segunda-feira, 4 de maio de 2015

Polícia: Elementos armados assaltam posto de combustíveis em Goiana

Postado por: ÁLVARO MELLO 


Um posto de combustíveis foi assaltado por dois homens armados na noite do último sábado (02), às margens da Rodovia PE-075, no município de Goiana. Segundo policiais militares do 2º BPM/PE (Sd R. Freitas, Sd Leandro e Sd Fernanda), dois elementos em uma motocicleta anunciaram o assalto a um dos frentistas e iniciaram o roubo, mas um dos funcionários - que havia terminado seu plantão e estava saindo do trabalho - ao perceber a ação criminosa, avançou com seu veículo em cima dos bandidos, vindo a arremessá-los ao chão. Uma das bombas de gasolina foi arrancada na ação. Os assaltantes se levantaram rapidamente e roubaram o carro de uma pessoa, fugindo em seguida.

Ainda de acordo com a polícia, durante a fuga um deles ainda efetuou um disparo de arma de fogo contra o motorista, mas ninguém foi atingido. A moto da dupla foi abandonada e apreendida. Foi roubado a quantia de R$ 200.

A 44ª Delegacia de Polícia de Goiana, sob o comando do delegado Diego Pinheiro, investiga o caso.

Blog do Anderson Pereira

Doença tira Marco Maciel de cena

Um dos políticos mais importantes do País, que ao longo de mais de 50 anos de atividade pública ininterrupta ocupou praticamente todos os cargos que alguém possa almejar, de deputado estadual a presidente da República (no caso dele em exercício, substituindo FHC), Marco Maciel está sumido.

Há muito tempo não aparece em público. Sua última eleição que disputou foi em 2010, não conseguindo a reeleição de senador. De lá para cá, o atuante Maciel, que viveu sua fase mais destacada no cenário nacional como vice-presidente de Fernando Henrique Cardoso, eleito no pleito de 1994 e reeleito em 1998, foi saindo de cena aos poucos e ultimamente desapareceu de vez.

Não porque quis, mas por questões de saúde. Maciel desenvolveu a síndrome de Alzheimer e faz tratamento em Brasília, ao lado da família, onde passou a fixar residência depois do insucesso eleitoral na tentativa de renovar o mandato de senador. Familiares e amigos ouvidos pelo blogueiro confirmaram que, infelizmente, o estágio da doença, caracterizada pela perda da memória, se encontra avançado, deixando o ex-senador isolado da cena política.

Habilidoso político, craque na articulação, Maciel talvez tenha sido o político que viveu por dentro e por fora os bastidores mais ricos do processo de redemocratização do País. Foi Maciel que, após a vitória de Paulo Maluf sobre Mário Andreazza, em 1984, na convenção do PDS, abriu uma dissidência no partido, criando a Frente Liberal, embrião do PFL, em apoio à candidatura vitoriosa de Tancredo Neves no Colégio Eleitoral.

Maciel era o nome preferido de Tancredo para seu vice, mas partiu dele a articulação para consolidar o nome de José Sarney, que pertencia ao PMDB, legenda que não poderia ficar fora da chapa. Filho de José do Rego Maciel e Carmen Sílvia Cavalcanti de Oliveira, Marco Maciel formou-se em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco atuando depois como advogado.

Quando nos bancos universitários iniciou sua vida pública ao ser eleito presidente da União Metropolitana dos Estudantes de Pernambuco, em 1963, realizando uma gestão que o levaria a romper com a cúpula da União Nacional dos Estudantes. A eleição para a UME contou com o apoio financeiro do IPES - Instituto de Pesquisas e Estudos Sociais, organização de direita criada no fim de 1961.

Nos anos vindouros Marco Maciel se filiaria a ARENA, partido que apoiava o regime de ditadura militar então instaurado, e passaria a atuar na política partidária na qual estreou em 1966 ao se eleger deputado estadual e a seguir deputado federal nos anos de 1970 e 1974.

No decurso de seu segundo mandato foi eleito presidente da Câmara dos Deputados em março de 1977, para o biênio 1977/1979, e em sua gestão o presidente Ernesto Geisel decretou o recesso do Congresso Nacional, através do Ato Complementar 102 em 1º de abril de 1977 com o intuito de aprovar a reforma judiciária que fora rejeitada pelo parlamento que seria reaberto em 14 de abril após a outorga de duas emendas constitucionais e de seis decretos-leis regulamentando a reforma do judiciário e a reforma política, esta última caracterizada pela instituição dos chamados senadores biônicos.

Contrário à supressão das prerrogativas do Congresso Nacional, Marco Maciel não tomou parte nas cerimônias que marcaram a vigência das medidas baixadas pelo Poder Executivo, mas fiel ao seu estilo discreto não polemizou a respeito do assunto e em sinal de reconhecimento por sua postura foi indicado governador biônico de Pernambuco pelo próprio Geisel, em 1978.

Ao longo de sua gestão, Marco Maciel montou uma equipe de técnicos e políticos que cerraram fileiras nas eleições de 1982 quando o PDS pernambucano obteve um apertado triunfo contra os oposicionistas do PMDB tendo à frente o senador Marcos de Barros Freire, então candidato a governador, derrotado por Roberto Magalhães, que era vice de Maciel.

Eleito senador naquele ano, Maciel teve seu nome lembrado como uma das alternativas civis à sucessão do presidente João Figueiredo em face, sobretudo, de sua grande capacidade de articulação. Chegou a percorrer o País como pré-candidato ao Planalto na eleição do Colégio Eleitoral, mas como o partido escolheu Maluf em convenção, Maciel apoiou Tancredo Neves.

Informações do Blog de Magno Martins

Vereador de Timbaúba lança movimento em busca de soluções e melhorias para a região da Mata Norte de Pernambuco

O movimento Acelera Mata Norte tem como objetivo desenvolver buscar soluções de desenvolvimento para a Zona da Mata Norte Pernambucana através da criação de uma frente que reunirá todos os prefeitos, vereadores e a população das cidades que serão beneficiadas.

O movimento deve percorrer as cidades de Aliança, Buenos Aires, Carpina, Nazaré da Mata, Timbaúba, Tracunhaém e Vicência para colher assinaturas da população, prefeitos, vereadores, e empresários que apoiarem o movimento.

A primeira ação a ser desenvolvida será a busca, junto às autoridades competentes, da aceleração da duplicação do trecho da BR 408, que liga os municípios de Carpina à Timbaúba. Essa etapa visa beneficiar direta e indiretamente 344.335 habitantes, o que representa 62% da População da Mata Norte. Também visa influenciar diretamente na geração de empregos dos municípios, propondo uma nova definição para o desenvolvimento econômico na região, fortalecendo a economia local, que conta com 4.430 empresas representando 65,84% do conjunto de todos os estabelecimentos empresariais da região, e contribuirá de forma decisiva com a vinda de novos investimentos, a exemplo do município de Timbaúba que já conta com as instalações físicas de um Distrito Industrial aguardando apenas a chegada das empresas.

O movimento foi lançado na última sessão da câmara de vereadores de Timbaúba do mês de Abril, pelo vereador Fellipe Vasconcelos (PSB) que apresentou o movimento como uma das soluções para acelerar a busca pelo desenvolvimento da região. Na sessão Fellipe convidou a todos os vereadores a apoiarem o movimento, inclusive o presidente da UVP (União de vereadores de Pernambuco), Josinaldo Barbosa, que é vereador da mesma cidade. Também destacou que a cidade tem um Deputado Federal, Marinaldo Rosendo, que também foi convidado a apoiar o movimento. Fellipe acredita que com os políticos junto com a população fazendo pressão popular o movimento ganhe força para chegar até as autoridades competentes:
“Acredito que com a pressão popular, com a união dos Vereadores, dos pares dessa casa, a qual o movimento que está nascendo, o governador nos atenderá e o governo federal também pode nos atender, tendo em vista que em Timbaúba hoje temos um presidente da UVP, tenho certeza que vai ser primordial nas andanças nessas sete cidades para que deem o apoio a esse projeto. Assim como temos também um Deputado Federal na cidade que tenho certeza que ele também vai colaborar. Porque esse projeto não tem lado, nem oposição, nem situação e sim o lado do povo”.
Junto com a ação também foi lançado um website (www.aceleramatanorte.com.br) que deverá acompanhar todo o movimento e que contém informações sobre o que, como e quais os benefícios do movimento para a região. O site também contará com uma área com os nomes dos políticos, empresas, organizações e veículos de comunicação que apoiaram o movimento e uma área de inscrição de e-mails para que a população possa acompanhar e saber o que pode fazer para ajudar à ação.

Detentos do presídio Frei Damião de Bozzano são filmados em duelo de facões no pátio

Muitos dos detentos estão armados e ficam a postos para impedir que algum detento acabe com a luta. Assista



Os dois presos que aparecem nas imagens brigando seguram, cada um, dois facões
Os dois presos que aparecem nas imagens brigando seguram, cada um, dois facões
Detentos do presídio Frei Damião de Bozzano, que integra o Complexo Prisional do Curado, na Zona Oeste do Recife, são filmados em uma espécie de duelo de facões no pátio da unidade. A briga é acompanhada de perto por dezenas de presos, que incentivam a ação e torcem. Muitos deles estão armados e ficam a postos para impedir que algum detento acabe com a luta.

Os dois presos que aparecem nas imagens brigando seguram, cada um, dois facões. O confronto dura pouco mais de dois minutos e é interferido por um reeducando, que é o juiz da batalha. Segundo informações, ele também trabalha como chaveiro da unidade.

Através de nota, a Secretaria de Ressocialização de Pernambuco informou que vai intensificar as vistorias nos pavilhões para evitar o acesso dos presos às armas.

Fonte: 
TV Jornal

Festa para grávida de cinco bebês, quatro meninas e um menino no Cabo de Sto. Agostinho

Cerca de 250 pessoas participaram do chá de bebê dos cinco gêmeos que estão na barriga da dona de casa Hildeane Lopes, 38 anos



Além de levar presentes e participar do evento, os convidados queriam saber o sexo das crianças: quatro meninas e um menino
Elementos da festa também foram doados - Foto: Emídia Felipe
Além de levar presentes e participar do evento, os convidados queriam saber o sexo das crianças: quatro meninas e um menino
Além de levar presentes e participar do evento, os convidados queriam saber o sexo das crianças: quatro meninas e um menino
JC Online
O domingo (3/5) foi de festa na Rua 7 da Cohab, no Cabo de Santo Agostinho (Região Metropolitana do Recife). Cerca de 250 pessoas participaram do chá de bebê dos cinco gêmeos que estão na barriga da dona de casa Hildeane Lopes, 38 anos. Além de levar presentes e participar do evento, os convidados queriam saber o sexo das crianças: quatro meninas e um menino.
Num misto de tensão e alegria, Valmir, 35 anos, e Hildeane, 38, foram o centro das atenções do “chá”, que teve bolo, salgadinho, refrigerante, decoração, balões e palhaço. O evento só foi possível graças à organização de uma das tias, Vanessa Carneiro, e de doações de empresas locais. A Clemilda e Cia. deu 500 fatias de bolo; a Romy Festas, os itens decorativos; a Casa das Embalagens, os descartáveis; a ClicPositivo, as fotos; a Castanha Eventos, o animador. Sem falar nos 11 voluntários que trabalharam no atendimento aos convidados durante a festa. “É muito trabalho e muita despesa, a gente tem que ajudar, né?”, diz empregada doméstica Maria de Lourdes Santos, a “Bahia”, 58 anos, uma das voluntárias.
Veja como foi a festa no vídeo abaixo. Para ajudar os pais com fraldas, roupas, medicamentos e outros itens, a conta que recebe doações é na Caixa Econômica Federal: agência 0559, conta poupança 8865-1, operação 013. O telefone de Valmir Carneiro, pai das crianças, é o (81) 8855-8612.

Fonte: 
JC Online

Professores da rede estadual decidiram suspender a greve temporariamente

As aulas serão retomadas já nesta terça-feira (5).



Após duas votações, categoria decide suspender movimento paredista. Foto: Anamaria Nascimento/DP/D.A Press
Após duas votações, categoria decide suspender movimento paredista. Foto: Anamaria Nascimento/DP/D.A Press
Os professores da rede estadual decidiram suspender a greve temporariamente. Após duas votações, a categoria achou melhor recuar estrategicamente para poder negociar com o governo no próximo dia 15. O Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Pernambuco adiantou, no entanto, que a paralisação não foi cancelada. No dia 21, haverá uma nova assembleia dos docentes para discutir a proposta do estado, caso não seja aceita, a greve poderá ser deflagrada novamente. As aulas serão retomadas já nesta terça-feira (5).
Os docentes que não concordaram com a decisão, após mais de quatro horas de assembleia, se uniram aos estudantes e fazem um protesto na Estrada de Belém, em frente ao Centro de Convenções, em Olinda, no início da noite desta segunda-feira. Munidos com cruzes, caixões e um boneco do governador Paulo Câmara, eles chamam os demais professores de "covardes". O grupo ateou fogo no boneco e bloqueia o tráfego na via.

A reunião dos professores com o governo ainda não tem local e horário definidos. A categoria também não sabe quem sentará na mesa de negociação. "Nossa mobilização não acabou. O sindicato apoia qualquer que seja a decisão da categoria. O importante é manter a unidade. Estávamos muito divididos, tanto que foi preciso duas votações. Estamos dando um passo atrás para, quem sabe, dar um passo a frente", ressaltou o presidente do Sintepe, Fernando Melo. 

Ilegalidade
Marcada para ser votada nesta segunda-feira, a ilegalidade da greve ainda não foi discutida pelo Tribunal de Justiça. Através da assessoria de imprensa, o órgão informou que a pauta será encaminhada para a Corte, e o Ministério Público de Pernambuco será acionado. A votação deve acontecer somente na próxima semana.

Fonte: 
Diario de PE

Menor posta foto com arma e é apreendido em Nazaré da Mata - PE

Segundo o Grupo de Apoio Tático Itinerante (GATI), duas armas foram encontradas escondidas no imóvel.



Clique para ampliar
Clique para ampliar
Em Nazaré da Mata, na Mata Norte do Estado, um menor foi apreendido após publicar em uma rede social, uma foto em posse de uma arma de fogo. Na publicação, segundo o site Giro Mata Norte, o adolescente descreveu que iria promover um arrastão e ainda fazia uma convocação a outras pessoas para cometer o delito.
O menor foi apreendido em casa, no Bairro Sertãozinho.  Segundo o Grupo de Apoio Tático Itinerante (GATI), duas armas foram encontradas escondidas no imóvel. O rapaz foi levado à delegacia local e informou que o armamento pertencia a um presidiário. O adolescente ficará à disposição da Justiça.




Fonte: 
A Vóz da Vitória

Pai e filho fazem funcionárias de reféns para cobrar dívida do Prefeito de Paudalho


 Jucelino Arcelino de Oliveira, de 46 anos, em companhia de seu filho, Clebson Felipe Arcelino de Almeida, 22 anos

Jucelino Arcelino de Oliveira, de 46 anos, em companhia de seu filho, Clebson Felipe Arcelino de Almeida, 22 anos
Um proprietário de um imóvel que está locado a Prefeitura de Paudalho, na Mata Norte, tomou uma atitude inusitada para poder receber o pagamento do aluguel do prédio, que segundo ele está atrasado há alguns meses. Neste mesmo imóvel mora sete famílias que não tem pra onde ir. Acompanhado do seu filho, Jucelino Arcelino de Oliveira, de 46 anos, invadiu o local, que funciona a sede da Secretaria Municipal de Assistência Social, mantendo duas funcionárias em cárcere privado, ameaçando-as constantemente de morte.
A dupla havia invadido a Secretaria no período da manhã dessa quinta (30/04). Jucelino reivindicou que as funcionárias ligassem para o Prefeito de Paudalho, José Pereira, e fizessem a cobrança do valor, pois se assim não fosse, eles lhe tirariam a vida.
Ao tomar conhecimento, o Prefeito Pereira entrou em contato com a Comandante da 1ª COM, Capitã Clarissa, que enviou dois efetivos policiais para o local da ameaça.
Na Secretaria, os policiais tentaram negociar com o proprietário do imóvel, porém sem sucesso. Os  PMs arrombaram a porta de uma sala, onde pai e filho mantinham as funcionárias reféns e chegaram a entrar em luta corporal para conter os acusados, quando ambos resistiram a prisão.
Jucelino foi conduzido em companhia de seu filho, Clebson Felipe Arcelino de Almeida, 22 anos, para a 47ª DP, onde foram autuados em flagrante por cárcere privado e ameaça.

Fonte: 
Giro Mata Norte

Duas mulheres presas ao tentar entrar com drogas na vagina, na penitenciária de Caruaru

Ambas confessaram que já haviam entrado com droga antes.


Juciane Ferreira de Souza, de 42 anos, mora em Caruaru e Natália Soares Silva, de 20 anos, em Brejo da Madre de Deus
Ambas confessaram que já haviam entrado com droga antes.
Juciane Ferreira de Souza, de 42 anos, mora em Caruaru e Natália Soares Silva, de 20 anos, em Brejo da Madre de Deus
Juciane Ferreira de Souza, de 42 anos, mora em Caruaru e Natália Soares Silva, de 20 anos, em Brejo da Madre de Deus
Na manhã deste sábado (02), as mulheres, Juciane Ferreira de Souza, de 42 anos, que mora na rua Martim de Araújo, no bairro Salgado e Natália Soares Silva, de 20 anos, que reside no distrito de São Domingos em Brejo da Madre de Deus, foram presas pelos agentes penitenciários, tentando entrar com droga na Penitenciária Juiz Plácido de Souza, em Caruaru.
Juciane, estava indo visitar o esposo, Alexandre Marcelino da Silva, de 35 anos e estava com 150 gramas de maconha introduzida na vagina, já a Natália estava indo visitar o marido, Paulo Cesar de Oliveira, de 30 anos, e entrava com 100 gramas de maconha e alguns chips dentro da vagina. Ambas confessaram que já haviam entrado com droga antes.

As mulheres, os esposos e o material foram entregues na 1ª DP, onde o delegado do plantão Dr. José Luzia, autuou todos por tráfico de drogas. As mulheres foram encaminhadas à Colônia Penal Feminina de Buíque e os maridos que já cumprem pena por tráfico de drogas, foram levados de volta ao presídio de Caruaru.

Fonte: 
Adielson Galvão

Aécio Neves em novo escândalo aéreo, diz Folha de S. Paulo

Sem ainda ter esclarecido a construção de um aeroporto em terras que pertenciam ao seu tio-avô, o senador e presidente do PSDB se envolve em um novo escândalo



Presidente nacional do PSDB e senador Aécio Neves (MG)
Sem ainda ter esclarecido a construção de um aeroporto em terras que pertenciam ao seu tio-avô, o senador e presidente do PSDB se envolve em um novo escândalo
Presidente nacional do PSDB e senador Aécio Neves (MG)
Presidente nacional do PSDB e senador Aécio Neves (MG)
Brasil 247 - O presidente nacional do PSDB e senador Aécio Neves (MG) utilizou aeronaves de uso exclusivo do governo de Minas Gerais, sem a presença de autoridade estadual, ao menos seis vezes após deixar o cargo de governador, em 2010.
Segundo denúncia da Folha de S. Paulo, as viagens aconteceram entre 2011 e 2012, de acord com informações de relatório do Gabinete Militar do Estado.
Nesse período, o tucano já havia assumido o cargo de senador e eleito seu sucessor no Executivo mineiro, Antonio Anastasia, que hoje também é senador.
Uma das aeronaves, responsável pelo transporte de uma das viagens, é de atendimento exclusivo do governador - seu uso foi regulamentado por decreto pelo próprio Aécio Neves.
Enquanto a outra, que realizou outros cinco voos, atende ao vice-governador, secretários e autoridades em "missão oficial". Em resposta ao jornal, o parlamentar, um dos mais ferrenhos opositores ao governo Dilma, justificou que estava em missão a pedido de Anastasia.
Este é o segundo escândalo aéreo envolvendo Aécio Neves. O primeiro, sobre a construção de um aeródromo no município de Cláudio (MG), em terras que pertenciam ao seu tio-avô, até hoje não foi esclarecido pelo parlamentar.

Fonte: 
Brasil 247

Tricolores comemoram título e superação após início ruim

Chico Peixoto/LeiaJáImagensChico Peixoto/LeiaJáImagens


A caminhada do Santa Cruz foi complicada e cheia de percalços. O início ruim do Santa Cruz no Campeonato Pernambucano quase colocou tudo a perder. A pressão sobre o presidente Alírio Morais, o técnico Ricardinho e os jogadores foi enorme. Mas, juntos, superaram tudo isso até conquistar o título Estadual neste domingo (3). Essa superação foi bastante valorizada pelos atletas.
“Só tenho a agradecer a Deus pela oportunidade. Sei da qualidade dos meus companheiros. Tivemos um começo complicado, a pressão era muito grande. Mas, conseguimos superar e todos estão de parabéns. É um título justo e merecido”, afirmou o goleiro Fred.
O zagueiro Diego Sacoman tinha outros motivos para celebrar, além do título. O defensor venceu uma doença no coração, voltou a jogar e, mesmo sem ser titular, também levantou o troféu.
“Comemorar esse título é muito importante. Por tudo o que passei em 2014 com o problema no coração e por tudo o que este clube passou no início do ano. É uma conquista merecida. Foi com muita luta que chegamos até aqui. Temos de comemorar, mas estamos cientes de que sábado já tem outra competição tão importante quanto erra”, resumiu Sacoman.

Missa abre processo de beatificação e canonização de Dom Hélder Câmara

Tribunal religioso vai ouvir sigilosamente pessoas que conviveram com ele.

Celebração aconteceu na Igreja da Sé, em Olinda, neste domingo (3).

Do G1 PE
Missa celebra início do processo de beatificação e canonização de Dom Hélder (Foto: Reprodução / TV Globo)Missa celebra início do processo de beatificação e canonização de Dom Hélder.
(Foto: Reprodução / TV Globo)
Uma missa celebrada neste domingo (3) na Igreja da Sé, em Olinda, marcou a abertura do processo de beatificação e canonização de dom Hélder Câmara. Na cerimônia, foi constituído o tribunal religioso que escutará as pessoas que tiveram uma convivência mais próxima com o conhecido "Dom da Paz". Os depoimentos são encaminhados depois para o Vaticano.
Durante a celebração, houve a leitura do decreto que constitui o tribunal. Após assinar a criação do tribunal religioso, o arcebispo de Olinda e Recife, dom Fernando Saburido, fez seu juramento com a mão na bíblia. “Hoje é para todos nós um dia de muita alegria. Estamos na páscoa, que é tempo de alegria por excelência, mas a páscoa será diferente este ano porque iniciamos oficialmente o processo de beatificação e canonização de dom Hélder”, aponta o arcebispo.
O tribunal é formado por cinco membros - juiz delegado e promotor de justiça (ambos canonistas), notário, notário adjunto e cursor, que fizeram seus juramentos na missa deste domingo. “Hoje já teremos a oportunidade de escutar o primeiro [testemunho], que vai ser do arcebispo emérito da Paraíba, dom José Maria Pires, um homem que foi companheiro de dom Hélder na sua fase de arcebispo”, explica dom Fernando Saburido.
Uma comissão histórica atuou durante o pedido de abertura do processo, concluído em maio de 2014. Em fevereiro, a arquidiocese recebeu o aval da Santa Sé ratificado por meio de carta enviada pelo prefeito da Congregação Causa dos Santos, cardeal dom Ângelo Amato – a carta só chegou no início de abril ao estado.
Dom Hélder Câmara (Foto: Reprodução / TV Globo)Dom Hélder Câmara. (Foto: Reprodução / TV Globo)
A partir de agora, o tribunal passa a ouvir sigilosamente os depoimentos sobre dom Hélder, tanto no Recife, quanto no Rio de Janeiro e demais locais por onde o religioso passou. Somente em Pernambuco, dom Fernando Saburido acredita que serão ao menos 50 depoimentos. “Agora vamos ter mais facilidade para arrebanhar toda essa riqueza que existe por aí a respeito de dom Hélder. Os próprios escritos de dom Hélder são um tesouro. São as cartas conciliais que ele escreveu durante as vigílias noturnas. Já são 13 volumes. É um material muito bom que vai ser utilizado nesse processo”, aponta o arcebispo de Olinda e Recife.
Dom Hélder Câmara nasceu em 7 de fevereiro de 1909, em Fortaleza, e  teve 12 irmãos. Após entrar muito jovem no seminário da capital do Ceará, se tornou padre aos 22 anos. O conhecido "dom da Paz" recebeu diversos prêmios pelo trabalho em defesa dos direitos humanos. Para ser considerado beato, a Igreja Católica precisa ainda reconhecer pelo menos um milagre concedido pela intercessão dele.
Atuação no regime militar
O papel de dom Hélder durante o regime militar é um dos pontos marcantes de sua trajetória. “Ele era um excelente político. Então, ele era capaz de aliar a verdade com o respeito às pessoas. Naquele período da ditadura foi impressionante, foi excelente para a igreja a presença de dom Hélder no Recife”, apontou o arcebispo emérito da Paraíba, dom José Maria Pires.
Dom Hélder Câmara está enterrado na Igreja da Sé, em Olinda (Foto: Reprodução / TV Globo)Dom Hélder Câmara está enterrado na Igreja da Sé, em Olinda. (Foto: Reprodução / TV Globo)
Sem poder adiantar nada sobre as perguntas, dom José Maria recordou a amizade com o dom da Paz. “A santidade consiste em enfrentar os desafios na fé, os desafios da vida. Dom Hélder enfrentou os desafios de maneira maravilhosa. Especialmente quando ele desenvolveu a doutrina da não violência evangélica, que fez tanto bem às pessoas e desarmou tanta gente também”, avalia o religioso.
O juiz delegado do tribunal, dom Antônio Tourinho Neto, explica que foi enviado pela Santa Sé um questionário com 70 perguntas. Durante o questionário, o tribunal busca desvendar toda a vida do candidato a santo. “Perguntamos tudo o que diz respeito a ele. Suas falas, pregações, escritos, sua vida diante da misericórdia, da caridade. E também, como é um ser humano, os defeitos, os pecados. Com certeza, serão apontadas as limitações humanas. Bem, para isso existe um promotor de justiça, ele faz o papel daquele que investiga, principalmente, as falhas na vida do ser humano para que também possa ser levado em consideração no decorrer do processo, no julgamento, o que pesa mais: se são as virtudes, se são as falhas humanas, para se chegar a uma conclusão”, explica.
A fase de depoimentos deve levar em torno de um ano. Então, é elaborado um ‘Positio’, um documento onde consta todos os relatos e estudos sobre o candidato a santo, onde há ainda uma biografia documentada. Assim que aprovado, o papa concede o título de Venerável Servo do Senhor.
Depois desta etapa, é necessário que se prove que houve um milagre intercedido por dom Hélder, para que ele seja considerado beato. Um segundo milagre é necessário quando ele já for considerado beato, para que seja então canonizado como santo da Igreja Católica.

Postagem em destaque

Jovem é preso em flagrante por matar padrasto a facadas e decepar as mãos da vítima Segundo a Polícia Civil, rapaz de 18 anos afirmou em depoimento que cometeu o crime porque o padrasto tinha agredido a mãe dele.

  Postado por Oge Por g1 PE 29/02/2024 19h04    Atualizado  há 16 horas Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) de Pernambuco — F...