segunda-feira, 18 de abril de 2016

Manifestantes pró-impeachment comemoram resultado no Recife


Votação foi decidida com voto do deputado pernambucano Bruno Araújo. Simpatizantes do impeachment celebraram continuidade do processo.

Do G1 PE

Manifestantes pró-impeachment comemoram resultado da votação na Praia de Boa Viagem (Foto: Thays Estarque/G1)Manifestantes pró-impeachment comemoram resultado da votação na Praia de Boa Viagem (Foto: Thays Estarque/G1)
Precisamente às 23h07, o voto do deputado pernambucano Bruno Araújo (PSDB) selou a votação do processo de impeachment da presidente Dilma Rousseff (PT) na Câmara Federal. Naquele momento, os deputados defensores da saída da presidente alcançaram os 342 votos necessários para dar continuidade ao processo no Senado. No Recife, manifestantes favoráveis à saída da chefe do Executivo comemoram o resultado no Segundo Jardim, na Praia de Boa Viagem, na Zona Sul da cidade. A decisão gerou um enorme clima de euforia, com abraços efusivos, fogos de artifício e muitos gritos de "fora Dilma e fora Lula".
Em Brasília, Bruno falou que se sentia honrado que dele sairia o grito de liberdade de milhões de brasileiros. "Quanta honra o destino me reservou de poder, da minha voz, sair o grito de esperança de milhões de brasileiros. Senhoras e senhores, Pernambuco nunca faltou ao Brasil. Carrego comigo nossas histórias de luta pela liberdade e pela democracia. Por isso, eu digo ao Brasil, sim para o futuro", discursou o tucano. [Veja vídeo abaixo]
Após o resultado, um dos organizadores do 'Movimento Vem pra Rua' no Recife, Gustavo Gesteira, afirmou que o movimento continuará, agora, cobrando os senadores, para que eles respeitem a primeira etapa do processo. "Está sendo dado um primeiro grande passo para o impeachment da presidente Dilma Rousseff (PT)  e para que a gente possa ter um Brasil mais ético, livre de tanta corrupção", ponderou.
No Bairro do Recife, onde se concentravam os simpatizantes da presidente Dilma Rousseff (PT) o clima foi de tristeza, mas os manifestantes prometeram continuar a lutar para reverter o processo no Senado. "Podemos perder a primeira batalha, mas não perdemos a guerra. O resultado da votação na Câmara não pode nos intimidar. Já conversamos com os trabalhadores e o MST e iremos voltar a acampar no Derby. Vamos continuar firmes na trincheira. Não vai ter golpe, vai ter luta", discursou o presidente da CUT-PE, Carlos Veras.
Manifestantes contrários ao impeachment se reúnem no Bairro do Recife (Foto: Adelson Costa/Pernambuco Press)Manifestantes contrários ao impeachment se reúnem no Bairro do Recife (Foto: Adelson Costa/PE Press)
Manifestações no Recife
Manifestantes favoráveis e contrários ao impeachment da Presidente Dilma Rousseff (PT) se reuniram desde o fim da manhã deste domingo (17), na capital pernambucana. No Bairro do Recife, simpatizantes do governo se reuniram no Marco Zero. Já os favoráveis ao impedimento da chefe do Executivo se aglomeraram no Segundo Jardim, em Boa Viagem, onde um telão foi montado para que as pessoas pudessem seguir a votação.
De acordo com os organizadores do ato pró-Dilma, 70 mil pessoas foram ao Marco Zero, Avenida Rio Branco e imediações. Em Boa Viagem, os organizadores informaram que 20 mil pessoas acompanharam a votação. As estimativas foram feitas por volta das 18 e 16h respectivamente. A PM informou, às 17h30, no entanto, que em cada um dos protestos o público chegou a 3 mil pessoas.
Com camisas e bandeiras vermelhas, os participantes do ato contra o impechment se concentraram na Avenida Rio Branco, onde foi instalado um telão para a transmissão ao vivo dos votos dos deputados federais. Por volta das 14h40, manifestantes que estavam acampados na Praça do Derby, na área central do Recife, para protestar contra o impeachment da presidente Dilma chegaram ao Bairro do Recife para acompanhar a votação. O acampamento teve início na sexta-feira (15) e contou com a participação, sobretudo, de integrantes do MST.
Desde o início da votação do processo de impeachment na Câmara dos Deputados, pouco antes das 18h, o clima na Avenida Rio Branco se assemelhava ao de um estádio de futebol em final de campeonato. Os presentes no ato reagiram a cada voto transmitido no telão, com aplausos e gritos de "Não vai ter golpe" quando os parlamentares votavam contra o afastamento da presidente Dilma Rousseff e com vaias após votos favoráveis ao impeachment da chefe do Executivo nacional.
Mais cedo, no mesmo local, os manifestantes chegaram a abrir uma roda de ciranda ao som de grupos culturais, que se apresentaram no palco montado na avenida. Durante o ato, músicas demonstraram apoio à presidente Dilma com refrões como "Golpe não, vem pra rua pela democracia lutar" e "Quem quiser ser presidente que vá disputar a eleição".
Protestos no Recife (Foto: Adelson Costa/ Pernambuco Press)Eduardo Cunha é o principal alvo dos manifestantes (Foto: Adelson Costa/ Pernambuco Press)
Entre as faixas expostas na manifestação, mensagens criticaram o processo de afastamento da presidente Dilma. "Impeachment sem crime é golpe", "Em defesa da democracia, do desenvolvimento e da soberania nacional" e "Não vai ter golpe, vai ter luta" foram as mais frequentes no ato.
A manifestação foi organizada pela Frente Brasil Popular, que reuniu entidades como a União Nacional dos Estudantes (UNE), a Central Única de Trabalhadores (CUT), o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), a Comissão Pastoral da Terra, o Movimento Nacional de Luta pela Moradia (MNLM), a Central dos Trabalhadores do Brasil (CTB) e partidos como PT e PCdoB.
O ato na Avenida Rio Branco foi encerrado às 23h30. Uma plenária para decidir a agenda de mobilizações no estado contra o impeachment será realizada às 16h desta segunda-feira (18) no Sindicato dos Bancários de Pernambuco, localizada na Avenida Manoel Borba, 564, no bairro da Boa Vista, no Centro do Recife.
Visão geral do protesto pró-impeachment na Praia de Boa Viagem, no Recife (Foto: Mônica Silveira/TV Globo)Visão geral do protesto pró-impeachment na Praia de Boa Viagem, no Recife (Foto: Mônica Silveira/TV Globo)
Pró-impeachment
Acompanhando por um telão todo o processo da votação que decidiu pela sequência do processo de impeachment de Dilma, manifestantes contrários ao governo da presidente ocuparam a orla da Praia de Boa Viagem, na Zona Sul do Recife, na tarde deste domingo (17). Com palavras de ordem "Fora Dilma" e "Fora PT", eles não se acanhavam ao se posicionar em cada discurso dos deputados, em Brasília. O ato foi encerrado às 23h40.
Os manifestantes vaiaram e reagiram negativamente aos deputados que se posicionam contra o impeachment da presidente Dilma Rousseff. O clima também foi de estádio de futebol. Com vaias aos que foram contrários à saída da petista e com gritos efusivos aos votos pelo sim. Em Boa Viagem, manifestantes até fizeram contagem regressiva para contabilizar os últimos 100 votos pelo impeachment da petista.
Para Gustavo Gesteira, um dos organizadores do protesto, os recifenses puderam acompanhar um "importante capítulo" da história do Brasil. "É importante para que eles possam saber quais são os deputados que estão se posicionando de acordo com a vontade da imensa maioria do povo brasileiro e quais os parlamentares que estão dando as costas, que estão se posicionando de forma contrária", ponderou durante o ato.
Gesteira disse que a decisão desses deputados que votaram contra o impeachment definirá o futuro político deles. "Aqueles que não votaram de acordo com a imensa maioria do povo terão grande dificuldade de se eleger e eleger seus aliados nas próximas eleições", completou.
Manifestantes pró-impeachment acompanham votação na Praia de Boa Viagem (Foto: Thays Estarque/G1)Manifestantes pró-impeachment acompanham votação na Praia de Boa Viagem (Foto: Thays Estarque/G1)
Durante a votação, os simpatizantes do impeachment se mostraram bastante confiantes. Foi o caso da economista Maria Dulce Sampaio. Para ela, a votação de hoje foi o início de um novo país. "Vamos tirar um governo que afundou o Brasil, que institucionalizou a corrupção. Vamos tirar esse governo respeitando a legislação", defendeu.
Placas mostrando os deputados que indecisos e os que contrários ao impeachment também foram colocadas ao longo do telão. "É uma vergonha. Tem deputado aí que eu respeitava, mas agora mudei de opinião. Tenho a esperança que Dilma e o PT vão cair", disse a funcionária pública Luíza Pedrosa, 57 anos, antes do resultado final, exibindo um cartaz com o "esquema da corrupção".
Com seus três filhos, de 3, 12 e 13 anos, a cabeleireira Simone Gomes resolveu levar toda a família para assistir à votação. "Eles têm que estar aqui hoje. É a história sendo feita e eles precisam participar desse momento, entender a situação do Brasil", justificou. A manifestação foi encerrada com hino nacional e ao ritmo do frevo. [Veja vídeo abaixo com reações à votação]

 

Nenhum comentário:

Postagem em destaque

Jovem é preso em flagrante por matar padrasto a facadas e decepar as mãos da vítima Segundo a Polícia Civil, rapaz de 18 anos afirmou em depoimento que cometeu o crime porque o padrasto tinha agredido a mãe dele.

  Postado por Oge Por g1 PE 29/02/2024 19h04    Atualizado  há 16 horas Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) de Pernambuco — F...