropolitana. Nesta quarta-feira (29),  serão feitas as homenagens a São Pedro, o último dos santos juninos a ser reverenciado. O principal ponto da programação religiosa é a procissão de pescadores marcada para Brasília teimosa, na Zona Sul da capital pernambucana. Os festejos profanos serão realizados em vários arraiais, com muita festa no Pátio de São Pedro, no Centro.
Em Brasília Teimosa,  a programação começa a partir das 14h. A procissão dos pescadores da Colônia Z-1  percorrerá as principais vias da comunidade. Eles vão agradecer ao santo as conquistas do último ano e pedirão saúde e fartura para os próximos meses.
A celebração, realizada há mais de 50 anos na comunidade, arrasta uma multidão. O andor com a imagem parte do cais em um barco, em direção à Boca da Barra, no Porto do Recife, acompanhada por outras embarcações.
Santanna e Dona Glorinha são homenageados do São João do Recife (Foto: Marcos Pastich/PCR)Santanna e Dona Glorinha são homenageados 
(Foto: Marcos Pastich/PCR)
À noite, a partir das 18h, terá início a parte profana da festa em Brasília Teimosa. Haverá shows no arraial montado à beira-mar. As atrações são As Sereias Teimosas, a Quadrilha Junina Lumiar, a homenageada do Ciclo Junino - Dona Glorinha do Coco, o grupo  Vôte! O que é Isso?, Michelle Monteiro. Para fechar a noite, o outro homenageado do festejo, Santanna.

No Pátio de São Pedro, no bairro de São José, a festa também terá várias atrações. A programação começa às 19h com Edmilson do Pífano, seguido de Santanna, D. Glorinha do Coco, Petrúcio Amorim e encerrando com o sertanejo Flávio Leandro. A entrada é gratuita.
Também está prevista uam solenidade na Ilha do Maruim, em Olinda, no Grande Recife. Às 11h, a comunidade promove uma procissão. A partir das 13h, os pescadores da área participam de uma missa.
Tradição
Pedro, de acordo com a tradição da Igreja Católica, é apóstolo mais velho de Jesus. Foi pescador e, segundo o evangelho, o primeiro papa, por sobre quem o Salvador “edificou” sua Igreja. Tornou-se padroeiro dos que pescam e a ele são dedicadas procissões marítimas.
Programação
Pátio de São Pedro
19h - Edmílson do Pífano
20h - Santanna, o Cantador
21h10 - D. Glorinha do Coco
22h20 - Petrúcio Amorim
23h40 - Flavio Leandro

Brasilia Teimosa
18H - Sereias Teimosas
18h30 - Quadrilha Junina Lumiar
19h - D. Glorinha do Coco
20h - Vôte! O que é isso?
21h20 - Michelle Monteiro
22h40 - Santanna, o Cantado
r

Nenhum comentário:

Postagem em destaque

Jovem é preso em flagrante por matar padrasto a facadas e decepar as mãos da vítima Segundo a Polícia Civil, rapaz de 18 anos afirmou em depoimento que cometeu o crime porque o padrasto tinha agredido a mãe dele.

  Postado por Oge Por g1 PE 29/02/2024 19h04    Atualizado  há 16 horas Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) de Pernambuco — F...