quinta-feira, 19 de fevereiro de 2015

Itaquitinga: Fiéis Católicos lotam a Igreja Matriz de São Sebastião nessa Quarta Feira de Cinzas


Centenas de pessoas participaram da Missa na Matriz de São Sebastião em Itaquitinga-PE nessa quanta feira de cinzas presidida pelo Pe. Ivo José fieis católicos receberam as cinzas, que para os católicos, representa o primeiro dia da Quaresma no calendário gregoriano, podendo também ser designada por Dia das Cinzas. Segundo Padre Ivo a data é um simbolo do dever da conversão e da mudança de vida.
Na ocasião a data é também o dia em que é lançada a Campanha da Fraternidade que este ano de 2015, A Confederação Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) lançou ontem (18) a Campanha da Fraternidade 2015. O tema escolhido este ano é Fraternidade: Igreja e Sociedade e o lema "Eu vim para servir". A ideia é aprofundar, a partir do Evangelho, o diálogo e a colaboração entre a Igreja e a sociedade como serviço ao povo brasileiro.



Campanha da Fraternidade 2015 quer aprofundar diálogo entre Igreja e sociedade


Paula Laboissière - Repórter da Agência Brasil Edição: Talita Cavalcante



A Confederação Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) lançou hoje (18) a Campanha da Fraternidade 2015. O tema escolhido este ano é Fraternidade: Igreja e Sociedade e o lema "Eu vim para servir". A ideia é aprofundar, a partir do Evangelho, o diálogo e a colaboração entre a Igreja e a sociedade como serviço ao povo brasileiro.
A campanha propõe ainda buscar novos métodos, atitudes e linguagens na missão da Igreja de levar a palavra a cada pessoa. O secretário-geral da CNBB, dom Leonardo Ulrich Steiner, lembrou que o momento escolhido para o lançamento da campanha – o início da Quaresma – é considerado de extrema importância para a Igreja. "Queremos ajudar a construir uma sociedade mais humana e mais divina", disse. "Sermos pessoas de fermento na massa. Esse é o desejo da campanha."

O Secretário Geral da CNBB, Dom Leonardo Steiner, durante abertura oficial da Campanha da Fraternidade 2015 nesta Quarta-feira de Cinzas, na Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (Marcelo Camargo/Agência Brasil)
O secretário-geral da CNBB, dom Leonardo Steiner, abre a Campanha da Fraternidade 2015 nesta Quarta-Feira de Cinzas, na Conferência Nacional dos Bispos do BrasilMarcelo Camargo/Agência Brasil

Durante a cerimônia, o ministro do Desenvolvimento Agrário, Patrus Ananias, destacou o compromisso do governo com a emancipação dos pobres. "Defendemos os pobres, não apobreza. Queremos que os pobres se libertem", disse. "Queremos que as pessoas se tornem protagonistas, sujeitos de sua vida e de sua história."
Para a secretária executiva do Conselho Nacional de Igrejas Cristãs, pastora Romi Márcia Bencke, a campanha destaca a necessidade de promover o debate de valores éticos e também do papel missionário da Igreja. "O tema da campanha deste ano nos desafia para uma ética global de responsabilidades. Nos ajuda a refletir sobre o nosso papel enquanto igrejas e enquanto religiões."
Por fim, o presidente do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil, Marcos Vinícius Furtado, defendeu medidas urgentes para a proteção e o acolhimento aos mais pobres e uma reforma política no país. "A luta por dignidade, justiça e igualdade é o elo que deve nos unir", disse. "Precisamos dar um passo adiante na atual situação de um sistema político desigual. Há a necessidade de todas as instituições participarem desse esforço em busca de um sistema político igualitário."

Postagem em destaque

Jovem é preso em flagrante por matar padrasto a facadas e decepar as mãos da vítima Segundo a Polícia Civil, rapaz de 18 anos afirmou em depoimento que cometeu o crime porque o padrasto tinha agredido a mãe dele.

  Postado por Oge Por g1 PE 29/02/2024 19h04    Atualizado  há 16 horas Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) de Pernambuco — F...