segunda-feira, 31 de agosto de 2015

Atraso de repasses põe em risco funcionamento do Hospital de Nazaré da Mata

 Escrito por: Lissandro Nascimento

hospital de nazare da mata
do Voz da Mata Norte
O atraso nos repasses do Governo do Estado para o custeio do Hospital Regional Ermírio Coutinho (HEC), em Nazaré da Mata, está ameaçando o atendimento de Saúde para pacientes das regiões da Mata Norte e Agreste do Estado, que buscam os serviços naquela Unidade.
Há quatro anos que o Ermírio Coutinho é gerido pela Organização Social  de Saúde (OSS) Fundação Manoel da Silva Almeida (Hospital Maria Lucinda), mas este é o pior momento vivido pela OSS que está em atraso com os vencimentos dos servidores e acúmulo de débitos junto aos fornecedores.
Já não aguentando mais a atual situação, na manhã deste Sábado (29), os médicos decidiram reduzir o atendimento, passando a atender só os casos de urgência e emergência em consequência dos atrasos de repasses que geram a falta de pagamento dos mais de 390 servidores da unidade, que atende 7 mil pessoas/mês na emergência, além de mais de 200 partos/mês, sempre extrapolando a meta de atendimento.
O diretor geral do HEC, Francisco Madeiros, confirmou o atraso nos vencimentos dos servidores em relação ao mês de julho e informou que vem mantendo contato com a Secretaria Estadual de Saúde na busca de soluções, além de confirmar os atrasos nos repasses.

Após encontrar feijão em frasco de remédio, cliente aciona Anvisa e MP

Correio Brasiliense

Após comprar um remédio para a mãe em uma farmácia de Sobradinho-DF, na última terça-feira (25/8), a bancária Eliana Sena, 44 anos, se espantou ao abrir o frasco do produto e encontrar caroços de feijão. Eliana conta que abriu o pote do medicamento e notou que o lacre estava rompido. "Quando abri, achei estranho ter tão pouco conteúdo. Coloquei em um prato e contei 24 caroços de feijão. Voltei imediatamente à farmácia", conta.
De acordo com a bancária, ao chegar no estabelecimento e relatar o ocorrido, os funcionários duvidaram da veracidade do fato. Ainda segundo ela, o gerente, que também aparentou não acreditar no relato, fez algumas ligações e depois abriu um novo pote do mesmo medicamento que estava no estoque, e também encontrou feijões. A quantia de R$ 205, gasta ao comprar o remédio, foi devolvida para a cliente, que registrou uma ocorrência na Anvisa, no Ministério Público e no laboratório Zodiac, responsável pela produção do remédio. "A receita que o médico me deu era para três caixas do remédio. Eu comprei só uma, pois era caro e não sabia se ela (a mãe) ia se adaptar. Se tivesse comprado todas, provavelmente ia pegar o estoque da farmácia. Como ia provar que recebi feijões?", questiona.
De acordo com Eliana, o laboratório entrou em contato com ela por e-mail e informou que a referida embalagem, deixada na farmácia, será recolhida no estabelecimento e "entregue na fábrica para ser submetida à análise". Eles informaram, ainda, que "o fato será levado ao conhecimento das autoridades competentes para investigação e apuração de eventuais irregularidades".
A reportagem procurou o laboratório e o dono da farmácia, mas até o momento da publicação do texto não obteve resposta.

Abertura do Centenário da Diocese de Nazaré da Mata reúne cerca de 10 mil pessoas

 Escrito por: Pedro Alessandro Silva

diocese
Blog da AMUNAM
Nazaré da Mata, na Mata Norte do Estado, reuniu neste domingo, 30 de agosto, mais de 10 mil pessoas durante as festividades da abertura das comemorações do centenário da Diocese. Pelas principais ruas e avenidas da cidade, foi possível registrar pessoas de várias regiões que vieram participar do evento.
Uma missa campal foi realizada na Praça João XIII, com a presença do bispo Dom Severino Batista de França e vários párocos do Estado. A Diocese de Nazaré completa cem anos em 2018, mas até lá a igreja irá promover momentos religiosos, com cunho festivo ao centenário em todas as 35 paróquias.
História: A Diocese de Nazaré foi fundada em 02 de agosto de 1918, por meio da “Bula Arquidiocesis Olidensis Recifensis”, no qual teve Dom Ricardo Ramos de Castro Vilela, como primeiro bispo diocesano.

Cabo assassinado por soldado da PM é enterrado com honras militares

Cerca de 300 policiais compareceram ao sepultamento nesta segunda-feira.

'Entrego a justiça nas mãos de Deus', disse o pai da vítima na despedida.

Do G1 PE

O corpo do cabo Adriano Batista da Silva, 41 anos, assassinado por um colega de corporação, foi enterrado nesta segunda (31) com honras militares no cemitério Parque das Flores, na Zona Oeste do Recife. Além de parentes e amigos, cerca de 300 PMs compareceram ao sepultamento para prestar as últimas homenagens, de acordo com a Associação de Cabos e Soldados. [Veja vídeo acima]
O pai da vítima, João Batista da Silva, disse que mantém na fé a tentativa de aliviar a dor da perda. "Entrego a justiça nas mãos de Deus e não desejo a justiça dos homens. Meu filho é o filho que todo pai gostaria de ter, era um cara que ligava do trabalho para perguntar como eu e a mãe dele estávamos. Ele gostava do trabalho que fazia", disse.
Amigos e colegas de profissão do cabo lamentaram o ocorrido e ressaltaram o profissionalismo do PM. "Nós perdemos, antes de tudo, um irmão, um amigo, um profissional. Acho que o Adriano era um dos melhores profissionais que tínhamos na nossa unidade", apontou o sargento Márcio Rodrigues."Era um excelente profissional, cumpridor de suas obrigações e um policial militar que gostava de vestir a farda", destacou o capitão Marcos Correia.
O crime aconteceu no domingo (30), em Apipucos, na Zona Norte do Recife. Após uma discussão,o cabo foi morto com um tiro na cabeça por um soldado dentro de uma viatura da Patrulha do Bairro, do 11º Batalhão de Polícia Militar. O Comando da PM não revelou o motivo da briga.
O cabo chegou a ser socorrido e levado para o Hospital da Restauração, área central do Recife, mas não resistiu ao ferimento. O Comando-Geral da PM decretou luto oficial por três dias, em todas as unidades da coporação.
De acordo com a PM, o domingo seria "o quarto serviço em que a equipe estaria trabalhando junta, não havendo qualquer relato anterior que indicasse desentendimentos entre os componentes da guarnição". Ainda segundo informações da Polícia Militar, o agressor foi preso e recolhido para o 11º BPM, onde foi autuado em flagrante delito. Ele foi encaminhado, na manhã desta segunda, para o presídio militar, o Centro de Reeducação da Polícia Militar (Creed).
Ainda conforme a Polícia Militar, a policial que presenciou o crime deve ser ouvida durante a instrução criminal, que também vai investigar a motivação da briga. Ao fim da instrução, o autor do disparo poderá ser submetido a um processo de licenciamento e ser expulso dos quadros da corporação.
Dezenas de policiais militares compareceram ao enterro do cabo da PM assassinado no domingo (31) (Foto: Antônio Coelho / TV Globo)Dezenas de policiais militares compareceram ao enterro do cabo da PM assassinado no domingo (Foto: Antônio Coelho / TV Globo)
A PM ainda revelou que o autor do disparo "passou por intervenções cirúrgicas neurológicas e, no ano de 2013, foi atendido pelo Núcleo de Apoio ao Dependente Químico (Nadeq), por uso de álcool, e pelo Gabinete de Psiquiatria da Corporação, de onde recebeu alta médica, reabilitando-o para o serviço policial militar".

Bom comportamento
O cabo Adriano Batista era natural de Jaboatão dos Guararapes, no Grande Recife, e estava na corporação há pouco mais de 10 anos. De acordo com a PM, ele era "considerado por todos um bom policial, tinha comportamento excepcional, era casado e tinha um filho".
Em nota, o Comando da PM repudiou "a forma assustadora e violenta em que ocorreu o episódio e já determinou, através do Comando do 11° Batalhão, onde os policiais são lotados, e do Centro de Assistência Social, total apoio aos familiares do PM."
O Comando ressaltou ainda "que o crime não choca apenas a sociedade, como também os cerca de 20.300 policiais militares, valorosos homens e mulheres, que na causa da segurança pública dedicam suas vidas para proteger o cidadão em todo território estadual, envergando seus uniformes e patrulhando cada região de Pernambuco com suas mais de 1.000 guarnições lançadas diariamente."
Cabo assassinado pelo colega de corporação é enterrado com honras  (Foto: Antônio Coelho/ TV Globo )Cabo assassinado pelo colega de corporação é enterrado com honras (Foto: Antônio Coelho/ TV Globo )

Gás de cozinha terá aumento de 15% a partir de terça, diz Petrobras

Segundo a Petrobras, este é o primeiro aumento desde dezembro de 2002. 

Será reajustado o preço do gás liquefeito de petróleo para uso residencial.

Do G1,
Gás de cozinha tem reajuste de preço acima da inflação em Curitiba (Foto: Reprodução/RPC TV)Petrobras divulgou comunicado à imprensa informando sobre o aumento (Foto: Reprodução/RPC TV)
Petrobras informou nesta segunda-feira (31) que reajustará os preços de gás liquefeito de petróleo para uso residencial, envasado em botijões de até 13 kg (GLP P-13).
Segundo nota enviada à imprensa, a alta média será de 15% e entra em vigência a partir de desta terça (1).
Segundo a Petrobras, este é o primeiro aumento do preço do gás de cozinha desde dezembro de 2002.
Em nota divulgada na sexta-feira (28), o Sindicato Nacional das Empresas Distribuidoras de Gás Liquefeito de Petróleo (Sindigás) havia informado que haveria o aumento, sem precisar de quanto seria.
De acordo com o Sindigás, o presidente da Sergás (sindicato das revendedoras), Robson Carneiro dos Santos, afirma que o reajuste será repassado ao consumidor. “Não tem como segurar o preço final por muito tempo porque os nossos custos também subiram muito”, afirmou, segundo nota divulgada no site do sindicato.

Uma pessoa morre e outras três ficam feridas em acidente na BR-101, Cabo

o capotamento, que aconteceu embaixo do viaduto que dá acesso à PE-60.

o capotamento, que aconteceu embaixo do viaduto que dá acesso à PE-60.
o capotamento, que aconteceu embaixo do viaduto que dá acesso à PE-60.
Por: Folha PE
Uma pessoa morreu e outras três ficaram feridas em um acidente na madrugada deste domingo (30), na BR-101, no Cabo de Santo Agostinho, na Região Metropolitana do Recife. Segundo o Corpo de Bombeiros, a corporação foi acionada, por volta da 1h, para o capotamento, que aconteceu embaixo do viaduto que dá acesso à PE-60.
Segundo os bombeiros, o motorista, que não teve o nome divulgado, ficou preso às ferragens e morreu no local. Uma mulher de 35 anos e um homem de 56 foram socorridos e levados ao Hospital Dom Helder Câmara, também no Cabo. A terceira pessoa ferida foi socorrida pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) para uma outra unidade hospitalar. O estado de saúde dos feridos não foi informado.

Salário mínimo será de R$ 865,50 em 2016; inflação recua para 5,4%

A previsão consta do projeto de orçamento para o ano que vem feito pelo governo Dilma Rousseff (PT).

A previsão consta do projeto de orçamento para o ano que vem feito pelo governo Dilma Rousseff (PT).
A previsão consta do projeto de orçamento para o ano que vem feito pelo governo Dilma Rousseff (PT).
Por: IG - ig.com.br 
O salário mínimo de 2016 será de R$ 865,50, alta de 9,8% ante os R$ 788 atuais, anunciou nesta segunda-feira (31) o ministro do Planejamento, Nelson Barbosa. A previsão consta do projeto de orçamento para o ano que vem feito pelo governo Dilma Rousseff (PT).
A proposta leva em consideração um crescimento de 0,2% na economia, um número mais otimista que a queda de 0,4% estimada por analistas de mercado ouvidos pelo Banco Central.
A estimativa de inflação é semelhante: o governo prevê alta de 5,4% nos preços no ano que vem, ante os 5,51% do mercado. Para 2015, a previsão dos analistas é de 9,28%.
Barbosa também anunciou que o governo prevê um déficit de R$ 30,5 bilhões em 2016, ou 0,5% do Produto Interno Bruto (PIB). A previsão anterior era de um superávit de R$ 34 bilhões.
“Mesmo após um esforço de contenção de crescimento de gastos tanto obrigatórios quanto discricionários, não será possível cumprir nossa meta anterior de resultado primário, que era de R$ 34 bilhões”, disse. Assista ao vídeo.

Policial à paisana reage a tentativa de assalto no metrô, mata dois suspeitos e apreende adolescente Tentativa aconteceu dentro de composição; trio é suspeito de outros assaltos no metrô


 FolhaPE, 
Ação terminou com dos dois suspeitos mortos no vagão
Atualizada às 19h26
Uma tentativa de assalto no Metrô do Recife terminou com dois suspeitos mortos e um adolescente apreendido. Um policial civil à paisana se encontrava na composição, na altura da Estação Largo da Paz, quando reagiu à tentativa realizada pelos três homens. A assessoria de comunicação da Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) disse haver uma suspeita de que o trio já teria participado de outro assalto no metrô.
Os suspeitos entrararam no metrô pela estação Imbiribeira e anunciaram o assalto durante o deslocamento pela Linha Sul. Segundo um leitor do Portal FolhaPE, que entrou em contato por meio do WhatsApp (81) 9.8187.9290, os três estavam no último vagão com uma caixa de picolé e exigiam que os usuários do transporte colocassem seus pertences dentro do recipiente, ameaçando os passageiros com um revólver calibre 38. Foi nesse momento, por volta das 14h50, que um policial civil à paisana reagiu, matou um dos suspeitos e feriu outro - que veio a falecer algum tempo depois - e ainda apreendeu o adolescente envolvido no crime. Segundo um metroviário, houve pânico entre os passageiros.
De acordo com a perita do Instituto de Criminalística (IC) Vanja Coelho, cada suspeito foi alvejado duas vezes - nas palavras dela, disparos "totalmente letais". A identidade dos dois ainda é desconhecida, já que não portavam documentos de identificação e também não foram reconhecidos pelos passageiros. Um dos assaltantes estava com um revólver 38 com seis munições - sendo que três pinaram, ou seja, houve tentativa de disparar a arma, mas falhou.
Segundo a CBTU, os suspeitos já realizavam esses assaltos há algum tempo. O trio sempre agia do mesmo modo: entravam em uma estação, anunciava o assalto e descia sempre na estação Largo da Paz. E mandavam os passageiros não descerem. De acordo com a empresa, foram cinco crimes só nos últimos 30 dia, sempre em horário de menor movimentação. 
O adolescente foi encaminhado para a Departamento de Polícia da Criança e do Adolescente (DPCA). Um delegado da Polícia Civil e peritos do Instituto de Criminalística (IC) estiveram no local. O policial, que não teve o nome divulgado, compareceu espontaneamente à delegacia para prestar esclarecimentos. De acordo com o presidente do Sindicato dos Policiais Civis (Sinpol), Áureo Cisneiros, o agente foi ouvido e liberado - e não deve ser indiciado. Ainda de acordo com Cisneiros, foram ouvidas duas testemunhas que confirmaram a versão do policial. "O policial agiu em defesa de sua vida, da sociedade e dos cidadãos que estavam no metrô", disse.
- See more at: http://www.folhape.com.br/cms/opencms/folhape/pt/cotidiano/policia/arqs/2015/08/0042.html#sthash.fXJRXhB6.dpuf

Postagem em destaque

Jovem é preso em flagrante por matar padrasto a facadas e decepar as mãos da vítima Segundo a Polícia Civil, rapaz de 18 anos afirmou em depoimento que cometeu o crime porque o padrasto tinha agredido a mãe dele.

  Postado por Oge Por g1 PE 29/02/2024 19h04    Atualizado  há 16 horas Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) de Pernambuco — F...