quarta-feira, 13 de agosto de 2014

'Perdemos um grande brasileiro', diz Dilma sobre morte de Campos

Candidato do PSB morreu em acidente aéreo, em Santos (SP).

Em nota de pesar, Dilma anunciou três dias de luto oficial.

Do G1, em Brasília
Presidente Dilma Rousseff decretou luto pela morte de Eduardo Campos; no Palácio da Alvorada, bandeiras estavam a meio-mastro (Foto: Filipe Matoso / G1)Presidente Dilma Rousseff decretou luto pela morte de Eduardo Campos; no Palácio da Alvorada, bandeiras vão ficar a meio-mastro (Foto: Filipe Matoso / G1)
A presidente Dilma Rousseff divulgou nesta quarta-feira (13) nota de pesar pela morte do candidato do PSB à Presidência da República, Eduardo Campos. Na mensagem, Dilma disse que o país perdeu um "grande brasileiro". O jato em que Campos viajava caiu nesta manhã em Santos.
A presidente também decretou luto oficial de três dias. Além disso, o PT suspendeu as atividades de campanha da presidente, que é candidata à reeleição, por três dias. De acordo com o partido, os comitês regionais também devem respeitar o luto. O PT ainda decidiu, em conjunto com a Rede Globo, cancelar a entrevista que a candidata daria nesta noite ao Jornal Nacional.
 Na nota, Dilma lembrou que teve "longa convivência" com Campos durante o governo do então presidente Luiz Inácio Lula, quando os dois eram ministros.
Mais tarde, Dilma publicou em sua conta no Twitter trechos da nota oficial de pesar.
Veja na íntegra a nota da presidente Dilma Rousseff:
"O Brasil inteiro está de luto. Perdemos hoje um grande brasileiro, Eduardo Campos. Perdemos um grande companheiro.
Neto de Miguel Arraes, exemplo de democrata para a minha geração, Eduardo foi uma grande liderança política. Desde jovem, lutou o bom combate da política, como deputado federal, ministro e governador  de Pernambuco, por duas vezes.
Tivemos Eduardo e eu uma longa convivência no governo Lula, nas campanhas de 2006, 2010 e durante o meu governo.
Estivemos juntos, pela última vez, no enterro do nosso querido Ariano Suassuna. Conversamos como amigos. Sempre tivemos claro que nossas eventuais divergências políticas sempre seriam menores que o respeito mútuo característico de nossa convivência.
Foi um pai e marido exemplar. Nesse momento de dor profunda, meus sentimentos estão com Renata, companheira de toda uma vida, e com os seus amados filhos. Estou tristíssima.
Minhas condolências aos familiares de todas as vítimas desta tragédia.
Decretei luto oficial de 3 dias em homenagem à memória de Eduardo Campos. Determinei a suspensão da minha campanha por 3 dias.
Dilma Rousseff
Presidenta da República Federativa do Brasil"

Governador de PE decreta 7 dias de luto por morte de Eduardo Campos

João Lyra Neto fez pronunciamento no Palácio do Campo das Princesas.

Ele embarca com cúpula do PSB para SP, para resolver liberação do corpo.

Do G1 PE
João Lyra Neto, governador de Pernambuco, lamenta morte de Eduardo Campos (Foto: Débora Soares / G1)João Lyra Neto, governador de Pernambuco, lamenta morte de Eduardo Campos (Foto: Débora Soares / G1)
O governador de Pernambuco, João Lyra Neto, decretou sete dias de luto oficial pela morte do ex-governador e candidato a presidente Eduardo Campos, que faleceu após a queda de um avião, na manhã desta quarta-feira (13), em Santos (SP). O anúncio foi feito durante um pronunciamento no Palácio do Campo das Princesas, sede do governo estadual, no Recife.
"Quero levar ao povo de Pernambuco e ao povo brasileiro a minha palavra de solidariedade e de muita tristeza, e, ao mesmo tempo, de muita esperança. Convivi com Eduardo por 15 anos e construímos uma amizade muito firme, de cumplicidade, solidariedade e de muita independência. Que a vida dele sirva de exemplo de muita coragem e compromisso com o povo pernambucano e brasileiro; é um dia de muita tristeza", disse o governador.
Lyra Neto também lembrou a coincidência de Eduardo ter morrido no mesmo dia do avô, Miguel Arraes. "A energia [de Arraes] fez com ele tivesse essa trajetória de muita luta", comentou.
A Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) também decretou luto oficial de três dias. Eduardo se formou em Economia, na instituição, em 1985. "A Universidade estende seu voto de pesar às famílias das outras seis vítimas da queda da aeronave", diz a nota oficial.
Liberação do corpo
A cúpula da Frente Popular de Pernambuco embarca para São Paulo, na tarde desta quarta-feira (13), para cuidar da liberação do corpo de Eduardo Campos. O prefeito do Recife, Geraldo Julio; o candidato ao governo de Pernambuco, Paulo Câmara; o candidato ao Senado, Fernando Bezerra Coelho; Sileno Guedes, presidente do PSB no estado; e o governador de Pernambuco, João Lyra Neto, embarcam em voo particular para resolver as pendências burocráticas.
O prefeito Geraldo Julio conversou com a imprensa na porta da casa onde Eduardo Campos vivia, no bairro de Dois Irmãos, no Recife. Ele foi prestar as condolências a Renata Campos, viúva do ex-governador, que está no local com os cinco filhos. "Um momento de muita dor para todos os brasileiros, pernambucanos. É uma pessoa muito iluminada, um grande líder político, amigo, pai, irmão. É uma dor muito grande que certamente todos os pernambucanos e brasileiros sentem nesse momento. A gente pede a todos que tenham muita fé para que possamos superar esse momento. É uma perda irreparável, um jovem de 49 anos, que fez tanto por tantos pernambucanos e que deixa muita dor, não tem como expressar ou medir. Queria pedir a todos recifenses e pernambucanos que mantenham a paz e tragam muita fé e oração para a família, amigos e todos que admiravam", disse Geraldo Julio.
O candidato Paulo Câmara, que foi secretário de Administração na gestão de Campos, também conversou com a imprensa. "É um momento muito triste, de muita dor. Eduardo, junto com todos os outros passageiros que estavam no avião, eram pessoas amigas. A gente sente muito essa perda, uma pessoa que ensinou muito, foi meu amigo, meu companheiro de tanto tempo. Eu, Fernando e Raul [Henry, vice de Câmara na chapa estadual] vamos agora buscá-lo, trazer para Pernambuco, para que o pernambucano possa homenagear uma pessoa que foi tão importante para todos nós. Falei com ele no domingo, estivemos juntos e estamos juntos, vamos continuar juntos", afirmou.
O acidente
acidente que matou Eduardo Campos aconteceu em Santos, SP, na manhã desta quarta-feira, e matou sete pessoas, sendo dois tripulantes e cinco passageiros. O jato particular caiu sobre casas em um bairro residencial e matou as sete pessoas que estavam a bordo. Chovia no momento da queda. A Aeronáutica vai apurar as causas da queda do avião. Em paralelo, a Polícia Civil também irá investigar o caso para buscar possíveis responsáveis.

Grávida perde bebê por falta de atendimento médico na Fusam em Caruaru


Fonto: Internet
Da Redação Liberdade
O entrave entre médicos e Secretaria Estadual de Saúde causou sua primeira vítima no Hospital Jesus Nazareno (Fusam), em Caruaru, no Agreste pernambucano. A falta de obstetras plantonistas pelo segundo fim de semana seguido resultou no final de uma gestação de dois meses. Em contato com a Central de Jornalismo Liberdade, Jerinete Maria, disse que a filha de 25 anos procurou a unidade, mas mesmo com sangramento, não recebeu atendimento. “Eles aplicaram uma injeção nela, mas não adiantou porque a dor era muito forte, lamentou.
Ainda segundo Jerinete, sua filha, Jaislane Joana, 25 anos, e o futuro neto esperaram o dia todo para receber atendimento do único obstetra de plantão. Ela relatou também que muitas outras gestantes também passaram pelo mesmo problema da filha. “Não era só ela, eram várias com dores. Só tinha um médico e esse médico saiu. Não tinham como prestar assistência às grávidas que tinha lá”, denunciou.
O ex-diretor da Fusam, Frederico Araújo, criticou o posicionamento da Secretaria Estadual de Saúde. Segundo ele, a realidade está sendo maquiada para tentar tranquilizar a população. “A Secretaria disse que iria ser feito um remanejamento de médicos para o primeiro final de semana e que o hospital estaria coberto, outra inverdade. Disseram que nesse fim de semana teria dois médicos no sábado e outro no domingo, outra inverdade”, pontuou Frederico Araujo.
O problema já vem sendo denunciado aos órgão responsáveis desde o mês passado pelos próprios médicos e sindicato. Após o estopim da crise, os dois diretores da unidade pediram demissão. De acordo com o ex-diretor médico da Fusam, Frederico Araújo, a justiça estava ciente do que poderia ocorrer.

FOTO DO POSSÍVEL CORPO DE EX-GOVERNADOR E CANDIDATO A PRESIDENTE EDUARDO CAMPOS


Morte do candidato à presidência Eduardo Campos tem repercussão internacional

Principais jornais da Argentina, França, Inglaterra e Itália falam do acidente com o ex-governador de Pernambuco




 (Reprodução internet/La Nacion)


A morte do candidato à presidência Eduardo Campos, do PSB, vítima de um acidente aéreo na manhã desta quarta-feira em São Paulo, já está repercutindo em diversas partes do mundo. 

“Morre candidato a presidente do Brasil em queda de avião em São Paulo”, destaca o site do jornal Clarín, da Argentina. O portal afirma que o ex-governador de Pernambuco ocupava o terceiro lugar nas pesquisas de intenção de voto. Também da Argentina, o La Nacion diz que pelo menos 10 pessoas ficaram feridas. 
A morte de Campos também é notícia na agência britânica Reuters. A reportagem afirma Dilma Rousseff e Aécio Neves podem pausar suas campanhas para um período de luto pelo candidato. 

O espanhol El País também destaca a queda do avião de Eduardo Campos. Os jornais Correio de Portugal e o Jornal de Notícias, do mesmo país, também falam do acidente que vitimou o político. 

“No Brasil, Cessna cai e morre um dos candidatos à presidência”, diz o Corriere della Sierra. O jornal italiano explica que o candidato, que tinha 49 anos, foi indicado pelo PSB, juntamente com Marina Silva, ex-ministra do Meio Ambiente do governo Lula, em uma aliança socialista com os ambientalistas. 

A morte de Campos também é destaque no francês Le Monde. A BBC cita tweet da candidata a vice, Marina Silva, que se disse chocada com a morte do colega, e também explica que chovia no momento do acidente. 

Campos saiu do Aeroporto Santos Dumont, no Rio de Janeiro, para um compromisso no Guarujá. O piloto tentou aterrizar, mas devido ao mau tempo, arremeteu e fez um novo procedimento de aproximação. Nesse momento, o jato caiu próximo ao Canal 3, bairro nobre de Santos, sobre uma academia de ginástica na Rua Vahia de Abreu, no Boqueirão.

Equipe de Eduardo Campos postou foto na véspera do acidente

Carlos Percol, Marcelo Lyra e Alexandre Severo estavam no avião que caiu.

Os três morreram junto com o candidato no desastre aéreo.

Do G1 PE
Da esquerda para a direita: Carlos Percol, Marcelo Lyra, o surfista Carlos Burle e Alexandre Severo (Foto: Reprodução/Instagram)Da esquerda para a direita: Carlos Percol, Marcelo
Lyra, o surfista Carlos Burle e Alexandre Severo
(Foto: Reprodução/Instagram)
Na última terça-feira (13), véspera do acidente, o candidato à presidência Eduardo Campos participou de uma programação de campanha no sudeste do país. O jornalista Carlos Percol, assessor de imprensa do candidato, postou na rede social Instagram uma foto em que aparece junto com dois outros integrantes da equipe de Campos mortos no acidente.

Na imagem, Percol, o cinegrafista Marcelo Lyra e o fotógrafo Alexandre Severo estão na praia do Recreio, no Rio de Janeiro, junto com o surfista Carlos Burle (único de camisa escura na foto), com quem fizeram gravações de vídeo.
Fez parte do mesmo roteiro a entrevista ao vivo que Campos concedeu ao Jornal Nacional, ao vivo, na noite de terça. Confira aqui aentrevista na íntegra.

Eduardo Campos morre em acidente aéreo


campos
O candidato à Presidência da República Eduardo Campos (PSB), de 49 anos, morreu em um acidente aéreo na manhã desta quarta-feira na cidade de Santos, no litoral de São Paulo. Segundo o deputado Márcio França (PSB), não há sobreviventes do acidente

A candidata a vice na chapa, Marina Silva, e o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), seguiram para Santos. 
O jato PR-AFA (prefixo PR-AFA) decolou do Aeroporto Santos Dumont, no Rio de Janeiro, com destino ao aeroporto de Guarujá (SP). Quando a aeronave se preparava para o pouso, arremeteu devido ao mau tempo. Em seguida, o controle de tráfego aéreo perdeu contato com a aeronave. A Aeronáutica já iniciou as investigações sobre as causas do acidente. 

Viaturas do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), da Polícia Militar e dos bombeiros estão no local e trabalham no socorro
As informações preliminares são que a queda ocorreu pouco depois das 10h. A poucos metros do local do acidente funcionam uma escola infantil e uma academia de ginástica.

Giro Famosidades

Além de formato renovado, “Zorra Total” pode ganhar novo nome

Ladrões causam prejuízo de mais de R$ 200 mil a Naldo - 1 (© AgNews)
Próxima
Anterior
Divulgação TV GloboMOSTRAR MINIATURAS
Anterior15 de 17Próxima
MAIS: Ops! No ar no 'Zorra Total', filho de Chico Anysio ironiza programa em rede social
Por FAMOSIDADES
SÃO PAULO - Nas mãos de Maurício Farias e Marcius Melhem, após o afastamento de Maurício Sherman, o “Zorra Total”, após mais de 15 anos, entrou em um período de reformulação total.
O programa vai dar espaço a um novo humorístico na grade da Globo, mas que não vai mudar das noites de sábado. E no clima de renovação, o nome da atração também entrou em discussão.
Há, no entanto, quem defenda que o título “Zorra Total” não seja alterado, já que se trata de uma marca consolidada entre os telespectadores, segundo a coluna do jornalista Flávio Ricco.
Por enquanto, a atração segue sem mudanças. Mesmo após a estreia do novo formato, vale lembrar que a Globo garantiu que não haverá cortes no elenco.

Diário de "Império"

'Império': Xana Summer ameaça queimar o cabelo de Tuane

Confira os resumos do folhetim das 21h da Globo! - 1 (© Divulgação TV Globo)
Próxima
Anterior
Divulgação TV GloboMOSTRAR MINIATURAS
Anterior87 de 87Próxima
MAIS: Comente 'Império' e leia o resumo semanal
Por FAMOSIDADES
SÃO PAULO - Tem cliente nova na área! Tuane (Nanda Costa) vai ao salão de Xana Summer (Aílton Graça), mas não imagina que a sua fama não é nada boa por lá.
O dono do salão conta para Naná (Viviane Araújo) que a moça provavelmente está ali para infernizar a vida da família de Elivaldo (Rafael Losso).
Como é sincero até demais, Xana fala bem alto. “Mas deixa a periguete tentar qualquer maldade: queimo aquele chumaço que ela chama de cabelo num piscar de olhos”, ameaça.
Logo, Tuane é chamada e estranha não estar sendo reconhecida. Incomodada com a situação, ela lembra o seu nome e diz que é mãe do filho de Elivaldo.
Xana não deixa barato e alfineta a moça: “Tadinha... Com um nome desses, eu me matava! Eu lembro, sim. Naquela época, você era até bonitinha”.
Esta cena está prevista para ir ao ar nesta quarta-feira (13).

IPA inicia ciclo de palestras do Programa Garantia Safra 2014/2015 em Calumbi


O Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA) inicia, em Calumbi, ciclo de palestras do programa Garantia Safra 2014/2015. O objetivo é atualizar os dados dos agricultores que pretendem se inscrever no programa.
A atividade foi iniciada com a apresentação do programa, com ênfase na necessidade de atualizar os dados dos beneficiários  no tocante a receitas para enquadramento, mudanças no estado civil, retiradas dos beneficiários falecidos ou que já não se enquadram nas normas do programa.
Após expor os temas ao Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável de Calumbi, a equipe do IPA agendou reuniões em todas as comunidades trabalhadas e vem mostrando a importância da atualização e adequação dos dados dos inscritos, como forma de garantir que o seguro chegue para quem de fato apresente as condições normativas adequadas, como também tornar o processo transparente, facilitando a controle social.
Vale salientar que a mesma orientação de procedimento vem sendo recomendada para os demais municípios da Gerência Regional de Serra Talhada, que em sua área emite as DAPs - 9.2 e IGS - Inscrições do Garantia Safra para cerca de 18 mil famílias todos os anos.

Fonte: Instituto Agronômico de Pernambuco

Postagem em destaque

Jovem é preso em flagrante por matar padrasto a facadas e decepar as mãos da vítima Segundo a Polícia Civil, rapaz de 18 anos afirmou em depoimento que cometeu o crime porque o padrasto tinha agredido a mãe dele.

  Postado por Oge Por g1 PE 29/02/2024 19h04    Atualizado  há 16 horas Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) de Pernambuco — F...