terça-feira, 24 de junho de 2014

Homem é atropelado e morre quando empurrava carro do pai na PE-159

Veículo havia quebrado e ele empurrava com a ajuda da mulher.

Polícia deve apurar se havia irregularidades nos veículos.

Do G1 Caruaru
3 comentários
Agricultor de 26 anos morreu atropelado por um caminhão na PE-195 (Foto: Danilo César/ TV Asa Branca)Agricultor empurrava o carro com ajuda da mulher
(Foto: Danilo César/ TV Asa Branca)
Um agricultor de 26 anos morreu atropelado por um caminhão na PE-195, no trecho próximo à cidade de Jucati, no Agreste pernambucano. O acidente aconteceu na madrugada desta terça-feira (24) quando o carro do pai havia quebrado e ele desceu do que dirigia para empurrar, com ajuda da mulher, de 20 anos, segundo a Polícia Civil.
O motorista do caminhão tentou livrá-los, mas não conseguiu, ainda de acordo com a polícia. Ele não estava no local, mas foi identificado e medidas devem ser tomadas. A mulher do agricultor foi encaminhada em estado grave ao Hospital Regional Dom Moura, em Garanhuns, na mesma região, e deve ser transferida para outra unidade. O pai não teve ferimentos graves. As três vítimas seriam do município de São Bento do Una.
A Polícia Civil comunicou ainda que a rodovia estadual não tem acostamento nem sinalizações adequadas e que o caso será investigado. O delegado deve apurar as possíveis condutas delituosas dos envolvidos e se havia irregularidades nos veículos.
Na PE-195, motorista do caminhão tentou livrar vítimas, mas não conseguiu, de acordo com a polícia (Foto: Danilo César/ TV Asa Branca)Motorista do caminhão tentou livrar vítimas, mas não conseguiu, de acordo com a Polícia Civil
(Foto: Danilo César/ TV Asa Branca)

Justiça absolve ex-prefeito de Pedras de Fogo


Ex-prefeito era acusado de fraudar licitação na aquisição de ambulâncias.

O ex-prefeito de Pedras de Fogo Auricélio Moreira da Cunha foi absolvido pela Justiça Federal da denúncia de fraude em licitação na aquisição de uma ambulância para o município. O Ministério Público Federal (MPF) denunciou que houve indevido fracionamento, a fim de direcionar a licitação para contemplar empresas vinculadas ao esquema conhecido como "Máfia dos Sanguessugas".
Segundo o MPF, a prefeitura de Pedras de Fogo, através da comissão permanente de licitação, fracionou a aquisição da ambulância, por meio de duas licitações na modalidade Convite, sendo uma para aquisição do veículo e outra para aquisição de equipamentos, com fuga do procedimento licitatório sob a modalidade Tomada de Preço, salientando que participaram da disputa apenas empresas que integravam o esquema denominado "Máfia das Sanguessugas".

Participaram da primeira licitação as empresas Planan, Delta e Esteves e Anjos. Na segunda licitação participaram as empresas Frontal, Adilvan e Unisau. Nas duas licitações foram vencedoras as empresas Planan e Unisau.

Na sentença, a juíza Cristina Garcez, da 3ª Vara Federal, destacou que "no caso em análise não foram colacionadas aos autos provas contundentes de que tivessem os acusados a intenção de obter para outrem vantagens decorrentes da adjudicação do objeto das licitações empreendidas, não se configurando, dessa forma, o dolo exigido pelo tipo, pelo que se impõe sua absolvição".
Além do ex-prefeito Auricélio Moreira, foram absolvidos os membros da Comissão de Licitação: Severina Paulo de Lima e Maria Virgínia César Lira.

Mulher “explode de prazer” durante sexo em quarto de motel e complica vida do namorado

Policial vai a um motel da Zona Sul de Manaus, no Amazonas, com a namorada, para desfrutarem de momentos de prazer. O que aconteceu a seguir foi típico de filme de ficção científica. A mulher simplesmente explodiu durante a relação.
mulher explode
Pelo menos, foi essa a impressão que o policial teve, porque, segundo o jornal “O Maskate”, durante o ato sexual, a Jan Cleide passou mal e começou a esguichar sangue por todos os lados, pintando de vermelho até o teto do quarto. Adelson diz que ligou para a recepção, mas era tarde e Jan Cleide morreu em minutos.
Desesperado, Adelson foi até a casa da família da namorada explicar o inexplicável, mas não adiantou nada e ele foi preso sob suspeita de assassinato. Adelson insistia em dizer que era inocente e que a moça, sem que ele fizesse nada, “explodiu” durante o ato sexual. Ninguém acreditava em Adelson.
A polícia foi até o tal motel e achou o cadáver da moça, completamente nu, estirado ao chão. O quarto, segundo consta, apresentava manchas de sangue em todas as paredes e até no teto.
O policial só foi solto depois que saiu o laudo do Instituto Médico Legal, que apontou como causa da morte um acidente cardiovascular (AVC) raro e externo, ocasionando uma hemorragia tão forte que as veias da cabeça da mulher não aguentaram a pressão e, de fato, elas “explodiram”.

Lei da Ficha Limpa pode impedir candidatura de mais de 6 mil políticos no país. Veja a lista de Pernambuco.

O presidente do Tribunal de Contas da União (TCU), ministro Augusto Nardes, entregou, nesta terça-feira (24), lista de responsáveis com contas julgadas irregulares ao presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro José Antônio Dias Toffoli. Integram a lista mais de 6.500 responsáveis.
O TCU analisa e julga contas de administradores públicos. Essa análise verifica se os atos de gestão praticados pelos agentes atendem aos princípios de legalidade, legitimidade e economicidade.
Para ver os nomes de Pernambuco, clique aqui.
O julgamento das contas pelo TCU como irregulares, exauridas as possibilidades de interposição de recurso, acarreta implicações aos respectivos gestores. Uma delas é a inclusão do seu nome em lista elaborada pelo TCU para subsidiar eventual declaração, pela Justiça Eleitoral, da inelegibilidade desse cidadão.
A lista de responsáveis com contas julgadas irregulares – ou simplesmente lista – de elaboração do TCU, não se confunde com a declaração de inelegibilidade. O TCU apenas encaminha a lista de responsáveis com contas julgadas irregulares à Justiça Eleitoral para que esta, com base em critérios definidos em lei e se entender cabível, declare a inelegibilidade da pessoa.
A lista é encaminhada à Justiça Eleitoral em anos de eleição até o dia 5 de julho. Ela contém a relação das pessoas físicas, não falecidas, que tiveram contas julgadas irregulares nos oito anos imediatamente anteriores à realização de cada eleição, caso a decisão que julgou as contas não tenha tido a eficácia prejudicada pela interposição de recurso. Não constam dessa relação os nomes dos responsáveis cujas contas julgadas irregulares dependam de recurso com efeito suspensivo ainda não apreciado pelo tribunal, bem como aqueles para os quais os acórdãos que julgaram as contas irregulares foram tornados insubsistentes por decisão do próprio TCU ou pelo Poder Judiciário.
Neste ano de 2014, o primeiro turno das eleições será no dia 5 de outubro. A lista contemplará todos os responsáveis cujas contas tenham sido julgadas irregulares e que não sejam passíveis de interposição de recurso, desde 5/10/2006 (últimos 8 anos). Após sua disponibilização ao público, que ocorrerá no mesmo dia do seu encaminhamento à Justiça Eleitoral, ela será atualizada diariamente até o último dia do ano.
É possível haver a exclusão de um nome da lista elaborada pelo TCU, caso o responsável deixe de se enquadrar nos critérios legais como, por exemplo, a incidência de medida liminar judicial ou o transcurso de mais de oito anos anteriores à eleição. Essa exclusão, no entanto, é automática, de modo que não é possível solicitar exclusão de nomes da lista.
O pagamento do débito ou da multa decorrente da condenação do TCU não exclui o responsável da lista. O motivo para a inclusão de gestor na lista é o fato de ele ter tido contas julgadas irregulares pelo TCU nos últimos oito anos, fato que não se desfaz com o ressarcimento de dano ou o pagamento de multa. Esses apenas evitam ações de cobrança da dívida.
A lista é extraída do Cadastro de Contas Julgadas Irregulares – Cadirreg – elaborado e mantido pelo TCU. Esse Cadastro abrange dados de pessoas jurídicas e físicas, vivas ou falecidas, detentoras ou não de cargo ou função pública, que tiveram suas contas julgadas irregulares pelo TCU, em qualquer época. O Cadirreg é, portanto, um cadastro histórico, não se restringindo ao período de oito anos compreendido pela lista enviada à Justiça Eleitoral.
O cadastro é utilizado para a geração de relatórios de interesse do próprio tribunal, do Congresso Nacional e da sociedade. Ele serve de base para a emissão de certidões, para impedimentos ao exercício de cargo público e, mais recentemente, para intercâmbio de informações entre órgãos integrantes da Rede de Controle e da Estratégia Nacional de Combate à Corrupção e Lavagem de Dinheiro (Enccla).
O julgamento das contas por irregularidade insanável em decisão irrecorrível de órgão competente é uma das hipóteses previstas na “Lei da Ficha Limpa” – Lei Complementar 135/2010, alínea “g” do art. 1º – para que a Justiça Eleitoral declare a inelegibilidade de uma pessoa. O órgão competente a que a lei se refere pode ser o TCU ou os tribunais de contas estaduais e municipais, por exemplo. Cada um desses órgãos elabora e encaminha sua própria lista de responsáveis com contas julgadas irregulares à Justiça Eleitoral.
Conforme dado extraído do site do Tribunal Superior Eleitoral – TSE, o julgamento das contas como irregulares pelos órgãos competentes é o dispositivo da Lei da Ficha Limpa que ocasiona o maior número de registros de candidatura negados.
A lista pode ser consultada aqui.
Do Tribunal de Contas da União

Morre aos 58 anos o radialista Coroné Caruá

 Segundo a família, a morte foi causada por problemas no coração e falência de órgãos. O corpo está sendo velado no Bairro do Salgado e o enterro será nesta terça.



(Foto: Arquivo Pessoal)
Da Redação Liberdade
Faleceu na manhã desta segunda-feira (23) Heleno Francisco da Silva, 58 anos, mais conhecido como Coroné Caruá. Internado em Recife, capital pernambucano, Caruá sofria de mal de Parkinson e havia se infectado com uma virose recentemente. De acordo com a família, a morte foi causada por problemas no coração e falência de órgãos.
Coronel Caruá compôs grandes sucessos que foram eternizados na voz de Flávio José como “A Casa da Saudade” e “Rede Veia”.  Além de compositor, Caruá era cantor, apresentador e um comunicador nato. Ele trabalhou nas três rádios de Caruaru, incluindo a Rádio Liberdade AM. Atualmente apresentava um programa gospel em uma rádio da cidade.

Coronel Caruá apresentou o programa Correio Nordestino na Liberdade AM. (Foto: Arquivo Pessoal)

Considerado um dos mitos do rádio caruaruense, Caruá foi um defensor ferrenho da cultura popular brasileira. A família ainda não confirmou data e local do enterro.
Heleno Francisco “Caruá” deixa três filhos, a esposa e duas netas. O corpo stá sendo velado na Igreja da Salvação Eterna, no Bairro do Salgado, em Caruaru, Agreste pernambucano. O enterro está marcado para as 15h desta terça-feira (24), no Cemitério Parque dos Arcos, também em Caruaru.

Grupo C: Colômbia bate Japão por 4 a 1 e Grécia vence Costa do Marfim e avança no Mundial

Da Redação

ap2010624-segundo-gol-colombia_1
Classificada e com time misto, a Colômbia venceu por 4 a 1 e tirou a esperança japonesa de seguir para próxima fase da competição. O Japão precisava apenas de uma vitória simples para tomar a vaga da Grécia nas oitavas de final.
Já os gregos derrotaram a Costa do Marfim por 2 a 1 na Arena Castelão, em Fortaleza. Com o resultado, a Grécia assume a segunda posição do Grupo C e se torna o segundo time europeu a se classificar para a próxima fase da competição.


Morre, aos 52 anos, ex-técnico do Santa Cruz e do Sport, Giba Maniaes

Com informações da Agência Futebol Interior

Foto: Carlos Júnior/Divulgação
Foto: Carlos Júnior/Divulgação
No auge dos seus 52 anos completos em março, o técnico de futebol, Giba Maniaes, não resistiu a luta contra uma doença rara chamada amiloidose. Ele faleceu nesta terça-feira (24), no hospital Sírio Libanês, em São Paulo.
Giba deixa a esposa, uma filha, irmãos e diversos amigos conquistados no futebol e fora dele. O corpo do ex-lateral e treinador será velado em Campinas, cidade onde residia com sua família e, posteriormente, cremado.
Inicialmente ele vinha tratando de uma doença nos rins por médicos em Campinas, mas há um mês foi transferido para São Paulo no único local capacitado para tratar deste tipo de enfermidade. Depois de entrar em coma na última segunda-feira, ele não resistiu e veio ao óbito.
Amiloidose é uma doença rara na qual células da medula óssea produzem amiloide, uma substância proteica anormal, que se acumula em diversos órgãos e tecidos celulares. Pode ser de origem genética (primária) ou consequência de doenças inflamatórias. Frequentemente afeta o coração, rins, fígado, baço, sistema nervoso e do trato gastrointestinal prejudicando sua função. No caso de Giba, atingiu os rins.
O seu diagnóstico, a princípio, não é grave, porém, quando a doença se associa a uma outra (como o caso de Giba), traz uma grande diversidade de sintomas, dificultando a medicação.
CARREIRA VITORIOSA
Ex-lateral de Corinthians, Guarani e Inter de Limeira, Giba foi titular do Timão no primeiro título brasileiro de sua história, em 1990. Ele sempre foi ídolo de torcedores por todos os clubes em que passou.
Como treinador, iniciou a carreira no Etti Jundiaí (hoje Paulista) e é um dos maiores ídolos do clube. Ele ainda dirigiu Sport, Santa Cruz, Joinville, Guarani, São Caetano, Ipatinga e muitos outros clubes importantes do futebol brasileiro.
Em Pernambuco, foi vice-campeão pernambucano pelo Santa Cruz. No ano seguinte, dirigiu o Sport e foi campeão nos dois turnos e na final. Seu último trabalho aconteceu no Paulista de Jundiaí, nesta temporada. Ele tem muito prestígio na cidade, tendo recebido ano passado o título de “Cidadão Jundiaense”.

RESTAURAÇÃO // 19 pessoas estão internadas vítimas de queimaduras no Grande Recife


Imagem: TV Jornal
Dezenove pessoas estão internadas, desde o início do junho, vítimas de queimaduras em comemoração ao São João ou à Copa do Mundo, no Departamento de Queimados do Hospital da Restauração, no Derby, região central do Recife. Doze delas são crianças e 14 se queimaram durante as comemorações juninas, de segunda (23) para terça-feira (24). Todos os casos são resultado da falta de precaução com fogueiras e manuseio de fogos de artifício.

Evânio Gomes da Silva, 38 anos, foi o primeiro a chegar no Departamento de Queimados, às 10h. Com queimaduras na cabeça, no braço e na perna direita. O presidente do grupo Bacamarte Mandacaru, de Abreu e Lima, José Carlos dos Santos, e o bacamarteiro Cícero Luís dos Santos, tiveram mais de 30% dos corpos queimados e passarão por cirurgia de retirada de pele ainda nesta terça.

FOGO // Incêndio destrói depósito de móveis em São Lourenço da Mata



Imagem: TV Jornal
Um incêndio destruiu uma casa que funcionava como depósito de móveis no Parque Capibaribe, em São Lourenço da Mata, no Grande Recife, nessa segunda-feira (23). O fogo pode ter sido provocado por faíscas de fogos de artificio usados para comemorar a vitória do Brasil sobre Camarões na Copa do Mundo. A população da localidade informou que os primeiros bombeiros tiveram dificuldade para combater as chamas por ter pouca quantidade de água. O incêndio foi controlado cerca de duas horas depois de iniciado. Vizinhos reclamam ainda de irregularidades no funcionamento do depósito.

Parte do bairro ficou sem energia elétrica porque o fogo atingiu a fiação. Duas casas vizinhas ao depósito também foram parcialmente atingidas. Uma das moradores disse que abia do risco existente o local e que já vinha se mobilizando para conversa com quem alugou o espaço, uma vez que havia tanto material infamável mas nenhum extintor.

Em nota, o Corpo de Bombeiros disse que foi acionado à 18h53 e, às 19h, a primeira viatura chegou ao local. Eles admitem que a viatura não tinha água suficiente para apagar as chamas, então, outras seis foram acionadas para ajudar no combate ao incêndio. Sobre a licença de funcionamento do depósito de móveis, os bombeiros informaram que estão verificando se o local tinha o documento. As causas do incêndio ainda estão sendo apuradas.

EXPLOSÃO // Acidente com fogos deixa cinco bacamarteiros feridos em Abreu e Lima



Imagem: TV Jornal
Uma comemoração de São João entre bacamarteiros deixou cinco pessoas gravemente feridas em Abreu e Lima, no Grande Recife, na noite dessa segunda-feira (23). Elas foram atingidas pela explosão de um barril de pólvora que estava dentro da sede do grupo Bacamarte Mandacaru. O acidente aconteceu depois que um dos integrantes do grupo acendeu um buscapé. A explosão fez estrago até no telhado da sede. Os feridos foram levados para o Hospital Miguel Arraes, em Paulista.

O presidente do grupo, José Carlos da Silva, 44 anos, e os bacarmateiros Edivânio Gomes da Silva, 38, Cícero Luís dos Santos, 59, foram transferidos para o Hospital da Restauração. José e Cícero tiveram mais de 30% dos corpos queimados, precisaram por cirurgia e ainda nesta terça (24) passarão por cirurgia para a retirada das peles queimadas.

Os outros dois bacamarteiros feridos no acidente, Everaldo Canuto de Lira e a esposa dele, Maria da Paz Santos de Lira, receberam alta do Hospital Miguel Arraes na manhã desta terça. Eles tiveram apenas ferimentos leves.
 

Acidente deixou trânsito lento na saída de Santa Cruz do Capibaribe

Fotos: Fernando Lagosta.
No início da tarde desta segunda-feira (23) aconteceu um grave acidente no KM 3 da PE-160 nas proximidades da Chácara Paraíso.

A colisão envolveu um Gol do município de Caruaru e um Toyota Bandeirante, no Gol duas pessoas sofreram algumas escoriações, já no Toyota, os cinco ocupantes tiveram ferimentos leves.



Todos os envolvidos foram socorridos e encaminhados ao Hospital Raymundo Francelino Aragão em Santa Cruz do Capibaribe.

Informações do Blog de Ney Lima

Paulo Câmara promete facilitar a vida dos produtores de Jeans e comerciantes do Polo de Confecções


Paulo Câmara (PSB) | Foto: Paulo Pereira / PEmais
Durante o encontro realizado no último domingo em sua chácara, onde recebeu candidatos da Frente Popular de Pernambuco, o ex-prefeito de Vertentes, Romero Leal pediu mais atenção e sensibilidade do Governo de Pernambuco para a região do Polo de Confecções.
"Sabemos da importância de cidades como Vertentes, Toritama, Taquaritinga do Norte e Santa Cruz do Capibaribe para a economia do estado. Estamos inseridos no Polo de Confecções, e esse em torno de nossa região hoje vem deixando de lado a pecuária e a agricultura e passando a aderir a modernidade, a industrialização dos fabricos, das facções, das lavanderias nesse ramo têxtil que gera tantos empregos e sustenta tantas famílias.
A população rural passou a investir seu dinheiro em máquinas de costura ao invés de animais e isso faz com que essa região tenha um desenvolvimento crescente. O que nós pedimos é uma do governo atual e do companheiro e nosso futuro governador Paulo Câmara, é que se faça uma política justa e que haja uma redução nas taxas de juros com impostos mais acessíveis para que esses pequenos comerciantes, isso fará com que nossa região continue avançando e se fortalecendo."Disse Romero Leal.

As observações de Romero Leal foram bastante aplaudidas pelos presentes, O ex-prefeito recebeu o apoio do prefeito Edson Vieira, da vizinha cidade de Santa Cruz do Capibaribe, que ao fazer uso da palavra reforçou o discurso de Romero diante de Paulo Câmara, Raul Henry e Fernando Bezerra Coelho.


O candidato ao governo Paulo Câmara (PSB) falou sobre suas propostas para o Polo de Confecções se eleito:

"Romero foi muito feliz aqui quando falou da questão do Polo de Confecções. Quando fui Secretario da Fazenda, nós conseguimos avançar em muitas áreas, conseguimos acabar o imposto de fronteira por exemplo. Nós vamos ter oportunidades de criar em nossas estruturas os Expressos da Moda, Expresso Cidadão da Moda para facilitar a vida do pessoal do Polo de Confecções, para quando precisar tirar sua fota fiscal impressa e a nota fiscal sair do estado... Por que a gente acabou, no banco da feira, com a nota fiscal eletrônica, agora a nota de balcão é a que vale e isso era o que precisava ser feito! Agora para sair do estado ainda precisa da Nota Fiscal Eletrônica, a gente vai criar estrutura para dar velocidade para que o pequeno comerciante do Polo de Confecções tenha estrutura que chegue lá rapidamente com sua Nota Fiscal Eletrônica e possa sair tranquilamente com sua mercadoria pra ir pros outros estados e levar a confecção que é tão original nossa e para que seja vendida cada vez mais!"

Paulo Câmara ainda se referiu a ações que pretende implantar para o setor da produção de Jeans:

"Aqui na questão do Jeans Romero, antes de sair da Secretaria da Fazenda eu fiz um estudo que já dá para a gente aplicar em nosso programa de governo... A partir de 2015 as lavanderias de Jeans não vai pagar mais imposto, elas vão se preocupar com uma coisa que é importante... Lavanderias vão se preocupar é com a questão do meio ambiente, isso é o que será a sua preocupação, mas com imposto não! A gente sabe das lavanderias para a geração de empregos para a produção do Jeans aqui no interior do estado.

Isso é um conjunto de ações que nós estamos colocando em nosso Plano de Governo ouvindo as pessoas, porque sabemos que é muito importante ouvir o povo!" Concluiu o candidato do PSB.

Escrito por Paulo Pereira | PEmais

Ciúmes leva homem a atirar na companheira e cometer suicídio em Capoeiras


O Agreste Meridional, decididamente não viveu um final de semana tranquilo.  Nas estradas, dois acidentes com vítimas fatais, em Brejão e Lajedo. Na vida em sociedade, 3 homicídios e um suicídio foram registrados. Os homicídios ocorreram em Garanhuns, Caetés e Lajedo. Já o suicídio foi trágico pelas circunstâncias em que ocorreu. Segundo o site Agreste Violento, Joaquim Augusto dos Santos, de 33 anos, conversava com a companheira Márcia Luciana dos Santos de 26. 
 
Eles começaram a discutir por motivo de ciúmes e Joaquim, armado com um revólver calibre 38, efetuou três disparos na mulher que foi atingida na região do ombro, pescoço e costas. Ele ainda atirou na sogra, que foi atingida de raspão. Ao ver a companheira e a sogra caídas, Joaquim se desesperou e atirou contra a própria cabeça, vindo a falecer no local. Márcia Luciana foi socorrida para o Hospital de Capoeiras de onde devido a gravidade dos ferimentos precisou ser transferida para o Recife.
 
DSCN9632
 
As informações e as fotos são do site Agreste Violento

Homem é atropelado e morre quando empurrava carro do pai


Do G1 Caruaru
Um agricultor de 26 anos morreu atropelado por um caminhão na PE-195, no trecho próximo à cidade de Jucati, no Agreste pernambucano. O acidente aconteceu na madrugada desta terça-feira (24) quando o carro do pai havia quebrado e ele desceu do que dirigia para empurrar, com ajuda da mulher, de 30 anos, segundo a Polícia Civil.
O motorista do caminhão tentou livrá-los, mas não conseguiu, ainda de acordo com a polícia. Ele não estava no local, mas foi identificado e medidas devem ser tomadas. A mulher da vítima foi encaminhada em estado grave ao Hospital Regional Dom Moura, em Garanhuns, na mesma região, e deve ser transferida para outra unidade. O pai do agricultor não teve ferimentos graves.
A Polícia Civil comunicou ainda que a rodovia estadual não tem acostamento nem sinalizações adequadas e que o caso será investigado. O delegado deve apurar as possíveis condutas delituosas dos envolvidos e se havia irregularidades nos veículos.

Postagem em destaque

Jovem é preso em flagrante por matar padrasto a facadas e decepar as mãos da vítima Segundo a Polícia Civil, rapaz de 18 anos afirmou em depoimento que cometeu o crime porque o padrasto tinha agredido a mãe dele.

  Postado por Oge Por g1 PE 29/02/2024 19h04    Atualizado  há 16 horas Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) de Pernambuco — F...