segunda-feira, 18 de abril de 2016

Apac lança alerta de chuva para as próximas 24 horas no Grande Recife


As equipes da Defesa Civil da capital estão em Estado de Alerta.
População pode entrar em contato pelo telefone 0800 081 3400.

Do G1 PE

chuva em Olinda (Foto: GloboCop/TVGlobo)Chuva forte do fim de semana deixou várias localidades de Olinda inundadas.  (Foto: GloboCop/TVGlobo)

Depois de um fim de semana de muita chuva, com alagamentos e a primeira morte causada por queda de barreira este ano no Recife, a Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac) lançou novo alerta de mais precipitações para as próximas 24 horas, na Região Metroplitana.
Por isso, de acordo com a agência a Prefeitura do Recife, moradores de áreas de risco devem ficar atentos.   As equipes da Defesa Civil do Recife estão em Estado de Alerta e a população pode entrar em contato pelo telefone 0800 081 3400. A ligação é gratuita e a Central de Atendimento funciona 24 horas.
O deslizamento que provocou a morte ocorreu no Córrego do Euclides, no Alto José Bonifácio, Zona Norte do Recife, neste domingo (17). Depois de mais de 13 horas de buscas, técnicos da Defesa Civil, bombeiros e policiais militares localizaram, por volta das 13h30,  o corpo do auxiliar de serviços gerais João Augustino da Silva, 39 anos.
João desaparceu depois que a encosta caiu sobre a residência onde ele estava, por volta da 0h deste domingo. O amigo de João, Samuel José da Silva, 43 anos, que também ficou sumido por algumas horas, acabou sendo encontrado na área de deslizamento de terra.
Com ferimentos no tórax e nas costas, o resgatado foi encaminhado para a Unidade de Pronto-Atendimento (UPA)  Solano Trindade, no bairro de Nova Descoberta, na mesma região. Em seguida, foi transferido para o Hospital Otávio de Freitas, no bairro do Sancho, na Zona Oeste, mas a situação dele é estável.
Logo após a localização do corpo, a Defesa Civil do Recife interditou três casas da área. As famílias que viviam nessas residências foram removidas para casa de parentes. Os técnico da prefeitura permanecerão no local para colocar lonas de proteção nas encostas.

A área do acidente está na lista de  mais de mil pontos de risco listados pela Prefeitura do Recife. No local, há construções irregulares. Periodicamente, a Defesa Civil da capital realiza operações para retirar pessoas que insistem em viver na região, mesmo com  todo o perigo de deslizamento de barreiras.
Por causa da dificuldade em localizar o homem desaparecido, a Defesa Civil reforçou as buscas no início da manhã deste domingo. Uma retroescavadeira foi usada. O maior problema era um grande tronco de árvore que estava sobre o local da moradia.
Acidentes
Durante todo o sábado (17), as equipes da Defesa Civil receberam chamados de deslizamentos de barreiras. O caso mais grave aconteceu na Rua  Francisco Leopoldino, número 418, na  UR-7, na Várzea, na Zona Oeste do Recife.  Dois irmãos de 3 e 7 anos de idade ficaram levemente feridos.
Eles precisaram ser levados uma Unidade de Pronto-Atendimento (UPA), de acordo com a prefeitura da capital pernambucana, foram atendidos e liberados. O pai das crianças também teve escoriações. Todos passam bem. A residência foi atingida por pedaços de um muro de arrimo construído de forma ilegal, segundo a Defesa Civil.
Confira abaixo mais telefones para entrar em contato com a Defesa Civil:
Olinda: 0800 281 2112
Cabo de Santo Agostinho: 0800 281 8531
Jaboatão dos Guararapes: 0800 281 209
9

Nenhum comentário:

Postagem em destaque

Jovem é preso em flagrante por matar padrasto a facadas e decepar as mãos da vítima Segundo a Polícia Civil, rapaz de 18 anos afirmou em depoimento que cometeu o crime porque o padrasto tinha agredido a mãe dele.

  Postado por Oge Por g1 PE 29/02/2024 19h04    Atualizado  há 16 horas Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) de Pernambuco — F...