(Foto: Clemilson Campos/Folha PE)
CLAUBER SANTANA / FOLHA PE
A campanha de recuperação do Náutico segue firme, assim como o sonho do acesso à Série A. Para consolidar mais um degrau no Campeonato Brasileiro, o Timbu goleou o ABC,neste sábado (26), por 3×0, na Arena Pernambuco. Depois de um primeiro tempo ruim, mesmo com um jogador a mais, os alvirrubros conquistaram o resultado com gols de Daniel Morais e Bergson, duas vezes, na etapa complementar.
Com a segunda vitória consecutiva – o que não acontecia desde a sexta rodada -, o Náutico chega aos 43 pontos e permanece na oitava colocação. Contudo, diminuiu para três pontos a desvantagem para o G4 da Série B. No próximo sábado (3), o Timbu enfrentará o Oeste, no José Liberatti, às 16h30. O ABC, vice-lanterna com 23 pontos, e pegará o Macaé, fora de casa, no mesmo dia e horário.
A estratégia inicial do ABC foi mais eficiente que a do Náutico, no primeiro tempo. Povoando o meio-campo, a equipe potiguar pressionou o Timbu, que teve dificuldades na saída de jogo. O panorama mudou um pouco apenas aos 17 minutos. O zagueiro Luizão cometeu falta em Bérgson na entrada da área e recebeu o cartão vermelho direto. O Alvinergro ficou com um jogador a menos, porém, com a mesma coragem do começo da partida, sem medo de atacar.
O Náutico, mesmo em superioridade numérica de jogadores, seguiu apresentando problemas no meio-campo. Sem jogadas trabalhadas, foram poucas as chances criadas. A melhor delas aconteceu num lindo lançamento de Lucas Farias para Fillipe Soutto. O volante recebeu livre na área e chutou para fora. A resposta do ABC foi ainda mais perigosa. Ednei cobrou escanteio e quase marca um gol olímpico. A bola bateu no travessão do goleiro Júlio César.
Na volta do intervalo, o técnico Gilmar Dal Pozzo realizou duas substituições: Daniel Morais e Hiltinho nas vagas Renato e Marino. O objetivo, atingido logo no início do segundo tempo, era ter mais força ofensiva. Aos três minutos, Daniel Morais arriscou de fora da área e mandou no canto esquerdo de Saulo para abrir o placar para o Timbu. O segundo tento saiu apenas dois minutos depois. Rogerinho lançou para Bergson, que invadiu a área e arrematou forte no meio das pernas de Saulo: 2×0.
No desespero por estar afundado na zona de rebaixamento, o ABC se jogou para o ataque e deixou o confronto mais aberto. Edno e Romarinho desperdiçaram boas oportunidades de diminuir o placar. O Náutico, nos contra-ataques, também perdeu boas chances. Mas, com calma, os donos da casa chegaram ao terceiro gol. Após linda troca de passes, Bergson saiu na cara do goleiro e com categoria mandou por cima de Saulo para dar números finais ao jogo.
Ficha do jogo
Náutico 3
Júlio César; Lucas Farias, Ronaldo Alves, Rafael Pereira e Gastón; Jackson Caucaia (William Magrão), Marino (Hiltinho), Fillipe Soutto e Rogerinho; Renato (Daniel Morais) e Bergson. Técnico: Gilmar Dal Pozzo
ABC/RN 0
Saulo; Ednei, Luizão, Adriano Alves e Marcílio (Michel); Fábio Bahia, Rafael Miranda, Erivélton (Mael) e Ronaldo Mendes (Wellington Bruno); Romarinho e Edno. Técnico: Hélio dos Anjos
Local: Arena Pernambuco (São Lourenço da Mata)
Árbitro: Flavio Rodrigues Guerra (SP).
Assistentes: Marcio Gleidson Correia Dias e Lucio Ipojucan Ribeiro da Silva de Mattos (ambos do PA).
Gols: Daniel Morais (aos 3 do 2ºT) e Bergson (aos 5 e 34 do 2ºT)
Cartões amarelos: Jackson Caucaia e William Magrão (Náutico)
Cartão vermelho: Luizão (ABC/RN)
Público e renda: 6.126 / R$101.931,26