sexta-feira, 8 de janeiro de 2016

Causa da morte de índia xucuru no Recife ainda é mistérioEla morreu após apresentar déficit motor, o que levanta a suspeita da Síndrome de Guillain-Barré, e sintomas de doenças transmissíveis pelo mosquito Aedes aegypti

Jorge Cosme/LeiaJáImagensSegundo a doutora Lúcia Brito, Guillain-Barré é uma possibilidade menos provávelJorge Cosme/LeiaJáImagens
Uma índia xukuru morreu na última quarta-feira (7), no Hospital da Restauração (HR), no Centro do Recife, após apresentar um quadro com sintomas de vírus transmissíveis pelo vírus Aedes aegypti seguido de complicações motoras. A causa da morte da índia ainda está sendo estudada. 
Daniele Marques de Santana, de 17 anos, deu entrada no Hospital Doutor Lídio Paraíba, em Pesqueira, cidade onde residia, apresentando febre e dor muscular, sintomas de doenças como dengue, zika e chikungunya. Cerca de 5 a 6 dias depois, a paciente apresentou os problemas neurológicos que acometem o sistema motor. Ela foi transferida ao Hospital Mestre Vitalino, em Caruaru, no Agreste, no dia 27 de janeiro e já no dia seguinte chegava ao HR, indo direto à Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) devido ao quadro infeccioso grave em que se encontrava.
A jovem morreu de infecção generalizada. A síndrome de Guillain-Barré é uma das suspeitas de ocasionar a morte de Daniele. A chefe de neurologia Lúcia Brito, do HR, já havia confirmado em novembro do ano passado que o zika pode causar Guillain-Barré. Por esse motivo, correu o rumor de que a adolescente teria morrido por Guillan-Barré após apresentar quadro de chikungunya, que assim como zika é transmitida pelo Aedes. 
Guillain-Barré, entretanto, não é a principal aposta dos médicos. Segundo a doutora Lúcia Brito, assim como ocorre com os portadores dessa doença, Daniele apresentou problemas nos nervos periféricos, que resultaram em déficit motor com ascendência em curto espaço de tempo. “Mas ela apresentava CPK, uma enzima muscular, em níveis muito elevados, o que não é comum em Guillain-Barré”, explica a especialista. 
Por conta disso, a causa da morte da índia xukuru ainda permanece uma incógnita, podendo ter sido causada por diversas infecções virais e bacterianas. Amostras foram enviadas para exames – alguns deles podem demorar meses para sair. 
Nas redes sociais, parentes de Daniele reclamam que o Hospital Doutor Lídio Paraíba, de Pesqueira, demorou para tratá-la, fazendo com que seu quadro fosse agravado. “ Uma menina de 17 anos veio a óbito por causa da incompetência de pessoas que se dizem médicos. A demora em receber o tratamento certo custou sua vida”, criticou a tia da vítima. O LeiaJá não conseguiu fazer contato com a unidade hospitalar. 
Casos – O Hospital da Restauração (HR) registrou nove óbitos causados pela Síndrome de Guillain-Barré em 2015. A origem da síndrome não foi confirmada em nenhum desses casos. 
No ano passado, cerca de 70 pacientes com suspeitas da doença foram reavaliados no hospital. Até o momento, 43 casos foram confirmados como Guillain-Barré, quatro deles sendo causados por zika vírus. Não há caso conhecido da síndrome ter ocorrido por causa de chikungunya. 

Nenhum comentário:

Postagem em destaque

Jovem é preso em flagrante por matar padrasto a facadas e decepar as mãos da vítima Segundo a Polícia Civil, rapaz de 18 anos afirmou em depoimento que cometeu o crime porque o padrasto tinha agredido a mãe dele.

  Postado por Oge Por g1 PE 29/02/2024 19h04    Atualizado  há 16 horas Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) de Pernambuco — F...