quinta-feira, 25 de junho de 2015

Apac divulga alerta de chuvas fortes nesta quinta-feira. Árvore cai na Agamenon

No bairro de Ouro Preto, Olinda, um canal transbordou e interditou parte da pista local da PE-15

Foto enviada por leitor mostra o alagamento de rua no bairro de Jardim Atlântico. Foto: WhatsApp/Cortesia
Foto enviada por leitor mostra o alagamento de rua no bairro de Jardim Atlântico. Foto: WhatsApp/Cortesia
A Agência Pernambucana de Águas e Climas (Apac) divulgou na manhã desta quinta-feira um aviso meteorológico com previsão de chuvas de intensidade moderada a forte até a 1h30 de sexta-feira. Chove forte desde a noite de quarta-feira e a previsão é de acumulados acima de 40 mm, quantidade esperada para mais de dois dias.
Os transtornos começam a se acumular. Uma árvore caiu na Avenida Agamenon Magalhães, nas imediações do Bompreço no bairro do Parque Amorim. O tráfego foi reduzido a uma única faixa da via, que soma diversos pontos de alagamento e transbordamento do canal. De acordo com a Companhia de Trânsito e Transportes Urbanos (CTTU), a árvore foi retirada do local por vota das 10h. 
Diversas ruas e avenidas também estão alagadas. A pouca visibilidade e as pistas molhadas representam risco de acidentes e trânsito lento. As inundações podem se agravar, já que a alta da maré está prevista para às 10h30.
Na madrugada, as precipitações atingiram, principalmente, o litoral sul de Pernambuco, com destaque para os municípios de Ipojuca, Sirinhaém e Rio Formoso. Neste último, choveu 135 mm. Em Ipojuca, a comunidade de Rurópolis ficou ilhada após transbordamento de um canal. Moradores da localidade fecharam a PE-60, em protesto.
De acordo com o aviso meteorológico, áreas de  instabilidades formadas  pela  confluência  dos  ventos  úmidos oriundos  do  oceano  Atlântico estão causando aumento  da  nebulosidade e chuvas, principalmente na Região Metropolitana do Recife (RMR) e Matas Norte e Sul do estado. Equipes da Secretaria Executiva de Defesa Civil do Recife (Sedec) podem ser acionadas pelo 0800-081-3400. A Central de Atendimento funciona 24h e a ligação é gratuita.
Já na quarta-feira, as chuvas que atingiram a Região Metropolitana deixaram várias ruas alagadas. Segundo a Apac, a maior quantidade de chuva da noite da terça-feira foi registrada em Jaboatão; 102 milímetros, o equivalente a 10 dias de chuva no município. No Recife, foram registrados 81 milímetros, quantidade esperada para cinco dias.
Na manhã e tarde de ontem, o tempo permaneceu nublado. Foi possível observar o aparecimento de baronesas no Rio Capibaribe. As plantas (Eichornia crassipes), conhecidas como aguapé, são comuns em ambientes poluídos. A elevação do nível da água, principalmente nos períodos de chuva, favorece a reprodução das baronesas. 
No bairro de Ouro Preto, Olinda, um canal transbordou e interditou parte da pista local da PE-15. Também havia pontos de alagamento na Avenida Presidente Kennedy, em Peixinhos. No Recife, os principais pontos de alagamento foram registrados nos bairros do Pina, Boa Viagem, Imbiribeira e Espinheiro.

Nenhum comentário:

Postagem em destaque

Jovem é preso em flagrante por matar padrasto a facadas e decepar as mãos da vítima Segundo a Polícia Civil, rapaz de 18 anos afirmou em depoimento que cometeu o crime porque o padrasto tinha agredido a mãe dele.

  Postado por Oge Por g1 PE 29/02/2024 19h04    Atualizado  há 16 horas Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) de Pernambuco — F...