sábado, 1 de agosto de 2015

Onda de violência assusta moradores de Itaquitinga, Zona da Mata Norte de Pernambuco

Na última quinta (30), grupo de assaltantes provocou o terror ao assaltar vários estabelecimentos comerciais

Wilson Maranhão, da Folha de Pernambuco

 






Do ambiente de tranquilidade ao medo de sair de casa. Esse é o retrato denunciado por moradores do município de Itaquitinga, na Zona da Mata Norte do Estado, no que diz respeito à onda de violência ocorrida nas últimas semanas no povoado. Relato de quem escolheu a cidade para viver afirma que sucessivos assaltos e arrombamentos a residências e comércio, principalmente no Centro do município, são responsáveis pelo financiamento do tráfico de drogas naquela região.
O estopim da violência ocorreu na noite da última quinta-feira (30), em que um grupo de assaltantes fortemente armados tocou o “terror” na cidade provocando uma série de assaltos a transeunte e estabelecimentos comerciais. Segundo populares, um comerciante por pouco foi alvo dos criminosos se não se refugiasse na Delegacia de Polícia da cidade. O Grupo de Apoio Tático Itinerante (Gati) da Polícia Militar foi acionado e chegou a trocar tiros com os suspeitos. O veículo em que os criminosos estavam foi recuperado, mas os assaltantes conseguiram fugir.
"Nesse dia escutamos muitos tiros e ficamos apavorados dentro de casa. Há semanas que nós moradores não temos mais sossego. O tráfico aqui está pesado. Vem gente de todas as partes para comercializar drogas e fazer arrastões. Enquanto a segurança da cidade é feita por uma guarnição de três policiais. Como podemos ficar? Amedrontados, né", lamenta uma aposentada de 66 anos, que não quis se identificar. Ela mora em um vilarejo próximo ao Centro de Itaquitinga e relata que vive assustada com a violência, fato que alterou sua rotina. "Até fazer as minhas atividades físicas no Centro e o ritual de sentar na calçada de casa eu não posso. Tenho muito medo de ser vítima da criminalidade", comenta.
Segundo o comandante do 2º BPM, o tenente-coronel Lindem Johnson, dois suspeitos por assaltos naquela região foram presos na madrugada de quinta-feira (30), em Goiana, município vizinho de Itaquitinga. "Esses suspeitos podem ter ligação com a recente onda de assaltos na cidade. Além disso, um veículo roubado também foi recuperado. Realmente o município conta apenas com uma guarnição de três policiais. Mas, iremos reforçar a segurança naquela região, pois a previsão é que ainda neste ano a Secretaria de Defesa Social inaugure a 3ª Companhia Independente de Goiana, com a injeção de 100 PMs na região e adjacentes, entre elas, a cidade de Itaquitinga. Isso deve ocorrer em setembro ou outubro", destaca.
Até a publicação desta matéria, as Policiais Militar e Civil não havia divulgado a prisão de outros suspeitos.

Nenhum comentário:

Postagem em destaque

Jovem é preso em flagrante por matar padrasto a facadas e decepar as mãos da vítima Segundo a Polícia Civil, rapaz de 18 anos afirmou em depoimento que cometeu o crime porque o padrasto tinha agredido a mãe dele.

  Postado por Oge Por g1 PE 29/02/2024 19h04    Atualizado  há 16 horas Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) de Pernambuco — F...