quinta-feira, 3 de março de 2016

Detran-PE vai recorrer contra exame toxicológico obrigatório para caminhoneiros


Teste passou a ser necessário a partir desta quarta-feira em todo o Brasil
Postado por: Jeozivaldo Cesar
O Detran-PE vai entrar com recurso para derrubar a obrigatoriedade da realização de exame toxicológico para caminhoneiros que quiserem emitir ou renovar a CNH. O teste passou a ser requerido nesta quarta-feira (2) em todo o Brasil para motoristas com CNH nas categorias C, D e E - que conduzem veículos pesados. 
A obrigação vale para a emissão e renovação da CNH, na pré-admissão e no desligamento de motoristas profissionais. O Detran acredita, no entanto, acreditar que os exames realizados atualmente já são suficientes para detectar eventual uso de entorpecentes. A unidade pernambucana vai tentar derrubar a medida em reunião com os departamentos de trânsito dos demais Estados, marcada para o dia 15 deste mês, em São Paulo.
O teste é feito por meio de fios do cabelo ou pelos do corpo. Com a tecnologia, é possível detectar se o condutor utilizou drogas como maconha, cocaína, opiáceos, anfetaminas e metanfetaminas nos últimos 90 dias. A expectativa é que mais de 300 mil vidas sejam poupadas ao longo dos próximos 25 anos, a partir da obrigatoriedade do exame.
Os motoristas profissionais cujas CNH tenham data de vencimento a partir desta quarta-feira (2) devem procurar um dos laboratórios credenciados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para realizar o exame do cabelo. A lista desses estabelecimentos será divulgada pelo Denatran e Detrans.
 


Fonte: Folha PE

Nenhum comentário:

Postagem em destaque

Jovem é preso em flagrante por matar padrasto a facadas e decepar as mãos da vítima Segundo a Polícia Civil, rapaz de 18 anos afirmou em depoimento que cometeu o crime porque o padrasto tinha agredido a mãe dele.

  Postado por Oge Por g1 PE 29/02/2024 19h04    Atualizado  há 16 horas Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) de Pernambuco — F...