domingo, 2 de agosto de 2015

MEC lança portal para receber sugestões de currículo nacional

Documento deve trazer o conteúdo a ser ensinado da educação infantil ao ensino médio

 Folhapress
"Qual será a importância dessa fórmula matemática para minha vida? Pra que tantas regras de português?" Perguntas como essas devem ser respondidas, segundo o Ministério da Educação, a partir da construção de um currículo nacional. Na quinta-feira (30), a pasta lançou um portal para receber sugestões de redes de ensino, organizações da sociedade civil e indivíduos.
A ideia é que esses grupos possam indicar a inclusão, exclusão ou alteração de trechos da base nacional comum a partir de 15 de setembro, quando será publicada uma proposta inicial para o currículo nacional, em elaboração pelo MEC. O documento deve trazer o conteúdo a ser ensinado em sala de aula, da educação infantil ao ensino médio. A partir de agora, os interessados poderão fazer apenas o cadastro no site.
"É um grande canal de comunicação e é a partir dele que vamos conversar com o Brasil inteiro", disse o secretário da Educação Básica do MEC, Manuel Palacios. O secretário-executivo da pasta, Luiz Cláudio Costa, ponderou que o ministério não pode ter a "prepotência" de apresentar um documento já definido.
Para o ministro Renato Janine (Educação), a base vai permitir a discussão sobre temas como formação de professores e elaboração de material didático. "Ela se tornou o pivô de várias medidas que são absolutamente essenciais para melhorar a educação básica", afirmou em evento de lançamento do portal. A ideia do MEC é coletar sugestões até dezembro deste ano e, em março de 2016, entregar o documento ao CNE (Conselho Nacional de Educação). A partir daí, o objetivo é ter um texto aprovado pelo governo federal em junho do ano que vem.

Nenhum comentário:

Postagem em destaque

Jovem é preso em flagrante por matar padrasto a facadas e decepar as mãos da vítima Segundo a Polícia Civil, rapaz de 18 anos afirmou em depoimento que cometeu o crime porque o padrasto tinha agredido a mãe dele.

  Postado por Oge Por g1 PE 29/02/2024 19h04    Atualizado  há 16 horas Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) de Pernambuco — F...