quarta-feira, 21 de maio de 2014

Bem-estar – Homeopatia funciona?

homeopatia
E assim, publicou-se e divulgou-se uma pesquisa extensa em sites de respaldo internacional, em revistas e congressos da comunidade científica e isso atordoou a comunidade médica defensora da homeopatia e mais ainda, aos usuários desta abordagem terapêutica tão difundida e defendida ao longo dos anos.
Entenda as diferenças
A Medicina possui duas correntes terapêuticas baseadas na Grécia Antiga e que são fundamentadas no princípio dos contrários e no princípio dos semelhantes. O princípio dos contrários originou a “Alopatia” e a própria Fitoterapia, cujo objetivo é tratar os sintomas das doenças com substâncias que atuam de forma contrária aos sintomas, daí existem os anti-inflamatórios, antiácidos, antidepressivos, antitérmicos, antibióticos, etc.
A homeopatia é fundamentada no princípio dos semelhantes e existe apoiando-se na observação experimental de que toda substância capaz de provocar determinados sintomas numa pessoa sadia pode curar estes mesmos sintomas numa pessoa doente. A princípio parece contraditório, mas encontra correspondência uma vez que o médico homeopata tem como finalidade encontrar um medicamento que foi capaz de causar nos indivíduos sadios sintomas semelhantes (homeo) aos que se desejam combater nos indivíduos doentes, estimulando o organismo a reagir contra a sua enfermidade.
Por muito tempo a Homeopatia foi vista como um sistema científico definido, com uma metodologia de pesquisa própria, apoiada em dados da experimentação farmacológica dos medicamentos em indivíduos humanos (sadios), reproduzidos ao longo dos séculos. E é realmente uma tarefa complicada publicar algo que contraria esta ideia. Como as notícias vieram de fontes científicas, vale a pena discutir e pensar sobre o tema.
A revisão da Australia’s National Health and Medical Research Council foi conduzida por um comitê de peritos médicos, disse que não teve nenhum impacto em uma série de condições e doenças, incluindo asma, artrite, distúrbios do sono, gripes e resfriados, síndrome crônica, eczema, cólera, queimaduras, malária e vício em heroína. A revisão concluiu definitivamente que a homeopatia não foi mais eficaz do que um placebo, ou pelo menos não havia nenhuma evidência confiável para sugerir que era.
“Nenhum estudo bem delineado foi feito com um número de participantes suficiente para um resultado significativo, nem que a homeopatia causou melhora na saúde em relação a uma substância sem efeitos (placebo), ou que a homeopatia causou melhora na saúde em relação aqueles que não receberam tratamento”, diz o resumo do relatório.
O fato é que muitos médicos comemoram os resultados.
Você pode dizer “mas a homeopatia teve sucesso comigo”…
Você pode estar lendo estas linhas e discordando prementemente desse estudo, no entanto, John Dwyer, um imunologista e professor emérito de medicina na University of New South Wales, disse ao Guardian Australia que o relatório atestando a falácia da homeopatia era esperado. Ele acrescenta que “obviamente, nós entendemos o efeito placebo. Sabemos que muitas pessoas têm doenças que são de curta duração, que por sua própria natureza, seus corpos irão curá-los, por isso é muito fácil as pessoas caírem em armadilhas”.
Assim, seria mesmo a homeopatia uma armadilha?
Nesse estudo, existiram inscrições de grupos de interesse em homeopatia e o público estava entre os estudos avaliados pela NHMRC, mas “não alterou as conclusões” do Conselho, em alguns casos, devido à má qualidade dos estudos apresentados. É. Ao que parece, os defensores da bandeira da homeopatia precisam se munir de argumentos mais consistentes para manter ou mesmo resgatar a credibilidade de seus tratamentos.
Gostaria imensamente que você compartilhasse suas experiências em relação aos tratamentos homeopáticos. Conversei com muitas pessoas que possuem opiniões das mais diversas sobre o assunto e será um imenso prazer discutir mais sobre isso com vocês.

Jovem é assassinado, próximo a Vila Canaã, com um tiro na cabeça

Um adolescente de 16 anos foi assassinado com um tiro na cabeça em Caruaru, no Agreste de Pernambuco. Luiz José Lima da Silva foi executado no final da tarde do último sábado (17).

jovem morto em canaã
De acordo com a Polícia Civil, o menor, que foi morto no Sítio Pedra da Torre, próximo à Vila Canaã, já teria recebido ameaças de morte há alguns dias. A polícia, no entanto, ainda desconhece a autoria e motivação do crime.
O corpo do Luiz foi levado ao Instituto de Medicina Legal (IML) do município.

PREFEITURA DE CARUARU LANÇA OFICIALMENTE A PROGRAMAÇÃO DE SÃO JOÃO 2014

Timbaubense Adriano José disputa mais uma competição de Kickboxing na Argentina


Torneio é organizado pela UIAMA (União Internacional de Artistas Marciais da América)

O lutador timbaubense Adriano José mais uma vez representou o Brasil em uma competição internacional, nesse mês ele foi até a Argentina para disputar o torneio de Kickboxing, estilo Lowkick, organizado pela UIAMA (União Internacional de Artistas Marciais da América).
A competição foi no Estádio MEPA, em Buenos Aires, capital argentina e a luta deveria acontecer contra o anfitrião Christian Ortiz Paredez pela categoria até 72 kilos. Mas devido a uma lesão do argentino que não entrou no ringue, Adriano para defender o titulo disputou com o também anfitrião Jiordan Dario, que é da categoria de 76 a 80 kg. O competidor timbaubense ficou com o vice-campeonato.
Adriano informou ao Timbaúba Agora que se sentiu prejudicado pela arbitragem com os pontos dados a Jiordan e entrou com uma representação na organização do evento alegando erros durante a luta.
Adriano José volta a disputar mais uma competição na Argentina em outubro desse ano, será a oitava em toda a carreira. Dessa vez vai ser no Estádio Luna Park, também em Buenos Aires.
Deram apoio ao esportista brasileiro Adriano José em mais uma competição internacional, o Grupo Empresarial Marinaldo Rosendo, Energético Rival, e os programas do Governo do Estado de Pernambuco, Passaporte Esportivo e Bolsa Atleta.
Reportagem exclusiva: Renato Melo/Timbaúba Agora

Santa Cruz fica no 1 a 1 com o Oeste-SP e empata a sexta seguida na Segundona

Com o resultado desta terça-feira, em Itápolis, time tricolor segue ainda sem vencer no Brasileirão


Novamente, ficou a sensação de que o Santa Cruz poderia ter vencido. Nesta terça-feira, em Itápolis, interior de São Paulo, os tricolores, pasmem, empataram sua a sexta partida consecutiva na Série B. Nada de ganhar ainda na competição. Diante do Oeste-SP, o que seria a primeira vitória no Brasileirão esteve com os corais. Mas somente por cerca de um minuto. A equipe de Sérgio Guedes abriu a contagem ainda no primeiro tempo. Sofreu um gol logo em seguida e não teve forças para reagir depois. O resultado estádio Amaros, embora longe do Recife, soa negativamente. Aumenta consideravelmente as cobranças no clube. Diminui ainda mais a paciência do torcedor.
Até os 19 da etapa inicial, nenhuma das duas equipe apresentou perigo uma a outra. Absolutamente nada de emoção no jogo até então. Nesse instante, após um cruzamento para dentro da área do Oeste, Léo Gamalho escorou de cabeça e Everton Sena abriu o placar de Itápolis para o Santa Cruz. Mas o Tricolor não conseguiu segurar a vantagem por um minuto sequer. Os paulistas empataram aos 20. Dênis acertou uma falta com precisão. A bola morreu no lado esquerdo de Tiago Cardoso antes de ainda tocar no travessão: 1 a 1.
Apesar do golpe prematuro, o time pernambucano seguiu no comando das ações do confronto. Não transformadas em chances efetivas de gol. A equipe restringia as suas jogadas a Carlos Alberto, único meia de ofício do time do técnico Sérgio Guedes. Danilo Pires tentava ajudar na criação, porém via-se obrigado a marcar e deixava-o praticamente sozinho para municiar o ataque. Contestado na temporada, o volante Luciano Sorriso foi preterido para este jogo pelo treinador e Memo, acionado em seu lugar, tinha também o combate como prioridade.
As laterais eram pouco usadas. Nininho e Renatinho se mostravam pouco participativos ofensivamente na partida. O Oeste, por sua vez, era oscilante. Ainda assim, chegou a levar perigo à meta coral algumas vezes. O Santa Cruz ainda saiu para o intervalo reclamando da não marcação de um pênalti e cobrando a expulsão de Dênis.
Segundo tempo
O Santa Cruz caiu de rendimento na etapa final do duelo. Tiago Cardoso salvou um gol iminente de Lelê. Para reagir, Sérgio Guedes tirou um dos três volantes. Danilo Pires saiu e entrou Flávio Caça-Rato. Eram três atacantes na equipe tricolor. A nova formação pouco adiantou. O Oeste continuava aproveitando-se dos rombos da defesa coral. O camisa 1 tricolor terminou sendo fundamental, ao menos, para a manutenção do empate.
Oeste-SP
Paes; Alex Silva, César Gaúcho, Henrique Mattos e Dênis (Helton); Leandro Melo, Nando (Fernandinho), João Denone e Serginho; Diogo Acosta (Borebi) e Lelê. Técnico: José Macena.
Santa Cruz
Tiago Cardoso; Nininho, Everton Sena, Renan e Renatinho; Sandro Manoel, Memo, Danilo Pires (Flávio Caça-Rato) e Carlos Alberto (Raul); Pingo e Léo Gamalho (Betinho). Técnico: Sérgio Guedes.
Local: Estádio Amaros (Itápolis-SP)
Árbitro: Bráulio da Silva Machado-SC
Assistentes: José Roberto Larroyd e Josué Gilberto Lamim, ambos de Santa Catarina
Gols: Everton Sena (19’ do 1T, Santa); Dênis (20’ do 1T, Oeste)
Cartões amarelos: Lelê, Dênis Denoni e Henrique Matos; Flávio Caça-Rato e Pingo (Santa Cruz)
Com informações do Super Esportes

Trabalhadores rurais fazem passeata no Centro e Zona Norte do Recife

Ação faz parte do Grito de Guerra Brasil, que discute reforma agrária.

Eles pedem fiscalização das condições de trabalho do assalariado rural.

Trabalhadores saem em passeata no Centro do Recife (Foto: Kety Marinho/TV Globo)Trabalhadores saem em passeata no Centro do Recife (Foto: Kety Marinho/TV Globo)
Um grupo de trabalhadores rurais saíram em passeata pela Avenida Agamenon Magalhães, área central do Recife, partindo do Ministério do Trabalho de Pernambuco, nesta terça-feira (20), em mobilização que seguiu até a sede do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), na Avenida Rosa e Silva, Zona Norte da cidade. A mobilização fez parte da 20ª edição do Grito da Terra Brasil (GTB), e visava discutir reforma agrária e fiscalização das condições de trabalho dos assalariados rurais. Integrantes da Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado de Pernambuco (Fetape) participam da ação.

Entre as reivindicações, os trabalhadores pedem assistência técnica e implementação das diretrizes para a reestruturação sócio-produtivas da Zona da Mata do estado. Os manifestantes distribuíram panfletos e ergueram faixas do movimento sindical dos trabalhadores rurais, acompanhados de carro de som.

O GTB começou em abril com a entrega de uma pauta nacional à Presidência da República, que aborda o assalariamento rural, políticas sociais e organização e enquadramento sindical, juventude e sucessão rural e fortalecimento da agricultura familiar.
Acordo após passeata
De acordo com o presidente da Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado de Pernambuco (Fetape), Doriel Barros, o governo se comprometeu a criar um grupo para discutir o plano de reinstituição reprodutiva da Zona da Mata, além de entregar 1.500 títulos de posse que estavam pendentes. O acordo foi alcançado após a passeata.
"Vimos como positivo o que conquistamos. O Incra afirmou que vai realizar a contratação de técnicos para prestar orientações aos assentados, ensinando como melhorar o processo produtivo", afirmou Doriel Barros. Ele participou de reunião com o secretário de Agricultura e Reforma Agrária, José Aldo dos Santos, e representantes do Incra do Recife e de Petrolina.
De acordo com a assessoria da Secretaria de Agricultura e Reforma Agrária, também está sendo proposto um plano de ação para os trabalhadores que estão assentados no Sertão. "O compromisso do governo e do Incra é que essas medidas comecem a entrar em vigor até o fim deste semestre. Como temos um congresso marcado para os dias 31 de julho, 1º e 2 de agosto, vamos avaliar até onde essas promessas foram cumpridas e analisar o que fazer daí para frente", acrescentou Barros.

Postagem em destaque

Jovem é preso em flagrante por matar padrasto a facadas e decepar as mãos da vítima Segundo a Polícia Civil, rapaz de 18 anos afirmou em depoimento que cometeu o crime porque o padrasto tinha agredido a mãe dele.

  Postado por Oge Por g1 PE 29/02/2024 19h04    Atualizado  há 16 horas Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) de Pernambuco — F...