sábado, 9 de abril de 2016

Homicídios voltam a crescer em Pernambuco no mês de março


Foram registrados 395 CVLI no período, 18% a mais que ano anterior.
Somente neste ano, já foram 1056 mortes violentas no estado.

Do G1 PE

Cabo da PM teria reagido a assalto e foi assassinado em Jaboatão (Foto: Reprodução/TV Globo)Cabo da PM teria reagido a assalto a mercadinho e acabou morrendo; sensação de insegurança no estado vem crescendo (Foto: Reprodução/TV Globo)
O número de homicídios voltou a crescer em Pernambuco no mês de março, após redução em fevereiro. Foram registrados 395 crimes violentos letais intencionais (CVLI) no período, segundo balanço divulgado pela Secretaria de Defesa Social (SDS). O número é 18% maior que os 335 homicídios que foram registrados no terceiro mês do ano de 2015.
De janeiro a março, o estado registrou 1056 homicídios, o que representa um aumento de 7% em comparação com o mesmo período do ano passado, quando Pernambuco teve 983 CVLI registrados. Nos três primeiros meses do ano, o Recife teve 157 homicídios registrados, contra 147 do mesmo período de 20215.
Somente em fevereiro o estado registrou número menor de mortes que o ano anterior, com 6% menos homicídios – índice abaixo da meta de 12%, instituída pelo Pacto pela Vida. Em fevereiro do ano passado, Pernambuco teve 325 mortes por crimes, contra 307 deste ano.
Para a Organização Mundial da Saúde (OMS), locais com índices iguais ou superiores a 10 a cada 100 mil habitantes são tidos como zonas endêmicas de violência. Apenas 18 localidades pernambucanas estão abaixo desse índice em março: Afogados da Ingazeira, Alagoinha, Bodocó, Brejinho, Calçado, Carnaíba, Cedro, Fernando de Noronha, Granito, Iguaraci, Ingazeira, Jurema, Manari, Moreilândia, Salgadinho, Santa Terezinha, Tacaratu e Vertente do Lério.
Onda de crimes
A sensação de insegurança vem preocupando moradores de Pernambuco. Criminosos arrombaram e explodiram uma agência bancária do Banco do Brasil na madrugada de sexta-feira (8), em Cupira, no Agreste. De acordo com a Polícia Militar, o crime foi cometido por cerca de 30 homens armados. Eles estavam em três carros e, possivelmente, um caminhão, conforme informou a PM. Esta é a segunda ação deste tipo registrada em menos de uma semana no Agreste de Pernambuco, quando caixas eletrônicos foram explodidos em Vertentes.
Um adolescente foi apreendido, na sexta (8),suspeito de ter participado do assassinato de um policial militar da Companhia Independente de Policiamento com Motocicleta (CIPMoto), na quarta-feira (6), em Jaboatão dos Guararapes. De acordo com a polícia, a vítima estava em um depósito de bebidas aguardando a esposa que vinha da faculdade, quando dois homens chegaram em uma moto e anunciaram o assalto ao estabelecimento. O PM teria reagido e, na troca de tiros, foi atingido com pelo menos três disparos.
Na quinta-feira (7), um arrastão assustou passageiros que estavam no Terminal Integrado Pelópidas da Silveira, em Paulista, no Grande Recife. Na noite da quarta-feira (6), cinco homens armados assaltaram uma agência do Banco do Brasil, localizada em um shopping em Paulista. Segundo a Polícia Civil, os suspeitos conseguiram arrombar e levar o dinheiro de três caixas eletrônicos usando maçarico e serras.
população de Macaparana observa estragos do assalto (Foto: Bruno Fontes/ TV Globo)População de Macaparana observa estragos do assalto (Foto: Bruno Fontes/ TV Globo)
Moradores de duas cidades da Zona da Mata Norte de Pernambuco viveram momentos de terror, na madrugada de quarta-feira (6). Bandidos fortemente armados explodiram uma agência bancária em Macaparana e efetuaram muitos disparos de arma de grosso calibre em São Vicente Férrer.
A ação orquestrada começou por volta das 23h de terça-feira (5) e acabou depois da 1h30 desta quarta.  Foi praticada por bandidos que portavam armamentos pesados e muitos explosivos potentes. Os assaltantes fugiram em quatro carros, com destino ao estado da Paraíba.
Mais policiais
O governo estadual anunciou nesta semana concurso para as Polícias Civil e Científica de Pernambuco. Ao todo, são 966 vagas distribuídas entre 100 delegados, 500 agentes, 50 escrivães, 40 médicos legistas, 56 peritos criminais, 51 peritos papiloscopistas, além de 169 auxiliares.
Na segunda-feira (4), o governo anunciou também que, nos próximos seis meses, os presídios de segurança máxima do estado devem instalar bloqueadores de celulares. De acordo com o secretário de Justiça e Direitos Humanos, Pedro Eurico, a iniciativa faz parte de uma disciplina mais rígida adotada pelo estado a partir deste momento
.

Nenhum comentário:

Postagem em destaque

Jovem é preso em flagrante por matar padrasto a facadas e decepar as mãos da vítima Segundo a Polícia Civil, rapaz de 18 anos afirmou em depoimento que cometeu o crime porque o padrasto tinha agredido a mãe dele.

  Postado por Oge Por g1 PE 29/02/2024 19h04    Atualizado  há 16 horas Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) de Pernambuco — F...