terça-feira, 24 de fevereiro de 2015

Prova prática para tirar CNH avaliará convivência entre motoristas e ciclistas

A partir de abril, teste contará com bicicleta. Medida também inclui uso de bafômetro

Luiz Filipe Freire, com informações da assessoria

Hesíodo Góes/Arquivo Folha
Distância de 1,5 metro em relação à bikes será cobrada
A partir de abril, o pátio de exames práticos do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-PE), no bairro da Iputinga, na Zona Oeste do Recife, contará com uma bicicleta. O objetivo é avaliar como os interessados em tirar à Carteira Nacional de Habilitação (CNH) se comportam em relação aos cuidados que devem ter com os ciclistas. Os cursos de formação de condutores também devem ter o conteúdo a respeito do tema reforçado. Instrutores começaram a receber capacitação nesta segunda-feira (23).
De acordo com o presidente do Detran-PE, Charles Ribeiro, o objetivo é levar para a prática regras e noções que já são conhecidas de quem apreende a dirigir, mas que, nem sempre, são respeitadas. Será avaliado, por exemplo, se o futuro motorista preservará a distância regulamentar de 1,5 metro em relação às bikes, conforme exigido pela legislação de trânsito. O candidato terá que se submeter, também, ao teste do bafômetro antes de fazer a prova prática. A ação terá o intuito de educar sobre o risco de misturar bebida e direção. “Queremos, ver, num futuro próximo, esses investimentos refletidos na melhoria dos condutores e da mobilidade urbana”, concluiu.
Já o curso de aperfeiçoamento dos instrutores tem como tema “Bicicleta como modal de transporte” e está sendo ministrada por técnicos de educação do Detran-PE e do Programa Pedala PE, na sede do órgão. Com carga horária de quatro horas/aula, o treinamento é oferecido em três polos, beneficiando 2.541 pessoas. Na Capital e na Zona da Mata, o curso será realizado até o próximo dia 6. Já em Caruaru, os instrutores serão capacitados de 16 a 20 de março, e em Petrolina, de 24 a 27 de março.

Nenhum comentário:

Postagem em destaque

Jovem é preso em flagrante por matar padrasto a facadas e decepar as mãos da vítima Segundo a Polícia Civil, rapaz de 18 anos afirmou em depoimento que cometeu o crime porque o padrasto tinha agredido a mãe dele.

  Postado por Oge Por g1 PE 29/02/2024 19h04    Atualizado  há 16 horas Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) de Pernambuco — F...