Depois de uma crise no sistema prisional, que acarretou na morte de três pessoas, o Governo do Estado tomou uma série de providências para minimizar a superlotação e os problemas nos presídios de Pernambuco. Pelo menos foi o que garantiu o governador Paulo Câmara (PSB) ao falar das ações da gestão, que incluem a retomada de obras de unidades prisionais.
De acordo com o governador, as obras do presídio de Tacaimbó serão retomadas já na próxima segunda-feira (26). A unidade prisional terá capacidade para abrigar 700 presos. Outras 3 mil vagas devem ficar disponíveis no presídio de Araçoiaba que, segundo o gestor, já foi dada a autorização ao secretário de Justiça e Direitos Humanos, Pedro Eurico, para a retomada da obra. “Nós já garantimos o recurso para a conclusão desse presídio ainda em 2015”, disse Câmara, em entrevista à Rádio Jornal.
“Itaquitinga eu também já autorizei a Procuradoria Geral do Estado para ver a questão jurídica necessária para o Estado assumir essa obra, porque essa obra foi feita por um parceiro privado, não houve recursos públicos e nós precisamos finalizar. Então, a decisão já foi tomada que nós vamos finalizar o presídio de Itaquitinga”, garantiu Paulo Câmara.
O governador ainda citou outras medidas, incluindo o suporte ao Judiciário, com a indicação de defensores públicos para atuar na análise dos processos dos presos e soluções “paliativas pontuais que são necessárias” que foram acordadas com os detentos, como a melhoria da condição das famílias que vão aos presídios para visitar os familiares e a contratação de agentes penitenciários.
“Ou seja, nós temos que fazer muitas ações nos próximos dias, nos próximos meses para minimizar a questão da superlotação e, ao longo de quatro anos, trabalhar para a construção de novas vagas visando justamente termos condições de ressocializar os nossos presos dentro de um cenário hoje que é negativo de superlotação”, disse.