segunda-feira, 4 de agosto de 2014

ARAÇOIABA-PE Escolas passam por reformas, ampliações e manutenção




A Prefeitura de Araçoiaba está investindo pesado na Educação Municipal, um verdadeiro “furação” do bem passou pelas escolas da cidade trazendo muitas mudanças positivas. A Dário Coquita acabou de ser entregue à população com a quadra coberta, mais sanitários e uma nova sala de aula.
Também foi aprovada a reforma da Dom Pedro II com a inclusão de uma quadra coberta, duas salas de aula, um refeitório e mais sanitários, além de outras manutenções. E a Hildebrando ganhou uma sala de aula, um laboratório de informática e um auditório.
Outras escolas passaram por manutenção de piso e pintura, dentre outros feitos de acordo com as suas necessidades. Lembrando que foram entregues 1.067 novas carteiras escolares.   
É importante lembrar que os investimentos realizados na Educação estão acontecendo desde 2013. No ano passado, Araçoiaba ganhou a sua primeira escola climatizada, a Pastor Hermes da Cunha – também idealizada e inaugurada por esta gestão. 
Outra expectativa grandiosa é a conquista da futura construção de uma escola junto ao Governo do Estado. O prefeito Joamy Alves não está poupando esforços para consegui-la, ele já conseguiu junto ao diretor do Grupo Cavalcante Petribu, o senhor Frederico que apadrinhou ao projeto com a doação do terreno para a construção do complexo, enfrente a Rodovia PE 41.
Outros padrinhos do projeto são o gestor da escola Maria Gayão, o senhor Claudivan Silva, e o deputado estadual Guilherme Uchôa junto à Gerência Regional de Educação (GRE) Metropolitana, através de Sinésio Monteiro.


Fonte: Assessoria de Imprensa

PREFEITURA MUNICIPAL DE ARAÇOIABA - Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização.

Comando Geral da PM apresenta assassino de soldado morto durante assalto

Foto Giromatanorte
Por meio de nota, o comandante geral da Polícia Militar, o Coronel Carlos Pereira, informou que na manhã desta segunda-feira (9h30) detalhará a prisão do autor do homicídio do soldado da CIPMotos Plínio Paulo Nunes da Silva, de 32 anos, morto na noite da sexta-feira (1º), no município de Paudalho, na Zona da Mata Norte.
Dois criminosos, de posse de uma moto Honda 125 Fan, de placa não-identificada, teriam abordado o soldado na BR-408 e efetuado vários disparos de arma de fogo que atingiram o soldado Plínio na cabeça, peito e braços. O objetivo da dupla era roubar a moto do policial, que servia na Companhia Independente de Policiamento com Motos (CIPmotos) e que havia ingressado na Corporação havia quatro anos.
Seu corpo foi sepultamento no sábado.
o autor do homicídio do soldado da CIPMotos Plínio Paulo Nunes da Silva, de 32 anos, morto na noite da sexta-feira (1º), no município de Paudalho, na Zona da Mata Norte.
Dois criminosos, de posse de uma moto Honda 125 Fan, de placa não-identificada, teriam abordado o soldado na BR-408 e efetuado vários disparos de arma de fogo que atingiram o soldado Plínio na cabeça, peito e braços. O objetivo da dupla era roubar a moto do policial, que servia na Companhia Independente de Policiamento com Motos (CIPmotos) e que havia ingressado na Corporação havia quatro anos.
Seu corpo foi sepultamento no sábado.

Prêmio Pernambuco de Literatura anuncia vencedores



Com o objetivo de fortalecer a produção literária pernambucana, o Prêmio Pernambuco de Literatura, uma realização do Governo do Estado, através da Secretaria de Cultura, Fundarpe e Cepe Editora, anuncia os vencedores do ano de 2014. O Grande Prêmio, no valor de R$ 20 mil, vai para o romance Ascensão e queda, de Wander Shirukaya, jovem escritor de Itambé. Também recebem prêmios de R$ 5 mil os livros Rinoceronte Dromedário (poemas), de Helder Herik (Garanhuns); Associação Robert Walser para Sósias Anônimos (romance), de Tadeu de Melo Sarmento e Dois nós na gravata (contos), de Rômulo César Lapenda Rodrigues de Melo, ambos do Recife.

“O prêmio é um estímulo muito importante para a produção literária do estado e reflete a interiorização das políticas públicas do Governo do Estado”, afirma o Secretário de Cultura Marcelo Canuto. Um diferencial do prêmio é o fato de os vencedores se comprometerem a realizar, pelo menos, uma atividade dentro da programação de literatura da Secult/Fundarpe, o que ajuda a difundir mais as obras e a fomentar o hábito da leitura. Os livros vencedores ganham uma edição com 1.000 exemplares, publicada pela Cepe Editora, em parceria com a Secretaria de Cultura e Fundarpe no primeiro semestre de 2015.

Comissão – Este ano, o edital recebeu 155 inscrições, provenientes de 34 cidades. O julgamento do Prêmio ocorreu em duas etapas: na primeira foram selecionados vinte finalistas. Destes, o júri da segunda etapa elegeu os quatro vencedores. O júri da primeira etapa foi composto por Homero Fonseca, Astier Basílio e Rinaldo de Fernandes. O júri da segunda etapa foi composto pelo conselho editorial da Cepe Editora, formado por Everardo Norões, Pedro Américo de Faria, Nelly Carvalho e Lourival Holanda, além de Wellington de Melo, representando a Secretaria de Cultura.

Edital – O Prêmio Pernambuco de Literatura tem como objetivo fomentar a produção literária em todas as Macrorregiões de Pernambuco, através de uma política editorial que visa democratizar o acesso ao livro e apresentar-se como uma estratégia de promover a distribuição e circulação da literatura contemporânea pernambucana, aliando-se a outras atividades de fruição e formação de público leitor desenvolvidas pela Secult-PE e Fundarpe. As inscrições ficaram abertas de janeiro a abril de 2014. As obras, inéditas, foram entregues em envelopes lacrados, sem a identificação do autor, apenas com o título da obra. O prêmio objetiva selecionar autores das macrorregiões, premiando também a melhor obra entre todas as finalistas.

SOBRE OS LIVROS
Ascensão e queda (romance), Wander Shirukaya
O grande vencedor de 2014 é um romance que apresenta estrutura narrativa polifônica, com diversos narradores/personagens e uma temática não muito comum na ficção pernambucana, ao explorar um enredo memorialístico em torno das agruras e angústias existenciais de uma banda de rock diante do suicídio de seu líder e vocalista. Shirukaya demonstra grande domínio do universo da música e explora a linguagem própria desse grupo em uma narrativa ágil e permeada de referências à cultura pop.

Associação Robert Walser para Sósias anônimos (romance), Tadeu Sarmento 
Narrativa inteligente, de quem se preocupa com a pesquisa de linguagens e de estrutura das formas literárias, este romance metalinguístico gira em torno de  uma surreal associação formada por sósias e de uma cidade paraguaia criada sob os princípios  da filosofia kantiana ameaçada por uma visita inesperada. Referências históricas e a inúmeros filósofos são as ferramentas usadas por Tadeu Sarmento para ludibriar o leitor e urdir uma construção engenhosa e contemporânea.

Rinoceronte dromedário (poesia), Helder Herik.
Bons achados poéticos em um conjunto pleno de surpresas expressivas em busca de recuperar uma linguagem infantil, quase recriação, com neologismos e experimentos discursivos. Obra de autor voltado à pesquisa das formas não apenas linguísticas, mas igualmente dos aspectos sonoros e imagéticos em consonância com as categorias poundianas da melopeia e da fanopeia.

Dois nós na gravata (contos), Rômulo César Lapenda Rodrigues de Melo

O livro é composto de contos que ora remetem à tradição machadiana, ora se intercalam com experimentos de linguagem em técnica apurada, de temática centrada na crônica de costumes, abusando da ironia e da combinação de gêneros, como a presença de um tom ensaístico em alguns dos contos que compõem um conjunto consistente.

Saúde »ALERTA: Meningite transmitida por parasita avança no Brasil


Foto Jeozivaldo Cesar(Blog do Oge)

Uma nova forma de meningite - transmitida por parasitas - está se espalhando pelo País. Levantamento publicado pela revista científica Memórias do Instituto Oswaldo Cruz mostra que a meningite eosinofílica já foi diagnosticada em seis Estados, nas Regiões Nordeste, Sul e Sudeste. Foram diagnosticados 34 casos e uma morte desde 2006.
As formas mais conhecidas de meningite são virais ou bacterianas. Já a eosinofílica é causada por um verme, o Angiostrongylus cantonensis, e é transmitida por crustáceos e moluscos, incluindo o caramujo gigante africano. A preocupação dos pesquisadores é alertar profissionais de saúde, uma vez que se trata de um parasita recente, identificado no Brasil há oito anos. Os casos da doença ocorreram em São Paulo, Rio, Espírito Santo, Pernambuco, Paraná e Rio Grande do Sul.

"Os médicos não estão atentos a essa forma da doença, mais por falha de educação e de treinamento. Eles querem saber se a meningite é viral ou bacteriana e não prestam atenção aos outros agentes", explica o médico Carlos Graeff-Teixeira, da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Ele assina o artigo com a bióloga Silvana Thiengo, do Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz), e com o médico Kittisak Sawayawisuth, da Universidade de Khon Kan, na Tailândia, onde a doença é endêmica.
Os sintomas da meningite eosinofílica são semelhantes aos das outras: dor de cabeça persistente, febre alta e, menos frequentemente, rigidez na nuca. O que permite diferenciar é o exame do liquor, líquido entre as meninges, extraído por punção lombar. "O aumento de eosinófilos, que são células de defesa do organismo, é típico de infecção por parasita e verme."
Graeff-Teixeira explica que o verme não se desenvolve no organismo humano e o tratamento é com corticoides para reduzir a reação inflamatória. O tratamento ameniza os sintomas e evita o agravamento da doença, que pode deixar sequelas como disfunção nos movimentos de braços e pernas, redução ou perda da visão e audição.
O artigo mostra, ainda, que o caramujo gigante africano é o vetor mais frequente do A. cantonensis no Brasil. Os caramujos ingerem fezes de roedores contaminadas com larvas do verme. Quando se locomovem, liberam um muco, para facilitar o deslizamento, que também contém larvas. As pessoas podem ser infectadas se ingerirem esse muco. Isso ocorre no consumo de legumes, verduras, e frutas mal lavados, por exemplo. Ou se tocaram nas plantas e vegetais e depois levaram a mão à boca.
"Esse molusco chegou ao Brasil em uma feira agropecuária no Paraná, nos anos 1980. Como a criação com fins comerciais fracassou, foram liberados no meio ambiente e se proliferaram. Outras espécies de caramujos e crustáceos podem transmitir o verme, mas o caramujo gigante africano está em todos os lugares: no quintal, na pracinha, nas ruas. Como está próximo, facilita o contágio. E já foi encontrado em todos os Estados, exceto no Rio Grande do Sul", explica a bióloga Silvana Thiengo, chefe do laboratório de Malacologia do IOC.
Prevenção
Silvana ressalta que medidas simples evitam a transmissão: lavar as mãos com frequência e deixar hortaliças e frutas de molho por 30 minutos em um litro de água com uma colher de sopa de água sanitária.
Ela recomenda ainda que os próprios moradores eliminem os caramujos - com as mãos protegidas por luvas ou sacos plásticos, devem ser recolhidos e deixados em balde por 24 horas, em uma mistura de uma medida de água sanitária para três de água. Depois, as conchas devem ser jogadas no lixo comum. "É preciso ficarmos alertas porque podem ocorrer surtos, principalmente se houver o consumo de moluscos ou crustáceos crus", ressalta Silvana. No Equador, 26 pessoas foram infectadas, em 2009, ao comerem ceviche feito com molusco contaminado.

VIOLÊNCIA URBANA Policial Civil que matou suposto assaltante em ônibus vai responder em liberdade

Da Rádio Jornal
Na noite do último sábado (2), três rapazes invadiram o coletivo na Rua Jaraguari, nas imediações do Terminal Integrado da Joana bezerra. Um dos passageiros atirou e matou jaderson rodrigues dos santos, de 24 anos. Os dois homens conseguiram fugir do ônibus e do tumulto e ainda não foram identificados pela polícia.
O autor dos disparos é um policial civil que teria se apresentado espontaneamente no Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), na Imbiribeira. Ele não teve o nome divulgado prestou depoimento e vai responder ao inquérito em liberdade.
O integrante da futura diretoria do sindicato dos rodoviários, Aldo Lima, comenta o clima de insegurança:
O corpo de Jaderson Rodrigues dos Santos, que segundo os familiares era viciado em drogas, será liberado para sepultamento ainda nesta segunda-feira (4).

Policial da ROCAM é assassinado em assalto na BR-408 em Paudalho


Na noite desta sexta-feira (01), o soldado da ROCAM"Paulo Nunes" foi assassinado quando fazia o percurso entre Recife a Paudalho.
Segundo informações o mesmo tinha saído de serviço e iria para a cidade de Paudalho onde residia, o policial foi encontrado na BR com um tiro na cabeça.
Os criminosos levaram a moto da vítima como também sua bolsa com o fardamento e sua arma. A polícia militar e civil estão no encalce para capturar os criminosos.

Informações: (Blog do Adeilton)

MAIS UM HOMICÍDIO EM ITAQUITINGA DESSA VEZ UM JOVEM DE 22 ANOS ASSASSINADO POR CIUMES


Imagem ilustrativa 

 Um jovem de 22 anos, de nome José Joaquim da Silva, conhecido por "JU", segundo populares o motivos do crime foi ciumes o crime aconteceu nas primeiras horas de Domingo (3), na comunidade da Chã do Fogo na periferia da cidade, a vitima e o acusado bebiam quando o acusado Risoaldo Gonzaga da Silva de 44 anos, deferiu vários golpes de faca peixeira.
De acordo com as primeiras informações colhidas no local, a vitima e o acusado eram amigos e já havia se desentendido outras vezes ameaçando a vitima de morte.
O corpo de José Joaquim da Silva, foi encaminhado para o IML na capital pernambucana. O caso será investigado pela 55ª DP da cidade de Itaquitinga.

Adolescente que 'surfava' em ônibus cai e fratura os pés no centro do Recife


Um adolescente de 15 anos que "surfava" em um ônibus de empresa e linha desconhecidas na tarde deste domingo (3) se desequilibrou e caiu, fraturando os dois pés. O veículo passava por volta das 14h na Rua Siqueira Campos, no bairro de Santo Antônio, área central do Recife, quando o acidente aconteceu.
De acordo com um colaborador do aplicativo ComuniQ, ferramenta colaborativa do Sistema Jornal do Commercio de Comunicação, o rapaz estava com mais três que também aparentavam ser menores de idade: "Do jeito que estava, parecia que o ônibus tinha passado por cima dos pés". Ainda segundo ele, o motorista fugiu do local.
O rapaz foi socorrido pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e encaminhado ao Hospital da Restauração (HR), no bairro do Derby, área central do Recife.

Mulher é presa em Timbaúba com 3 mil comprimidos de remédios 'Artane'


A Polícia Federal em Pernambuco (PF) divulgou, na manhã deste domingo (3), a prisão de uma mulher que recebeu uma encomenda dos Correios com cerca de 3 mil comprimidos de remédios Artane. Depois de uma investigação de rotina realizada pela Delegacia de Repressão e Entorpecentes (DRE), na última sexta-feira (1º), equipes foram enviadas à agência dos Correios de Timbaúba, na Mata Norte de Pernambuco, onde apuraram a informação de que o objeto seria entregue neste mesmo dia a doméstica Ana Claudia Barbosa, 27, natural de Macaparana. Os policiais aguardaram o material ser entregue na residência (Timbaúba) da mulher e logo depois ela foi abordada e confirmou que o objeto era para seus cuidados. De acordo com a PF, os comprimidos foram postados no Rio de Janeiro.
Ana Claudia recebeu voz de prisão em flagrante e foi levada para a sede da Polícia Federal em Pernambuco, no bairro do Recife Antigo. A doméstica foi autuada nos artigos 33 e 35 da Lei 11.343/06, que corresponde a tráfico de entorpecentes e associação. Caso seja condenada, a mulher poderá pegar uma pena que varia de 5 a 25 anos de reclusão.
A acusada passou por exame de corpo de delito e foi encaminhada para a Colônia Penal Feminina do Recife, onde ficará à disposição da Justiça Estadual de Timbaúda. Segundo a PF, além da droga, foram apreendidos um aparelho celular e uma balança de precisão. A doméstica não tinha antecedentes criminais registrados.
Segundo o chefe de comunicação da PF, Giovani Santoro, a droga seria distribuída para várias cidades. “Não só para o Recife, mas também para várias cidades do Nordeste. Vale salientar que este comprimido é muito usado para a prática do abordo e o golpe ‘boa noite cinderela’. Nós estamos ainda estamos investigando, porém, a droga seria destinada para várias quadrilhas”, disse Santoro. O chefe de comunicação ainda informou que a mulher morava com o marido e um filho, entretanto, os familiares não têm envolvimento com o caso.
De acordo com a PF, Ana Claudia informou que esta é a segunda vez que recebeu encomenda do tipo pelos Correios, enviado por uma pessoa que manteve contato com ele por telefone, informando à mulher que chegariam a sua residência embalagens com cosméticos. Segundo a acusada, ela poderia ficar com um das caixas, porém, não teria aceitado. Ela também disse que um motoqueiro desconhecido sempre aparecia para pegar as caixas, bem como afirmou que não recebia dinheiro pelos serviços e não sabia da existência da balança em sua casa.
Esta foi a maior apreensão de Artane realizada pela Polícia Federal em Pernambuco. Os comprimidos são utilizados para combater o Mal de Parkinson e é contraindicado para mulheres grávidas. A droga é geralmente colocada por bandidos nas bebidas das vítimas, que quando dormem por causa do efeito do remédio, são facilmente roubadas.
Apreensões – Neste ano, a Polícia Federal em Pernambuco realizou 21 apreensões, contando já com os comprimidos de Artane. Já foram tirados de circulação 139,4 quilos de pasta base de cocaína, 7,8 quilos de crack, além de 3,186 de maconha, 5,8 de haxixe e 18,8 quilos de cocaína pura. Ao todo, 27 pessoas foram presas por envolvimento com tráfico de drogas.

Postagem em destaque

Jovem é preso em flagrante por matar padrasto a facadas e decepar as mãos da vítima Segundo a Polícia Civil, rapaz de 18 anos afirmou em depoimento que cometeu o crime porque o padrasto tinha agredido a mãe dele.

  Postado por Oge Por g1 PE 29/02/2024 19h04    Atualizado  há 16 horas Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) de Pernambuco — F...