terça-feira, 29 de abril de 2014

Conta de luz fica 17,5% mais cara a partir desta terça-feira em Pernambuco


Celpe havia pedido autorização para aumentar em 18,13%

 Do FolhaPE

A conta de luz para o consumidor residencial de Pernambuco vai ficar 17,5% mais cara a partir desta terça-feira (29). O reajuste foi definido nesta segunda-feira (28) durante audiência pública realizada pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), em Brasília. A Companhia Energética de Pernambuco (Celpe) havia pedido autorização para aumentar em 18,13% a conta. Com o novo valor, o consumidor residencial passará a pagar R$ 350,58 para cada quilowatt/hora consumido. Esse valor é semelhante ao pago em 2009 e menor que o pago em 2012.
Para os consumidores empresariais e industriais, chamados de cativos, terão reajustes de 17,69% (com consumo abaixo de 2,3 quilovolts) e 17,86% (de 2,3 até 230 quilovolts), respectivamente. De acordo com a Aneel, foram considerados os custos relacionados à compra de energia elétrica para atendimento do mercado da Celpe, ao valor da transmissão dessa energia nova e aos encargos setoriais.
A agência também justifica que o cálculo é feito de acordo com uma fórmula prevista no contrato de concessão e que, no caso da Celpe, o principal fator que influenciou o reajuste foi o aumento na quantidade de energia nova contratada pela concessionária. A compra e o transporte da energia nova representam 11% do índice de reajuste tarifário, que foi de 15,99% e que se somou a 1,77% referentes a componentes financeiros relativos ao processo tarifário de 2013.
Ao todo, Pernambuco conta com 3,3 milhões de unidades consumidoras localizadas em 185 municípios.

Preso suspeito de danificar estátua de Ascenso Ferreira no Bairro do Recife


Escultura localizada entre o Paço Alfândega e o rio Capibaribe teve o rosto destruído

 Wagner Santos e Júlia Montenegro, do FolhaPE
Expedito Lima/Folha de Pernambuco
Atualizada às 10h21
A polícia prendeu um homem suspeito de danificar, na madrugada do último domingo (27), a estátua do poeta Ascenso Ferreira, localizada no Cais da Alfândega, em frente ao Shopping Paço Alfândega, no Bairro do Recife. O monumento de concreto teve parte da cabeça destruída, principalmente na área do rosto, além de outras avarias. Segundo o soldado Fábio Ribeiro, do 16º Batalhão de Polícia Militar, no dia do crime - por volta das 3h do domingo, ele estava trabalhando no videomonitoramento e enviou uma viatura ao local.
O suspeito, que não teve a identidade divulgada, foi detido enquanto quebrava o rosto da estátua com uma pedra e encaminhado para a Central de Flagrantes, no bairro do Cordeiro. No local, ele foi autuado em flagrante por desacato e depredação de patrimônio público. Ascenso foi poeta da primeira geração do Modernismo e autor de obras como "Catimbó", "Cana Caiana" e "Xenhenhém" e tem sua produção estudada por grandes nomes da crítica e literatura brasileiras.

Pânico na entrevista de Campos em São Paulo


Dilma fake fez graça com o ex-aliado da presidentaFoto: Cortesia


Presidenciável riu com as perguntas da equipe do PânicoFoto: Cortesia

Por Márcio Bastos


Após o almoço-debate com o empresariado paulista, o ex-governador Eduardo Campos passou por uma saia-justa. A equipe do Pânico da Band compareceu ao evento e o presidenciável foi abordado por um humorista fantasiado de Dilma Rousseff. Segundo relatos, Campos riu bastante com as perguntas e lidou superbem com a situação. O quadro deve ir ao ar ainda esta semana. 



Postagem em destaque

Jovem é preso em flagrante por matar padrasto a facadas e decepar as mãos da vítima Segundo a Polícia Civil, rapaz de 18 anos afirmou em depoimento que cometeu o crime porque o padrasto tinha agredido a mãe dele.

  Postado por Oge Por g1 PE 29/02/2024 19h04    Atualizado  há 16 horas Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) de Pernambuco — F...