quarta-feira, 2 de setembro de 2015

Uso de farol baixo durante o dia será obrigatório, descumprimento será punido com multa

O projeto foi aprovado nesta segunda-feira (31) pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJD)

Farol da Chevrolet S10 High Country (Foto: Rafael Munhoz / Autoesporte)
Farol da Chevrolet S10 High Country (Foto: Rafael Munhoz / Autoesporte)
Por: Revista Auto Esporte
O uso de farol baixo durante o dia em rodovias se tornará obrigatório. O projeto de lei 5070/13, do deputado Rubens Bueno (PPS-PR), foi aprovado nesta segunda-feira (31) pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJD). De acordo com a proposta, o descumprimento da nova regra será considerado infração média, punida com multa.
Hoje, as infrações médias somam quatro pontos na carteira e têm custo de R$ 85,13. Entre as multas nessa categoria, está estacionar em local proibido e deixar de dar passagem pela esquerda quando solicitado, entre outros.

Alteração no Código de Trânsito

O projeto altera o Código de Trânsito Brasileiro (Lei 9.503/97), que hoje obriga o motorista a usar farol baixo aceso durante o dia apenas nos túneis. Hoje, o Conselho Nacional de Trânsito (Contran) apenas recomenda o uso de farol baixo aceso durante o dia nas rodovias.
Por ter sido aprovada por todas as comissões e ter tramitado de forma conclusiva, a medida passou pela Câmera, a menos que haja requerimento para ser aprovada em Plenário. O próximo passo é seguir para revisão no Senado.

Nenhum comentário:

Postagem em destaque

Jovem é preso em flagrante por matar padrasto a facadas e decepar as mãos da vítima Segundo a Polícia Civil, rapaz de 18 anos afirmou em depoimento que cometeu o crime porque o padrasto tinha agredido a mãe dele.

  Postado por Oge Por g1 PE 29/02/2024 19h04    Atualizado  há 16 horas Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) de Pernambuco — F...