quarta-feira, 25 de novembro de 2015

Como parar de roncar e dormir melhor

hero_mss_strapSe você é como a maioria dos brasileiros, provavelmente você não dorme oito horas por noite.
Mas se você também se sente constantemente cansado, com dor de cabeça sem razão óbvia ou pressão alta, você pode ter um problema mais sério.
Isso porque todos esses sintomas podem ser resultados do ronco, que, por sua vez, é o sintoma mais comum de um problema de saúde sério:
apneia obstrutiva do sono (SAOS).
Embora a maioria das pessoas acredite que o ronco é uma pequena perturbação, pesquisas mostram que isso pode ser perigoso para a sua saúde. Isso porque, para mais de 18 milhões de americanos, ele está relacionado à apneia obstrutiva do sono (SAOS). As pessoas que sofrem da SAOS param de respirar repetidamente e sem saber durante a noite devido a uma obstrução parcial ou total de suas vias aéreas. Isso ocorre quando os músculos da mandíbula, garganta e língua se relaxam, bloqueando as vias aéreas usadas para respirar. A falta de oxigênio resultante pode durar por um minuto ou mais e ocorre centenas de vezes por noite.
Felizmente, a maioria das pessoas acorda quando uma obstrução parcial ou completa ocorre, mas isso pode deixar você se sentindo muito cansado. A SAOS pode estar ligada a um conjunto de problemas de saúde, incluindo:
  • Refluxo
  • Urinação noturna frequente
  • Perda de memória
  • Derrame
  • Depressão
  • Diabetes
  • Ataque cardíaco
Pessoas com mais de 35 anos correm mais riscos.
O diagnóstico e o tratamento da SAOS pode ser caro e nem sempre são cobertos pelos planos de saúde. Uma clínica do sono exigirá uma visita noturna (até US$ 5.000). Os médicos então analisam os dados e prescrevem um entre diversos tratamentos. Esses podem exigir que você use dispositivos de CPAP desconfortáveis que forçam o ar por seu nariz e boca enquanto você dorme para manter suas vias aéreas sempre abertas e podem até mesmo incluir uma cirurgia dolorosa.
Felizmente, agora há uma opção de tratamento confortável, muito mais barata e menos invasiva disponível. Um estudo de caso recente publicado pela Divisão de Medicina do Sno da Eastern Virginia Medical School no Jornal de Medicina Clínica do Sono conclui que usar uma simples faixa no queixo enquanto você dorme pode ser um tratamento eficiente para a SAOS.

Nenhum comentário:

Postagem em destaque

Jovem é preso em flagrante por matar padrasto a facadas e decepar as mãos da vítima Segundo a Polícia Civil, rapaz de 18 anos afirmou em depoimento que cometeu o crime porque o padrasto tinha agredido a mãe dele.

  Postado por Oge Por g1 PE 29/02/2024 19h04    Atualizado  há 16 horas Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) de Pernambuco — F...