sexta-feira, 18 de abril de 2014

Descoberto exoplaneta habitável do tamanho da Terra




Concepção artistica do Kepler-186f | Nasa/Reuters
Concepção artistica do Kepler-186f | Nasa/Reuters
Cientistas descobriram o primeiro planeta fora do Sistema Solar de tamanho semelhante ao da Terra e onde pode existir água em estado líquido, o que o tornaria habitável. A descoberta reforça a possibilidade de encontrar planetas similares à Terra na nossa galáxia, a Via Láctea, segundo uma equipe internacional de astrônomos liderada por um profissional da Nasa (Agência Espacial Americana).
“É o primeiro exoplaneta do tamanho da Terra encontrado na zona habitável de outra estrela”, destaca Elisa Quintana, astrônoma do centro de pesquisas Ames, da Nasa, que ficou à frente da pesquisa.
“O que torna esta descoberta algo particularmente interessante é que este planeta, batizado de Kepler-186f, tem o tamanho terrestre e está em órbita ao redor de uma estrela classificada como anã, menor e menos quente do que o sol, na zona temperada onde a água pode ser líquida”, afirmou.
Segundo os pesquisadores, considera-se que esta zona seja habitável porque a vida como a conhecemos tem possibilidades de se desenvolver naquele ambiente.
Para Fred Adams, professor de Física e Astronomia da Universidade de Michigan, “trata-se de um passo importante na busca para descobrir um exoplaneta idêntico à Terra”.
O trabalho foi publicado na edição desta quinta-feira da revista científica americana Science.

Sexta Santa: pregador do Vaticano diz que megassalário é “mal moderno

Por Valor, com agências internacionais
SÃO PAULO  -  Durante cerimônia para relembrar o sofrimento, a crucificação e a morte de Jesus Cristo e celebrar a Sexta-Feira da Paixão, o padre Raniero Cantalamessa, que tem o título de “pregador da casa pontifícia”, resolveu, na missa presidida pelo papa Francisco, incluir em seu sermão um assunto não muito afeito aos altares e sacristias: as agruras do mundo das finanças. Na liturgia desta sexta-feira, 18, na Basílica de São Pedro, no Vaticano, Cantalamessa afirmou que os megassalários e a crise mundial financeira eram “males modernos causados pela amaldiçoada fome por ouro”.
Segundo ele, que citou Judas Iscariotes, apóstolo que traiu Jesus por 30 moedas, "por trás de todo o mal que existe em nossa sociedade está o dinheiro". O tom social do sermão teve seu ápice quando o padre disse ser “um absurdo o fato de pessoas que ganharem até 100 vezes mais que seus empregados”.  
O papado de Francisco, iniciado em março de 2013, tem sido marcado por esse tom social e ele tem dado especial atenção aos pobres.
As celebrações de Páscoa continuam neste sábado, 19, e domingo, 20, no Vaticano. 


© 2000 – 2014. Todos os direitos reservados ao Valor Econômico S.A. . Verifique nossos Termos de Uso em http://www.valor.com.br/termos-de-uso. Este material não pode ser publicado, reescrito, redistribuído ou transmitido por broadcast sem autorização do Valor Econômico.

Leia mais em:
http://www.valor.com.br/internacional/3521232/sexta-santa-pregador-do-vaticano-diz-que-megassalario-e-mal-moderno#ixzz2zHRVOGvt

Postagem em destaque

Jovem é preso em flagrante por matar padrasto a facadas e decepar as mãos da vítima Segundo a Polícia Civil, rapaz de 18 anos afirmou em depoimento que cometeu o crime porque o padrasto tinha agredido a mãe dele.

  Postado por Oge Por g1 PE 29/02/2024 19h04    Atualizado  há 16 horas Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) de Pernambuco — F...